Ao construir os planos de sua viagem, realizando as pesquisas que precisa fazer e consultando vez ou outra os mapas online, é bem provável que você traga consigo maior facilidade para conseguir aproveitar sua empreitada.

Assim, nada melhor do que construir um caminho único, que faça sua viagem valer a pena, que a transforme em uma sucessão de experiências únicas, repletas das belezas históricas e naturais do Rio Grande do Sul.

Por exemplo: você já ouviu falar da Praça das Etnias?

Trata-se de um lugar de Gramado que passou a ser visitado por todos os turistas que vão conhecer a cidade. Para te ajudar, vamos trazer algumas dicas sobre essa atração turística.

Localização

🚗 Onde Fica

A Praça das Etnias está localizada na Avenida Borges de Medeiros, 1848.

📍 Lugares Próximos

10 Razões para visitar a Praça das Etnias

Muitas vezes podemos criar alguns preconceitos com certos pontos turísticos.

Por mais simples que pareça o local, vamos te dar bons motivos para conferir e investir um tempo em conhecer.

1. A beleza do jardim faz desta passagem pela cidade algo único

A importância da Praça das Etnias é fundamental para simbolizar a união dos povos em Gramado.

Por isso, a cidade mantém um jardim impecável, com a grama sempre rente e arbustos delineando o local, atraindo os visitantes a um passeio a pé para admirar um ponto verde da cidade.

Além disso, há flores por todos os lados, além de outras estruturas que mantém o interesse do visitante para conhecer um pouco mais, como as feiras e a Casa do Colono. De uma forma ou de outra, você vai encontrar um lugar para ver a vida da cidade acontecer.

2. No Natal a praça fica ainda mais bonita com seus enfeites

Como se não bastasse o lado verde da cidade chamando a atenção nesta parada obrigatória, na época de Natal a Praça das Etnias fica decorada com neve artificial e outros enfeites que lembram o quanto a cidade é gelada no inverno.

Nessa mistura mágica entre o calor do verão do Brasil e o estilo arquitetônico da cidade, este ponto turístico traz um refresco aos olhos dos visitantes. Vale a pena conferir.

3. É um interessante ponto de encontro para os amantes da confeitaria e panificação

A Associação de Fornos de Gramado proporciona um verdadeiro espetáculo da panificação na Praça das Etnias, pois 148 colonos vão ao local para oferecer o que fizeram nos fornos que a prefeitura cede.

O resultado é uma deliciosa variedade entre cucas, pães, biscoitos e o já tradicional apfelstrudel.

A oportunidade ocorre todas as quartas, sextas, sábados e domingos, das 06:00 às 20:30 horas, então é bem provável que você aproveite para curtir esse lado que a união das nações traz à cidade.

4. A Casa do Colono fica no mesmo lugar e você precisa conhecê-la

Para completar o seu turismo gastronômico neste pedaço de Gramado, aproveite sua passagem pela praça e vá à Casa do Colono, local de arquitetura colonial, como o nome diz, e que traz muito mais ao paladar do que parece.

Geleias, vinhos, conservas, linguiças, doce de leite, temperos, frutas, queijos e tudo mais que a culinária regional, respeitando a imigração alemã do local, traz para tornar sua passagem ainda mais saborosa.

Tudo é produzido de forma artesanal, o que traz maior autenticidade, caso um de seus objetivos nesta viagem seja experimentar o verdadeiro sabor gaúcho. Como Gramado é uma cidade nascida da colonização e imigração, a Casa do Colono narra exatamente como é a história da região.

Ela abre todos os dias, das 09:00 às 12:00 horas, e das 13:30 às 18:00 horas.

casa do colono gramado5. Os passeios de agroturismo partem deste lugar

Gramado foi construída à base de sua estrutura de agricultura, o que tornou possível que a economia local fosse bastante sustentável, atraindo investidores interessados na fórmula que deu certo, mas também em expandir as plantações locais.

Tendo isso em vista, a região se transformou em um poderoso foco de agroturismo, atraindo interessados de todo o mundo, sobretudo de outros estados. E o que a Praça das Etnias tem a ver com tudo isso?

Os principais passeios de agroturismo partem deste ponto, o que torna a constante reunião de pessoas um motivo a mais para o lugar se tornar interessante de se visitar.

6. Você vai poder conhecer uma feira com produtos orgânicos

Justamente por ser um lugar de produção artesanal, com plantações em seu entorno e criação de animais que servirão tanto para o pasto quanto para cortes de carnes consumidos pela população, a Praça das Etnias ganhou mais uma característica importante.

Em todas as manhãs de sábado, das 07:00 às 12:00 horas, o local atrai os colonos para a venda de seus produtos na Feira Orgânica, perfeita para ser a cereja do bolo em sua busca pelos sabores regionais e naturais.

Verduras, pães, legumes, massas, frutas, temperos, geleias, sucos, mel, vinhos, compotas e outros doces são oferecidos sem a adição de qualquer tipo de agrotóxico. Aproveite para degustar também.

7. Todo o seu simbolismo também está na feira de artesanato

No mesmo dia e período da Feira Orgânica, há uma feira de artesanato na Praça das Etnias, o que favorece o local e faz com que sua visita em um sábado de manhã ganhar mais expectativas.

Pois, além de comer bem você pode encontrar artigos de decoração ou utensílios domésticos feitos por moradores de Gramado, com o toque local que torna a compra ainda mais especial.

8. Você vai conhecer a Casa Alemã, Casa Italiana e Casa Portuguesa

Existem três casas que tornam tudo o que a Praça das Etnias significa em algo ainda mais especial, pois cada uma delas traz a arquitetura e o estilo de seus respectivos colonizadores, os principais da cidade.

Desta forma, você vai encontrar a Casa Alemã, a Casa Italiana e a Casa Portuguesa. As cores e formato delas vai te levar a uma viagem no tempo, além de embelezar toda a região.

casinhas na praça9. O significado de seu nome está em todas as bandeiras

Com um lugar chamado Praça das Etnias, Gramado se torna especialmente turística, pois traz aos seus visitantes a oportunidade de conhecer mais sobre as raízes locais, assim como as histórias de seus respectivos colonizadores.

Assim, ao redor deste ponto turístico, há as bandeiras dos países que transformaram a terra desta região do Rio Grande do Sul no ponto de início de muitas vidas, as quais estão zeladas pela comida, natureza e simbologia alemã, italiana e portuguesa.

10. Você vai conhecer com o pé direito a importância da imigração no Brasil

Com tanto a explorar em um único lugar, é bem provável que você passe mais tempo do que esperava por aqui, então a principal dica é reservar a manhã de sábado, se puder.

Assim, você tira proveito máximo do que a Praça das Etnias tem a oferecer, e conhece muito mais sobre Gramado do que vai conhecer em outras atrações, mais turísticas, sem a cultura local tão forte quanto aqui.

Confira outras dicas para aproveitar a cidade.

Rafael

Rafael

Cristão. Amo videogames, boas séries medievais e claro, tirar um tempo para viajar! :-)

cidade-de-gramado

Quer Economizar Muito em Gramado?

A Tchê Ofertas oferece centenas de cupons de desconto para aproveitar as Melhores Atrações e Restaurantes com Preços Excelentes.

Aproveite por tempo limitado. Clique no botão abaixo agora.