Roteiro de 3 dias em Gramado

Roteiro de 3 dias em Gramado: As Principais Opções para sua Viagem!

Maior da Serra
Brocker Turismo
Referência em turismo e receptivo na Serra Gaúcha, com dezenas de atividades
PONTOS POSITIVOS:
  • Uma das maiores empresas de turismo da Serra Gaúcha
  • Diversas opções de entretenimento, ingressos e passeios PREMIUM.
Brocker Turismo - Passeios e Atrações com Bons Preços

Chegou o grande momento de conhecer Gramado! Mas, se você acha que é só fazer as malas e partir, calma, pois essa não é a melhor estratégia.

É muito importante que você faça o planejamento antes, para que não haja imprevistos e sua viagem relaxante não se torne algo estressante. Por isso, você deve organizar seu dia e verificar atrações turísticas e restaurantes nas proximidades.

Por isso, neste guia, você vai ter um direcionamento melhor do roteiro de 3 dias em Gramado, até mesmo antes de arrumar as malas.

Além disso, é aconselhável que organize acessórios e roupas que irá levar para passar os dias necessários em sua viagem, de modo que não leve coisas desnecessárias.

Hotéis na Serra Gaúcha, Canela, Vale dos Vinhedos e mais!

A escolha de uma boa rede de hotel na Serra Gaúcha pode deixar sua viagem ainda mais inesquecível, além de ter também opções para todos os gostos e bolsos. Até mesmo os hotéis e pousadas mais econômicos possuem um design agradável e também são lindos.

Agora, se você procura por conforto e até por uma acomodação que fique mais próxima do centro da Serra Gaúcha, existem hotéis e pousadas lindas que vão superar suas expectativas.

Você também pode se hospedar em Canela, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, ou, ainda, mais especificamente no Rio Grande do Sul. Vai depender do seu planejamento e do tempo da sua viagem.

Contudo, existem várias alternativas que suprem todas essas necessidades.

Você pode conferir, aqui, algumas boas opções de hotéis românticos.

Ou, se preferir, clique aqui e veja sobre todos os hotéis que já recomendamos aqui.

dia 1 no roteiro

Roteiro de 3 dias – 1º dia: momento para se adaptar ao local

Vamos começar nosso roteiro de 3 dias em Gramado?

Quando você chegar na cidade, vai conhecer a sua hospedagem, observar o clima/tempo e checar a previsão para o dia de hoje em Gramado.

Feito isso, organize suas roupas da mala, tome um bom banho e descanse.

Caso você tenha chegado no período da noite, deixe para explorar os pontos turísticos no próximo dia, pois assim você estará com maior energia.

Agora, caso tenha chegado no período da manhã ou até no período da tarde, fique à vontade para conhecer a cidade, bater papo com os profissionais do hotel e pedir dicas turísticas sobre Gramado.

Para o guia em questão, o primeiro dia de curtição em Gramado será no próximo dia de manhã. Dessa forma, você conseguirá ter um dia inteirinho completo somente para aproveitar o local.

Primeiramente, para explorar bem o destino, você deve estar vestido adequadamente para a ocasião e clima do dia. Usando essa estratégia, você conseguirá aproveitar melhor seu dia e atrações que a cidade oferece.

Tire esse primeiro dia em Gramado para conhecer quais são os passeios gratuitos nas proximidades. Além disso, conheça os monumentos históricos, museus, praças com fundos históricos, igrejas e outros pontos interessantes do local.

Os populares são: a Praça das Etnias, Praça Major Nicoletti, igreja São Pedro, igreja Matriz São Pedro, lago Joaquina Rita Bier, Lago Negro, Castelinho Caracol e muito mais.

Dá para conhecer o clima do destino caminhando pela cidade e explorando o charme das ruas e de seu centro, que é muito convidativo.

Você ainda pode conhecer os museus que se localizam na cidade. Uma perfeita escolha é o Museu Medieval, mas o Dreamland (ou Museu de Cera Dreamland) também faz muito sucesso. Além da atração ser histórica e peculiar, é interativa e muito divertida.

Depois de aproveitar o passeio a um museu de preferência, uma ótima opção é saborear um cafezinho.

Neste caso, o café será um aliado para que você aproveite bem seu dia e ainda se entretenha com os pontos turísticos da cidade. Uma dica é saborear seu café no centro de Gramado.

