Para tornar sua viagem a Gramado ainda mais proveitosa, você pode planejar os mínimos detalhes, como as atrações turísticas que quer conhecer, onde vai comer e como organizar o seu dia.

Isso pode te ajudar a ter uma visão panorâmica do que você precisa pesquisar antes de arrumar as malas. Aliás, organizar roupas e acessórios também é uma ideia e tanto para pesquisar, pois, torna tudo mais fácil.

Entretanto, para tornar tudo isso mais fácil, que tal um roteiro de 5 dias em Gramado para você aproveitar a cidade ao máximo e saber, inclusive, onde ficar?

A rede hoteleira é para todos os gostos e bolsos em Gramado

Outro fator fundamental para tornar a sua estadia em Gramado inesquecível é a rede hoteleira da cidade, que abrange todos os gostos e bolsos.

Se você pensa que há somente hotéis chiques na cidade, está enganado. Além de pousadas para diferentes bolsos, há os hostels completamente preparados e repletos de estilo.

Se o que você procura é comodidade, há diversos hotéis no centro da cidade, que facilitam sua vida se você é uma pessoa que prefere uma acomodação mais acessível à rua, que te permita bater perna com mais facilidade.

Portanto, a cidade tem uma rede hoteleira de primeira, com diversas opções para, com certeza, você ter a sensação de que ficou em uma ótima opção. Desta forma, a cidade entende que o conforto vem em primeiro lugar.

Dia 1: o momento para se familiarizar com Gramado

Você acabou de chegar em Gramado, conheceu sua hospedagem, notou o clima do momento em que chegou e conferiu a previsão do tempo. Agora é hora de descansar, tomar um banho e organizar suas roupas na acomodação.

Se você chegou à noite, deixe para sair no outro dia, com energia renovada. Se chegou de dia, vá bater perna pela cidade, conversar com os funcionários do hotel para que possam te dar dicas exclusivas.

Para este guia, o seu primeiro dia vai começar na manhã seguinte. Desta forma, você tem o planejamento completo de um dia inteiro. Vamos a ele.

Café da manhã no hotel

Desperte cedo, tome um banho, escolha a melhor roupa para a temperatura do seu dia e vá tomar um reforçado café da manhã em seu hotel ou, se for o caso, pousada ou hostel.

É fundamental aproveitar a alimentação, pois, além de já estar inclusiva em sua diária, ela te dará energia para começar o dia e, é claro, te apresentará a culinária local através de pães, doces, embutidos, leite e café.

Bater perna pelos passeios gratuitos

Não tem outra maneira melhor de conhecer bem uma cidade do que bater perna por ela. Por isso, é importante que esteja vestido adequadamente para isso, pois o dia será de grande proveito.

No primeiro dia, aliás, é o momento de você conhecer os diversos passeios gratuitos de Gramado. A cidade está repleta de monumentos, praças de fundo histórico, ruas enfeitadas, igrejas diferentes e alguns detalhes importantes.

Conheça Gramado caminhando pela cidade e desfrute de seu clima, charme de suas ruas e do seu centro bastante convidativo. É a maneira perfeita para aproveitar uma manhã na cidade.

Almoçar em um restaurante barato

Como você acabou de chegar e ainda está se familiarizando com o clima local, que tal aproveitar o almoço do primeiro dia para conhecer um dos diversos restaurantes baratos da cidade.

Eles oferecem comida típica, com o toque gaúcho e de suas mãos alemãs e italianas, tudo a um preço bastante atraente. Além disso, é uma forma dinâmica para você aproveitar a parte da tarde.

Conhecer um museu

Após o almoço, vá até um dos diversos museus que a cidade tem, e que oferecem uma visita mais rápida. Minha sugestão é o Museu Medieval, peculiar e histórico, além de divertido e interativo.

Tomar café no centro da cidade

Há diversas cafeterias pela cidade, as quais contam, inclusive, com o chocolate quente bastante elogiado da região. Não é isso que você vai provar no primeiro dia.

A melhor forma para aproveitar sua tarde após conhecer um museu e se familiarizar com os diversos pontos turísticos de Gramado, é tomar um café, simples e rápido, sentado em uma das ruas do centro da cidade.

Jantar em uma galeteria

Após relaxar tomando seu café, curtindo a estrutura do centro de Gramado, você já deve ter percebido como a cidade é agitada por conta dos turistas. Por outro lado, deve ter visto como seu charme é convidativo para você ficar por ali.

