Primavera em Gramado: como curtir a Serra Gaúcha nessa estação?
Nas minhas viagens a Gramado, coincidência ou não, tive a chance de explorar a cidade em épocas diferentes e sei bem que a primavera em Gramado é um período perfeito para viajar.
Por mais que o clima friozinho do inverno seja uma marca registrada, essa época do ano nos permite observar um lado diferente da cidade. Conto mais sobre minhas experiências neste artigo!
- Compre parcelado (ao invés de a vista na bilheteria
- Os melhores passeios e ingressos com ECONOMIA.
Primavera, Gramado e a época das flores
Quando a primavera chega em Gramado, os termômetros passam a registrar uma temperatura bem mais amena e os pontos turísticos tomam uma nova cara.
Apesar disso, não se engane, pois o frio ainda é bem presente.
O diferencial é que, durante toda a estação, os dias tendem a ser mais quentes e confortáveis. Porém, nas manhãs e noites, a temperatura pode cair drasticamente.
Realmente vejo essa alta amplitude térmica como algo muito atraente para quem visita a cidade.
Por um lado, ela dá a oportunidade de passeios ao ar livre com roupas mais leves e roteiros que envolvam mais caminhadas, piqueniques e visitas a áreas naturais.
Por outro lado, nas manhãs e noites, ainda é possível curtir a neblina e baixas temperaturas clássicas da cidade e se aquecer com o café colonial e o fondue tradicional.
Mas, sem dúvida, a grande atração da primavera em Gramado são as flores!
Ruas, parques e praças da cidade ficam tomadas de vida e chamam a atenção de quem passa. Aproveitei para garantir fotos belíssimas e recomendo que faça o mesmo!
Ah! E outro grande chamativo dessa época é que se trata, em parte, de um período de baixa temporada. Isso faz da primavera não apenas mais barata, mas bem mais tranquila para curtir.
Como aproveitar a primavera em Gramado, na Serra Gaúcha?
Lembrando que ao visitar Gramado durante a primavera, todas as dicas tradicionais ainda valem.
O centro e arredores possuem os principais restaurantes, hospedagens e atrações da cidade. Aqui você encontrará as mais famosas lojas para fazer suas compras e os renomados jantares.
Aproveite os museus, parques temáticos, eventos e outros lugares da cidade – isso não pode ficar fora do roteiro de nenhum dos meses ou estações do ano!
Mas é claro que a época favorece alguns dos pontos turísticos e passeios – e é justamente alguns deles que vou listar abaixo. Acompanhe!
Curtir o início do Natal Luz
Não é preciso esperar até dezembro, e a chegada do verão, para ter contato com umas das atrações mais famosas de Gramado: o Natal Luz.
Na verdade, desde final de outubro e início de novembro, as ruas da cidade já começam a ser enfeitadas para a ocasião. As luzes tomam conta e o espírito natalino cresce cada vez mais.
Planejando sua visita nos dias certos, será possível curtir o Natal Luz ainda durante a primavera, e aproveitar o melhor de dois grandes espetáculos a céu aberto que Gramado oferece.
Visitar os lagos
Na cidade de Gramado existem dois lagos artificiais que são cartão postal: o Joaquina Rita Bier e o Lago Negro.
Graças às temperaturas mais quentes, principalmente durante a tarde, é possível vestir roupas mais confortáveis e aproveitar o Sol em seu esplendor e os reflexos na água.
O Lago Joaquina Rita Bier foi idealizado pelos herdeiros em homenagem à Joaquina Rita Bier, a visionária que viu a beleza e potencial da região que viria a ser Gramado.
O lago é pequeno, sendo um local ideal para caminhadas em sua margem, passeios em família e piqueniques na grama.
Já o Lago Negro é uma das atrações mais conhecidas da cidade – e de visitação gratuita, o que é ainda melhor.
Ele oferece belas oportunidades de contemplação, fotos e tempo de qualidade ao ar livre, além de ficar ainda mais bonito na época das flores.
Destaco aqui o pôr do sol – é um dos únicos pontos de Gramado que garantem a observação de um entardecer realmente esplêndido.
Passear pela zona rural
Apesar de no centro da cidade estarem os locais mais conhecidos e procurados, não posso deixar de destacar a zona rural de Gramado, que oferece a chance de conhecer mais a fundo as tradições de quem fundou a região.
É possível fazer o passeio de forma organizada e agradável através dos pacotes de viagem oferecidos por empresas de turismo que atuam na região.
Assim, você vai conseguir conhecer as propriedades trabalhadas em toda a arquitetura clássica dos colonizadores e os seus jardins magníficos, além de poder caminhar com tranquilidade por um lugar sem trânsito ou movimento.
