Aproveitar sua viagem é a grande vontade que você tem ao planejar por tanto tempo, não é verdade? Com certeza você quer tirar o melhor proveito de tudo.

Ao chegar em Gramado, a cidade conta com tantas atrações que fica difícil não perder o foco, por mais planejamento que você tenha feito para tornar tudo muito bem aproveitado.

Além de toda a sua infraestrutura, a cidade oferece suas atrações turísticas em formato gastronômico, voltado à natureza, em parques temáticos, fábricas de chocolate, vinícolas ou simplesmente para bater perna.

Por isso, admirar a beleza desta e de outras cidades da Serra Gaúcha exige o máximo de seu tempo, assim você tem como aproveitar cada dia na viagem que tanto quis.

Para te ajudar com isso, preparamos uma lista com os 15 melhores pontos turísticos de Gramado para você curtir a cidade ao máximo.

Quais são os Pontos Turísticos de Gramado?

Separamos a lista de acordo com o que acreditamos serem as principais opções da cidade.

Se você pensa que faltou algum essencial, é só deixar um comentário abaixo para enriquecer ainda mais o conteúdo.

1. Avenida Borges de Medeiros

A Avenida Borges de Medeiros é a via principal de Gramado, e isso quer dizer muita coisa. Pois, além de ligar a cidade às principais ruas e direções, ela conta com diversas atrações.

Seja de manhã, à tarde ou à noite, a Borges de Medeiros é um verdadeiro deslumbre. As construções combinam com seus telhados angulosos, como se a qualquer momento fosse nevar por ali.

Além disso, suas calçadas contam com canteiros floridos, com árvores espalhadas por toda a sua extensão.

Se possível, procure por hotéis próximos a ela, com boa relação entre custo-benefício, para te proporcionar ainda mais conforto, tanto em sua cama quanto na hora de sair para curtir a cidade.

Avenida Borges de Medeiros

Avenida Borges de Medeiros em Gramado

2. Rua Coberta

Uma das principais atrações da Avenida Borges de Medeiros é a Rua Coberta. Trata-se de uma rua oficial, mas cuja extensão é coberta e iluminada pelo céu através da cobertura.

Isso te proporciona uma vista privilegiada. Dentro de sua cobertura, há lojas, pubs, cafeterias, lojas de chocolate e restaurantes, além de o local estar enfeitado tanto para o inverno quanto para o Natal.

Ou seja, aqui você encontra um lugar para passar uma tarde gostosa, tomando um café ou chocolate quente, vendo o movimento da cidade, admirando sua estrutura e se preparando para uma noite maravilhosa.

Além disso, há um playground para as crianças se divertirem enquanto você também se diverte.

3. Mundo a Vapor

Esta é uma das atrações mais interessantes, se não for também uma das mais divertidas. O Mundo a Vapor é um museu interativo, com a história das máquinas a vapor de todo o mundo.

Além de contar como elas funcionam e como surgiram, é possível interagir, assistindo a uma mini produção de papel com uma miniatura de máquina a vapor. O resultado é brinde para você.

Como a cereja no topo do bolo, você ainda encontra, logo na entrada, uma gigantesca Maria Fumaça com sua metade para fora, uma referência cinematográfica perfeita para as melhores fotos.

mundo a vapor

Entrada do Mundo a Vapor

4. Palácio dos Festivais

Localizado na Avenida Borges de Medeiros, o Palácio dos Festivais é um dos pontos turísticos de Gramado mais visitados , pois além de ser belo e estar no centro da cidade, ali há sessões de cinema especiais.

O que chama a atenção, é que é nele que ocorre o Festival de Cinema de Gramado, o mais importante da América Latina, com verdadeira estrutura de gala para os artistas que por ali passam.

Quer conhecer este ponto turístico na melhor época? Vá para Gramado e veja como a cidade está enfeitada para o inverno e para receber dezenas de filmes inéditos e seus respectivos artistas.

