passeios gratuitos em Gramado

Os 15 Melhores Passeios Gratuitos em Gramado

Maior da Serra
Brocker Turismo
Referência em turismo e receptivo na Serra Gaúcha, com dezenas de atividades
PONTOS POSITIVOS:
  • Uma das maiores empresas de turismo da Serra Gaúcha
  • Diversas opções de entretenimento, ingressos e passeios PREMIUM.
Brocker Turismo - Passeios e Atrações com Bons Preços

Chegar à Serra Gaúcha e aproveitar suas diversas atrações turísticas, é um dos momentos de maior ansiedade de sua viagem, tenho certeza.

Você planejou por tanto tempo, cada dia, para ir nos diversos parques, vinícolas e restaurantes.

Organizou suas malas e os calçados mais confortáveis para caminhar bastante, certo? Saiba que toda a sua organização acabou de ganhar um presente: uma forma de aproveitar Gramado sem gastar nada.

Enquanto você vai de um ponto turístico a outro, além das atrações e lugares para comer, beber e fazer compras, a cidade também te reserva alguns momentos memoráveis com outro olhar.

Por isso, preparamos uma lista com 15 passeios gratuitos em Gramado que são imperdíveis. Assim você relaxa e curte o passeio sem se preocupar em pagar por um ingresso ou a conta no final.

Guia completo para transformar sua viagem para Gramado e Canela em um sonho inesquecível

Apenas R$37

Quais são os Melhores Passeios Gratuitos em Gramado?

Fiz uma seleção com 15 ótimas opções para passeios gratuitos em Gramado no meu ponto de vista.

Você tem total liberdade para discordar de mim, e claro, sugerir alguns pontos que você recomenda aqui no campo de comentários para enriquecer ainda mais o conteúdo.

1. Lago Negro

lago negro em gramado

Este é um dos grandes motivos por haver uma lista de passeios gratuitos em Gramado. O Lago Negro em Gramado é um dos parques mais belos dentro de grandes cidades em todo o país.

Se isso já não é motivo o suficiente para você querer visitá-lo, saiba que no Lago Negro a natureza te dá as boas-vindas com a tranquilidade de quem deseja proporcionar somente paz.

Além de boas fotos, é claro.

Um enorme lago com seu entorno coberto com árvores e lugares em meio à natureza para você relaxar e curtir o pôr do sol.

  • Endereço: Rua A. J. Renner.
  • Horário de funcionamento: aberto o tempo todo.

2. Museu do Perfume

Os curiosos de plantão vão adorar conhecer este local da Serra Gaúcha.

Um museu com a história da perfumaria, repleto de fragrâncias e com o método de elaboração de perfumes, o que te dará uma boa perspectiva para suas próximas escolhas.

Além disso, este local tem arquitetura histórica, com a sua construção colonial que data de quase 100 anos.

Acredite: se você pensa que o cheiro será de um lugar antigo, está redondamente enganado.

Eles também produzem seus próprios produtos, o que é um convite, caso se interesse por uma de suas fragrâncias. É claro que isso é um jeito de fazer você comprar, então tudo vai depender do quanto você pode gastar. Mas vai na minha: vale a pena.

  • Endereço: Avenida das Hortênsias, 3662.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 09:00 às 18:00 horas.

3. Praça das Etnias

praça das etnias

Seguindo com a lista de passeios gratuitos em Gramado, que tal conhecer um pouco mais sobre a colonização de Gramado e de toda a região sul do país? A Praça das Etnias proporciona a oportunidade para você fazer isso sem gastar nada.

Ao lado da estação ferroviária, outro ponto a se admirar sem pagar nada, a Praça das Etnias te levará a uma viagem histórica, cuja importância se estende às atrações turísticas de Gramado, assim como sua gastronomia.

Com seu entorno repleto de construções coloniais, como a Casa do Colono, este é um espaço aberto e público cuja estrutura central te dará a oportunidade de vivenciar a cidade ao ar livre.

Junto com a Praça das Bandeiras (a famosa rótula das bandeiras fica na praça) e a Praça Major Nicoletti é um dos espaços públicos mais queridos pelos turistas de Gramado.

Durante o ano todo, há diversas atrações culturais no planejamento da cidade, o que você pode conferir no calendário junto ao site da prefeitura. Na citada Casa do Colono, há diversas comidas regionais à venda.

  • Endereço: Av. Borges de Medeiros.
  • Horário de funcionamento: aberto o tempo todo.

