primavera em gramado

Primavera em Gramado: dicas para curtir a Serra Gaúcha nessa estação do ano

Maior da Serra
Brocker Turismo
Referência em turismo e receptivo na Serra Gaúcha, com dezenas de atividades
PONTOS POSITIVOS:
  • Uma das maiores empresas de turismo da Serra Gaúcha
  • Diversas opções de entretenimento, ingressos e passeios PREMIUM.
Brocker Turismo - Passeios e Atrações com Bons Preços

Por mais que o friozinho do inverno seja uma marca registrada, curtir o clima da primavera em Gramado é uma ótima oportunidade para conhecer um lado diferente da cidade.

A região das Hortênsias se veste em flores durante a estação, e Gramado mostra toda a sua beleza ao máximo.

As ruas da cidade, já famosas e procuradas pelos visitantes, ficam ainda mais belas. Outras atrações urbanas ficam ainda mais chamativas e, mais do que nunca, Gramado se tornam uma atração por si só.

Passar a primavera em Gramado (e Canela), na Serra Gaúcha, é a oportunidade perfeita para quem já conhece a região em seu clássico frio e quer ter uma nova experiência.

Por outro lado, pode ser a estação ideal para você, que não é muito fã de baixas temperaturas, se apaixonar de vez pela cidade.

Primavera, Gramado e a época das flores

Quando chega a primavera em Gramado e na Serra Gaúcha, os termômetros passam a registrar uma temperatura bem mais amena e os pontos turísticos tomam uma nova cara.

Apesar disso, não se engane, pois o frio ainda é bem presente. O diferencial é que, durante a primavera em Gramado, os dias tendem a ser mais quentes e confortáveis. Porém, nas manhãs e noites, a temperatura pode cair drasticamente.

Essa alta amplitude térmica é muito atraente para quem visita a cidade. Por um lado, ela dá a oportunidade de passeios ao ar livre com roupas mais leves e roteiros que envolvam mais caminhadas, piqueniques e visitas a áreas naturais.

Por outro lado, nas manhãs e noites, ainda é possível curtir a neblina e baixas temperaturas clássicas da cidade e se aquecer com o café colonial e o fondue tradicional.

Mas, sem dúvida, a grande atração da primavera em Gramado são as flores!

Ruas, parques e praças da cidade ficam tomadas de vida e chamam a atenção de quem passa.

As cores vibrantes das pétalas fazem justiça à primavera e formam cenários ideais para relaxar, se conectar com a natureza e tirar muitas fotos lindas.

Por fim, um grande chamativo de Gramado na primavera é que este é um período de baixa temporada. Isso faz da época não apenas mais barata, mas bem mais tranquila para curtir.

Como aproveitar a primavera em Gramado, na Serra Gaúcha?

Ao visitar Gramado durante a primavera, todas as dicas tradicionais ainda valem.

O centro e arredores possuem os principais restaurantes, hospedagens e atrações da cidade. Aqui você encontrará as mais famosas lojas para fazer suas compras e os renomados jantares.

Aproveite os museus, parques temáticos, eventos e outros lugares da cidade.

Porém, uma vez que estamos tratando da primavera em Gramado, abaixo listamos alguns passeios e atrações que ganham uma nova cara, ainda mais especial, durante esta estação.

Será durante eles que as flores ficarão em evidência, o calor contribuirá para as atividades e a cidade ganhará nova vida!

Curtir o início do Natal Luz

Não é preciso esperar até dezembro, e a chegada do verão, para ter contato com umas das atrações mais famosas da cidade de Gramado.

Desde final de outubro e início de novembro, as ruas da cidade já começam a ser enfeitadas para a ocasião. As luzes tomam conta e o espírito natalino cresce cada vez mais.

É uma ótima oportunidade para ver as ruas de Gramado em toda a sua glória. O contraste da beleza natural apresentada pelas flores e as luzes artificiais do Natal Luz formam um espetáculo de beleza e poesia extrema.

