páscoa em gramado

Páscoa em Gramado: 9 dicas para aproveitar

Maior da Serra
Brocker Turismo
Referência em turismo e receptivo na Serra Gaúcha, com dezenas de atividades
PONTOS POSITIVOS:
  • Uma das maiores empresas de turismo da Serra Gaúcha
  • Diversas opções de entretenimento, ingressos e passeios PREMIUM.
Brocker Turismo - Passeios e Atrações com Bons Preços

Se existe uma época do ano simplesmente deliciosa e imperdível em Gramado e Canela, é a Páscoa.

De fato, toda a tradição das colonizações da região, principalmente a italiana, traz à tona as maravilhas dessa época que, apesar de religiosa, também é turisticamente imperdível.

A cidade se torna um cenário quase fantástico de decorações de Páscoa, com chocolates em todos os lugares.

Afinal, aqui estão algumas das fábricas nacionais mais importantes do país, todas com histórias que são compartilhadas com o público, geração após geração.

Com outras descendências trabalhando a todo vapor para proporcionar momentos inesquecíveis aos turistas, você vai encontrar muitas opções gastronômicas. Não é preciso ir até à capital, Porto Alegre, para encontrar o melhor.

Iguarias como a carne gaúcha, argentina e uruguaia, as massas italianas, o chocolate suíço, os peixes portugueses, os frutos-do-mar espanhóis e as sobremesas alemãs, por exemplo.

Tudo em uma região que normalmente traz momentos incríveis. Agora, com uma época tão festiva e familiar, o que não faltarão a você, serão atividades para se divertir e se emocionar com as pessoas queridas.

Como aproveitar a Páscoa em Gramado e Canela na Serra Gaúcha?

Com tudo o que a Páscoa em Gramado tem a oferecer, é bem provável que sua experiência seja repleta de momentos inesquecíveis.

Mas, para isso, vamos te ajudar a planejar sua viagem por completo, desde a hospedagem até o que fazer de especial.

Além disso, vamos te mostrar como encontrar chocolates inesquecíveis em Gramado enquanto estiver por lá, aproveitando suas queridas lojas e fábricas.

Confira, agora, nossas 9 dicas para tornar sua viagem ainda mais especial.

Como escolher a sua hospedagem nesta época do ano?

Escolher a melhor hospedagem em sua viagem durante a Páscoa em Gramado será um desafio e tanto, sobretudo se for deixado para poucas semanas antes de embarcar.

Por ser uma época familiar, e, porque a cidade oferece toda a estrutura, esse feriadão é bastante concorrido, o que também pode encarecer as diárias de última hora. A serra gaúcha toda é muito procurada após o verão.

Desta forma, é recomendável que você inicie sua pesquisa sobre as hospedagens que melhor se encaixam em seu bolso e gosto alguns meses antes de viajar, para, assim, conseguir fazer a sua reserva com tempo o suficiente para chegar em Gramado sem grilo.

Além disso, outra dica é que você se atenha a duas regiões para se hospedar: Avenida Borges de Medeiros e Avenida das Hortênsias, e seus respectivos entornos.

Afinal, dali você consegue ir facilmente para os principais pontos da cidade – se possível, opte também por alguns hotéis perto da rua coberta (mas vale lembrar que são mais caros).

Serrazul Hotel
Interior do Hotel Serrazul

O feriadão da Páscoa: faça suas reservas de restaurantes

Os restaurantes ficam lotados durante a Páscoa em Gramado, o que costuma ocorrer também em outras cidades turísticas do país.

Em uma cidade como Gramado, a qual está repleta de opções gastronômicas para serem aproveitadas em quaisquer refeições, não é diferente.

Por isso, a melhor opção em seu planejamento de viagem é montar um itinerário dos principais restaurantes que você quer conhecer e, assim, efetuar suas reservas, tanto por e-mail quanto por telefone.

Aliás, hoje em dia, muitos lugares fazem isso por WhatsApp, a partir de ferramentas de comunicação que unificam os contatos de redes sociais e portais diretamente para este canal de atendimento.

Assim, você chega precavido para conhecer bons restaurantes e desfrutar de momentos únicos com boa comida, e até mesmo um atendimento especial, previamente combinado com a casa a partir do sistema do hotel.