Por isso, hoje é dia de permanecer no centro da cidade, ou ao menos em seu entorno, e jantar um prato típico da região, para que você conhece a gastronomia gaúcha com o pé direito.

É dia de jantar em uma das famosas galeterias de Gramado.

Alternativas de passeios:

  • Manhã: Ir até Canela e conhecer a famosa Catedral de Pedra.
  • Tarde: Aproveitar que está em Canela e dar uma passada no Ice bar.
  • Noite: Curtir uma cervejaria. Em viagens de outubro à dezembro, verificar a programação do Natal Luz.

Dia 2: chegou o momento de explorar a cidade para conhecer mais

No segundo dia do roteiro de Gramado, você não precisa mais se ater apenas ao centro. A cidade tem muito a oferecer em seu entorno, sobretudo nas estradas que a interligam às demais da Serra Gaúcha.

Por isso, o segundo dia é o momento de explorar a cidade para conhecer mais e se divertir com as belezas da região.

Café da manhã na cidade

No segundo dia, ao invés de tomar café em sua hospedagem, que tal sair cedo, já pronto para aproveitar o dia, e curtir um dos deliciosos cafés da manhã que Gramado oferece?

Há locais especiais, com variedade gigantesca de alimentos, além do conforto para você e toda a família.

Parque temático e almoço no local

Após o café da manhã, você já estará muito bem alimentado e mais próximo do centro da cidade, o que é ótimo para partir rumo a um dos parques temáticos da região.

São diversas opções de parques, dentre as quais se destaca o Alpen Park, com montanhas-russas e estrutura para trazer sua adrenalina a mil. Aproveite o local para almoçar ou apenas lanchar.

Uma cerveja em um dos bares

Após curtir sua manhã em um dos parques temáticos na região de Gramado, volte ao centro da cidade e conheça uma de suas cervejarias.

Elas são elegantes, algumas bem discretas, e contam com excelente cardápio tanto de bebidas, quanto de petiscos para mordiscar e se satisfazer até a hora da janta. Além de terem grandes cervejas artesanais.

Bater perna na avenida Borges de Medeiros à noite

Hoje não é dia de passar boa parte de sua noite em um dos restaurantes da cidade, ou ao menos não é dia de fazer uma reserva em um deles.

O centro de Gramado merece ser apreciado à noite, pois a cidade conta com diversas opções para você passar o tempo e comer muito bem. A noite de Gramado é uma atração à parte.

Alternativas de passeios:

Dia 3: os grandes pontos turísticos temáticos

A cidade de Gramado é reconhecida por ser uma das principais do Brasil, quando falamos de atrações.

São diversas opções – para todos os gostos possíveis. No terceiro dia do nosso roteiro Gramado em 5 dias, vamos curtir algumas opções.

Você quer muita emoção em meio à neve, ou desfrutar de uma excelente refeição? Então, você vai amar o que preparamos para esse dia.

Neste dia, também recomendo que acorde cedo, se vista adequadamente, de acordo com a previsão do tempo, e vá tomar café fora de sua hospedagem.

Hoje é dia de experimentar o café colonial de Gramado. Trata-se de um buffet, que em muitos casos, ultrapassa 100 variações de comida, com receitas gaúchas, alemãs e italianas.

É uma refeição completa, que vai te dar muita energia, além de ser exclusiva e deliciosa.

Snowland

Este é o primeiro parque fechado voltado à neve de toda a América Latina. Snowland é um parque repleto de atrações geladas e divertidas, como esqui, snowboard e ainda conta com um boneco de neve.

Uma atração que precisa estar em inclusa no roteiro de Gramado em 5 dias.

Mini Mundo

Outro passeio para ser feito no terceiro dia é uma espécie de parque, cuja estrutura principal é uma gigantesca maquete, que data de 30 anos atrás, cuja construção se baseia em diversos pontos turísticos de todo o mundo.

Assim é o Mini Mundo, o qual conta, inclusive, com população própria, carros e meios de transporte, todos devidamente posicionados nessa perfeita maquete, que dá para passar horas observando.

Chocolate quente na Rua Coberta

Depois de um dia cheio de passeios diferentes, chegou a hora de conhecer a Rua Coberta, uma rua com estrutura completa para você passar algumas horas sentado, admirando a paisagem e tomando o famoso chocolate quente.

É neste lugar que você encontra diversas atrações, como shows ao final do ano, ou simplesmente é útil por contar com bares, restaurantes, cafeterias, lojas de chocolate e malharias.

