festa da colonia gramado

39 Pontos Turísticos de Gramado que Você Precisa Conhecer!

Economize em Gramado
Prime Gourmet Club
A forma mais prática para economizar em seu roteiro de viagem: com ingressos e restaurantes. Você paga 1 e leva 2.
PONTOS POSITIVOS:
  • Válido nos principais restaurantes e atrações de Gramado
  • Use o cupom MALAPRONTA e ganhe R$10 de desconto
  • Você compra tudo com 50% de desconto
Economize em Gramado
Sua Viagem 50% Mais Barata!

Aproveitar sua viagem é a grande vontade que você tem ao planejar por tanto tempo, não é verdade? Com certeza você quer tirar o melhor proveito de tudo.

Ao chegar em Gramado, a cidade conta com tantas atrações que fica difícil não perder o foco, por mais planejamento que você tenha feito para tornar tudo muito bem aproveitado.

Além de toda a sua infraestrutura, a cidade oferece suas atrações turísticas em formato gastronômico, voltado à natureza, em parques temáticos, fábricas de chocolate, vinícolas ou simplesmente para bater perna.

Por isso, admirar a beleza desta e de outras cidades da Serra Gaúcha exige o máximo de seu tempo, assim você tem como aproveitar cada dia na viagem que tanto quis.

Para te ajudar com isso, preparamos uma lista com os 15 melhores pontos turísticos de Gramado para você curtir a cidade ao máximo.

Lista dos Pontos Turísticos de Gramado

Avenida Borges de Medeiros

A Avenida Borges de Medeiros é a via principal de Gramado, e isso quer dizer muita coisa. Pois, além de ligar a cidade às principais ruas e direções, ela conta com diversas atrações.

rua coberta

Rua Coberta

Uma das principais atrações da Avenida Borges de Medeiros é a Rua Coberta. Trata-se de uma rua oficial, mas cuja extensão é coberta e iluminada pelo céu através da cobertura.

mundo a vapor vale a pena

Mundo a Vapor

Esta é uma das atrações mais interessantes, se não for também uma das mais divertidas. O Mundo a Vapor é um museu interativo, com a história das máquinas a vapor de todo o mundo.

Palácio dos Festivais

Palácio dos Festivais

Localizado na Avenida Borges de Medeiros, o Palácio dos Festivais é um dos pontos turísticos de Gramado mais visitados , pois além de ser belo e estar no centro da cidade, ali há sessões de cinema especiais.

parque da cachoeira

Parque da Cachoeira

O Parque da Cachoeira é um dos destinos mais visitados por quem vai a Gramado. Ele fica a alguns quilômetros do centro da cidade, mas conta com excelente infraestrutura para toda a família.

trem maria fumaça Gramado

Passeio de Maria Fumaça

O passeio de Maria Fumaça é uma dessas formas que a gente tem de se sentir aconchegado pelo clima e pelo conforto do trem, além de tranquilamente poder apreciar a paisagem e, se quiser, degustar um vinho da região.

parque florybal vale a pena

Parque Florybal

Parque perfeito para toda a família, com infraestrutura que abriga as principais necessidades, como bancos, sanitários, bebedouros, lanchonete e, é claro, muita diversão.

tucano no gramado zoo

Zoológico de Gramado

Foi projetado para ser um novo conceito em zoologia, pois conta com centro de estudos voltados à criação dos animais, o que resultou em recriação de habitats muito mais saudáveis

trem maria fumaça Gramado

Lago Negro

Tem sua história datada da década de 40, quando um trágico incidente transformou o cenário, resultando na criação de um lago artificial, mas muito bonito.

rua torta

Rua Torta

Baseada em uma via de São Francisco, na Califórnia, a Rua Torta é perfeita para ser feita a pé, pois de carro pode ser que você tenha tontura. Brincadeira à parte, ela é linda, ótima para tirar fotos

parque olivas de gramado

Parque Olivas

Você vai encontrar a magia das Raízes Coloniais através de uma imensa plantação de oliveiras, com cerca de 12000 árvores espalhadas por um terreno tão bonito quanto aromático.

trem maria fumaça Gramado

Epopeia Italiana

Um parque temático fechado, mas que te leva à história da colonização da região, com mais de 140 anos, e pelas transformações sofridas pela natureza desde então.

pedras preciosas

Museu de Pedras Preciosas

Uma das grandes características do Geo Museu é levar o seu visitante a uma viagem repleta de informações, curiosidades e marcos históricos.