Nos demais momentos, os quais você não preencheu para deixá-los livres, você pode simplesmente visitar outros lugares e verificar disponibilidade.

Fachada do Hard Rock
Créditos: Gustavo Beckenkamp (Flickr)

Aproveite as atrações turísticas sem filas intermináveis

Uma das melhores dicas que você vai conseguir aproveitar antes de viajar é a montagem de seu roteiro de passeios e restaurantes para aproveitar muito bem seu tempo em Gramado.

Pesquisando sobre os lugares e definindo suas principais paradas, você vai poder organizar seus dias e, assim, conseguir deixar um tempo livre para explorar.

Com isso, você não terá que se preocupar com a reserva de lugar ou compra de ingressos.

Tudo funcionará melhor se você comprar seus ingressos antes de embarcar, pois assim você não perderá tempo em filas intermináveis.

Você também não corre o risco de chegar ao lugar de seu interesse e não haver mais entradas disponíveis.

Para fazer isso, você pode encontrar o site oficial e procurar por informações relacionadas a vendas de ingressos online.

Outra opção é encontrar todos os ingressos em um único site (como o da Brocker, por exemplo), que pode, inclusive, montar um combo para você gastar menos e aproveitar mais.

maquete no mini mundo
Maquete do Mini Mundo

Aproveite a Avenida Borges de Medeiros para bater perna

A Avenida Borges de Medeiros é o centro de Gramado, onde há diversos pontos turísticos, como a Rua Coberta e o Palácio dos Festivais, além de restaurantes, cervejarias e hotéis exclusivos.

Mas, além desses lugares famosos, você vai perceber que algumas lojas de chocolate se destacarão durante a Páscoa, mais uma vez por conta da decoração que toma conta das ruas da cidade.

O setor comercial e a prefeitura da cidade de Gramado investem pesado no período da Páscoa para alegrar, divertir e satisfazer os clientes com todas as sensações que puderem prover. É gente feliz e curiosa para todo lado, e moradores alegres.

Por isso, que tal aproveitar essa avenida para bater perna por lá?

Com as construções trazendo arquitetura europeia, sobretudo da região bávara, na Alemanha, o cenário vai te levar à sensação de estar em um filme.

A sensação é, de fato, que o Willy Wonka vai aparecer a qualquer momento para te dizer que ganhou um ticket de ouro e que você está sendo convidado para conhecer com exclusividade a fantástica fábrica de chocolate. Já pensou?

A Páscoa em Gramado, assim, fica muito mais divertida!

avenida borges de medeiros
Av Borges de Medeiros decorada para evento da páscoa

Conheça as diversas atrações para os chocólatras de plantão

Para aproveitar todo o potencial chocólatra que Gramado tem a oferecer, o primeiro passo é visitar as lojas especializadas do centro da cidade.

Essas lojas estarão completamente decoradas, oferecendo produtos exclusivos, feitos por ali mesmo, embalados com a certeza de que você vai saborear algo único.

A partir do momento em que você se deliciar com os chocolates gaúchos, com certeza estará curioso para conhecer mais sobre o produto.

E isso é possível, pois há algumas fábricas de chocolate que abrem suas portas ao público, para o qual se permite conhecer toda a produção, e  também se divertir com as atividades interativas disponíveis.

Um dos exemplos disso é o Mundo de Chocolate, um verdadeiro parque temático cujos principais pontos são as esculturas incríveis feitas de chocolate maciço, sendo algumas delas passando de uma tonelada.

Ali, você vai encontrar esculturas de diversos pontos turísticos de todo o mundo, sempre mantidos à temperatura necessária para que a matéria-prima não derreta – ou seja, é frio lá dentro.

Torre Eiffel, Cristo Redentor e Muralha da China, por exemplo, são algumas das esculturas disponíveis.

Outra fábrica que abre as portas para o público é o Reino do Chocolate, aqui te levando à era medieval, com a sensação de estar em um mundo paralelo e encantado.

Cristo Redentor no Mundo de Chocolate
Cristo Redentor no Mundo de Chocolate

Quais são as atividades diferenciadas da Páscoa em Gramado?