Fora tudo isso, é na zona rural que a gente encontra a mais pura culinária local, consegue ouvir histórias do povo e conhecer suas tradições.
Conhecer o zoológico
Eu considero a visita ao zoológico de Gramado uma ótima experiência em qualquer época, mas se torna ainda melhor na primavera.
Graças às temperaturas mais agradáveis, o passeio fica mais confortável e é possível observar os bichos mais ativos.
Lembrando que uma característica do Gramado Zoo é seu trabalho de preservação ambiental. Aqui os animais não ficam em jaulas, mas em viveiros espaçosos.
Isso permite mais conforto e vida saudável para eles, e uma observação mais natural do comportamento de tais animais.
Caminhar pela cidade
Uma das principais atrações de Gramado é a cidade em si. A arquitetura, suas ruas, praças e cartões postais são pontos-chave durante a sua viagem.
Você vai entender por que o local é chamado de Região das Hortênsias quando observar os canteiros floridos – o trabalho de jardinagem é muito bem feito, de verdade.
Recomendo muito que você aproveite para conhecer a Igreja São Pedro, a Praça Major Nicoletti, a Rua Torta, Praça das Etnias, o Le Jardin, Rotula das Bandeiras e até mesmo a Prefeitura e os pórticos da cidade.
Além de belíssimos, todos estes lugares e prédios são públicos e fazem parte da estrutura de Gramado. Logo, a visita é totalmente gratuita!
É uma ótima forma de economizar sem deixar de aproveitar todas as belezas da cidade. Sem falar que é na primavera que as flores tomam conta e o sol ilumina a paisagem da região. Ótimo para tirar algumas fotos e curtir durante o dia.
Outras atrações em Gramado
Não posso deixar de citar também visitas icônicas da cidade. Estas já são muito conhecidas e merecem uma atenção especial.
Museus
Em Gramado, existe uma variedade enorme de museus temáticos. Neles, você encontrará peças únicas e curiosas, que farão o dia de crianças e adultos igualmente.
Dentre os principais, deixo o destaque para o Museu Egípcio, para amantes dessa cultura; o Museu de Cera Dreamland, com bonecos de cera realistas de personalidade famosas e personagens; e o Harley Motor Show, para os fãs das motos mais famosas do mundo – mas há muito outros!
Neve e frio
Se você pensa que não dá para brincar na neve durante a primavera em Gramado, está redondamente enganado.
Afinal, o Snowland é um parque que proporciona esse contato durante o ano todo – foi aqui onde tive minha primeira experiência com neve de verdade. E é realmente incrível!
O parque é fechado e as temperaturas são muito baixas, onde é possível participar de diversas atividades relacionadas.
Prepare-se para a Serra Gaúcha na primavera
Assim como em outras épocas e estações do ano, não se esqueça de gabaritar a lista de preparações básicas para a aventura.
Mesmo durante a primavera em Gramado, onde o frio fica menos acentuado, não se esqueça de levar roupas quentes – principalmente para as noites e manhãs, onde o frio se intensifica.
Junto a isto, leve nas malas também conjuntos leves para usar durante o dia. As tardes ficam mais quentes e permitem passeios ao ar livre de forma tranquila, mesmo para quem está mais acostumado com elevadas temperaturas.
Aproveite o período de baixa temporada e inclua mais hotéis e restaurantes na pesquisa. Nessa época, os preços se tornam mais acessíveis e, quem sabe, você consegue estadia em um lugar que sempre quis, mas tinha receio.
E, finalmente, não se esqueça de incluir no roteiro os locais que indiquei. Dessa forma, terá sempre na lembrança o espetáculo da estação das flores em Gramado!
Aliás, se você tiver tempo, confira também as belezas e passeios da cidade vizinha, Canela. Sem dúvidas, Gramado e Canela vão encantar você!
Quer Economizar nos Principais Restaurantes e Passeios da Cidade?
Com o Prime Gourmet, você consegue – de forma fácil e rápida.O Prime Gourmet é um aplicativo de celular, que fez parceria com centenas de restaurantes e passeios da cidade para te oferecer apenas o melhor.
Basicamente funciona assim: A cada prato / ingresso comprado, você ganha outro (de igual ou menor valor). Ou seja, facilmente, você economiza 50% do custo que teria comprando tudo separadamente.
É uma excelente opção para quem está viajando em casal.
Atenção: Para ficar ainda melhor, os leitores do Mala Pronta Gramado ganham R$10 de desconto na aquisição com o cupom MALAPRONTA.
Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada com o cupom MALAPRONTA – e economize MUITO em sua viagem.