Planejando sua visita nos dias certos, será possível curtir o Natal Luz ainda durante a primavera, e aproveitar o melhor de dois grandes espetáculos a céu aberto que Gramado oferece.

trupe de natal
Trupe de Natal

Visitar os lagos

Dentro da cidade de Gramado existem dois lagos artificiais que são cartão postal. Eles conquistam moradores, turistas e ficam ainda mais atraentes durante a primavera.

Graças às temperaturas mais quentes, principalmente durante a tarde, é possível vestir roupas mais confortáveis e aproveitar o Sol em seu esplendor e os reflexos na água.

O Lago Joaquina Rita Bier foi idealizado pelos herdeiros em homenagem à Joaquina Rita Bier, a visionária que viu a beleza e potencial da região que viria a ser Gramado. O lago é pequeno, sendo um local ideal para caminhadas em sua margem, passeios em família e piqueniques na grama.

Durante o Natal Luz, ele se torna palco de grandes espetáculos de luz, água, encenações musicais e teatrais.

Já o segundo citado é o Lago Negro, outro pequeno lago que oferece belas oportunidades de contemplação, fotos e tempo de qualidade ao ar livre. Esta atração a céu aberto fica belíssima durante a época das flores, com hortênsias e azaleias compondo o cenário.

Nenhum dos dois lagos fica longe do centro e ambos possuem bastante movimento nos seus arredores, o que faz da visita um passeio simples e seguro. O Lago Negro é famoso como local de caminhada em Gramado, seja qual for a hora do dia.

Lago Joaquina Rita Bier

Observar a natureza nos parques

O que não falta na Serra Gaúcha e próximo a Gramado são parques e reservas naturais belíssimos para se conhecer.

Durante a primavera, a flora local toma novas e vibrantes cores, brilhando com força máxima sob o Sol. Portanto, esta é a melhor época do ano para conhecer os biomas regionais e admirar os jardins.

As opções de parques localizados em reservas e áreas de proteção são muitas. Dentre as principais, temos o Parque Estadual do Caracol, Parque da Ferradura, Parque das Sequoias e o Parque da Cachoeira.

Nestas visitas, você admirará todo o esplendor da natureza em sua forma mais pura.

Além disso, é uma bela oportunidade de valorizar e encorajar o trabalho dos profissionais responsáveis pelos cuidados e manutenção destes locais.

Nunca é demais exaltar a importância de áreas de proteção como estas!

Justamente por serem áreas de proteção, estes parques cobram ingressos para entrada e limitam as zonas acessadas durante a visitação. Apesar disso, há muito para ser admirado durante a viagem.

cascata do caracol gramado
Cascata do Caracol

Passear pela zona rural

Apesar de no Centro da cidade estarem os locais mais conhecidos e procurados, a zona rural de Gramado e da Serra Gaúcha oferece a chance de conhecer as tradições de quem fundou a região.

É possível fazer este passeio de forma organizada e agradável através dos pacotes de viagem oferecidos por empresas de turismo.

Você conhecerá propriedades trabalhadas em toda a arquitetura clássica dos colonizadores, jardins magníficos e caminhará com tranquilidade por um lugar sem trânsito ou movimento.

Além disso tudo, aqui você encontra a mais pura culinária local e pode ouvir histórias do povo e conhecer suas tradições.

Conhecer o zoológico

A visita ao zoológico de Gramado é uma ótima experiência em qualquer época, mas se torna ainda melhor na primavera.

Graças às temperaturas mais agradáveis, o passeio fica mais confortável e é possível observar os bichos mais ativos.

Uma característica do zoológico de Gramado é seu trabalho de preservação ambiental. Aqui os animais não ficam em jaulas, mas em viveiros espaçosos. Isso permite mais conforto e vida saudável para eles, e uma observação mais natural do comportamento de tais animais.

E ainda tem mais uma surpresa. Existe a possibilidade de agendar uma visita noturna! Dessa forma você pode ver animais com hábitos mais noturnos e ter uma nova perspectiva da vida selvagem.

tucano no gramado zoo
Lindo Tucano no Zoológico

Caminhar pela cidade

Uma das principais atrações de Gramado é a cidade em si. A arquitetura da cidade, suas ruas, praças e cartões postais são pontos-chave durante a sua viagem.