4. Vale do Quilombo

Prosseguindo com a seleção de passeios gratuitos em Gramado, em uma das avenidas mais movimentadas e importantes de Gramado está o Vale do Quilombo, cuja vista é de tirar o fôlego. Você consegue ver adiante centenas de metros e passar bons minutos ali, apenas admirando a paisagem.

Há um canteiro que te deixa seguro do movimento dos carros, além de iluminação pública de qualidade. Além da boa, e velha segurança de Gramado.

  • Endereço: Avenida das Hortênsias, no sentido Canela.
  • Horário de funcionamento: aberto o tempo todo.

5. Lago Joaquina Rita Bier

Lago Joaquina Rita Bier

Este é outro ponto perfeito para você aproveitar o tempo tomando um sol ou curtindo o frio de Gramado.

O Lago Joaquina Rita Bier é ótimo para passeios ou, se preferir, apenas sentar-se e curtir a vista.

No Natal, ele é preparado para receber um dos festivais mais famosos da região, o Nativitaten, mas no restante do ano, vira um local aberto com a natureza conversando diretamente com os transeuntes locais.

  • Endereço: Rua Leopoldo Rosenfeldt.
  • Horário de funcionamento: aberto o tempo todo.

6. Avenida Borges de Medeiros

Seguindo com as boas opções de atrações gratuitas em Gramado, é impossível falar de Gramado sem citar a charmosa Avenida Borges de Medeiros, local no qual você obrigatoriamente passará em sua estadia na cidade, pois é nela que estão diversos restaurantes e atrações turísticas.

Lojas de malhas, fábrica de chocolates (com espaço para lojas de chocolate artesanal) e tantas outras opções em calçadas estruturadas para te levar à Europa neste que é um dos pontos mais bonitos de toda a Serra Gaúcha.

Sua estrutura, aliás, é de encher os olhos, pois as diversas construções com telhados curvos para receber a neve, combinam perfeitamente às árvores Acer Palmatum, que roubam a cena durante todo o ano.

Na avenida Borges, você poderá tirar grandes fotos e se localizará de vez que está em Gramado, sobretudo se for em épocas festivas, como o inverno, o Festival de Cinema e o Natal Luz.

  • Endereço: toda a Av. Borges de Medeiros.
  • Horário de funcionamento: aberta o tempo todo, mas as lojas funcionam em horário comercial, alguns restaurantes e bares até as 23:30 horas.

7. Igreja Matriz de São Pedro

Igreja Matriz de São Pedro

É praticamente obrigatório visitar toda igreja matriz, de qualquer cidade que se visite na Serra Gaúcha, pois, ali estarão boa parte da história de toda a região.

Em Gramado não é diferente.

A Igreja Matriz de São Pedro foi construída em 1943, com cerca de 78 mil pedras basálticas, ou seja, imagina o nível de detalhes que ela tem.

Além disso, sua imponente torre tem 46 metros de altura, o que facilita a sua visão de longe. Um local histórico em nossa lista de passeios gratuitos em Gramado.

  • Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2659.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 07:30 às 21:00 horas.

8. Fonte do Amor Eterno

Dando sequência a seleção de atrações gratuitas em Gramado, ao lado da igreja matriz, a Fonte do Amor Eterno é livremente inspirada na Fontana Di Trevi, da Itália, cujo objetivo é o mesmo: trazer mais amor à cidade.

Nela, os casais podem aproveitar um dos passeios e amarrar seus nomes com cadeados, simbolizando amor eterno.

Ela é belíssima e seu entorno ajuda, pois além da própria igreja e sua construção suntuosa, há lojas e cafés para o visitante que passa por ela e queira desfrutar um pouco mais de sua visão.

  • Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2659.
  • Horário de funcionamento: é aberto o tempo todo.

9. Palácio dos Festivais

Palácio dos Festivais

É no Palácio dos Festivais que ocorre o maior evento de cinema da América Latina, o Festival de Gramado. Realizado todo mês de agosto, com a presença de ilustres diretores e artistas de todo gênero que se reúnem para conhecer os vencedores da estátua do kikito.

Na época do festival de cinema, é comum encontrar pela cidade e por toda região da Serra Gaúcha famosos fazendo passeios, como você, desfrutando de um café ou jantando em seu restaurante favorito. Além disso, há diversas mãos marcadas em cimento na calçada deste Palácio do festival de cinema.

Fora da época festiva do cinema de Gramado, há uma programação especial de filmes latinos, passando aos finais de semana, ou todos os dias em alta temporada. Confira a programação do cinema de Gramado, que muda o tempo todo.

  • Endereço Palácio dos Festivais: Avenida Borges de Medeiros, 2697.
  • Horário de funcionamento: o palácio costuma ficar fechado, mas as sessões são sempre às 20:30 horas.