As fábricas já são uma atração à parte. Mas a programação da Páscoa na cidade de Gramado vai além. Afinal, envolve o setor industrial, comercial, a população e a própria secretaria especial da cultura, tudo movimentado para o intuito de tornar sua visita um espetáculo.

Além de tudo o que você vai encontrar sobre a Páscoa e sobre os chocolates gaúchos, na parte cultural e gastronômica, Gramado e região oferecem passeios diferentes.

Esses passeios também são muito procurados em outras épocas, e aqui podem ser aproveitados por você e sua família.

Para começar, faça alguns passeios pelos museus e atrações interativas da região, como o Museu dos Beatles, o Dreamland Museu de Cera, Harley Motor Show e o Hollywood Dream Cars.

Esses são passeios diferentes que merecem a sua visita.

Outros passeios que valem muito a viagem são os parques de toda a região da Serra Gaúcha. Além de Gramado e Canela, no entorno da região tem Nova Petrópolis, com seus parques, cultura alemã e natureza esplêndida. E não muito distante, a famosa região dos cânions. Tudo na Serra Gaúcha é lindo!

Esses parques trazem diferentes pontos de vista e uma vivência imersiva na conservação ambiental, algo cada vez mais raro de ser aproveitado.

avatar no dreamland
Boneco de cera no Dreamland

Vinhos e chocolate: a melhor combinação está nas vinícolas

Não é só de chocolate que a Páscoa vive em Gramado.

Na verdade, como você conheceu, há muitos lugares para celebrar essa data religiosa, seja você religioso ou não. De uma forma ou de outra, é uma época bastante familiar.

Mas o que traz um bom complemento à Páscoa e aos chocolates são os vinhos gaúchos.

Premiados em todo o mundo, as vinícolas merecem a sua visita, para que possa conhecer todo o processo de produção, que vai do plantio à taça que será oferecida para degustação.

Há dezenas de vinícolas para você conhecer, das quais algumas chamam a atenção por oferecer excelência tanto em seus produtos quanto na parte turística, trabalhando recepção e amostragem.

Em muitos casos, há passeios que são complementados por refeições, as quais vão te ensinar a harmonizar a bebida com determinados pratos.

Ainda sobre as vinícolas, você pode conhecê-las através do fantástico passeio de Maria Fumaça.

Esse passeio oferece, dentre outras coisas, a possibilidade de degustação durante o trajeto, parada em feira de artesanato e visita a uma ou mais vinícolas.

Na verdade, em se tratando de vinho, as cidades da chamada “região das hortênsias” oferecem boas opções. Além de Gramado, Caxias do Sul possui tradição em vinícolas, sendo destaque no Rio Grande do Sul nesse quesito.

maria fumaça
Trem Maria Fumaça em Garibaldi

Dica de viagem: conheça a Páscoa de Canela

Mas não é só em Gramado que a programação da Páscoa oferece atrações e apresentações especiais aos visitantes.

Com a decoração festiva em árvores e cenários montados completamente dedicados ao feriado nacional, Canela também oferece uma programação especial a quem passar por lá.

Suas lojas ficam com a decoração de páscoa, há diversos pontos turísticos repletos de chocolates, como a praça principal e as proximidades da igreja matriz.

Além disso, você vai encontrar um palco montado para oferecer espetáculos em formato de shows e peças, focando o público juvenil e as famílias com crianças pequenas. Uma verdadeira vila de páscoa.

páscoa em canela
Cidade de Canela decorada para páscoa

Você sabe o que é o Chocofest?

Como se tudo o que a Páscoa em Gramado oferecesse já não fosse o suficiente para você se deliciar com as guloseimas feitas à base de cacau, outra cidade vizinha te apresenta um evento imperdível: o Chocofest.

A capital nacional do chocolate artesanal espalha sua tradição aos municípios vizinhos, afinal, eles compartilham os mesmos traços de imigração.

Tanto Canela quanto Nova Petrópolis atraem sua cota de turistas chocólatras, com eventos para adultos e crianças.

Em Nova Petrópolis, a mais alemã das cidades da Serra Gaúcha, e também chamada de jardim serrano, existe esse evento completamente dedicado à Páscoa e às guloseimas feitas com chocolate, a qual ocorre nos dias que precedem a data comemorativa. É clima de festa total.

