O Parque do Caracol vale a pena?

Com mais de 100 hectares de extensão, sendo 25 deles abertos ao público, o Parque do Caracol é uma imensa área verde localizada em Canela, no meio da charmosa Serra Gaúcha.

Se você está querendo conhecer o local, mas ainda não tem certeza se vale a pena, veja agora algumas dicas sobre o que desfrutar e como tirar o melhor do Parque do Caracol.

Um detalhe importante: este é o segundo ponto turístico mais visitado da região sul do Brasil, o que significa que a sua importância merece ser conferida com calma e, assim, garantindo as melhores memórias – e fotos.

Localização

🚗 Onde fica

O Parque do Caracol está localizado na Rodovia RS 466, km 0 – Canela (RS).

📍Lugares Próximos

O Que é o Parque do Caracol e Como Aproveitar da Melhor Maneira?

Com ar puro garantido pela natureza preservada, esta é uma das paradas obrigatórias de quem gosta de curtir algo “natureba”. Isso porque, além de muito bem localizado, há placas de sinalização para deixar todo mundo tranquilo.

Ele fica a apenas sete quilômetros do centro de Canela e pode ser acessado pela Estrada do Caracol, ou seja, não tem erro na hora de procurar.

Se você vai de carro, é simples assim, se estiver em excursão, saiba que não é longe da cidade.

Ou seja, é muito simples aproveitar o Parque do Caracol. Por se tratar de uma parada voltada à preservação da natureza, saiba que você precisará de fôlego para curtir este local.

Dicas do que levar

  •  Tênis confortáveis;
  • Roupas leves;
  • Água;
  • Óculos de sol;
  • Hidratante;
  • Protetor solar.

Estes são os itens obrigatórios para quem quer curtir bem o Parque do Caracol. Pois, o máximo proveito da atração dependerá do quanto você prestou atenção nos detalhes.

Este é um parque ao ar livre, então a previsão do tempo também é item obrigatório para saber se sua passagem por ele será boa ou não.

O que não fazer

Basicamente, você não deve desrespeitar quaisquer regras de boa convivência.

Nada de sentir-se dono do local, pois há avisos por todo o parque do que não fazer. Caso precise lembrar-se, aqui vamos nós:

  • Não arrancar nenhuma planta da terra para levar para casa;
  • O mesmo vale para os animais, assim como é proibido alimentá-los;
  • Entrar na água não é permitido neste local, seja para se banhar ou tirar foto;
  • Muito menos beber a água;
  • Não saia da trilha que escolheu seguir. Você está entrando em meio à natureza e te achar por ali será difícil, caso esteja perdido;
  • E, é claro, não jogue lixo em qualquer lugar. Existem coletores para isso e, caso não esteja perto de algum, não lhe custará quase nada guardar seu lixo contigo.

Quais as atrações do Parque do Caracol?

O Parque do Caracol vale a pena porque é um grande respeito à natureza, mantendo-se assim para atrair gente do mundo inteiro e mostrar como a fauna e a flora do Brasil são ricas.

Por isso, se você está pensando em conhecer esta atração de Canela, saiba que há diversos pontos turísticos dentro dela. Abaixo você conhecerá os mais procurados.

1. Centro Histórico Ambiental

Ambientado em uma casa construída nos anos 50, quando o projeto deste parque ganhou contornos para ser aberto ao público. Este é o local que você encontrará todas as informações a respeito de como tudo começou.

2. Estação Sonho Vivo

Como Canela é uma cidade cuja origem se deu boa parte por conta da imigração italiana, este é um dos passeios do parque que explica um pouco da história.

Saindo de um ponto a outro em um trenzinho, o passeio ganha pontos pelo charme da região.

Além disso, é indicado para as crianças, que precisam aprender mais sobre a história do Brasil. Os ingressos são comprados à parte, na bilheteria, mas você pode encontrar mais informações aqui.

Os valores variam de acordo com a época do ano.

3. Cascata do Caracol

Esta é a responsável por indicar que o Parque do Caracol vale a pena. Isso porque ela é um cartão postal ao vivo e a cores, que chama a atenção de todos que visitam a Serra Gaúcha.

A cascata tem 131 metros de altura e chama a atenção por sua beleza estonteante, que faz todo o passeio valer a pena somente por esta atração.

Você pode admirá-la de três pontos: mirante, Escada do Caracol e pelos bondinhos da região.

