Rota Romântica: Um Guia Completo para Conhecer Detalhes sobre o Interior do RS

Como viajar a Gramado sem conhecer a Rota Romântica? Trata-se de um longo trecho de estrada que vai de Porto Alegre a Gramado e que traz em seu caminho diversas oportunidades para os apaixonados em questão.

Mais do que a estrada apresenta, essa é uma oportunidade para quem quer viajar e curtir o visual da Serra Gaúcha, com a natureza abundante ao redor, passando por diversos pontos importantes da história do país, além de saber onde comer e se hospedar.

Para te ajudar a chegar lá, preparamos um guia completo para você curtir a Rota Romântica da Serra Gaúcha e aproveitar o tempo para explorar a região, além, é claro, de renovar as bodas. Boa viagem!

Compre passeios com desconto na Tour Fácil

Os melhores passeios e atividades da Serra Gaúcha reunidas em um único local.

Tour Fácil - Passeios e Atividades em até 12x

O que é a Rota Romântica e como funciona? De Porto Alegre à Serra Gaúcha

A Rota Romântica é um roteiro apaixonante, mas não é um lugar específico. A Rota Romântica nada mais é do que o caminho que você vai percorrer de São Leopoldo até a serra em si, passando por 14 municípios e curtindo a estrada, ou melhor, a rodovia RS 239.

O melhor é aproveitar gradualmente e ter muito tempo para isso. Então, a dica é ir com seu próprio carro ou alugado para iniciar o roteiro de viagem que se inicia a 40 km de Porto Alegre.

Inclusive, a Rota Romântica fica localizada entre a planície do Vale dos Sinos e o Planalto da Serra Gaúcha (RS).

Ao longo da rota, você poderá apreciar a vista, conhecer as cidades e parar para descansar, se alimentar e tirar fotos.

Desta forma, esta é mais uma oportunidade de viagem do que um passeio em si.

Você vai trocar dias fixos em uma única cidade para desbravar a região. Apesar de ser uma aventura, é algo completamente romântico, feito por muitas pessoas que conhecem e têm como inspiração o mesmo passeio feito na Alemanha.

O que esperar e como aproveitar melhor a Rota Romântica?

Curtir a Rota Romântica demanda tempo de planejamento, o que você pode fazer a partir de agora.

O primeiro passo é definir qual é a melhor época para viajar.

Nos dias mais quentes, as hortênsias dão sinal de vida e trazem um ar colorido às estradas, assim como às cidades. Já no período mais frio, são os plátanos que tomam conta, com suas típicas folhas caindo ao chão.

Segundo pesquisa realizada com diversas pessoas que partiram para a Rota Romântica, é o outono a melhor época para viajar. As cores dos plátanos chamam a atenção pelos tons alaranjados, que se espalham pelas estradas, deixando a vista ainda mais bonita.

Da mesma forma, as cidades ainda não estão tão cheias, o que torna a demanda menor e, em consequência, o preço dos hotéis baixa.

Por outro lado, caso esteja pensando em viajar entre os meses de outubro a janeiro, saiba que em Gramado acontece o Natal Luz, uma festa típica dos gaúchos, com toda a magia da época natalina.

A Serra Gaúcha pode não ter o mesmo atrativo que no outono, mas em compensação, o clima de festividade é maravilhoso para os apaixonados pelo natal de Gramado.

Só vale destacar que inverno e verão são duas estações de alta temporada na Serra, isso significa preços maiores, mais demanda e poucas vagas para hospedagem.

Outro fator importante para você que vai curtir a Rota Romântica é que você não precisa partir necessariamente de Porto Alegre, iniciando o trajeto em São Leopoldo. Você pode partir do sentido contrário e descer até Porto Alegre.

Para aproveitar bem, a grande dica agora é planejamento. A segunda, por sua vez, é disponibilizar tempo. O ideal é que você aproveite 10 dias de viagem. Dá para tirar bastante fotos nesse período!

Dica: aqui falamos sobre quantos dias ficar na região.

vinícolas pela serra
Vinícola pela Serra. Créditos: Francisco Aragão

O que ver na Rota Romântica do Rio Grande do Sul?

A paisagem. Essa é a grande questão que torna a Rota Romântica um dos passeios mais procurados e admirados por quem vai à Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.

A vista é espetacular, desde que você esteja sempre na estrada durante o dia ou, no máximo, no pôr do sol.

Se fizer o circuito completo, você vai passar por 14 municípios (por isso precisa de tempo):

  • São Leopoldo;
  • Novo Hamburgo;
  • Estância Velha;
  • Ivoti;
  • Dois Irmãos;
  • Morro Reuter;
  • Santa Maria do Herval;
  • Presidente Lucena;
  • Linha Nova;
  • Picada Café;
  • Nova Petrópolis;
  • Gramado;
  • Canela;
  • São Francisco de Paula.