5. Parque da Cachoeira

Não é apenas de turismo cultural que Gramado vive. Ao contrário, pois uma das grandes vantagens de se visitar esta cidade da Serra Gaúcha é sua localização em meio à natureza.

Como exemplo disso, o Parque da Cachoeira é um dos destinos mais visitados por quem vai a Gramado. Ele fica a alguns quilômetros do centro da cidade, mas conta com excelente infraestrutura para toda a família.

Sua grande vantagem é proporcionar as diversas vistas para os visitantes, além de ter acomodações para quem quer ficar por lá e possibilidade de fazer camping.

Para fechar, suas outras vantagens incluem diversas trilhas e até mesmo rapel.

parque da cachoeira

Foto tirada no parque da cachoeira

6. As cantinas e as pizzarias

Não tem como visitar Gramado sem pensar em sua gastronomia. A cidade tem a brasilidade voltada às carnes, mas a influência alemã dita diversas regras. O que é uma delícia mesmo, é o que você encontra no lado italiano.

A cidade é repleta de cantinas, que oferecem massas dos mais diferentes tipos, além de incluir cardápios versáteis de acompanhamento e, é claro de vinhos.

Há também pizzarias exclusivas, que vão das massas mais voltadas às origens napolitanas como também às romanas, homenageando a Itália em cada pedaço.

Aproveite essas delícias da cozinha italiana para garantir que suas refeições, sobretudo os jantares, sejam especiais.

7. As fábricas de chocolate

Se tem uma coisa que chama a atenção dos turistas que vão conhecer Gramado e que serve para a família inteira é o chocolate de lá.

Deliciosos e repletos de características próprias, cada um vem de sua origem especial: as fábricas de chocolate gaúchas.

Há duas, em especial, que contam com verdadeiras atrações à parte: O Mundo de Chocolate e o Reino de Chocolate.

O primeiro conta com esculturas em chocolate maciço de vários pontos turísticos de todo o mundo, resultando em um total de 30 toneladas do doce.

O segundo é uma verdadeira aula de história, além de sua estrutura ser a de um castelo, o que vai deixar as crianças (e os mais velhos também) felizes e nostálgicos.

8. Passeio de Maria Fumaça

Seja você é nostálgico, apreciador de história ou simplesmente turista ávido para aprender, Gramado tem um ponto turístico especial que vai te conectar com a cidade, sua história e a natureza.

O passeio de Maria Fumaça é uma dessas formas que a gente tem de se sentir aconchegado pelo clima e pelo conforto do trem, além de tranquilamente poder apreciar a paisagem e, se quiser, degustar um vinho da região.

Pois, além de perceber o quanto a história da colônia italiana na região da Serra Gaúcha influenciou grande parte do país, você pode escolher um dos melhores passeios de Maria Fumaça que visitam as vinícolas gaúchas.

É um excelente passeio para toda a família, mas também é romântico.

trem maria fumaça Gramado

Passeio de Trem Maria Fumaça

9. Os museus Dreams

Há uma empresa na Serra Gaúcha especializada em turismo, cujas criações são verdadeiras atrações à parte de tudo o que a região já tem a oferecer, atraindo os mais curiosos e apreciadores.

Como grande parte deles fica em Gramado, você poderá conhecê-los facilmente. O Hollywood Dream Cars, por exemplo, faz uma homenagem à indústria automobilística e aos grandes clássicos de filmes americanos.

Já o Museu de Cera Dreamland faz alusão ao Madame Tussauds, rede mundialmente reconhecida pela qualidade de suas reconstruções, em cera, de personalidades do cinema, música, política, arte e história.

Enquanto o Harley Motor Show faz o visitante se sentir em um dos agitados e coloridos bares de Las Vegas, com motos da marca mais famosa e admirada do mundo, além de menu exclusivo que inclui bebidas.

10. Parque Florybal

Que tal um gigantesco parque perfeito para toda a família, com infraestrutura que abriga as principais necessidades, como bancos, sanitários, bebedouros, lanchonete e, é claro, muita diversão.