Avenida das Hortênsias

Avenida das Hortênsias

Uma via que começa na Avenida Borges de Medeiros e te leva até a cidade de Canela. É justamente no meio desse caminho que está grande parte da importância dessa via: a quantidade de atividades disponíveis para você fazer para aproveitar a viagem.

fragram museu do perfume

Museu do Perfume

Inaugurado em 1995, quando a Fragram lançou a sua fábrica, loja e museu ao mesmo tempo, o local está há quase três décadas oferecendo seu espaço para visitação gratuita, pois o intuito é justamente o de informar os turistas que por ali passam.

chave mestra gramado

Chave Mestra

Você entra em uma sala escura, que logo é acesa como se fosse um dos cenários disponíveis, e, a partir deste momento, precisará desvendar um caso para conseguir que a porta se abra. Você pode escolher dentre diferentes níveis.

fonte do amor eterno Gramado

Fonte do Amor Eterno

Está localizada bem no centro, ao lado da Matriz de São Pedro (a igreja de Pedra) e o Boulevard São Pedro. Ela chama a atenção porque tem vários cadeados coloridos em formato de coração presos nas grades

parque da ferradura vale a pena

Parque da Ferradura

O parque conta com alguns dos mirantes mais interessantes da região, que proporcionam vistas para o Vale da Ferradura, Cascata do Arroio do Caçador e Rio Santa Cruz. Ou seja, a vista é para diversos lados.

maquete no mini mundo

Mini Mundo

Imagina um lugar no qual você encontrasse miniaturas de todas as partes do mundo, como uma enorme pequena cidade. Sim, você leu certo: em um espaço grande, o mundo ao seu olhar. Assim é o Mini Mundo em Gramado.

gramado em março

Mundo de Chocolate

Feito para os amantes de chocolate, mas também para os curiosos de plantão. Isso porque a visita dará a oportunidade de conhecer as famosas esculturas em chocolate maciço, preciosidades que dão água na boca.

moto exposta no harley motor show

Harley Motor Show

Em meio à avenida que liga Gramado e Canela, está uma pequena preciosidade, parada obrigatória a quem visita à Serra Gaúcha: o Harley Motor Show, um pub e museu dedicado às mais tradicionais motocicletas do mundo.

melhor época para ir a gramado

Snowland

Já imaginou esquiar ou praticar snowboard sem sair do Brasil? Com o Snowland, isso é possível. Patinar no gelo e andar de moto neve são outras duas ótimas opções que somente o parque oferece.

ecoparque sperry vale a pena

Ecoparque

Em meio à Mata Atlântica, um parque para respirar ar puro e aproveitar o dia inteiro, ao lado de amigos, familiares ou quem quer que esteja com você. Este é o Ecoparque Sperry, uma iniciativa privada aberta ao público.

fragram museu do perfume

Museu de Cera

Seguindo a tradição dos diversos museus com o carimbo Madame Tussauds pelo mundo, esta é uma atração para os curiosos que buscam pelas réplicas de celebridades de vários segmentos feitos em cera. 

dinossauros brigando

Vale dos Dinossauros

Os bonecos são animatrônicos, e bem semelhante aos seres que habitaram à terra há milhões de anos. Para quem curte uma história com ciência, este lugar irá te encantar. A entrada já é ao estilo “Jurassic Park”. Será recebido por um Tyrannosaurus Rex Gigante.

mundo gelado do capitão ice bar

Mundo Gelado Capitão

O Mundo Gelado do Capitão Jack é o primeiro parque gelado da América Latina, sendo a temperatura média de – 20.º. Você irá entrar por uma caverna e encontrará várias esculturas em gelo como: sofá, mesa, cama e até um trenó.

fragram museu do perfume

Salão Super Carros

Espaço voltado a quem gosta de carro, supermáquinas prontas para serem admiradas, tocadas, acompanhadas ou testadas. São 40 marcas de carros especiais, luxuosos e esportivos, que te proporcionarão o jeito certo de curtir um salão do automóvel: andando nele.

