Home » Guia sobre Gramado » Viajar sozinho para Gramado

Viajar sozinho para Gramado vale a pena?

Viajar sozinho para Gramado é uma das melhores experiências para quem gosta de curtir as atrações em seu próprio ritmo. Você tem a chance de cuidar de si mesmo, renovar as energias, repetir passeios, tudo isso sem se preocupar com o ritmo de quem está acompanhando você.

É claro que a companhia de Lenise, minha esposa, e do Josué, meu filho, é infinitamente melhor, mas uma viagem solo tem suas vantagens também.

Eu, por exemplo, redescobri atrativos e fiquei até tarde em lugares que seria mais complicado ficar com eles.

Então, se você também pretende explorar Gramado sozinho, confira minhas dicas de viagem neste breve guia e se vale a pena fazer essa jornada sem companhia.

Economize em Gramado
Prime Gourmet Club
INGRESSOS E REFEIÇÕES COM 50% DE DESCONTO. Você paga 1 e leva 2.
PORQUE USAR:
  • Válido nos principais restaurantes e atrações de Gramado e Canela
  • Use o cupom MALAPRONTA e ganhe R$10 de desconto
  • Você compra tudo com 50% de desconto
Economize em Gramado
Sua Viagem 50% Mais Barata! Use o cupom MALAPRONTA.

Como é viajar sozinho para Gramado: 7 dicas para aproveitar a própria companhia

Viajar sozinho para Gramado pode ser uma experiência única e gratificante, permitindo que você aproveite a cidade no seu próprio ritmo e descubra tudo o que ela tem a oferecer.

Mas antes de tudo, recomendo fazer um bom planejamento de roteiro, porque mesmo sozinho, você terá gastos e alguns contratempos, como chuva inesperada.

Assim, separei outras dicas para você viajar com tranquilidade e curtir a própria companhia.

1. Escolha a melhor época para visitar Gramado

Gramado tem um clima agradável durante todo o ano, mas cada estação oferece experiências diferentes.

Se você gosta de frio, por exemplo, prefira viajar entre junho e agosto. A Serra Gaúcha é famosa por ter inverno de verdade, e isso atrai turistas de cidades extremamente quentes.

No entanto, os meses de junho e julho são de alta temporada, isso significa que se você acha a cidade cara, nessa época você vai ter que redobrar os cuidados para não ir à falência! 😀

Já se você prefere temperaturas mais amenas, mas não o frio congelante do inverno, a primavera e o outono são ideais. A parte chata é que durante os meses de março a maio pode ocorrer chuvas, e isso pode atrapalhar alguns passeios.

E, bem, se você quer vivenciar o famoso Natal Luz, o período entre outubro e janeiro é perfeito. Aqui vale ressaltar que também é alta temporada (eu diria altíssima), porque muitos restaurantes servem pratos tipicamente natalinos.

2. Veja qual a melhor forma de chegar na cidade

A cidade está localizada no estado do Rio Grande do Sul e pode ser acessada de carro, ônibus ou avião. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Canela, a cerca de 8 km do centro. Além dele, tem o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul.

Contudo, para quem vai viajar sozinho e não quer ter problemas de infraestrutura e de voos limitados, a minha sugestão é pegar um voo no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

De lá, você pode pegar um ônibus ou alugar um carro para chegar a Gramado.

A propósito, muitos viajantes gostam da experiência road trip, alugando um carro para curtir várias paradas em locais bonitos e estratégicos para fotos.

Se você é desse time, está com bom orçamento e já conhece a cidade, vale a pena alugar um carro para viajar sozinho para Gramado.

3. Economize em hospedagem

Quando viajei com a Lê e o Josué, escolhemos uma hospedagem um pouco mais cara, pois precisávamos de conforto.

Mas quando fui sozinho a Gramado, preferi uma pousada mais econômica, pois meu intuito era bater perna, então eu ia passar mais tempo fora da hospedagem.