Para isso, existem diversas opções de cafeteria na região, que inclusive oferecem chocolates quentes de cair o queixo. Vale muito a pena conferir.

Manhã: tome um bom café da manhã

Procure acordar cedo para aproveitar mais o seu dia, tome um banho relaxante e energizante, escolha um look confortável e que não te deixe passar calor ou frio e aproveite para se alimentar bem na primeira refeição do dia: o café da manhã.

Você pode saborear sua refeição no hotel mesmo, hostel ou pousada da cidade em que está hospedado.

Procure se alimentar bem, pois além de ser importante para ter mais energia para aproveitar a caminhada nos lugares deslumbrantes de Gramados, a alimentação já está inclusa na diária.

Além disso, é um bom momento para conhecer mais da culinária local, que pode ser feita por meio de ingestão de pães, leite, café, embutidos e também por meio dos deliciosos doces.

No período da manhã, é também um bom momento para conhecer os pontos turísticos de Gramado e Canela e ainda a famosa Catedral de Pedra.

Tarde: aproveite a culinária da Serra Gaúcha

No primeiro dia curtindo o roteiro de 3 dias em Gramado, você estará mais familiarizado com o clima e mais adaptado com os gostos, costumes e pessoas.

Por isso, uma boa dica é aproveitar o primeiro dia em Gramado para conhecer alguns restaurantes locais.

Existem diversas alternativas, desde as mais simples e econômicas, até as mais sofisticadas e caras – apesar disso, a qualidade não diminuirá. Além, é claro, de ser uma excelente maneira de conhecer mais do que a cidade tem a oferecer aos turistas.

Gramado oferece comidas típicas, com o toque gaúcho e de mãos italianas e alemãs, tudo isso a um valor que cabe muito bem ao seu bolso. Além disso, é uma forma dinâmica para você aproveitar as belezas da cidade na parte da tarde.

Noite: curta as atrações noturnas e decorações da cidade

Durante os três dias em Gramado, você deve perceber que a cidade é muito agitada por conta dos turistas do lugar. Além disso, você vai perceber que o charme e estilo são muito convidativos de modo que o turista queira ficar por ali mesmo por mais tempo.

Diante disso, tire esse primeiro dia para ficar no centro da cidade, mesmo que seja apenas por essa região, e consuma um prato típico. Desse modo você vai conhecer a culinária gaúcha de uma maneira mais proveitosa.

Para quem gosta de curtir uma cervejaria, existem várias alternativas para escolher.

No caso de viagens nos meses de outubro a dezembro, você pode conferir as atividades do Natal Luz.

Ainda, você pode tirar esse primeiro dia para jantar em uma das famosas galeterias da cidade de Gramado. Tenho certeza que você vai adorar!

dia 02 roteiro gramado

Roteiro de 3 dias – 2º dia: descubra mais sobre a cidade, explorando-a

Neste dia, você não precisa mais dar atenção ao centro da cidade, pois você pode explorar os pontos turísticos de outros cantos da região.

Por isso, dessa vez, divirta-se e encante-se com as belezas do entorno da cidade de Gramado e conheça pontos novos do local.

Manhã: tome um delicioso café da manhã nos estabelecimentos de Gramado

No próximo dia curtindo as belezas da cidade, aproveite para tomar seu café da manhã em um dos lugares maravilhosos da região ao invés de ficar no hotel ou hospedagem.

Explore os locais especiais e abuse da variedade imensa de alimentos para o café da manhã.

É um excelente momento para aproveitar o conforto das padarias e lanchonetes da cidade. Se você estiver fazendo o roteiro com a família, será muito bem aproveitado também.

Por isso, aproveite a viagem e saboreie o café da manhã da Casa do Colono, onde você não irá se arrepender.

Tarde: aproveite os parques temáticos de Gramado

Depois de se alimentar bem, tomar aquele saboroso café da manhã e almoço e ficar cheio de energia, o período da tarde é um ótimo momento para passear nos parques temáticos com atrações que você só encontra em Gramado.

A Serra Gaúcha oferece várias alternativas de parques temáticos com montanhas-russas e vários brinquedos que prometem bastante adrenalina.

O parque temático que se destaca é Alpen Park (leia sobre ele aqui).