Parque do Caracol vale a pena4. Escada do Caracol

Você tem fôlego? Se tiver, saiba que esta escada tem uma descida com 730 degraus, o equivalente a um prédio de 44 andares. O problema, é claro, é a volta. Quando você desce, eis que o que te espera é a Cascata do Caracol.

Na subida, dependendo até que ponto ousou descer com a consciência de que precisará voltar, saiba que há bancos para descanso, o que te fará aproveitar ainda mais a vista.

5. Mirante

Este é um dos melhores pontos de vista de todo o parque, sobretudo para quem quer admirar a Cascata do Caracol e todo o seu tamanho. Isso porque sua posição é ainda mais alta e, desta forma, privilegiada.

Aqui você encontrará o ponto perfeito para passar bons minutos admirando a natureza, além de fotografar e filmar.

6. Trilhas do parque

Há uma infinidade, em seus 25 hectares preparados para turismo, de trilhas prontas para serem exploradas, sendo as principais:

  • Trilha do Arroio;
  • Trilha do Moinho;
  • Trilha do Silêncio;
  • Trilha da Cutia;
  • Trilha Velha.

Essas são somente as principais.

Lembre-se de que, para iniciar uma trilha, tenha a consciência dos bons costumes e do conforto que você precisa estar. Senão não é recomendável explorá-las por pura curiosidade.

7. Observatório Ecológico

Que tal aproveitar toda a estrutura de um observatório para admirar o parque inteiro em uma vista de 360.º? Esta é a atração que você busca.

Isso porque um elevador te leva até o alto da estrutura de 27 metros, o que já te garante conforto, caso esteja cansado de caminhar tanto.

Há binóculos à disposição, assim como a possibilidade de assistir a um por do sol. Esta é uma atração paga, que custa R$ 6 por pessoa, como você pode encontrar neste link.

Onde Comprar os Ingressos para o Parque do Caracol?

Viu as atrações e decidiu que o Parque do Caracol vale a pena? Você poderá garantir a sua entrada por R$10 – diretamente na bilheteria (e mais acréscimos para atrações pagas, como o observatório).

Agora, se você quiser uma experiência única através de um helicóptero, você pode garantir online, através da TourOn.

A TourOn é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades, 100% confiável.

Além de oferecer centenas de atrações diferentes, ela consegue um preço único e abaixo do mercado para você conhecer os principais passeios de Gramado – podendo ser pagos em até 12x.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos para alguns locais da cidade.

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 23 de setembro de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

O Parque do Caracol é Bom Mesmo? Alguns Prós e Contras do Passeio

O segundo ponto turístico mais visitado da região sul do Brasil pode parecer unânime em sua importância para qualquer turista que passe pela Serra Gaúcha. Porém, ele também tem seus pontos negativos!

Para saber se o Parque do Caracol vale a pena em sua estadia na região, veja a seguir alguns pontos positivos e negativos para colocar na balança e decidir se é o passeio certo para você!

Pontos positivos

  1. É um desbunde visual, como dizem por aí. A natureza é respeitada e está intacta, fazendo com que cada visitante se sinta parte dela;
  2. A vista do Mirante e de diversos outros pontos fazem com que a Cascata do Caracol seja parte inesquecível de estar na Serra Gaúcha;
  3. Tem pontos de infraestrutura para lixo, além de sanitários e lugares para descansar.

Pontos negativos

  1. Por ser um parque que mantém boa parte da natureza intacta, muitas trilhas são impróprias para crianças, idosos e pessoas com locomoção reduzida;
  2. A alegria do passeio é inerente à previsão do tempo, ou seja, se estiver uma temperatura baixa, lá estará bastante frio; se estiver chovendo, lá estará encharcado;
  3. Falta infraestrutura adequada à área de alimentação, que é simples demais para um parque com tamanha projeção nacional e tantos visitantes.

E aí, o Parque do Caracol Vale a Pena Mesmo?

O Parque do Caracol vale a pena, e muito, por mostrar a você o quanto a natureza pode ser bela, além de tudo o que você já viu e babou na Serra Gaúcha.

O charme, o belo e a gastronomia se unem para te abraçar por completo.

Se você estiver em grupo e uma ou mais pessoas não conseguir aproveitar bem o local, com certeza não será tão legal para o grupo inteiro e aí, sugerimos outras boas atrações da Serra Gaúcha.

[faq]