10. Cristais de Gramado

O Rio Grande do Sul é nacionalmente reconhecido por sua produção de cristais, o que pode muito bem ser apreciada nesta atração especial de Gramado, gratuita e disponível ao público desde 2002.

São mais de 18 mil peças expostas e você pode acompanhar a produção dos cristais de Gramado ao vivo, com a técnica italiana di murano, na qual é possível moldar manualmente uma peça, apenas com a ajuda de sopro.

  • Endereço: Rodovia RS 115, km 36.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 08:30 às 12:00 horas e das 13:30 às 17:00 horas.

11. Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal

A Prefeitura Municipal de Gramado é um aperitivo do quanto a cidade possui arquitetura única e uniforme, além de excelentes técnicas de paisagismo.

Sim, neste pedaço da cidade é possível conferir tudo isso.

O prédio foi construído em 1973 e, desde então, abriga a parte administrativa da cidade, com um belo jardim à sua disposição bem em frente.

Pois é, onde se imaginava que a prefeitura faria parte da lista dos pontos turísticos, dos passeios baratos em Gramado? Mas pela arquitetura, ela vale a pena ser conferida.

  • Endereço: Avenida das Hortênsias, 2029.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 08:00 às 11:30 horas e das 13:30 às 17:30 horas.

12. Rua Torta

Para fechar a lista de passeios Gratuitos em Gramado, temos a Rua Torta.

Esta não é uma homenagem aos colonizadores italianos e alemães, nem aos portugueses ou restante do Brasil. Esta é uma singela inspiração na Lombard Street, em São Francisco, nos Estados Unidos.

O nome oficial é Rua Emílio Sorgetz, mas é popularmente chamada de Rua Torta, justamente por seu charme sinuoso, que é acompanhado em ambos os lados por belos jardins repletos de hortênsias.

No mínimo, esse passeio te garante fotos divertidas.

  • Endereço: Rua Emílio Sorgetz.
  • Horário de funcionamento: aberta o tempo todo.

13. Rua Coberta

rua coberta
Foto da Rua Coberta

Para você sentir a verdadeira energia da cidade de Gramado, você tem que visitar a Rua Coberta. É uma daquelas obrigações que deve se impor ao visitar a cidade para não ouvir de alguém: “então você não foi para Gramado”.

Mas qual é o “lance” dessa rua? A Rua Coberta é considerada o ponto central da cidade, porque além de estar localizada bem ao seu centro, reúne uma infinidade de restaurantes, lojas e cafeterias.

É na Rua Coberta que ocorrem diversas atrações culturais em Gramado, os principais eventos – o que inclui o prestigiado Festival de Cinema, de projeção nacional. Um imenso tapete vermelho é estendido ao longo da via para receber os principais artistas do cinema brasileiro.

É também na Rua Coberta que ocorre outra atração famosa de Gramado: o Natal Luz (mais detalhes no próximo tópico). A rua novamente se veste a caráter para um evento. Recebe uma decoração toda especial para a ocasião.

Alguns detalhes extras sobre a Rua Coberta. Ela é facilmente reconhecível por ser coberta (como o nome deixa sugerido) por uma estrutura de acrílico. A passagem de carros é impedida pelos bancos de descanso espalhados pelo lugar e, claro, pelas estruturas dos restaurantes e cafeterias.

E por falar em restaurantes e cafeterias, eles ficam abertos até às 19 horas, porém, no período mais agitado do ano, no Natal Luz, ficam abertos até às 21 horas.

A Rua Coberta é rota de acesso para outras atrações importantes da cidade. O Palácio dos Festivais, único cinema de Gramado, fica bem em frente ao logradouro. Para quem curte arquitetura de igreja ou momentos de introspecção, a Igreja Matriz fica ao lado do cinema.

Os 100 metros de comprimento da Rua Coberta ligam a principal avenida da cidade, a Borges de Medeiros (mais detalhes no tópico acima).

14. Natal Luz

De outubro a janeiro, Gramado vira uma terra mágica.

Uma terra enfeitada por pinheiros, lâmpadas decorativas e todos os elementos possíveis de se associar ao Natal. As ruas ganham nova aparência e servem de palco para diversos espetáculos musicais repletos com as canções típicas dessa época mágica do ano.

Estou falando do Natal Luz, o nome que a celebração de Natal recebe nesta formosa cidade da Serra Gaúcha.

O evento ocorre em Gramado desde 1986 e ganhou vida graças à iniciativa da família Hõppner, fundadora da atração Mini Mundo (um interessantíssimo museu de miniaturas, com reproduções fidelíssimas de cartões postais do mundo inteiro).