Assim é o Parque Terra Mágica Florybal, que conta com gigantes de pedra, dinossauros, plantação de cacau, estátuas de pedra e da mitologia grega, entre outras tantas atrações.

11. Zoológico de Gramado

O Zoológico de Gramado não é um lugar “comum”. Ele conta, sim, com visitação aberta para admirar e conhecer os animais locais, mas sua construção visou muito mais do que isso.

Ele foi projetado para ser um novo conceito em zoologia, pois conta com centro de estudos voltados à criação dos animais, o que resultou em recriação de habitats muito mais saudáveis.

Não há grades, mas sim vidros. Há somente animais da fauna brasileira, em sua rica diversidade, além de haver possibilidade de agendar visitas noturnas.

12. As vinícolas gaúchas

Gramado está repleta de atrações, mas o que a cidade conta de tão especial é o seu valor ao vinho, algo que ficou reconhecido em toda a Serra Gaúcha.

Pessoas de todas as partes do país e da América do Sul visitam a região em busca do famoso vinho gaúcho, que aqui é possível de ser conhecido através de suas lojas, mas, principalmente, em suas vinícolas.

Você pode agendar a sua visita ou participar de um grupo de excursão. Seja como for, elas estão ali, prontas para te apresentar suas bebidas, plantações e variações, que vão do vinho tinto ao espumante.

Jolimont

Uma das mais famosas vinícolas em Gramado

13. Lago Negro

Este é um dos pontos turísticos mais interessantes e bonitos dentro de Gramado. Ao mesmo tempo, em que a sensação de estar na cidade é permanente enquanto você estiver neste parque, sua natureza muitas vezes fala mais alto.

Assim é o Lago Negro, que tem sua história datada da década de 40, quando um trágico incidente transformou o cenário, resultando na criação de um lago artificial, mas muito bonito.

Ao seu redor, as flores e árvores, muitas delas vindas da Alemanha, tornam a vista simplesmente espetacular, enquanto dentro dele é possível aproveitar os pedalinhos em formato de cisne ou caravela.

O Lago Negro conta, ainda, com um restaurante e loja de chocolate, além de sua excelente infraestrutura com bancos, sanitários e gramado para admirar o pôr do sol com um piquenique.

14. Cristais de Gramado

Que tal conhecer a cidade de Gramado e sua história através de seus cristais? Assim é este passeio, interessante e único, que conta com a produção impecável e feita, em muitos casos, na frente do visitante.

Você pode admirar os milhares de exemplares que tomam conta do lugar, o qual fica localizado dentro da cidade, e ainda presenciar o molde de um cristal sendo feito na sua frente.

É impossível não querer levar algo para casa ou para presentear as pessoas especiais que essa viagem te lembrou.

15. Rua Torta

rua torta

A famosa Rua Torta: ponto de muitas fotos na cidade.

Esta é outra parte do passeio a pé que você pode fazer e conhecer diversos pontos turísticos de Gramado (há outras opções gratuitas aqui).

Baseada em uma via de São Francisco, na Califórnia, a Rua Torta é perfeita para ser feita a pé, pois de carro pode ser que você tenha tontura. Brincadeira à parte, ela é linda, ótima para tirar fotos.

Pois, além de sua estrutura em zigue-zague circular, você ainda conta com canteiros repletos de flores, para a foto ficar bonita com ou sem você. Ótimo para guardar de lembrança em uma viagem tão especial, não acha?

Onde Comprar Ingressos para Atrações Mais Baratos?

Conferiu a lista de pontos turísticos de Gramado e quer reservar seus ingressos com desconto?

A TourOn é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades, 100% confiável.

Além de oferecer centenas de atrações diferentes, ela consegue um preço único e abaixo do mercado para você conhecer os principais passeios de Gramado – podendo ser pagos em até 12x.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos para alguns locais da cidade.

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 23 de setembro de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

[faq]