Se quiser curtir mais a natureza, uma boa pedida é o Le Jardin Parque de Lavanda (leia sobre ele aqui). Ambos são excelentes alternativas, muito conhecidos na região e visitados por turistas.

Ainda, outra atração que vale muito a pena conhecer é o Mundo Encantado. Além disso, dá para aproveitar o local para fazer sua refeição da tarde.

Além disso, se você quer uma aventura mais voltada para a natureza e ar puro, temos também.

Conheça o Parque do Caracol, a Cascata do Caracol, curta bastante a ótima estrutura e caminhe por uma de suas muitas trilhas. Neste passeio, você vai conferir e se surpreender com a beleza da Serra Gaúcha, além de ser considerado um local muito respeitado por moradores da cidade.

Um dos momentos mais buscados é a visita ao Mirante do Caracol. Aqui você estará deslumbrado de uma vista simplesmente incrível, além da diversão ser garantida também.

Sem dúvidas, o Parque da Ferradura também merece sua visita.

Noite: curta o fim do dia explorando restaurantes da região

Aproveite o segundo dia em Gramado para experimentar os diferentes pratos típicos da região.

Uma boa ideia é ir à Rua Coberta ou à Av Borges de Medeiros e curtir a comida de rua que os locais oferecem. Porém, se você preferir, também dá para fazer uma reserva em um dos excelentes restaurantes da Avenida das Hortênsias.

Depois do jantar, ainda dá para aproveitar o período noturno e tirar fotos na Fonte do Amor Eterno e na Rua Torta. Você vai ficar encantado com as decorações!

Alternativa para a noite do segundo dia do roteiro de 3 dias em Gramado

Se você quiser, também pode curtir a noite aproveitando as cervejarias da região. Para isso, saia do parque temático escolhido e vá para o centro de Gramado para conheça as várias alternativas de cervejaria que a região oferece.

Existem alternativas de ambientes mais discretos, elegantes, que disponibilizam um excelente cardápio, tanto em relação a bebidas como petiscos. Ótimo para curtir com a família ou com os amigos.

Além disso, para as pessoas que preferem opções de cervejaria artesanal, existem excelentes na região também. A Rasen Bier, a Gram Bier e a Taberna MF são boas escolhas. Ninguém vai ficar de fora.

dia 03 parques roteiro gramado

Roteiro de 3 dias – 3° dia: aproveite os passeios na cidade

Em se tratando de atrações turísticas, Gramado é famosa por ser uma das principais do Brasil. Existem muitas escolhas para todos os gostos e bolsos.

Nesse terceiro dia do roteiro em Gramado, dá para aproveitar mais alguns lugares que vão desde restaurantes e museus, até atrações em meio à neve.

Manhã: saboreie o café delicioso de Café Colonial

Para aproveitar melhor o dia, você deve acordar cedo, tomar um banho e vestir-se de acordo com a previsão do tempo daquele dia, de preferência com roupas bem confortáveis.

A primeira refeição do dia de hoje será no Café Colonial, que fica localizado no centro da cidade de Gramado.

O buffet oferece cerca de 100 alternativas de pratos diferentes, que englobam receitas italianas, gaúchas e até alemãs.

As opções deliciosas de cardápios vão te deixar com muita energia e mais próximo dos costumes e exclusividades da cidade de Gramado.

Após isso, faça uma visita ao Mundo de Chocolate, que é uma espécie de museu que conta tudo o que tem por trás da indústria da cidade.

O Mundo de Chocolate apresenta 30 toneladas de chocolate maciço, fazendo uma modulação em pontos turísticos de todo o mundo. Além disso, a Torre Eiffel de chocolate, com aproximadamente 800 quilos, é um espetáculo à parte.

Outra opção para chocólatras: Reino do Chocolate.

Tarde: aproveite o Snowland e o Mini Mundo

Depois do café da manhã e do Mundo de Chocolate, pode ser legal investir em uma atração mais “geladinha”. Então, o que você acha de conhecer o Snowland? Este é considerado o primeiro parque de neve indoor com diversão em neve da América Latina.

O Snowland se trata de um parque com muitas atrações divertidas e geladas. O parque ainda conta com um boneco de neve para fazer a alegria dos turistas. Por isso, não deixe de visitar esse lugar incrível.

Outro passeio que não deve ser descartado da agenda é o Mini Mundo.

