Gramado em março: clima, roupas e atrações para curtir
Você está pensando em visitar Gramado, na serra gaúcha, mas não sabe exatamente quando deve ir? Que tal descobrir como é o clima de Gramado em março?
Se você deseja uma viagem à Gramado melhor e mais barata, clique aqui para descobrir como.
Como aproveitar Gramado em março e curtir a viagem?
Bem, março é um mês de transição, quando o verão se despede e o outono começa a tomar conta do país, o que não poderia diferir em Gramado.
Na verdade, a cidade se torna uma atração à parte com a chegada da meia estação.
Os ventos mudam e começam a ficar mais fortes, assim como as temperaturas, que caem à noite.
A cidade torna-se uma interessante junção dos dias úmidos e quentes, ideal para curtir um bom parque e as noites mais frias e boas o suficiente para bater perna pelo centro da cidade.
Em março, Gramado também se torna uma excelente opção para quem quer viajar mais barato, pois a cidade fica entre duas estações.
Isso significa, para o turismo, que não há momentos de lotação nos hotéis, pousadas ou passeios.
Desta forma, tudo fica mais em conta, o que te permite, inclusive, escolher lugares que seriam mais caros no inverno ou no verão.
Como é o clima de Gramado em março? Março é frio em Gramado?
Ainda é verão em Gramado no mês de março, o que significa que as temperaturas podem ser altas o suficiente para assustar as pessoas que pensam que por ali só faz frio.
Durante o dia, o sol está quase sempre à disposição, elevando as temperaturas para uma média de 28 °C tranquilamente.
Há dias, aliás, que batem os 30 °C e que se tornam perfeitos para você curtir um bom parque – debaixo de alguma árvore, é claro.
Por outro lado, em alguns dias o final do verão é sinônimo de chuva, então é bem provável que você precise procurar por passeios para fazer pela cidade quando o sol não estiver afim de aparecer.
As noites, no entanto, trazem temperaturas mais amenas.
É comum estar no centro da cidade, em um pub experimentando as diversas cervejas artesanais, ou apenas tomando um café, e o tempo te oferecer 20 °C para relaxar por ali.
O que levar para Gramado em março?
A cidade ainda é quente em março, mas muitas noites são frias o suficiente para você andar com roupas um pouco mais pesadas, ainda que nada muito quente.
Além disso, é preciso se preparar para os dias chuvosos de Gramado em março.
Indico que sua mala seja mais ou menos assim:
- Camisetas, calças jeans, shorts ou bermudas, vestidos leves, por exemplo. Essas serão as principais peças. Caso pense em visitar um restaurante mais tradicional, leve camisa ou roupas mais finas; o esporte-chique será suficiente.
- Nos pés, durante o dia você não pode dispensar o tênis para caminhada, pois ele será um aliado poderoso, tendo em vista que você vai andar muito, seja onde for.
- À noite, porém, sapatênis, bota ou scarpin podem ser usados.
- Durante a chuva, tenha sempre em mãos o tradicional guarda-chuva, mas considere usar botas e capa de chuva para não se molhar, caso queira sair mesmo assim. A cidade oferece diversas opções para esses dias também.
Você pode – e deve – adaptar de acordo com suas necessidades, claro!
Conheça as datas comemorativas para aproveitar ainda mais o mês de março
Março traz diversas festividades em Gramado, mas nenhuma delas é grande o suficiente para você se prender a datas, a não ser que a Páscoa caia neste mês.
Desta forma, tudo o que você poderá aproveitar na cidade são datas que se alteram de um ano para outro, mas que sempre ocorrem em março.
No início do mês, por exemplo, há diversas comemorações pela Semana da Mulher.
Tendo em vista a quantidade de apreciadores de automobilismo na cidade, assim como lugares específicos para isso, existe o Encontro Car Collection, o qual ocorre uma vez por ano e reúne diversos colecionadores de carros em uma exposição fantástica.
Porém, nem sempre o Encontro Car Collection acontece em Gramado. Ele já ocorreu em cidades próximas como Nova Petrópolis (em 2023) e Caxias do Sul (em 2024).
O que fazer em Gramado no mês de fevereiro?
Salão Super Carros
Essa é uma loja de automóveis que fica na avenida mais movimentada entre Gramado e Canela, mas que apresenta uma forma diferente de apreciar seus carros.
Para início de conversa, são todos importados e esportivos, o que permite um contato mais próximo aos amantes neste Salão Super Carros.
Porém, como se conhecer o carro de perto não fosse o suficiente, é possível pagar por voltas em vários automóveis.
De fato, há os simples esportivos até os mais exclusivos, como uma Ferrari ou Lamborghini, nos quais você pode pilotar ou pedir para alguém com mais experiência fazer isso por você.
Então, se você estiver pensando em visitar Gramado em março, considere incluir esse super passeio no seu roteiro!
Mini Mundo
Este é um passeio um tanto quanto peculiar, mas tão interessante que é difícil desgrudar os olhos.
O Mini Mundo é, basicamente, uma maquete gigantesca com população própria e cenários que misturam paisagens nacionais às mais famosas do mundo.
Tudo é tão detalhado que, em um gigantesco espaço no qual as construções contam com detalhes tão ricos que é difícil acreditar que a escala é de 1:24.
Há mini pessoas, carros, ônibus, cachorros e casas, igrejas, shoppings, mercados e árvores, dentre tantas outras coisas.
Zoológico de Gramado
O Zoológico de Gramado é um espaço diferente para você conhecer os diversos animais da fauna brasileira, os quais, aqui, são o destaque.
Além de ser um espaço exclusivo para conhecer o que o Brasil carrega consigo em sua rica fauna, tudo foi devidamente planejado para ser diferente.
A experiência do visitante é feita através de espaços cercados por vidro, tirando a sensação de jaulas vistas em outros lugares do segmento.
Além disso, há biólogos e zoólogos sempre presentes, analisando a qualidade de vida dos animais e tornando o conforto deles prioridade, o que fica claro logo no começo da visita.
Cristais de Gramado
A visita à Cristais de Gramado oferece uma experiência fascinante que vai além de uma simples loja de produtos.
Funcionando como uma fábrica e museu vivo, o local proporciona uma imersão na produção manual de cristais, utilizando técnicas antigas originárias da Ilha de Murano, em Veneza.
Os visitantes podem testemunhar a habilidade dos artesãos na moldagem de vidros, transformando matérias-primas em obras de arte em poucos minutos. É uma das coisas mais lindas que já vi em Gramado!
Com uma variedade de atrações, incluindo a observação da produção, uma loja repleta de cristais e até mesmo um restaurante, a Cristais de Gramado é realmente uma experiência completa para os interessados na cultura dos cristais e da colonização italiana na região.
Praça das Etnias
A Praça das Etnias celebra a união e a influência dos imigrantes italianos, portugueses e alemães na rica cultura da cidade.
Com casinhas temáticas representando cada etnia e oferecendo produtos panificados tradicionais, a praça é um tributo vivo à história e tradição da região.
Rodeada por um jardim bem cuidado e frequentada por turistas e moradores locais, a Praça das Etnias é acolhedora e tranquila, ideal para um passeio relaxante em casal.
Com feiras de produtos coloniais, orgânicos e artesanais, além de casas temáticas que transportam os visitantes no tempo, a praça é um lugar bem gostoso de se visitar.
Quer Economizar nos Principais Restaurantes e Passeios da Cidade?
Com o Prime Gourmet, você consegue – de forma fácil e rápida.O Prime Gourmet é um aplicativo de celular, que fez parceria com centenas de restaurantes e passeios da cidade para te oferecer apenas o melhor.
Basicamente funciona assim: A cada prato / ingresso comprado, você ganha outro (de igual ou menor valor). Ou seja, facilmente, você economiza 50% do custo que teria comprando tudo separadamente.
É uma excelente opção para quem está viajando em casal.
Atenção: Para ficar ainda melhor, os leitores do Mala Pronta Gramado ganham R$10 de desconto na aquisição com o cupom MALAPRONTA.
Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada com o cupom MALAPRONTA – e economize MUITO em sua viagem.