É claro que você não precisa parar em todos os pontos. Aliás, outro grande diferencial é que aqui você não tem obrigação de absolutamente nada. Neste guia, tudo o que você encontra são informações e recomendações.

Por isso, é recomendável que você passe pelas cidades e, caso não queira passar um dia em cada uma, conheça ao menos o centro, partindo da Igreja Matriz, algo em comum em todas elas e que delineia o passeio por suas ruas comerciais.

Dentro de cada município, há oportunidades para conhecer a cultura local, quase toda com base nos colonizadores imigrantes alemães e italianos, além da gastronomia regional e, é claro, as compras que fará.

Como aproveitar a vista na Rota Romântica da Serra Gaúcha?

Além de aproveitar a estrutura que cada cidade oferece, uma grande dica é que você não tome esta viagem com pressa. Vá com calma e realmente desfrute a vista.

Você vai passar por diversos cenários dignos de pinturas, o que significa que é uma boa ideia parar o carro em lugares próprios e tirar algumas fotos, além de apreciar com seus próprios olhos.

Quando estiver nas respectivas cidades, também, pare e conheça ao menos a praça principal e um lugar para tomar ou comer algo. Isso te dará uma pequena ideia de como é a vida naquele lugar.

Quem sabe você não consegue boas histórias dos moradores?

Como as principais culturas são alemãs e italianas, a mistura rendeu projetos arquitetônicos únicos, com o conforto aparente até mesmo por quem os vê do lado de fora.

No caminho, você vai perceber que as cidades mais ao sul da Rota Romântica têm semblante alemão, pois foram os primeiros a chegar por volta do século XIX e escolheram a terra mais fria e próxima de rios.

As cidades da parte de cima são as de colonização italiana, cujo diferencial está nas construções, sim, mas também no modo como os moradores são mais calorosos.

Outra dica para você ponderar na hora de planejar a viagem é sobre qual estrada tomar. Para muitas pessoas, a RS 239 é curvilínea demais, o que pode soar perigoso ou causar enjoos.

Como alternativa, você pode ir mais devagar, ou simplesmente utilizar a RS 115, que é menos glamourosa, no entanto mais reta. Ótimo se estiver na estrada à noite.

Fique de olho em radares e pedágios.

Ao chegar em Gramado, aproveite as atrações

Gramado é, sem dúvida alguma, o principal destino de quem passa pela Rota Romântica, pois é a cidade-estrela da Serra Gaúcha e responsável por atrair boa parte dos turistas.

Ou seja, aqui talvez a hospedagem seja mais cara, mas também há mais opções. Por outro lado, é recomendável que você aproveite mais a região, sobretudo porque há muitas atrações turísticas e gastronômicas.

Parques e espaços temáticos são os mais procurados no entorno da cidade, mas no centro, que circunda a Avenida Borges de Medeiros, você vai encontrar chocolaterias, churrascarias, museus, a Rua Coberta e cafeterias.

Ou seja, em Gramado é o lugar ideal para passar um dia inteiro, de preferência amanhecendo no local.

parque da ferradura vale a pena
Parque da Ferradura em Canela

O que Canela reserva de especial para os viajantes?

Outra cidade bastante procurada por quem vai à Serra Gaúcha, Canela é o tipo de lugar que tem tantas atividades que, mais uma vez, será difícil passar apenas um dia, mas caso esteja dedicado à Rota Romântica, aproveite ao menos isso.

Conheça as vinícolas de seu entorno, aproveite para espairecer pelo centro, ou visitar seus parques, cujo ecoturismo é o forte. Os principais parques são: Cachoeira, Ferradura, Sequoias, Caracol, Fazenda da Serra e Laje de Pedra.

Mas a gastronomia local também é forte, com churrascarias e suas parrillas, cafeterias, chocolaterias e cervejarias, além de uma vida noturna mais agitada do que uma pequena cidade pode parecer ter à primeira vista.

Se for fazer alguma refeição, dê uma olhadinha no guia sobre os restaurantes locais.

Como se deslumbrar ainda mais com o que você vai encontrar em Nova Petrópolis

Apesar de passar por 14 municípios, a Rota Romântica encontra nessas três cidades os principais pontos de parada, o que inclui Nova Petrópolis e sua colonização e cultura alemã.

Considerada o jardim da Serra Gaúcha, aqui você vai encontrar paisagens espetaculares, como a Praça das Flores e seu labirinto, o Ninho das Águias e a possibilidade de apreciar voos livres dos aventureiros de plantão, e outros parques, como a Aldeia do Imigrante e o Parque Esculturas de Pedras do Silêncio.

Além disso, há diversas malharias e cervejarias que merecem a sua visita, além de restaurantes com comida típica alemã, como a cuca, schnitzel e o bolinho de batata.

