passeio de Maria Fumaça em Gramado vale a pena

Passeio de Maria Fumaça em Gramado Vale a Pena? Tudo O Que Você Precisa Saber!

Entretenimento
Trêm Maria Fumaça
Um dos passeios mais desejados na cidade!
PONTOS POSITIVOS:
  • Uma aventura incrível com duração de cerca de 1 hora
  • Oportunidade incrível de conhecer a cultura italiana e dos imigrantes
  • Degustação de deliciosos sucos e vinhos
Trêm Maria Fumaça - Melhor preço encontrado na Brocker Turismo

Este é um dos passeios mais tradicionais de Gramado e de toda a Serra Gaúcha. Visitado por milhares de pessoas todos os anos, será que o passeio de Maria Fumaça em Gramado vale a pena?

Sim, vale. Só que ele tem um preço para ser tão especial.

Isso porque tanto a cidade de Gramado, quanto de Canela, e outras tantas da região, foram fundadas por imigrantes italianos, que encontraram a temperatura como a Itália.

Assim, os vinhedos transformaram a paisagem local, assim como a demais cultura italiana, que envolve tanto os hábitos do dia a dia dos moradores quanto a gastronomia.

Localização

🚗 Onde Fica

O passeio de Maria Fumaça fica na Rua Madre Verônica 250 Sala 104.

📍 Lugares Próximos

  • Rua Coberta (0,3 km)
  • Natal Luz (0,5 km)
  • Borges de Medeiros (0,5 km)

Como Funciona o Passeio de Maria Fumaça em Gramado?

Este é um passeio que faz todo o sentido a quem busca o charme da Serra Gaúcha, pois ele envolve tradição, vinho, gastronomia, história e cultura.

Por isso, o passeio de trem é recomendável a quem busca por uma experiência completa.

Ele parte da estação de trem do centro de Gramado e, dependendo de qual seja seu ingresso, ele passará por Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi, cidades próximas que também mantém viva a tradição da Maria Fumaça.

O passeio, para ser melhor aproveitado, exige que você escolha uma das modalidades de ingresso na bilheteria e compre, de preferência, com antecipação para evitar filas.

Assim você parte em sua jornada de acordo com vontade, disposição e bolso.

O passeio pode incluir desde degustação de bebidas feitas à base de uva, alcoólicas ou não, até queijos e outras delícias da região. Ainda assim, pode ter paradas em cidades para apreciação da cultura local ou em malharias.

Como você pode ver, este é o passeio que torna a visita ao Rio Grande do Sul ainda mais rica, por isso andar na Maria Fumaça em Gramado vale a pena sim!

Alguns dos passeios disponíveis de Maria Fumaça, são:

  • Passeio comum
  • Rota do vinho
  • Tour uva e vinho
  • Entre outros (entraremos em detalhes abaixo, no sub-tópico melhores passeios de trem em Gramado e Canela)

Como chegar à estação de trem em Gramado?

Muito simples.

Ela fica no centro da cidade, o que não há erro para ir tanto de carro, quanto em excursão ou transporte. Até mesmo a pé, pois grande parte dos hotéis de Gramado estão na região central.

trem maria fumaça Gramado

Onde Comprar os Ingressos para Gramado com Desconto?

Viu todos os detalhes e decidiu quais passeios irá fazer? Agora é a hora de garantir seus tickets com um preço diferenciado.

Para garantir os seus passeios com o melhor preço, recomendamos a Brocker Turismo. A maior e mais confiável agência de Gramado e Canela.

Você economiza nos ingressos e tem a garantia de não dar chance pro erro de cair em uma fraude.

Além de contar com toda a assistência de um time preparado e que conhece a região a fundo.

Atenção: Reserve seus ingressos com antecedência para não correr o risco de ficar sem entrada para os dias da sua viagem.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – e economize MUITO em sua viagem.