Então essa é a minha dica: não gaste mais do que o necessário com a sua estadia, se você vai passar o dia fora. Além disso, quartos individuais têm preços acessíveis, e as pousadas são ótimas opções para conhecer pessoas e compartilhar experiências.

Ah, tem mais uma coisa: a hospedagem em Gramado e Canela pode sair mais cara mesmo, então, se você não se importar com deslocamento e pagar pedágio, hospede-se em Nova Petrópolis. É mais em conta.

Seja qual for a sua escolha, essas cidades turísticas estão repletas de opções para você se hospedar sozinho. Seja pousada, hotel ou aluguel de apartamento, vale a pena dar uma garimpada antes de viajar.

4. Aproveite as delícias gastronômicas

Não deixe de experimentar a culinária típica da região. Gramado é conhecida por seus cafés coloniais, fondue e chocolate, mas também pelo bom e velho churrasco gaúcho. Aqui estão algumas dicas de bares e restaurantes para você curtir em sua viagem solo a Gramado:

Galeto Di Paolo

Para almoçar, indico o Galeto Di Paolo, um restaurante tradicional em Gramado, conhecido por servir deliciosos pratos à base de galeto, uma especialidade da região.

Além do galeto, o restaurante oferece uma variedade de acompanhamentos, como polenta frita, saladas frescas e massas caseiras.

Hard Rock Café

O Hard Rock Café é um famoso bar e restaurante internacional, conhecido pela sua decoração temática de rock. Em Gramado, o Hard Rock Café oferece música ao vivo, deliciosos hambúrgueres, costelas suculentas e uma ampla seleção de bebidas.

Para quem vai viajar sozinho para Gramado e é fã de rock, esse é o melhor lugar para aproveitar o seu dia.

Rasen Bier

A Rasen Bier é uma cervejaria artesanal localizada em Gramado, onde os visitantes podem desfrutar de uma variedade de cervejas artesanais de alta qualidade.

Além de degustar as cervejas, os clientes também podem visitar a fábrica e conhecer o processo de produção. E sabe o que é ainda melhor? Tem aquelas comidinhas de boteco de dar água na boca. Ótimo para visitar sozinho ou mesmo com uma boa companhia.

Josephina

O Josephina foi uma surpresa para mim, seja pela qualidade como também pelo preço cobrado em um restaurante do centro. Trata-se de um bistrô com pratos mediterrâneos, waffles e panquecas, tudo em um ambiente com tema dos anos 50.

É uma ótima opção para um happy hour, com uma boa carta de vinhos e alternativas veganas. Se você quer economizar na hora de comer em Gramado, deixe anotado esse restaurante.

Neni Pizza e Pasta

O Neni Pizza e Pasta é um 3 em 1: café, bar e restaurante italiano, famoso por suas autênticas pizzas e massas. Os clientes podem saborear pizzas feitas no forno a lenha, com coberturas frescas e deliciosas, assim como massas caseiras preparadas com ingredientes de alta qualidade.

O melhor de tudo é que fica na Rua Coberta, um espaço para uma caminhada descontraída, repleta de lojas e restaurantes para garimpar.

Gram Bier

A Gram Bier é uma cervejaria local em Gramado, conhecida por suas cervejas artesanais premiadas. Os visitantes podem desfrutar de uma variedade de estilos de cerveja, desde as mais leves e refrescantes até as mais encorpadas e intensas.

Além de degustar as cervejas, os clientes também podem conhecer a história da cervejaria e o processo de produção. Vale a dica: prove o Belgian Blond, de nome Pecado, que recebeu prêmio duas vezes.