Não perca a oportunidade de experimentar o generoso café colonial, que é uma delícia. Nós temos um guia para você aproveitar a cidade.

praças das flores nova petrópolis
Praça das Flores em Nova Petrópolis

Dicas do que evitar em sua jornada: cuidados com os horários

Durante a viagem, é preciso tomar alguns cuidados para conseguir curtir o carro, a família ou o momento romântico.

Em seu planejamento, os próximos passos que precisam ser dados são, além da época da viagem e a partir de qual direção vai viajar, o aluguel do carro.

Se realizar a viagem em casal (como uma lua de mel, por exemplo), pense em um carro que caiba suas malas, no qual vocês possam ficar confortáveis e seguros.

Ao alugar, analise a quilometragem e pesquise sobre os pontos de abastecimento, assim como o valor do combustível na região, para estar preparado.

Em seguida, é a hora de encontrar as hospedagens: é recomendável que você não viaje à noite, para poder aproveitar o visual da estrada, e também por não ser tão seguro. Desta forma, suas reservas precisam estar prontas.

Quantos dias de viagem fará? Reserve um hotel, pousada ou hostel em cada um dos lugares que pretende passar a noite, para evitar problemas relacionados à lotação ou indisponibilidade por qualquer outro motivo.

Por falar em horários, que tal garantir alguns ingressos de atrações que pretende visitar? Você pode fazer tudo isso pela internet.

Evite lugares muito cheios, sobretudo se você não fez reserva antes. Isso também vale para os restaurantes. Assim seu tempo de viagem será muito mais aproveitado.

Ter um itinerário é fundamental para não perder tempo e dinheiro, pois imprevistos acontecem.

Primeira dica do passeio: cachaças e compras

Em sua viagem, haverá trechos que podem ser ótimos para fazer compras ou aproveitar determinado lugar para conhecer, degustar e levar para casa itens regionais, como doces, queijos, mel, artigos de decoração, utensílios domésticos e cachaças.

Para aproveitar bem cada momento, então, é preciso saber onde e como.

Entre as cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo, por exemplo, você vai encontrar um super outlet. Como Hamburgo é a capital nacional do calçado, muitas oportunidades estarão à disposição por valores excelentes.

Já as cidades Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos e Morro Reuter apresentam feiras artesanais e de culinária local, o que é ótimo, pois a produção é orgânica e, desta forma, permite que você experimente quitutes sem precisar se preocupar com agrotóxicos.

Não deixe de levar para casa os cafés, sucos de uva e vinhos produzidos na região de Canela, Gramado e Picada Café.

Sabe aquele quiosque à beira de estrada? Ali podem estar doces simplesmente sensacionais, o que muita gente perde por passar apressado de carro, querendo apenas ir de um local à outro.

Mais dicas de passeio pela Rota Romântica

Ao longo da Rota Romântica você vai encontrar muitos atrativos para aproveitar sua viagem. Como são muitos, resolvemos listar apenas alguns que são incríveis.

  • Museu Flávio Scholles: situado no Morro Reuter, esse museu possui obras do autor que retratam o passado e o presente dos moradores da região. Vale a pena para os curiosos e para os amantes da arte;
  • Mirantes: para quem gosta de contemplar a cidade do alto, vale a visita a alguns mirantes localizados entre Dois Irmãos / Morro Reuter;
  • Labirinto Verde: em Nova Petrópolis, na Praça das Flores, há um labirinto que é um desafio à parte: você tenta encontrar o centro do labirinto cercado por ciprestes com mais ou menos 2 metros de altura;
  • Parque Histórico Jorge Kuhn: se estiver com tempo livre (considerando um roteiro de viagem mais longo), que tal passar uma tarde ao redor da natureza e de belas construções históricas no parque de Picada Café?
  • Morro do Vento: outra atração imperdível para os românticos e aventureiros de plantão é fazer um voo livre em Morro do Vento, no município de Picada Café. Boa para fechar o roteiro, hein?

Viu como a Rota Romântica possui muitos atrativos entre os catorze municípios que fazem o trajeto dessa rota?

Aproveita e já anota as principais atrações para incluir em seu roteiro de viagem.

Dheinhaus
Dheinhaus em Presidente Lucena

Onde comer na Rota Romântica da Serra Gaúcha?

Por falar em saber aproveitar, nada melhor do que experimentar a comida de todos os lugares possíveis. A gastronomia gaúcha é rica, sobretudo em seus cortes de carnes e a forma com a qual são assadas.

Mas os temperos alemães, italianos e portugueses fazem a diferença aqui.

Em Novo Hamburgo, por exemplo, você vai encontrar o restaurante Galeto Mamma Mia, cuja especialidade, como o nome já diz, se mistura às massas frescas oferecidas com uma quantidade generosa de molhos.