O Passeio de Maria Fumaça é Bom Mesmo? Alguns Prós e Contras do Evento

Andar de trem em meio à Serra Gaúcha com vinhedos à sua volta pode ser o paraíso, mas calma lá! Nem tudo são flores, pois há aspectos bons e ruins que precisam ser considerados para conhecer de fato esta atração.

Para isso, veja a seguir alguns pontos positivos e outros negativos para saber se o passeio de Maria Fumaça vale a pena mesmo ou se é uma enganação para turistas despreparados.

Pontos positivos

  1. A beleza natural encherá os olhos, sobretudo das pessoas que vivem em cidade grande e se desacostumaram a enxergar algo além do cinza;
  2. O trem é confortável e divertido, pois sua velocidade faz com que você mergulhe de vez na época em que esse transporte era normal;
  3. Você vai sentir o cheiro do vinho e das uvas diversas vezes, seja na hora de degustar ou ao passar próximo aos diversos vinhedos da região;
  4. Há outras distrações, como paradas em malharia e o próprio serviço dentro do trem.

Pontos negativos

  1. Se você não tem muito tempo na região, este é um passeio que lhe custará um dia inteiro, dependendo do roteiro que escolher fazer;
  2. O valor pode ser salgado para grupos ou famílias, tendo em consideração as opções visitas em vinhedos e outras cidades;
  3. Fãs de tecnologia ficarão com coceira nas pernas de tanto esperar, pois, a velocidade é reduzida nesta imersão ao início do século XX;
  4. Os mais novos não têm muito espaço neste passeio, que conta com uma Maria Fumaça e degustação de bebidas alcoólicas: o barulho e a inconveniência podem atrapalhar.

Na minha opinião, o passeio de Maria Fumaça vale muito a pena, desde que você não vá em grupos com crianças ou precise desembolsar o ingresso de todo mundo.

Recomendável para famílias mais velhas, amigos e casais.

Lembre-se também que, entre novembro e janeiro, a alta temporada em Gramado chega com tudo. Então, nessa época do ano, as atrações geralmente recebem muitos visitantes. A duração da sua espera na fila vai depender também disso, ou seja, pode variar de poucos minutos (em dias mais tranquilos) a algumas horas (em alta temporada).

Quais são os Melhores Passeios de Trem em Gramado e Canela?

Citamos acima sobre os melhores passeios de trem em Gramado, mas agora vamos entrar em detalhes sobre cada uma das principais rotas para deixar ainda mais claro para sua escolha.

1. Tour Uva e Vinho e Vinícola Miolo

Este é um passeio especial por oferecer degustação de vinhos e queijos, além de proporcionar a já esperada bela vista de toda a viagem.

Inclui diversas distrações, mas caso queira comprar com antecedência, o melhor é comprar pela internet.

Desta forma, você consegue economizar dinheiro e ainda aproveita o passeio Tour Uva e Vinho., sobretudo se o passeio será feito em grupo.

Além disso, você ganha as deliciosas degustações dos vinhos e outras bebidas da Vinícola Miolo, durante seu passeio e na visita ao próprio local, conhecendo todo o processo de produção até chegar à boca.

2. Tour Uva e Vinho e Vinícola Tonet

Mais um passeio que mostra o quanto andar de Maria Fumaça em Gramado vale a pena.

Isso porque, além de ser o mais procurado, é o que oferece grande relação custo-benefício. Você ainda consegue dar uma paradinha para comprar malhas e tricôs.

Mas, mais do que isso, este tour é a oportunidade perfeita para fazer degustação.

Através dos produtos da Vinícola Tonet, você encontrará tanto os sabores mais clássicos quanto o de espumantes, todos durante o Tour Uva e Vinho. Desta forma, você consegue mergulhar de cabeça neste passeio puramente tradicional.

3. Tradicional: Trem Maria Fumaça

Este é um dos passeios mais em conta, pois não oferece imersão em vinícola, apesar de que você terá oportunidade para degustar vinhos e espumantes durante o trajeto de 23 quilômetros.

