Acessibilidade em Gramado
É possível que você nunca tenha lido a respeito da acessibilidade em Gramado para ter certeza de que, além de bonita, essa cidade também é inclusiva.
Por isso, resolvi elaborar este artigo para quem é PcD (ou vai viajar com um PcD) e deseja conhecer essa cidade da Serra Gaúcha, incluindo passeios, restaurantes e hotéis.
Confira comigo neste mini guia de hoje!
- Válido nos principais restaurantes e atrações de Gramado e Canela
- Use o cupom MALAPRONTA e ganhe R$10 de desconto
- Você compra tudo com 50% de desconto
Sua Viagem 50% Mais Barata! Use o cupom MALAPRONTA.
Tem acessibilidade em Gramado?
Viajar ainda é algo bem difícil para quem tem mobilidade reduzida ou é PcD, mas Gramado está se esforçando para garantir a inclusão de todos.
Você encontra ruas, calçadas e atrações turísticas adaptadas para pessoas com diferentes necessidades especiais.
Veja como é a acessibilidade em Gramado, a seguir.
Ruas e calçadas
Gramado tem investido na melhoria de suas ruas e calçadas, tornando-as mais acessíveis para cadeiras de rodas, carrinhos de bebê e pessoas com dificuldades de locomoção.
Eu já tinha percebido que as calçadas foram alargadas, niveladas e equipadas com rampas de acesso. Além disso, a cidade prioriza a sinalização adequada para orientar as pessoas com deficiência visual.
Atrações turísticas
Muitos dos atrativos turísticos em Gramado também têm se preocupado em oferecer acessibilidade. Parques, museus e outros pontos turísticos têm adaptado suas estruturas para permitir o acesso de cadeiras de rodas e oferecer recursos para pessoas com deficiência visual ou auditiva.
Entre os principais passeios acessíveis, estão:
- Lago Negro;
- Palácio dos Festivais;
- Igreja São Pedro;
- Museu do Automóvel;
- Dreamland – Museu de Cera;
- Snowland;
- Vila da Mônica;
- Entre outros.
Restaurantes
A gastronomia de Gramado, com influências da colonização alemã e italiana, é um grande atrativo e com opções de acessibilidade.
Aqui eu vou recomendar quatro ótimos lugares para quem é PcD saber onde comer bem em Gramado:
Café Colonial Bela Vista
Para quem deseja experimentar um café colonial com mais de 80 opções de quitutes, uma boa sugestão é o Café Colonial Bela Vista, que oferece receitas alemãs, italianas, portuguesas e brasileiras (incluindo o famoso pão de queijo).
Além disso, cadeirantes podem contar como vagas de estacionamento, banheiro acessível e mesas em altura adequada para melhor comodidade.
Nonno Mio
Outra opção tradicional e acessível é o restaurante Nonno Mio, famoso pelo delicioso galeto al primo canto, uma especialidade da culinária gaúcha com inspiração italiana.
O restaurante também oferece diversas opções de massas, sopas e polenta, seguindo receitas de família.
Hard Rock Café
Para quem quer comer bem em Gramado ouvindo boa música, recomendo o Hard Rock Café, que além de todo o clima rock, é possível contar com acessibilidade no local.
Apesar dele ser famoso pelos hambúrgueres, o Hard Rock também oferece pratos diversos, tais como steaks, saladas, além de drinks alcoólicos e não alcoólicos.
Lugano
Visitar Gramado e não experimentar a iguaria mais famosa da Serra Gaúcha (além do fondue) é perder viagem. Por isso, para quem precisa de espaços de acessibilidade, recomendo a loja de chocolate Lugano.
Essa é uma das lojas e fábricas de chocolate mais famosas de Gramado e que eu super recomendo conhecer, seja para se esbaldar no doce ou para levar lembrancinhas para amigos e familiares.
Transportes
Uma parte importante da acessibilidade em Gramado é o transporte público e privado. Como se trata de algo que todo viajante vai precisar fazer, é sempre bom ter certeza se os veículos são inclusivos, ou não.
Veja essas opções que separei para você:
- Ônibus adaptados: Gramado conta com uma frota de ônibus adaptados para atender às necessidades de pessoas com deficiência. Esses ônibus possuem elevador para suspender a cadeira de rodas.
- Táxis e transfers: Além do transporte público, é possível encontrar táxis e serviços de transfer adaptados em Gramado. Esses veículos oferecem acessibilidade para cadeiras de rodas e têm motoristas treinados para auxiliar os passageiros com necessidades especiais.
- Aluguel de carros: Para aqueles que preferem ter mais autonomia durante a viagem, algumas empresas de aluguel de carros em Gramado oferecem veículos adaptados para pessoas com deficiência. Para isso, a minha dica é informar antes do aluguel que você é PcD, assim eles podem encontrar um carro adequado para você.
- Aplicativos: Infelizmente, até o momento em que escrevo este artigo, não há carros de aplicativos adaptados. Nesse sentido, escolha outros meios de transporte para chegar em Gramado e passear pela cidade com conforto e segurança.
Hospedagens
Outro aspecto fundamental para a acessibilidade em Gramado é a disponibilidade de acomodações adaptadas para pessoas com diferentes necessidades especiais.
Há muitos hotéis e pousadas na cidade, então é importante verificar se há acessibilidade nesses locais, como barras de apoio, portas largas, chuveiros adaptados e outras comodidades para garantir o conforto e a segurança dos hóspedes com necessidades especiais.
Entre os hotéis que recomendo para pessoas PcD estão o Hotel Recanto da Serra, o Wish Serrano e o Windham Gramado. Esse último é um dos estabelecimentos que chama atenção pela incrível acessibilidade, tanto na acomodação quanto no spa.
Portanto, se você quase desistiu de viajar a Gramado por achar que não tinha acessibilidade, trate de voltar a planejar, porque a cidade é acessível, sim, e tem investido cada vez mais na diversidade.