Já em Presidente Lucena, a Dheinhaus é o tipo de lugar que traz a Alemanha para o interior do Rio Grande do Sul. Por sua vez, a comida mais aconchegante da Casa da Vovó, em Dois Irmãos, conversa com aquele almoço enquanto você descansa da estrada.

E, em Ivoti, o último domingo do mês traz uma oportunidade diferente: a Feira da Colônia Japonesa, com gastronomia asiática de primeiríssima qualidade.

Veja outros lugares para comer ao fazer a Rota Romântica:

  • El Paradiso: vai fazer uma parada no Morro Reuter? Então aproveita um buffet com o melhor da culinária alemã, italiana e brasileira. O espaço é pura harmonia com a natureza, porque além da área verde, você divide suas atenções com as galinhas, perus e coelhos que ali vivem.
  • Cervejaria Edelbrau: apesar de um nome sugestivo, Edelbrau não é apenas uma cervejaria com petiscos. Localizada em Nova Petrópolis, o local também oferece almoço tipicamente alemão e pratos a la carte. Imperdível!
  • Chocolates Plátanos: depois de um almoço caprichado, certamente cabem algumas sobremesas, não é? Em Dois Irmãos há uma loja e fábrica de chocolates que faz a alegria de todo chocólatra.  Trata-se de Chocolates Plátanos, com variedade de chocolates – crocante, light, diet, apimentado, com trufas, ao leite, etc –e que os visitantes podem provar e comprar. É irresistível!

Dica extra para quem ama salame, salsicha e linguiça!

Ao fazer a rota e passar por Nova Petrópolis, não deixe de visitar a Ludke Embutidos, ainda mais se for um fã de salsichas, salames e linguiças de tudo que é tipo.

É um verdadeiro point alemão, com iguarias que apresentam rígido controle de qualidade. Você pode levar para casa as salsichas brancas, Frankfurt, e os defumados, como bacon, costela e salame. Um festival de delícias!

A Rota Romântica da Serra Gaúcha vale a pena mesmo?

Com tantos detalhes, muitas pessoas se perguntam se a Rota Romântica vale a pena mesmo ou se é melhor ficar em uma das cidades e curtir a Serra Gaúcha.

A resposta não é tão simples, pois vai depender de sua disponibilidade e de seu planejamento financeiro.

Se você tiver o perfil de explorador e quiser fazer uma viagem diferente, que muitas vezes sai do circuito convencional turístico, esta é uma ótima oportunidade.

Por outro lado, você não conseguirá aproveitar cada município por muito tempo, assim como suas culturas e atrações turísticas.

A menos que você faça um roteiro de vários dias e, claro, tenha condições financeiras para bancar uma viagem de Porto Alegre até os municípios que abrangem a Serra Gaúcha.

A verdade é que se você faz a Rota Romântica nos meses de outono, com baixa demanda e preços mais camaradas, fica melhor de conhecer um pouco mais cada município.

Você pode seguir nossas dicas deste post e ao sair de Porto Alegre, eleger Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Dois Irmãos e Picada Café como suas paradas mais longas da Rota Romântica.

Veredito

Apesar de diferente, a Rota Romântica vale a pena porque é… Diferente.

Ou seja, ela te dá a liberdade de fazer a sua própria viagem, além de permitir que os horários sejam flexíveis.

É um passeio definitivamente romântico, além de bastante abrangente. Apesar de não te permitir curtir por muito tempo cada região, o panorama disso tudo é que vai transformar a experiência em algo único.

No final da viagem, você terá conhecido muito bem o interior do Rio Grande do Sul, apreciado suas paisagens e visto em detalhes suas diferentes cidades, assim como apreciado a colonização alemã e italiana, além de ter comido muito bem.

É uma boa vantagem para quem deseja conhecer um pouco de cada região pelo caminho em vez de dedicar uma viagem inteira para um deles.

Confira outras dicas para aproveitar bem sua viagem.

Quer Economizar nos Principais Restaurantes e Passeios da Cidade?

Com o Prime Gourmet, você consegue – de forma fácil e rápida.

O Prime Gourmet é um aplicativo de celular, que fez parceria com centenas de restaurantes e passeios da cidade para te oferecer apenas o melhor.

Basicamente funciona assim: A cada prato / ingresso comprado, você ganha outro (de igual ou menor valor). Ou seja, facilmente, você economiza 50% do custo que teria comprando tudo separadamente.

É uma excelente opção para quem está viajando em casal.

Atenção: Para ficar ainda melhor, os leitores do Mala Pronta Gramado ganham R$10 de desconto na aquisição com o cupom MALAPRONTA.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada com o cupom MALAPRONTA – e economize MUITO em sua viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa rápida!

Vai para Gramado nos próximos 15 dias?