Gramado no inverno: guia completo com dicas e atrações
Se você é da turma que adora um friozinho, já deve ter ouvido falar de Gramado. Para mim, a cidade é um dos maiores encantos durante essa estação do ano.
Conhecida como a “Suíça Brasileira”, Gramado chama atenção por causa da arquitetura das casas ao estilo europeu e da culinária que tem como principais atrativos: muitos cafés, fondues, chocolates quentes e outras delícias.
Apesar de raro, é em Gramado que o brasileiro tem a possibilidade de ver neve sem precisar viajar milhares de quilômetros – sem falar do frio que faz a gente imaginar que está no Pólo Norte.
Curioso para saber como é Gramado no inverno? Então, vem comigo conhecer tudo que a cidade oferece!
- Compre parcelado (ao invés de a vista na bilheteria
- Os melhores passeios e ingressos com ECONOMIA.
O quão frio é Gramado no inverno?
Por estarem indo para Gramado no inverno pela primeira vez, muitas pessoas ficam intimidadas na hora de preparar suas malas.
Ou acabam exagerando mais do que o necessário, ou fazem pior: subestimam o clima da cidade e precisam torrar o dinheiro reforçando o armário para suportar o frio da Serra Gaúcha.
Abaixo, expliquei com detalhes sobre Gramado no inverno para você saber o que lhe espera! De bônus, falei também sobre o clima da cidade nas outras estações do ano.
O termômetro de Gramado no inverno
Em todas as estações, o clima de Gramado é moderado. No entanto, entre junho e setembro, a temperatura pode dar uma bela caída, tendo muitas rajadas de vento e massa de ar gelado.
Com isso, você vai querer cobrir todas as partes do corpo, deixando apenas os olhos expostos – vai por mim!
Mas, de quantos graus estou falando?
Geralmente, o termômetro de Gramado no inverno costuma ficar entre 7 e 17 °C. Na pior das hipóteses – ou melhor, se você for fã do frio, assim como eu – você enfrentará temperaturas abaixo dos 10 °C. Mas, raramente, o termômetro alcança 0 °C.
Gramado no inverno neva?
Neva, mas, como eu disse acima, não é algo frequente. Quando acontece, o termômetro pode gelar ainda mais.
Mas, o que muita gente não sabe – por isso é pega desprevenida – é que se a neve não é frequente em Gramado, não se pode dizer o mesmo da chuva.
A cidade gaúcha costuma amanhecer sob neblina no inverno, pois a umidade é constante. Por isso, é vital levar um casaco que seja resistente à água.
Do inverno para o outono
Uma coisa é fato: o inverno de Gramado é o período mais disputado. Por ser alta temporada, você poderá enfrentar dificuldades para conseguir uma vaga em um hotel ou nas atrações mais visitadas da região.
Caso isso aconteça, você não precisa se desfazer de todos seus planos, pois o que não falta na Serra Gaúcha é frio. Mesmo nas outras estações, o clima não dispara no município.
No outono, por exemplo, que ocorre de março a junho, a temperatura varia mais do que no inverno. Mas o friozinho não deixa de dar as caras, principalmente na noite de Gramado, onde fica muito charmosa com todas as suas luzes e comércio fervilhante.
As manhãs também são frias no outono. Já durante a tarde, a temperatura sobe um pouco, mas cai novamente conforme anoitece.
No verão e na primavera, a variação continua presente, mas claro que mais favorável à turma do calor, ainda que não chegue aos pés do calor do nordeste, por exemplo.
Como se vestir para o inverno em Gramado?
Se, para você, ir à Gramado no inverno é algo inegociável, pois o atrativo é o frio intenso, então vamos saber qual a forma adequada de se vestir!
Primeiro, você deve ter ciência da sua sensibilidade ao frio. Só você terá essa resposta a partir de sua experiência com o clima.
Então, pergunte para si mesmo: você se sente bem no inverno? Ele te incomoda? Você precisa de roupas mais pesadas e em maior quantidade que a maioria de seus amigos e familiares?
Se a resposta for sim, então trate de acrescentar uma ou duas peças para as dicas que darei a seguir.
Primeira camada
Sim, o modo mais apropriado para enfrentar as temperaturas baixas de Gramado e, por vezes, até com neve, é usar camadas de roupa.
Para a primeira camada, recomendo uma roupa térmica. Esse vestuário é capaz de reter o calor corporal, o que é necessário para temperaturas abaixo de 8 ºC.
Existem vários modelos de roupa térmica. A ideal é a do tipo super térmica, pois seu material não é transpirável e não causa superaquecimento e elevação repentina do termômetro.
Segunda camada
A segunda camada é mais convencional e óbvia, e certamente já fazia parte de suas considerações a respeito do tema. É aqui que deve colocar a blusa e a calça de frio. Também é nesta parte que ocorre a inclusão das botas.
Terceira camada
A terceira camada é aquela que fecha o look e a proteção contra o inverno rigoroso de Gramado. É o momento para colocar o seu casaco estiloso e outros acessórios que sejam do seu agrado.
Minhas dicas de acessórios indispensáveis são gorro e cachecol. Além disso, indico usar luvas se sentir muito frio nas mãos, mas, caso não goste de usá-las, você tem os bolsos do casaco para reforçar a proteção quando preciso.
O que fazer em Gramado no inverno? Quais as melhores atrações e pontos turísticos?