Cantina

Após curtir o centro de Gramado, é hora de curtir uma das deliciosas massas de suas cantinas. Escolha a que mais se encaixa em seu perfil e bolso e vá conhecer o porquê desta cidade ser uma parte importante da imigração italiana.

Para acompanhar sua massa, recomendo escolher um dos vinhos locais.

Alternativas de passeios:

Dia 4: está chegando a hora do adeus, mas ainda não

Hoje é o dia do chocolate em Gramado!

Talvez porque o último dia de roteiro se aproxima, é uma boa hora para se deliciar com o que a cidade oferece de melhor, tanto em relação ao doce quanto às atrações divertidas e de raiz.

Café da manhã no hotel

Acorde cedo, aproveite o café da manhã de seu hotel e se organize para comer muito em seu quarto dia em Gramado.

Mundo do Chocolate

O primeiro passeio, logo após o café da manhã, é o Mundo de Chocolate, uma espécie de museu que conta a história dessa indústria na região sul, mas o que chama a atenção mesmo são suas esculturas.

Tratam-se de mais de 30 toneladas de chocolate maciço, moldado em pontos turísticos de todo o mundo, como é o caso da Torre Eiffel de 800 quilos. É literalmente um passeio delicioso.

Harley Motor Show

Após passar sua manhã admirando esculturas em chocolate, chegou a hora de um passeio colorido, o Harley Motor Show, que homenageia as motos mais famosas do mundo em um espaço voltado a sua história.

Além disso, conta com um cardápio exclusivo, o que é perfeito para você curtir o almoço em um lugar diferente.

Reino do Chocolate

Depois do almoço, descansado com as atrações do Harley Motor Show, é a hora de voltar ao universo do cacau, agora no Reino do Chocolate, um espaço construído como um castelo para você se divertir com a história do doce.

Noite Gaúcha

Para finalizar o dia, que tal um evento que te leve à raiz gaúcha através de seus costumes e comida? Assim é a Noite Gaúcha, que dura cerca de três horas e te faz comer muito bem.

Logo na entrada você tem uma aula de como tomar um bom chimarrão. Em seguida, encontra seu lugar e se delicia com um buffet gigante, com churrasco incluso, para então aproveitar um show com dança e música típicas.

Alternativas de passeios:

Dia 5: hora de se despedir, mas respirando ar puro

Com certeza Gramado foi uma aventura e tanto até o momento, não é mesmo? Ainda não acabou.

O quinto dia do nosso roteiro de Gramado te reserva algumas atrações mais voltadas à natureza.

Café colonial

Para começar muito bem o último dia na cidade, recomendo acordar bem cedo e aproveitar, mais uma vez, uma das diversas opções de café da manhã colonial em Gramado (caso ainda não tenha aproveitado).

Se já aproveitou, pode aproveitar o café da manhã do seu hotel – ou ainda, curtir alguma ótima cafeteria da cidade.

Parque do Caracol

Esta é uma aventura voltada à natureza, pois você precisa conhecer o quanto a Serra Gaúcha é bela e o quanto o meio ambiente é respeitado por lá.

Vá até o Parque do Caracol e aproveite a estrutura excelente para curtir em família, caminhando por uma de suas diversas trilhas, conhecendo a natureza gaúcha de perto.

O ápice deste passeio é o Mirante do Caracol, no qual você terá uma vista incrível e deslumbrante para saber até onde seus olhos conseguem alcançar.

Passeio de Maria Fumaça

Após um passeio voltado completamente à natureza, chegou a hora de voltar ao passado nesta incursão nostálgica.

A Maria Fumaça de Gramado é perfeita para você conhecer os costumes antigos, em um meio de transporte que se tornou saudosista, além de ter a possibilidade de visitar uma de suas diversas vinícolas.

Aproveite a oportunidade para continuar respirando ar puro, admirando o passeio de trem de forma tranquila e relaxante, além de ser uma chance de as crianças conhecerem o meio de transporte.

Cinema no Palácio dos Festivais

O final de seu dia não poderia ser diferente: aproveite o centro da cidade para escolher uma boa pizzaria e, em seguida, assistir a um filme especial no Palácio dos Festivais.

Este é simplesmente o lugar no qual ocorre o Festival de Cinema de Gramado, o maior da América Latina. Para fechar o dia e a viagem com chave de ouro, com gosto de querer voltar mais vezes.

Alternativas de passeios: