Localizado em Canela, a dois quilômetros da Catedral de Pedra, o Parque das Sequoias é uma coleção de árvores da família das coníferas (aquelas que possuem “frutos” em forma de cone), trazidas de todos os continentes, para serem observadas e estudadas.

O idealizador do parque, Curt Mentz, tinha como objetivo testar espécies vegetais que pudessem substituir os pinheiros da região, que eram explorados pelas madeireiras.

Desde o início a ideia não era servir como reflorestamento industrial, mas sim dar um sentido científico e cultural.

Depois de 70 anos das primeiras sementes plantadas na área, o parque tornou-se em uma das principais atrações da Serra Gaúcha, unindo conhecimento, entretenimento, lazer e aventura.

Localização

🚗 Onde fica

O parque está localizado na rua Godofredo Raimundo, 1747 – Sequoias, Canela.

📍Lugares Próximos

  • Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (1,9 km)
  • Alpen Park (3,1 km)
  • Museu do Automóvel de Canela (4,5 km)
  • Mundo a Vapor (5,7 km)

Quais são as Principais Atrações?

O Parque das Sequoias é considerado uma das maiores coleções de coníferas em todo o mundo, com árvores importantes no contexto cultural.

Quando atingem o ápice de sua vida, que pode ser de até 3000 anos, as sequoias podem chegar a 120 metros de altura (o equivalente a um prédio de 40 andares) e ter até 15 metros de diâmetro.

Pouca gente sabe da existência deste parque no Brasil, e cerca de 1 milhão de visitantes vai até o Sequoia National Park, nos EUA, para conhecer esta imponência da natureza.

Este parque fica localizado na cadeia montanhosa de Sierra Nevada, na Califórnia. Sua principal atração é a General Sherman, a sequoia mais alta do mundo.

Não precisa ir tão longe para conhecer este monumento da natureza.

No parque em Canela, as sequoias mais antigas possuem 70 anos, mas algumas já tem cerca de 40 metros de altura e um diâmetro de um metro e meio.

Além das sequoias americanas, uma espécie importante presente no parque é a metasequoia.

Ela estava extinta até a década de 1940, quando cientistas conseguiram “recriá-la” a partir de sementes congeladas junto a mamutes, na China. É ciência pura!

A espécie mais antiga ainda em vida sobre o planeta também pode ser encontrada no Parque das Sequoias, é a Ginkgo biloba, que é da época dos dinossauros.

As espécies exóticas fazem companhia a uma imensa variedade de mata nativa, destacando-se os xaxins e a erva-mate, ingrediente tradicional no preparo da bebida gaúcha, o chimarrão.
parque das sequoias gramado

O que me espera no Parque das Sequoias?

É um parque fabuloso, místico e com muita história.

O ingresso é R$ 15,00 e você pode ficar o tempo que quiser, apesar de que as trilhas são feitas em 1h. O lugar é para contemplar a natureza, fazer um piquenique e conhecer sobre as sequoias.

Cada espécie tem a sua história catalogada e na entrada do parque você recebe um informativo sobre elas.

A trilha pode ser feita tranquilamente. Há várias placas indicativas no caminho. Também tem a opção de fazer o passeio guiado.

O parque tem infraestrutura completa com banheiros e cafeterias.

Ao final da trilha, experimente os biscoitos de sequoia, são gostosos e delicados. É um passeio imperdível para quem curte a natureza e gosta de estar em contato com a energia vital das plantas.

Quando ir ao parque?

A visitação é aberta todos os dias.

Você irá vislumbrar uma área de 9 hectares e a possibilidade de estar em contato com a natureza e admirar exemplares de diferentes espécies, em uma aula ao ar livre.

No inverno, é interessante ir mais cedo, porque por volta das 16h não há mais claridade e o clima fica mais frio. Já no verão, qualquer hora é adequada. Clima é fresco e ameno.

Leve sempre repelente, pois estará no habitat dos mosquitos e pernilongos.

Onde Comprar os Ingressos para o Passeio?

Viu as atrações e decidiu que o Parque das Sequoias em Canela vale a pena? Agora é a hora de garantir seus tickets com um preço diferenciado.

A TourOn é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades, 100% confiável.

Além de oferecer centenas de atrações diferentes, ela consegue um preço único e abaixo do mercado para você conhecer os principais passeios de Gramado – podendo ser pagos em até 12x.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos para alguns locais da cidade.

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 23 de setembro de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

O Parque das Sequoias é Bom Mesmo? Alguns Prós e Contras do Passeio

Ainda na dúvida se o passeio no Parque das Sequoias vale a pena?

Resolvi tirar suas dúvidas, mostrando os pontos positivos e negativos da atração. Dessa forma você consegue ter um entendimento melhor se é o passeio certo para você (ou não).

Pontos positivos

  1. É um parque único no Brasil.
  2. A coleção de sequoias é riquíssima.
  3. É uma aula ao ar livre; nos remete a época de escola com aquelas árvores gigantescas que a professora de geografia falava.
  4. O passeio é saudosista.
  5. O ambiente é propício para cura, técnica conhecida como Banho de Floresta.

Pontos negativos

  1. Se não gosta do contato com a natureza, não vá. É isso que terá no parque.
  2. No inverno, tente ir mais cedo, porque o clima fica mais frio e o ambiente com pouca luz, a partir das 16h.
  3. Apesar de ser um parque, há cobrança para entrar de R$ 15,00 que é destinado para preservação do espaço. Caso você não for curtir o momento, não vale a pena pagar o preço.
  4. É um ambiente de história, contemplação e conhecimento. Se você for contrário a isso, não vai gostar.

árvores sequoias em Canela

O Parque das Sequoias vale a pena mesmo?

Há uma técnica difundida desde 1982, no Japão, chamada de Shinrin-yoku, traduzindo para português, fica Banho de Floresta.

Ela foi integrada como medicina preventiva no país e tem como objetivo o contato da pessoa com os benefícios que a natureza proporciona.

Nos EUA ela é conhecida como Forest Bathing e a cada ano tem mais adeptos. Há pesquisas científicas comprovando que 30 minutos de exposição à natureza reduz o cortisol, a pressão, e os batimentos cardíacos.

Se estiver em Gramado e Canela (ou na região próxima), vale super a pena entrar em contato com esta medicina alternativa no Parque das Sequoias.

O lugar é um oásis de oxigênio e natureza.

Como o parque não é muito grande, em 1h você termina a trilha e finaliza com um momento de contemplação só seu, que seja uma meditação, um mindfulness ou apenas uma pausa para vivenciar o presente.

Garanto que será uma das melhores experiências que Canela irá te proporcionar.