Agora, vamos para a parte prática, a melhor parte: as atrações!
Mini Mundo
O Mini Mundo é um parque temático que reúne cidades em miniatura. Se você estiver indo com crianças, pode ter certeza que elas vão adorar e ficarão encantadas com as réplicas fieis de prédios de várias partes do mundo.
Não só as crianças, como também os adultos, costumam se surpreender. O trabalho de recriação é incrível e a sensação de se sentir um gigante em meio a monumentos tão conhecidos é sensacional.
Minha dica é que você confira a programação antes de ir, poia eles costumam realizar eventos – que também são incríveis.
Café Colonial Bela Vista
Bem, se o seu lance é café mesmo, uma possibilidade que você não pode deixar de conhecer é o Café Colonial Bela Vista, estabelecimento que une o melhor da gastronomia italiana e alemã.
Experimente um mundo de aromas e sabores perfeitos para serem provados no clima gostoso do inverno de Gramado.
O apfelstrudel é uma ótima pedida para combinar com o café – é uma combinação dos deuses! Mas o que realmente amo no Bela Vista é o chocolate quente – para mim, o melhor da cidade.
Festival de Cinema de Gramado no Palácio dos Festivais
Para os que gostam de frio e cinema, sem dúvida, a melhor época para visitar Gramado é agosto, mês em que ocorre o famoso Festival de Cinema de Gramado.
O festival ocorre em um local que é uma atração à parte por abrigar vários eventos, o Palácio dos Festivais, localizado na Av. Borges de Medeiros.
Em frente ao palácio, foi criado o Caminho das Estrelas, uma adaptação da famosa calçada da fama de Hollywood.
Ah, e a principal premiação de cinema do país conta com a presença ilustre de vários artistas e exibição dos principais filmes brasileiros lançados no último ano inteiro.
Essa é uma atração maravilhosa para você que está viajando com a família.
Rua Coberta
Se você adora circular por centros comerciais populosos, com decorações que chamam atenção e com muitas opções de restaurantes, cafés e lojas, com certeza a Rua Coberta é um destino que precisa estar no seu roteiro de viagem.
Ela fica localizada bem no centro de Gramado e reúne tudo o que citei. É neste local que você vai sentir a energia da cidade em sua estação mais quente – em termos de turismo, claro.
Quer saborear deliciosos cafés, ótimos chocolates com ingredientes únicos e levar lembranças da viagem para você e para aqueles que ama?
Esta rua é o local perfeito, pois lojas e restaurantes não faltam.
Aproveite para conhecer a culinária local através das diversas opções de restaurantes, mas esteja preparado para gastar um pouco mais.
Praça das Etnias
Na Praça das Etnias, foram feitas réplicas de casas que representam os povos que colonizaram Gramado.
Por isso, há uma casa com arquitetura italiana, a Casa do Colono, outra que representa a cultura alemã e outra com arquitetura portuguesa.
Ah, no local, também há uma quarta casa, feita de pedra, onde se comercializam passeios de agroturismo.
O movimento na Praça das Etnias é sempre intenso. Todos gostam de ir até o local para saborear os pães e cucas saídos quentinhos do forno.
O espaço conta também com outras opções, como feirinhas, lojas de artesanato e trilhas para caminhadas com belas paisagens ao fundo.
Minha indicação: A Casa do Colono é maravilhosa para experimentar delícias da gastronomia local.
Sequência de fondue (Chateau de La Fondue é destaque)
O fondue é um prato de origem suíça que ficou famoso ao combinar perfeitamente com jantares românticos e dias frios e chuvosos.
A sequência de fondue funciona assim: rodadas de diversos pratos para serem degustados e combinados com outros ingredientes.
Primeiro, vem à mesa o fondue de queijo. Esse fondue se trata de uma grande panela com queijo derretido para poder mergulhar pedaços de batata, pão e até de goiabada.
Depois desse fondue, vem o de carnes. Aqui, o fondue é composto por lascas de gado, porco e frango. Todos são fritos na hora para serem misturados a molhos especiais.
Por fim, tem o fondue de chocolate. Uma calda quente em panela que exala aroma inebriante. Para saborear essa delícia, usa-se biscoitos, frutas e marshmallow.
A sequência de fondue é servida em vários lugares de Gramado, principalmente em restaurantes, e a preços variados.
Alguns dos meus restaurantes preferidos são o Chateau de La Fondue, o Colosseo e o Le Petit Clos. Todos eles servem fondues maravilhosos!
Se tiver condições, separe um momento para experimentar fondues de lugares diferentes, pois será uma experiência gastronômica e tanto.
Quer Economizar nos Principais Restaurantes e Passeios da Cidade?
Com o Prime Gourmet, você consegue – de forma fácil e rápida.O Prime Gourmet é um aplicativo de celular, que fez parceria com centenas de restaurantes e passeios da cidade para te oferecer apenas o melhor.
Basicamente funciona assim: A cada prato / ingresso comprado, você ganha outro (de igual ou menor valor). Ou seja, facilmente, você economiza 50% do custo que teria comprando tudo separadamente.
É uma excelente opção para quem está viajando em casal.
Atenção: Para ficar ainda melhor, os leitores do Mala Pronta Gramado ganham R$10 de desconto na aquisição com o cupom MALAPRONTA.
Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada com o cupom MALAPRONTA – e economize MUITO em sua viagem.
Créditos foto em destaque: Ricardo Tonet (Flickr)