Conta a história de que a família apresentou filmagens de uma festa natalina de uma cidade alemã para o então secretário de turismo de Gramado. O contexto era encontrar formas de atrair turistas para a cidade em época de baixa temporada.

O secretário gostou, a saber, Luciano Peccin, e os cidadãos de Gramado compraram a ideia. Os Gramadenses fizeram lâmpadas incandescentes em frente às casas e no comércio. O resultado foi a formação de um caminho iluminado para a passagem de mais de 20 papais noéis e 700 cantores.

É isso que você vai encontrar em Gramado nesta época, mas em escala muito maior.

Um dos momentos marcantes do evento é o acendimento de luzes. Não deixe de visitar a Rua Pedro Benetti durante o Natal Luz, pois nesta época do ano ela vira a “Rua das Renas”.

Artistas plásticos locais se empenham em fazer obras decoradas para homenagear algum símbolo importante da cidade. Em 2020, o tema foram os imigrantes colonizadores do município.

Outra atração gratuita bacana que ocorre nesta época do ano em Gramado é a Trupe de Natal.

Se trata de uma companhia itinerante de artistas que percorre toda a rede hoteleira da cidade com o objetivo de espalhar alegria e o espírito natalino a todos os moradores e turistas da Serra Gaúcha.

15. Gramado e Canela

catedral nossa senha em canela

A essa altura, já deve ter percebido que Gramado é, sem dúvida, uma cidade disputada, principalmente na alta temporada. Por isso, não é difícil que ocorra de você não encontrar boas opções de hospedagem disponíveis se deixar para se planejar muito em cima da viagem.

Contudo, uma opção recorrida por muitos turistas para driblar esse problema é se hospedar na vizinha Canela. A cidade conta com uma boa rede hoteleira e gastronômica e fica pertinho de sua irmã mais famosa.

No entanto, ela também tem brilho próprio, ou seja, tem atrações interessantes para os turistas.

Um deles é o Parque do Caracol, localizado a nove quilômetros do centro de Canela. O grande atrativo do parque, sem dúvida, é o mirante principal com vista para a cachoeira, mas você tem muito a ganhar se apenas passear pelo parque, fazer uma caminhada contemplando a natureza e visitando as diversas lojas e restaurantes do entorno.

Outra atração são os bondinhos aéreos.

Eles se localizam a um pouco mais de um quilômetro da entrada principal do parque. O passeio de teleférico certamente é a melhor opção para apreciar a paisagem da região, mas principalmente para desfrutar da Cascata do Caracol no melhor ângulo possível.

Também não posso deixar de mencionar o Alpen Park, situado a quase um quilômetro do centro de Canela. O parque combina as atrações tradicionais desse tipo de entretenimento, montanha-russa, elevador, carrossel, etc, mas o misturando com atrativos ligados à natureza. Vale ressaltar que esse é pago.

Também destaco a Catedral de Pedra localizada na área central de Canela. Não chega a ser tão charmosa quanto o centro de Gramado, contudo, abriga o ponto turístico ícone da cidade.

A catedral impressiona pela sua imponência e arquitetura, que lembra muitos os castelos medievais da antiga Europa.

Por essas e outras atrações, Canela também se tornou querida pelos turistas da Serra Gaúcha inicialmente atraídos por Gramado.

Sua popularidade foi aumentando tanto com o passar dos anos que se tornou comum encontrar em agências de viagem pacotes “Gramado e Canela”, ou seja, um roteiro de viagem que inclui tour nos dois municípios.

Gostou dessas dicas de passeios gratuitos em Gramado?

É isso! Espero que tenha gostado dessas dicas e, se você achou que ficou faltando alguma atração, deixe nos comentários, assim como suas impressões dos locais mencionados no artigo.

Até a próxima e boa viagem!

Onde Comprar os Ingressos para Gramado com Desconto?

Viu todos os detalhes e decidiu quais passeios irá fazer? Agora é a hora de garantir seus tickets com um preço diferenciado.

Para garantir os seus passeios com o melhor preço, recomendamos a Brocker Turismo. A maior e mais confiável agência de Gramado e Canela.

Você economiza nos ingressos e tem a garantia de não dar chance pro erro de cair em uma fraude.

Além de contar com toda a assistência de um time preparado e que conhece a região a fundo.

Atenção: Reserve seus ingressos com antecedência para não correr o risco de ficar sem entrada para os dias da sua viagem.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – e economize MUITO em sua viagem.

Descubra como Economizar Até 50% em mais de 213 Estabelecimentos de Gramado e Canela