Lago Joaquina Rita Bier

Lago Joaquina Rita Bier

O Lago Joaquina Rita Bier é uma homenagem a uma das precursoras da divisão de terrenos em Gramado após a cidade se transformar no que ela é. Ainda no século XIX, especificamente em 1872, ela comprou uma grande área, a qual as transformou em oito colônias.

vista do por do sol

Ninho das Águias

Com um mirante de 590 metros de altura, o Ninho das Águias é o ponto de encontro de todo paraquedista que quer curtir um bom ponto de impulso na Serra Gaúcha. E isso significa que você vai encontrar diversos corajosos e aventureiros por aqui.

a mina de gramado

Mina de Gramado

A Mina de Gramado é um lugar especial, pois traz mais do que a história da região, com sua colonização e culturas de diferentes países. Aqui, você vai encontrar algo muito mais antigo do que a própria humanidade! A história da mineração é contada através de um túnel com 80 metros.

visão geral do parque

Parque Tomasini

O Parque Tomasini é uma atração turística que merece ter uma manhã ou tarde inteiras reservadas para curtir o local, pois seu tamanho envolve atividades voltadas a cultura, entretenimento e gastronomia.

Praça das Etnias

A importância da Praça das Etnias é fundamental para simbolizar a união dos povos em Gramado. Por isso, a cidade mantém um jardim impecável, com a grama sempre rente e arbustos delineando o local.

entrada do mundo encantado

Mundo Encantado

O Mundo Encantado é uma forma de demonstrar respeito aos colonizadores italianos. Ainda na década de 70, Moacir Foss começou a expor suas miniaturas que mostravam a cultura das terras gaúchas.

le jardin parque de lavanda

Le Jardin

O parque se dedica na divulgação da lavanda e dos seus benefícios terapêuticos, ornamentais e culinários. Há tempos já se fala nos resultados terapêuticos da lavanda, sendo um tranquilizante natural, antidepressivo, antisséptico e cicatrizante.

Vale do Quilombo

 Vale do Quilombo é uma gigantesca área verde que fica a sudoeste do centro de Gramado, sendo possível avistá-lo de forma privilegiada a partir da Avenida das Hortênsias, quando esta via muda de nome seguindo a Rua João Petry.

entrada do mundo encantado

Aldeia do Papai Noel

O parque foi criado em 1940 por Oscar Knoor e está localizado em uma paisagem belíssima, na região central de Gramado, com vista para o Vale do Quilombo em uma área de 90000 m².

le jardin parque de lavanda

Castelinho Caracol

O Castelinho Caracol é famoso na região pelo seu apfelstrudel com creme de nata: a verdadeira receita alemã. A casa foi construída no século XX entre 1913 e 1915 pelo senhor Pedro Carlos Frazen e sua esposa Luiza Sommer.

Parque do Caracol

Com mais de 100 hectares de extensão, sendo 25 deles abertos ao público, o Parque do Caracol é uma imensa área verde localizada em Canela, no meio da charmosa Serra Gaúcha..

entrada do mundo encantado

Museu dos Beatles

Este é o primeiro museu sobre os Beatles da América Latina, o que significa que muita gente vai para Canela apenas para visitar o lugar. Para a sua sorte, como viajante à Serra Gaúcha, este também é um dos passeios disponíveis para você curtir os garotos de Liverpool.

Descubra como Economizar Até 50% em mais de 213 Estabelecimentos de Gramado e Canela