Entenderá o porque aqui é chamado de Região das Hortênsias quando observar os  canteiros floridos. O trabalho de jardinagem é muito bem feito nestes locais, formando um espetáculo urbano para moradores e visitantes.

Outras vistas públicas ficam coloridas com as flores da primavera e também são obrigatórias durante o passeio em Gramado.

Aproveite para conhecer a Igreja São Pedro, a Praça Major Nicoletti, a Rua Torta, Praça das Etnias, o Le Jardin, Rotula das Bandeiras e até mesmo a Prefeitura e os pórticos da cidade.

Todos estes lugares e prédios são públicos e fazem parte da estrutura da cidade. Logo, a visita é totalmente gratuita!

É uma ótima forma de economizar sem deixar de aproveitar todas as belezas de Gramado. É na primavera que as flores tomam conta e o Sol ilumina a paisagem. Ótimo para tirar algumas fotos e curtir durante o dia.

Outras atrações em Gramado

Não podemos deixar de citar visitas icônicas da cidade. Estas já são muito conhecidas e merecem atenção especial.

Museus

Dentro de Gramado, existe uma variedade enorme de museus temáticos. Neles você encontrará peças únicas e curiosas, que farão o dia de crianças e adultos igualmente.

Dentre os principais você encontra o Museus Egípcio, para amantes dessa cultura; o Museu de Cera Dreamland, com bonecos de cera realistas de personalidade famosas e personagens; o Harley Motor Show, para os fãs das motos mais famosas do mundo; e muito mais!

Vale mencionar, também, o Festival de Cinema de Gramado – que não é um museu, mas também reserva muitos momentos incríveis para toda a família.

Neve e frio

Por mais que na primavera em Gramado dificilmente você possa brincar na neve, ainda é possível vê-la durante a estação.

Lugares como o Snowland, Boreal Ice Bar e o Mundo Gelado do Capitão oferecem passeios abaixo de 0 °C para quem busca curtir um momento de puro frio.

mundo gelado do capitão ice bar

Então, se prepare para a Serra Gaúcha na primavera

Assim como em outras épocas e estações do ano, não se esqueça de gabaritar a lista de preparações básicas para a aventura.

Mesmo durante a primavera em Gramado, onde o frio fica menos acentuado, não se esqueça de levar roupas quentes. Principalmente para as noites e manhãs, onde o frio se intensifica.

Junto a isto, leve nas malas também conjuntos leves para usar durante o dia. As tardes ficam mais quentes e permitem passeios ao ar livre de forma tranquila, mesmo para quem está mais acostumado com elevadas temperaturas.

Aproveite o período de baixa temporada e inclua mais hotéis e restaurantes na pesquisa. Nessa época, os preços se tornam mais acessíveis e, quem sabe, você consiga estadia em um lugar que sempre quis, mas tinha receio.

E, finalmente, não se esqueça de incluir no roteiro os locais indicados por nós. Dessa forma, terá sempre na lembrança o espetáculo da estação das flores em Gramado!

Aliás, se você tiver tempo, confira também as belezas e passeios da cidade vizinha, Canela. Sem dúvidas, Gramado e Canela vão encantar você!

Onde Comprar os Ingressos para Gramado com Desconto?

Viu todos os detalhes e decidiu quais passeios irá fazer? Agora é a hora de garantir seus tickets com um preço diferenciado.

Para garantir os seus passeios com o melhor preço, recomendamos a Brocker Turismo. A maior e mais confiável agência de Gramado e Canela.

Você economiza nos ingressos e tem a garantia de não dar chance pro erro de cair em uma fraude.

Além de contar com toda a assistência de um time preparado e que conhece a região a fundo.

Atenção: Reserve seus ingressos com antecedência para não correr o risco de ficar sem entrada para os dias da sua viagem.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – e economize MUITO em sua viagem.

Descubra como Economizar Até 50% em mais de 213 Estabelecimentos de Gramado e Canela