O que fazer em Canela de graça? As melhores dicas
Procurando dicas de atividades para fazer em Canela de graça? Neste artigo, você vai explorar comigo os melhores passeios gratuitos que essa charmosa cidade da Serra Gaúcha tem a oferecer.
De parque fantástico a pontos turísticos icônicos, Canela reserva experiências incríveis para quem busca aventuras sem pesar no bolso. Vamos lá?
- Compre parcelado (ao invés de a vista na bilheteria
- Os melhores passeios e ingressos com ECONOMIA.
Catedral de Pedra
Nosso primeiro passeio gratuito em Canela começa pela Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, conhecida como Catedral de Pedra.
A Catedral de Pedra é um símbolo icônico da cidade, cativando os visitantes com sua imponência gótica. Erguida com pedras basálticas, é a minha dica sobre o que fazer em Canela de graça.
Iniciada em 1953 e concluída em uma década, sua torre de 65 metros destaca-se na paisagem e os seus vitrais coloridos e a madeira entalhada convidam para uma foto.
Além disso, a Catedral de Pedra também possui um museu de artes sacras e uma lojinha com venda de seus produtos.
Dá para passar um tempinho lá dentro. Aberta de segunda à sexta, às 18h30, sábados às 18h, e domingos, às 8h, 10h30 e 18h.
Alpen Park
O Alpen Park é uma atração turística popular, oferecendo diversão gratuita em uma vasta área.
Localizado na Rodovia Arnaldo Opptiz, a 6 minutos de carro da Catedral de Pedra, o parque abrange 60.000 m² e dispõe de várias atividades familiares, como cinema 4D, tirolesa e trenó a 40km/h.
Embora as atividades sejam pagas, a entrada é livre, e eu paguei apenas R$ 20 de estacionamento.
O parque também oferece opções pagas como arvorismo e quadriciclo para os aventureiros, e a charmosa Vila Alpina, inspirada na cultura dos alpes suíços e alemães.
Confesso que é um pouco difícil chegar lá sem pagar por uma atividade, mas pelo menos você conhece o parque, aprecia a paisagem natural e, quem sabe, já passa a considerar o Cinema 5D na próxima vez, não é?
Praça João Corrêa
Uma coisa que você pode fazer de graça em Canela – e eu sempre faço quando visito a cidade – é caminhar na Praça João Corrêa, a 8 minutos de carro do Alpen Park.
O local possui um belo paisagismo que valoriza espécies nativas, proporcionando um refúgio no centro urbano.
É uma praça muito bonita, palco de eventos culturais, como o Sonho de Natal, e sempre enfeitada em épocas comemorativas.
Você também verá o busto do Coronel João Corrêa da Silva, pioneiro de Canela, responsável pelo projeto da estrada de ferro ligando Canela à Taquara.
Portanto, a Praça João Corrêa é um dos melhores passeios gratuitos em Canela, cheia de atrativos que valem a pena. Recomendo!
Estação Campos de Canella (Rua Coberta)
A Estação Campos de Canella, também conhecida como a Rua Coberta da cidade, é um complexo turístico em homenagem às antigas estações ferroviárias e fica ali a 3 minutos a pé da Praça João Corrêa.
Restaurada com cuidado para manter sua essência histórica, hoje oferece lojas, cafés e restaurantes.
É claro que esse é um dos passeios a se fazer de graça em Canela, mas eu não resisti a um cafezinho no local. Você também não vai resistir!
A Estação abre das 10h às 20h e é um dos melhores lugares para fazer aquele passeio descontraído, apreciar lojas e sentar em um dos bancos para conversar.
Além disso, você pode fazer um passeio de trem (pago) para visitar a Praça João Corrêa e a Cascata Caracol.
Associação Canelense dos Artesãos
Outro passeio que você pode fazer de graça a 1 minuto da Rua Coberta de Canela é explorar o colorido mercado de artesanato canelense, onde casinhas vibrantes exibem criações em tecido, ferro, madeira e cerâmica.
Diariamente abertas, essas cabanas revelam o talento dos artistas locais, e eu gosto bastante de prestigiá-los quando visito a Serra Gaúcha.
O passeio pela Feira de Artesanato é gratuito, mas vale a pena comprar alguma peça para levar para casa ou presentear alguém querido.
Mirante Laje de Pedra
Para quem gosta de uma vista panorâmica como eu e, principalmente, de assistir a um pôr do sol incrível sem pagar nada, recomendo o Mirante Laje de Pedra.
Localizado no Hotel Laje de Pedra, a 10 minutos de carro da Feira de Artesanato, o mirante se destaca pela formação rochosa que o abriga.
Desde sua inauguração, encanta visitantes com vistas majestosas da cidade de Canela e dos vales verdes ao redor.
Próximo, o hotel oferece trilhas e jardins, além das atrações de Canela, como a Catedral de Pedra e o Parque do Caracol.
Detalhe que o mirante, bem como a entrada no condomínio, é gratuito, assim, hóspedes e turistas não hóspedes podem contemplar a beleza da vista.
Casa Hobbit
Para os amantes de literatura mágica, Canela reserva um lugar temático e encantador.
Trata-se da Casa Hobbit (ou Paradouro Hobbit House), uma referência às casas inspiradas nos livros de J.R.R. Tolkien, especialmente nos hobbits da trilogia “O Senhor dos Anéis”.
Situada a 27 minutos de carro do Mirante Laje de Pedra, a Casa Hobbit é um bom lugar para quem é apaixonado mesmo pelos livros de Tolkien, já que a área é um tanto remota.
Eu mesmo já cheguei lá e encontrei tudo deserto, porque o local fica bem afastado do centro de Canela. Pelo menos não paguei nada, a não ser o transporte.
Recomendo? Bem, só se você gostar de ambientes misteriosos, principalmente o atrativo logo em frente, que veremos a seguir.
Museu de Figuras de Terror
Logo em frente à Casa Hobbit você se depara com uma cena de filme de terror. Não bastasse o local ser um tanto deserto, há também o Museu de Figuras de Terror, com personagens icônicos do cinema.
De Jason a Chucky, você encontra personagens clássicos do terror e os mais recentes, como a Freira e Anabelle.
No entanto, o local está abandonado e só vale a visita se você for amante das histórias de terror e quiser tirar fotos e gravar vídeos nesse cenário nada bonito.
Vinícola Granja da Telha
Próxima do Alpen Park e a 12 minutos da Casa Hobbit, a vinícola Granja da Telha pode ser a menos conhecida das vinícolas da Serra Gaúcha, mas é gratuita!
A propriedade ocupa 11,1 hectares e oferece uma ampla área verde, com parquinho infantil, decks, fazendinha e parreiral de uvas.
Sem contar que há um espaço para piqueniques, ideal para casais apaixonados que querem economizar nos passeios em Canela.
O melhor de tudo vem agora: a degustação de sucos e vinhos é GRÁTIS! Eu achei fantástico porque você só paga pela bebida que realmente gostar.
Passeio gratuito, divertido e saboroso em Canela. Aberto das 10h às 17h30.