Esse local é uma espécie de parque, um mundo real, reproduzido em proporções de 24×1, que tem como estrutura principal uma enorme maquete. A atração foi construída há 30 anos e suas construções são baseadas em vários pontos turísticos do mundo inteiro.

Com isso, o Mini Mundo possui população própria, veículos automotivos e meios de transportes em geral, com todos esses pontos posicionados na linda maquete.

É um barato passear pelo local e se sentir um gigante em um mini mundo! Diversão não somente para as crianças, mas para os adultos também.

Noite: explore mais atrações turísticas na região

Depois de passar o dia “batendo perna” pelos locais, dê uma pausa para tomar um chocolate quente na Rua Coberta, em Gramado. Essa é programação garantida para quem resolve passar alguns dias de viagem no local.

Esta rua possui uma estrutura completa de modo que o turista passa boas horas sentado, admirando toda a paisagem do local e se deliciando com seu chocolate quente.

Ali, você será capaz de encontrar muitas diversões, como por exemplo shows, bares, cafeterias, restaurantes, malharias e lojas de chocolate. Caso queira sair da região, há ótimos restaurantes em Nova Petrópolis que, além de espaços lindos, oferecem um jantar inesquecível.

Além disso, você ainda pode separar um tempinho da sua noite para curtir uma das deliciosas massas das cantinas de Gramado.

Existem muitas alternativas de comida, que devem agradar a todos os gostos, paladares e bolsos também.

Aproveite, pois é por meio da culinária do local que você entenderá o motivo da cidade ser muito importante na migração italiana. Para acompanhar as massas, um vinho completaria uma combinação perfeita.

Alternativas de atrações no seu roteiro de 3 dias em Gramado

Maria Fumaça

Um passeio que vale a pena ser visitado é o passeio de Maria Fumaça.

Neste local, você vai conseguir voltar ao passado de forma nostálgica e divertida. A Maria Fumaça de Gramado é ideal para que você conheça mais sobre os costumes do passado, em um meio de transporte que acabou tornando-se saudosista.

Além disso, você também terá a possibilidade de visitar vinícolas e restaurantes especiais, a depender do pacote de passeio comprado.

Aproveite essa oportunidade para respirar um pouco de ar puro, curtir de maneira mais relaxada e tranquila. Além disso, será uma forma de fazer com que crianças, caso você tenha ido aproveitar Gramado acompanhado delas, conheçam o meio de transporte do local.

Para isso, você precisará de 1 dia inteiro.

Palácio dos Festivais e pizzaria temática Cara de Mau

Outra alternativa muito interessante e divertida de se aproveitar o roteiro de três dias em Gramado é curtindo o cinema no Palácio dos Festivais.

Depois de ir ao centro da cidade para comer uma boa pizza na pizzaria temática Cara de Mau, dá para curtir um cinema 4D muito especial no Palácio dos Festivais, que é considerado o maior da América Latina; Aliás, é o único cinema de Gramado.

A programação vai agradar a todos os gostos, pois as opções de filmes são muitas. Vale ressaltar que é aqui que ocorre o Festival de Cinema.

Gramado: roteiro de atrações e passeios

Passar três dias em Gramado foi, com certeza, uma aventura muito incrível, não é mesmo?

Procure conversar com pessoas locais, perguntar no Centro de Informações Turísticas sobre opções para fazer em Gramado, além de saber se existem outros pontos turísticos que valem a pena ser visitados.

Aproveite seus 3 dias em Gramado e divirta-se bastante!

Quer Economizar nos Principais Restaurantes e Passeios da Cidade?

Com o Prime Gourmet, você consegue – de forma fácil e rápida.

O Prime Gourmet é um aplicativo de celular, que fez parceria com centenas de restaurantes e passeios da cidade para te oferecer apenas o melhor.

Basicamente funciona assim: A cada prato / ingresso comprado, você ganha outro (de igual ou menor valor). Ou seja, facilmente, você economiza 50% do custo que teria comprando tudo separadamente.

É uma excelente opção para quem está viajando em casal.

Atenção: Para ficar ainda melhor, os leitores do Mala Pronta Gramado ganham R$10 de desconto na aquisição com o cupom MALAPRONTA.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada com o cupom MALAPRONTA – e economize MUITO em sua viagem.

Descubra como Economizar Até 50% em mais de 213 Estabelecimentos de Gramado e Canela