5. Conheça as melhores atrações de Gramado

Gramado oferece uma variedade de atrações que vão encantar você. Aqui estão algumas das melhores que eu recomendo:

  • Mini Mundo: Explore uma cidade em miniatura. Esse é um lugar encantador para pessoas de todas as idades, com réplicas incríveis de prédios famosos ao redor do mundo.
  • Lago Negro: Relaxe em meio à natureza do Lago Negro, onde você pode fazer um passeio de pedalinho, caminhar pelas trilhas ao redor do lago ou simplesmente relaxar em um dos bancos disponíveis.
  • Natal Luz: Se você estiver visitando Gramado durante o período natalino, não pode perder o Natal Luz. A cidade se transforma em um verdadeiro conto de fadas, com decorações deslumbrantes, desfiles, shows e espetáculos de luzes. Ah, lembre-se de preparar o bolso também.
  • Parque do Caracol: Aproveite que você está sozinho e faça um bate-volta até Canela para conferir a majestosa Cascata do Caracol, uma das principais atrações naturais da região. Indico fazer isso em roteiros de pelo menos 4 dias, de modo que você possa passar um dia inteiro explorando as atrações de Canela, deixando 3 dias completos para Gramado.
  • Snowland: Para os amantes de aventura, o Snowland é um parque de neve indoor que oferece diversas atividades, como esqui, snowboard e tubing. É uma experiência divertida e emocionante, perfeita para quem busca algo diferente ao viajar sozinho para Gramado.
  • Parque temático Mundo Lugano: Gosta de jogos, tecnologia e um ambiente interativo, mas não deu para aproveitar muito durante sua viagem em Gramado com a família? Então, aproveite que vai viajar sozinho e passe a tarde no Mundo Lugano, um parque temático indoor cheio de atrativos exclusivos.

6. Explore os passeios alternativos

Além das atrações mais conhecidas, Gramado também oferece passeios alternativos que valem a pena ser explorados ao viajar sozinho:

  • Roteiro pelas vinícolas: A Serra Gaúcha é conhecida por sua produção de vinhos. Seja em Gramado ou em Garibaldi, não deixe de fazer um passeio pelas vinícolas locais e participar de degustações e do processo de produção dos vinhos.
  • Museus de Gramado: Explore a história e a cultura local através dos museus temáticos em Gramado. O Museu de Cera Dreamland e o Hollywood Dream Cars são algumas das opções disponíveis, oferecendo uma experiência divertida.
  • Rua Coberta: Como já mencionei, a Rua Coberta é um local repleto de lojas, cafés, restaurantes e uma atmosfera aconchegante. É um ótimo lugar para relaxar, fazer compras e aproveitar a culinária local.

7. Dicas extras ao viajar sozinho para Gramado

Viajar sozinho para Gramado requer atenção especial à segurança. Aqui estão algumas dicas para garantir uma viagem segura para a cidade:

  • Esteja atento ao transportar seus pertences pessoais e evite deixá-los sozinhos em locais públicos.
  • Utilize meios de transporte confiáveis ​​e esteja ciente dos horários de funcionamento dos transportes públicos.
  • Mantenha-se informado sobre as informações de emergência, como números de telefone de contato e localização de hospitais e delegacias de polícia.
  • Evite caminhar sozinho em áreas desconhecidas durante a noite e procure sempre locais movimentados e bem iluminados. Apesar das baixas taxas de criminalidade, sempre é bom prevenir.
  • Interaja com outros viajantes e esteja aberto para fazer novas amizades durante a sua estadia em Gramado. Afinal, viajar sozinho não significa estar sozinho o tempo todo.

Viajar sozinho para Gramado é uma experiência inesquecível e com essas dicas, então, eu tenho certeza que você vai querer repetir.

Eu mesmo já estou pensando na minha próxima viagem a trabalho para aproveitar para fazer um circuito entre Gramado, Bento Gonçalves e Garibaldi. Vamos nessa?

Rafael Querido
Rafael Querido

31 anos, esposo da Lenise e pai do Josué. Estive em Gramado por 3x (viagem em casal, com filho e à trabalho) e desde 2020, criei o MPG para ajudar turistas a conhecerem a região e aproveitar tudo sobre a cidade. Orgulhosamente, posso dizer que já recebemos mais de 7 milhões de acessos aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Indo para Gramado?

Além dos conteúdos aqui, criamos conteúdos exclusivos no Instagram de até 60 segundos.

Se organize com rapidez e agilidade.

Quer receber o melhor conteúdo no Instagram?