Ou seja, a sua experiência ao andar em uma antiga e belíssima Maria Fumaça pode ser feita a partir de valor promocional.

Além disso, o passeio contará com música típica e a paisagem que te levará, se não para o passado, ao menos para a raiz da cultura regional. Ou seja, é mergulhar na Serra Gaúcha e aproveitar com o pé direito.

4. Rota do Vinho e Trem Maria Fumaça

Um dos passeios mais tradicionais oferecidos em Gramado, que também passa pelas belas GaribaldiCarlos Barbosa e Caxias do Sul, é também conhecido como “Trem do Vinho”.

Tem degustação na vinícola de vinho e espumantes, visita a vinícola do Vale dos Vinhedos, ou seja, é um passeio completo.

Mas, o que você precisa se preocupar mesmo é com a quantidade de lembrancinhas que levará desta viagem!

Pois, além do espetáculo que é a viagem de Maria Fumaça, você também fará um passeio pela região dos vinhedos, com as paisagens mais belas e tradicionais da Serra Gaúcha, quase como pisar no sul da Itália.

Com certeza é um dos melhores passeios de Trem em Gramado e Serra Gaúcha.

5. Outros ótimos passeios

Além dos 4 passeios que acabamos de citar, alguns outros também merecem destaque. São eles:

  • Maria Fumaça e Parque Temático Epopeia Italiana;
  • Maria Fumaça e Fábrica da Tramontina;
  • City Tour Viva a História;
  • Vale dos Vinhedos;
  • Garibaldi, a Capital do Espumante;
  • Maria Fumaça e Culinária Gaúcha;
  • Especial Vinícolas Tradicionais;
  • Parque Cultura Epopeia Italiana;
  • Almoço Italiano;
  • Vinícola Aurora.

Quanto tempo dura o passeio de Maria Fumaça em Gramado?

Duram pelo menos duas horas, mais o tempo de parada. Porém, se você optou por passeios que passem em vinícolas, o melhor é que reserve um dia para este tour.

Isso porque, dependendo de qual modalidade escolheu, você poderá passar algumas boas horas escolhendo suas malhas e tricôs, ou degustando vinhos e queijos e aproveitando os melhores preços para levar lembrancinhas para casa.

estação de trem em Bento Gonçalves

E aí, o Passeio de Maria Fumaça em Gramado Vale a Pena Mesmo?

Com certeza.

É um dos passeios mais charmosos para se fazer, o que é sugerido que faça a modalidade mais completa, se puder. Isso porque, assim, você já conhece os diversos aspectos da Serra Gaúcha.

Você aproveita a tradição, os vinhos, a gastronomia, a cultura e a história da Serra Gaúcha em uma tacada só, te dando mais tempo para explorar outras atrações da região.

Além disso, que tal aproveitar a visita e aproveitar para visitar alguns museus da região?

O sangue europeu trouxe a Gramado e Canela, por exemplo, o respeito pelas tradições e por guardar informação de geração em geração. É assim, então, que você encontra museus de todos os tipos e gostos – e eles são muito bons.

Se tiver interesse em conhecer outras opções de turismo na região, além do passeio de trem Maria Fumaça, pode conferir nosso post sobre os principais passeios de Gramado.

Quanto tempo dura o passeio de Maria Fumaça em Gramado?

A duração média do passeio de Maria Fumaça em Gramado dura 2 horas, que pode se estender quando você incluir a visita a uma vinícola.

Quanto custa o passeio de Maria Fumaça?

O valor do ingresso de Maria Fumaça em Gramado varia de acordo com o seu objetivo. O valor mais simples, somente com o passeio e entrada do Parque Epopeia Italiana, custa a partir de R$ 200,00 (sem incluir transporte).

Descubra como Economizar Até 50% em mais de 213 Estabelecimentos de Gramado e Canela