Páscoa em Gramado: 7 dicas para aproveitar
Uma das épocas do ano mais imperdíveis para conhecer essa parte da Serra Gaúcha é durante a Páscoa em Gramado, período em que ocorre o Chocofest.
Já pude vivenciar de perto essa experiência na cidade – que é também conhecida como a Capital do Chocolate Artesanal -, e garanto que vale muito a pena viajar durante essas celebrações.
Neste artigo, trago algumas dicas para você aproveitar ao máximo esse período, onde o chocolate se torna a grande estrela. Acompanhe!
- Compre parcelado (ao invés de a vista na bilheteria
- Os melhores passeios e ingressos com ECONOMIA.
Como aproveitar o Chocofest e a Páscoa em Gramado?
O Chocofest é um dos melhores eventos relacionados ao chocolate do país, e é realizado próximo ou durante a Páscoa.
Nessa época do ano, as diversas lojas de Gramado ficam abarrotadas de opções diferentes.
Essas opções vão de ovos de chocolate trabalhados com materiais especiais, até decorações e outros presenteáveis seguindo o tradicional padrão da época.
Por sua vez, as fábricas de chocolate também disponibilizam visitas às produções, com lojas repletas de produtos festivos no final do passeio.
E o melhor é que os eventos vão muito além disso, focando na celebração desse produto como algo a mais na importância histórica e cultural da cidade.
Ou seja, além dos produtos diferenciados já disponíveis, você vai encontrar um festival nas ruas, com personagens, atividades e shows.
Caça aos ovos, recreação com peças de fantoche e de teatro, shows musicais com personagens animados, é assim que o Chocofest e a Páscoa em Gramado são celebrados.
1. Como escolher a sua hospedagem nesta época do ano?
Como não poderia ser diferente, minha primeira dica é relacionada à hospedagem na cidade.
Afinal, escolher a melhor hospedagem em sua viagem durante a Páscoa em Gramado será um desafio e tanto, sobretudo se for deixado para poucas semanas antes de embarcar.
Por ser uma época familiar, e, porque a cidade oferece toda a estrutura, esse feriadão é bastante concorrido, o que também pode encarecer as diárias de última hora. A Serra Gaúcha toda é muito procurada após o verão.
Desta forma, recomendo que você inicie sua pesquisa sobre as hospedagens que melhor se encaixam em seu bolso e gosto alguns meses antes de viajar, para, assim, conseguir fazer a sua reserva com tempo o suficiente para chegar em Gramado sem grilo.
Além disso, outra dica é que você se atenha a duas regiões para se hospedar: Avenida Borges de Medeiros e Avenida das Hortênsias, e seus respectivos entornos.
Afinal, dali você consegue ir facilmente para os principais pontos da cidade – se possível, opte também por alguns hotéis perto da rua coberta (mas vale lembrar que são mais caros).
2. O feriadão da Páscoa: faça suas reservas de restaurantes
Os restaurantes ficam lotados durante o Chocofest e a Páscoa em Gramado, o que costuma ocorrer também em outras cidades turísticas do país.
Em uma cidade como Gramado, a qual está repleta de opções gastronômicas para serem aproveitadas em quaisquer refeições, não é diferente.
Por isso, a melhor opção em seu planejamento de viagem é montar um itinerário dos principais restaurantes que você quer conhecer e, assim, efetuar suas reservas, tanto por e-mail quanto por telefone.
Aliás, hoje em dia, muitos lugares fazem isso por WhatsApp, a partir de ferramentas de comunicação que unificam os contatos de redes sociais e portais diretamente para este canal de atendimento.
Assim, você chega precavido para conhecer bons restaurantes e desfrutar de momentos únicos com boa comida, e até mesmo um atendimento especial, previamente combinado com a casa a partir do sistema do hotel.
Nos demais momentos, os quais você não preencheu para deixá-los livres, você pode simplesmente visitar outros lugares e verificar disponibilidade.
3. Aproveite as atrações turísticas sem filas intermináveis
Uma dica importantíssima que posso te dar, para que você consiga aproveitar antes de viajar, é a montagem de seu roteiro de passeios e restaurantes para usufruir muito bem seu tempo em Gramado.
Pesquisando sobre os lugares e definindo suas principais paradas, você vai poder organizar seus dias e, assim, conseguir deixar um tempo livre para explorar.
Com isso, você não terá que se preocupar com a reserva de lugar ou compra de ingressos.
Acredite em mim: tudo funcionará melhor se você comprar seus ingressos antes de embarcar, pois assim você não perderá tempo em filas intermináveis.
Você também não corre o risco de chegar ao lugar de seu interesse e não haver mais entradas disponíveis.
Para fazer isso, você pode encontrar o site oficial e procurar por informações relacionadas a vendas de ingressos online.
Outra opção é encontrar todos os ingressos em um único site (como o da Brocker, por exemplo), que pode, inclusive, montar um combo para você gastar menos e aproveitar mais.
