Mundo Encantado vale a pena? Tudo o que você precisa saber!
O Mundo Encantado é um museu que ajuda a contar a história da Serra Gaúcha, sobretudo Gramado, através dos detalhes que seu artista, Moacir Foss, observou.
Na minha opinião, é um passeio que todo mundo que vai à Serra Gaúcha deveria fazer.
Mas, para te ajudar a decidir se vale a pena incluir o Mundo Encantado em seu roteiro turístico, vou te contar tudo que você precisa saber sobre essa atração!
- Compre parcelado (ao invés de a vista na bilheteria
- Os melhores passeios e ingressos com ECONOMIA.
Mundo Encantado
Gramado começou sua história após colonizadores transformarem a região da Serra Gaúcha em pequenas cidades, cada uma com suas próprias características.
Uma delas é o respeito pela história daqueles que chegaram da Europa, sobretudo da Itália e da Alemanha, e tornaram essa terra parte de seus recomeços.
E o Mundo Encantado é, justamente, uma forma de demonstrar respeito aos colonizadores italianos. Ainda na década de 70, Moacir Foss começou a expor suas miniaturas que mostravam a cultura das terras gaúchas.
Ele esculpia em madeira e pintava com primor cada detalhes para tornar suas miniaturas réplicas realistas, que chamavam a atenção dos visitantes e dos próprios moradores.
Naquela época, não havia um lugar certo para expor, o que ele fazia em sua própria casa, até que deixou de fazer miniaturas e guardou cuidadosamente as feitas até então.
Muitos anos depois, em 1999, ele voltou a produzir mais miniaturas, resultando, em 2003, no Mundo Encantado de Gramado.
Mais detalhes sobre o Mundo Encantado
Logo na entrada, fiquei impressionado com a construção típica da região, com suas paredes amarelas e telhado íngreme.
Ou seja, o que encontrei foi um mundo de cenários cuidadosamente reconstruídos, que retratam a vida dos colonizadores alemães e italianos.
O parque tem mais de sete alas com miniaturas de casas, moinhos, estações, serrarias, vinícolas, marcenarias, cachoeiras, paisagem natural e até réplicas do trem Maria Fumaça.
Enfim, é uma verdadeira imersão no passado.
O parque também tem réplicas em miniatura de pontos turísticos da região, como:
- Igrejas de Gramado e Canela;
- Vale do Quilombo;
- Pórticos da cidade;
- Cânion Itaimbezinho;
- Cascata do Caracol;
- Lago Negro;
- Castelinho do Caracol;
- Parque do Pinheiro Grosso;
- Festival de Cinema;
- Joaquina Rita Bier;
- Casa Knorr.
O parque também tem uma paisagem linda com mais de 150 pés de araucária, vegetação nativa e exótica, hortênsias e várias outras flores. É lindo! 🙂
Minhas considerações sobre o Mundo Encantado em Gramado
Para começar, a arquitetura do lugar é linda, e logo na entrada há uma ótima loja de souvenirs.
O parque é uma excelente opção de passatempo para toda a família, com maquetes perfeitas e muito bonitas.
Cada área temática e miniatura é rica em detalhes, tudo muito bem feito, uma atração que acho muito legal para todas as idades.
Embora algumas pessoas considerem que o parque esteja sendo um pouco esquecido, eu ainda recomendo a visita.
As maquetes são muito bem feitas e contam a história de Gramado e Canela, desde suas origens até a chegada dos imigrantes alemães e italianos.
Veja alguns pontos positivos e negativos que observei. Isso vai ajudar você a tomar a melhor decisão sobre visitar essa atração ou não.
Pontos positivos
- É um dos passeios mais respeitados justamente por ter começado com um morador que conhecia a história da cidade. Com isso, a tradição e o início da cidade de Gramado são mostrados em diversos detalhes;
- É curioso admirar as miniaturas em maquetes muito bem-feitas. Há detalhes de carroças e estação de trem, dos moradores à flora local;
- A história de Gramado é contada através de recriações de colonizadores alemães e italianos. Das casas aos costumes do dia a dia, como plantações de uvas e a produção de vinho, além dos detalhes em cores e até mesmo do chão.
Pontos negativos
- Pode ser que você opte entre conhecer este ou o Mini Mundo, apesar de serem diferentes. Enquanto o outro passeio mostra uma maquete baseada em diversos pontos turísticos de todo o mundo, esta é a representação do que Gramado foi. Ou seja, o Mini Mundo é mais abrangente, enquanto o Mundo Encantado é mais local;
- A iluminação às vezes atrapalha a apreciação dos detalhes. Em alguns casos, há maquetes e miniaturas com a luz focada apenas em um de seus pontos, o que tira parte do encanto de quem as observa;
- Se você não é fã de história, este passeio pode não te interessar. É um museu dinâmico, com maquetes, mesmo assim é uma alusão à história da região de Gramado.
Afinal, o Mundo Encantado Gramado vale a pena?
Gramado é uma das cidades mais visitadas e admiradas do Brasil justamente porque sua história encontrou a cultura, a arte e a gastronomia de forma equilibrada. O resultado é sua beleza e infraestrutura.
E isso tudo pode ser visto no Mundo Encantado, que leva muita gente ao passado através das miniaturas criadas por Moacir, então, sim, é um passeio que vale muito a pena!
O resultado é uma atração turística de raiz, que mostra a origem de uma cidade tão visitada e conhecida, mas que poucas pessoas tiveram a oportunidade de admirá-la em seu início.
Gramado está ali, com os colonos italianos plantando uvas em miniaturas e com os alemães realizando as tarefas do dia a dia para cuidarem de suas famílias. Em miniaturas, também!
Quer Economizar nos Principais Restaurantes e Passeios da Cidade?
Com o Prime Gourmet, você consegue – de forma fácil e rápida.O Prime Gourmet é um aplicativo de celular, que fez parceria com centenas de restaurantes e passeios da cidade para te oferecer apenas o melhor.
Basicamente funciona assim: A cada prato / ingresso comprado, você ganha outro (de igual ou menor valor). Ou seja, facilmente, você economiza 50% do custo que teria comprando tudo separadamente.
É uma excelente opção para quem está viajando em casal.
Atenção: Para ficar ainda melhor, os leitores do Mala Pronta Gramado ganham R$10 de desconto na aquisição com o cupom MALAPRONTA.
Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada com o cupom MALAPRONTA – e economize MUITO em sua viagem.
Muito úteis as suas considerações.
Que bom que gostou, Edneia. Fico feliz em ajudar!