A cidade fica toda decorada, com um palco montado para apresentar shows e peças teatrais, um evento oficial da Páscoa voltado ao espetáculo infantil.  Pessoas vestidas de coelhos e gente com coelhinho pode ser encontrada pela cidade.

Espetáculos por toda parte em Gramado

Com temperaturas bem baixas no inverno, esta região apresenta um clima agradável, perto da páscoa. É o clima ideal para espetáculos de rua.

Oficinas, parques, artistas, e eventualmente até a orquestra sinfônica de Gramado fazem o espetáculo acontecer, conforme um programa rígido, mas descontraído.

A decoração de páscoa, que se estende a cenários completos, com casas de chocolate e personagens vestindo figurinos especiais, enfeita até as árvores da região, decoradas com ovos de Páscoa. Se encontra doces nos telhados. E a rua, coberta de cores. Impecável e mágico.

Páscoa em Gramado feliz e segura: atrações de 2021

Na Páscoa 2021 de Gramado, tivemos para o domingo de Páscoa a emoção do espetáculo infantil:  “Tito, um coelho atrapalhado”. Uma história de amizade e aventura incrível em busca do “ovo dourado”.

O entretenimento também contou no decorrer do evento com múltiplas atrações: o resgate de canções infantis com o “Bando lúdico”. A oficina lúdica também promoveu jogos, cultura e brincadeiras para todos os visitantes.

E mais: encantorias poéticas, a escola de coelhos – onde se aprende a ser… coelho! E a hora do “doces sabores”, programa voltado à prática de quitutes saborosos. Em seguida, a Páscoa gourmet traz convidados apresentando mais guloseimas especiais.

Junto às brincadeiras e intervenções culturais, rolam as atrações religiosas, desde sexta-feira santa, passando pelo sábado de aleluia e o domingo de páscoa, como o recitális de Páscoa, a procissão de Ramos e a procissão de Passos. Das crianças aos idosos, todos curtem.

Restrições e soluções

Com as restrições de segurança devido à COVID-19, este ano a Páscoa em Gramado foi transmitida online, através do canal do YouTube.

Mesmo assim, do dia 26 de março até 02 de maio, como de costume, o festejo aconteceu. No domingo de Páscoa, tivemos a bonita apresentação da orquestra sinfônica de Gramado, na igreja matriz São Pedro.

Por isso, o evento em 2021 se chamou “Páscoa feliz e segura”. Na página, “Páscoa em Gramado”, uma organização carinhosa cuidou para que a tradição fosse mantida, nesse momento de carência e apreensão.

O controle de acesso registrou grande número de participantes, e as notícias posteriores foram de satisfação e contentamento.

A habitual venda de ingressos ocorreu na forma de inscrições on-line. A união da Prefeitura de Gramado com a Gramadotur, órgão de cultura e turismo, além de muitas outras parcerias, garantiu o sucesso do evento com a segurança de todos.

Como você vai curtir a próxima Páscoa em Gramado?

Esperamos que logo ali, na próxima Páscoa, já esteja tudo em ordem no país, com segurança e todos bem, após o susto da pandemia de COVID-19.

Aí, não só o coelhinho, mas todos nós, sairemos da toca, para novas festas.

Prepare-se para curtir a próxima Páscoa em Gramado e, por enquanto, evite aglomerações. Se programe para conhecer a capital nacional do chocolate artesanal.

Onde Comprar os Ingressos para Gramado com Desconto?

Viu todos os detalhes e decidiu quais passeios irá fazer? Agora é a hora de garantir seus tickets com um preço diferenciado.

Para garantir os seus passeios com o melhor preço, recomendamos a Brocker Turismo. A maior e mais confiável agência de Gramado e Canela.

Você economiza nos ingressos e tem a garantia de não dar chance pro erro de cair em uma fraude.

Além de contar com toda a assistência de um time preparado e que conhece a região a fundo.

Atenção: Reserve seus ingressos com antecedência para não correr o risco de ficar sem entrada para os dias da sua viagem.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – e economize MUITO em sua viagem.

Descubra como Economizar Até 50% em mais de 213 Estabelecimentos de Gramado e Canela