4. Aproveite a Avenida Borges de Medeiros para bater perna
A Avenida Borges de Medeiros é o centro de Gramado, onde há diversos pontos turísticos, como a Rua Coberta e o Palácio dos Festivais, além de restaurantes, cervejarias e hotéis exclusivos.
Mas além desses lugares famosos, você vai perceber que algumas lojas de chocolate se destacarão durante a Páscoa, mais uma vez por conta da decoração que toma conta das ruas da cidade.
Juro, eu amo demais essa época!
O setor comercial e a prefeitura da cidade de Gramado investem pesado no período da Páscoa para alegrar, divertir e satisfazer os clientes com todas as sensações que puderem prover.
Por isso, que tal aproveitar essa avenida para bater perna pela cidade?
Com as construções trazendo arquitetura europeia, sobretudo da região bávara, na Alemanha, o cenário vai te levar à sensação de estar em um filme.
A sensação é, de fato, que o Willy Wonka vai aparecer a qualquer momento para te dizer que ganhou um ticket de ouro e que você está sendo convidado para conhecer com exclusividade a fantástica fábrica de chocolate. Já pensou?
A Páscoa em Gramado, assim, fica muito mais divertida!
5. Conheça as diversas atrações para os chocólatras de plantão
Para aproveitar todo o potencial chocólatra que Gramado tem a oferecer, o primeiro passo é visitar as lojas especializadas do centro da cidade.
Essas lojas estarão completamente decoradas, oferecendo produtos exclusivos, feitos por ali mesmo, embalados com a certeza de que você vai saborear algo único.
A partir do momento em que você se deliciar com os chocolates gaúchos, com certeza estará curioso para conhecer mais sobre o produto.
E isso é possível, pois há algumas fábricas de chocolate que abrem suas portas ao público, para o qual se permite conhecer toda a produção, e também se divertir com as atividades interativas disponíveis.
Esse é o caso da Florybal Chocolates, um lugar que eu amo de paixão em Gramado.
6. Quais são as atividades diferenciadas do Chocofest e da Páscoa em Gramado?
As fábricas já são uma atração à parte. Mas a programação da Páscoa e do Chocofest na cidade de Gramado vai além.
Afinal, envolve o setor industrial, comercial, a população e a própria secretaria especial da cultura, tudo movimentado para o intuito de tornar sua visita um espetáculo.
Além de tudo o que você vai encontrar sobre a Páscoa e sobre os chocolates gaúchos, na parte cultural e gastronômica, Gramado e região oferecem passeios diferentes.
Esses passeios também são muito procurados em outras épocas, e aqui podem ser aproveitados por você e sua família.
Sugiro que você não deixe de incluir no roteiro os museus e atrações interativas da região, como o Museu dos Beatles, o Dreamland Museu de Cera, o Harley Motor Show e o Hollywood Dream Cars.
Essas são opções diferentes que merecem a sua visita.
7. Vinhos e chocolate: a melhor combinação está nas vinícolas
Não é só de chocolate que a Páscoa vive em Gramado.
Na verdade, como você conheceu, há muitos lugares para celebrar essa data religiosa, seja você uma pessoa religiosa ou não. De uma forma ou de outra, é uma época bastante familiar.
Mas o que traz um bom complemento à Páscoa e aos chocolates são os vinhos gaúchos.
Premiados em todo o mundo, as vinícolas merecem a sua visita, para que possa conhecer todo o processo de produção, que vai do plantio à taça que será oferecida para degustação.
Há dezenas de vinícolas para você conhecer, das quais algumas chamam a atenção por oferecer excelência tanto em seus produtos quanto na parte turística, trabalhando recepção e amostragem.
Em muitos casos, há passeios que são complementados por refeições, as quais vão te ensinar a harmonizar a bebida com determinados pratos.
E o melhor de tudo é que esses locais são geralmente visitados através do fantástico passeio de Maria Fumaça, que eu também já fiz e amei!
Esse passeio oferece, dentre outras coisas, a possibilidade de degustação durante o trajeto, parada em feira de artesanato e visita a uma ou mais vinícolas.
Você vai curtir muito!
Quer Economizar nos Principais Restaurantes e Passeios da Cidade?
Com o Prime Gourmet, você consegue – de forma fácil e rápida.O Prime Gourmet é um aplicativo de celular, que fez parceria com centenas de restaurantes e passeios da cidade para te oferecer apenas o melhor.
Basicamente funciona assim: A cada prato / ingresso comprado, você ganha outro (de igual ou menor valor). Ou seja, facilmente, você economiza 50% do custo que teria comprando tudo separadamente.
É uma excelente opção para quem está viajando em casal.
Atenção: Para ficar ainda melhor, os leitores do Mala Pronta Gramado ganham R$10 de desconto na aquisição com o cupom MALAPRONTA.
Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada com o cupom MALAPRONTA – e economize MUITO em sua viagem.