Gramado reserva diversas atrações voltadas à natureza, além de sua excelente infraestrutura para receber turistas na cidade e em seu entorno.

O Parque da Ferradura, por exemplo, é perfeito para quem quer ter uma vista incrível da Serra Gaúcha e mergulhar de cabeça no verde infinito de suas paisagens.

O parque conta com alguns dos mirantes mais interessantes da região, que proporcionam vistas para o Vale da Ferradura, Cascata do Arroio do Caçador e Rio Santa Cruz. Ou seja, a vista é para diversos lados.

Isso porque, além de pertencer à natureza e tudo o que dela provém, como animais silvestres, muito ar puro e o sol batendo em meio às sombras das árvores, há um cânion com 420 metros de altura!

Dele, você consegue ver toda a extensão do Vale da Ferradura, no qual o Rio Santa Cruz faz um contorno que forma o equivalente a uma ferradura, daí o nome.

O parque também faz parte de uma bacia hidrográfica, do rio Caí, a qual conta com 11 unidades de conservação, ou seja, aqui a natureza fala mais alto e o meio ambiente serve de exemplo para diversos outros estados do país.

No Parque da Ferradura, há diversos micro-habitats, os quais têm diferentes conservações de seus respectivos ambientes, em alguns lugares há mais sol, em outros há mais vento, e em outros a umidade é alta.

Tudo isso serve para que o parque proporcione ao visitante uma imensa ilha de exemplos, os quais mostram a importância da natureza e de sua preservação, assim como as consequências de sua destruição.

Localização

🚗 Onde Fica

O Parque da Ferradura fica na Rua José Pedro Piva, indo em direção à Estrada Parque dos Pinheiros, km 6, ou RS 466, mesmo quilômetro

O horário de funcionamento é de terças a domingos, das 09:00 às 17:00 horas.

📍 Lugares Próximos

Como aproveitar ao máximo o Parque da Ferradura?

Dentro de todo esse espaço, no qual a preservação conta com mais de 200 hectares, o visitante tem acesso a trilhas e a diversos pontos com vistas da natureza.

Há cascatas, rios, picos e muita floresta para ser apreciada, o que significa que há diversas trilhas também.

A Trilha do Rio Caí, por exemplo, tem diversos trechos, que ficam mais fáceis ou mais difíceis, e podem ser feitas com um guia especializado. Além disso, não é preciso fazê-la inteira para aproveitá-la.

Também há a Trilha do Pórtico, com 200 metros e uma cascata em seu caminho. Há, ainda, duas outras trilhas, a das Cotias e a das Pinguelas, ambas iniciando os passos a cerca de 750 metros de altura.

Para aproveitar ainda mais o passeio, você encontra nele diversos mirantes.

O Mirante do Vale da Ferradura é o principal, com a vista do rio que, com o seu formato, dá nome ao parque. Há, também, o Mirante do Arroio Caçador, com uma cascata em seu caminho – para chegar nele, há uma trilha.

Em seu passeio pelo Parque da Ferradura, você também encontrará diversos animais, soltos e livres pela natureza, como é o caso do Quati, Macaco-Prego, Gralha-Azul e Cutia.

Dentro desse gigantesco parque de preservação natural, há pinhões espalhados por diversos lugares, literalmente fruto das araucárias da região.

Para aproveitar o local, ele também conta com ótima infraestrutura aos amantes da natureza, pois oferece 8 churrasqueiras, playground e lanchonete com sanitário.

entrada do parque da ferradura

Quanto custa e como comprar o ingresso?

O ingresso para o Parque da Ferradura custa R$ 12,00 para adultos e R$ 6,00 para crianças.

Para comprar, você pode fazer isso na bilheteria local, ou aproveitar a internet para adquirir o seu ingresso online, sem precisar se preocupar com filas.

Onde Comprar Ingressos para o Parque da Ferradura?

Definiu que o Parque da Ferradura vale a pena e quer economizar nos ingressos?

A TourOn é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades, 100% confiável.

Além de oferecer centenas de atrações diferentes, ela consegue um preço único e abaixo do mercado para você conhecer os principais passeios de Gramado – podendo ser pagos em até 12x.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos para alguns locais da cidade.

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 23 de setembro de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

O Parque da Ferradura é Bom? Veja os Prós e Contras!

Viajar a Gramado e Canela te dará a oportunidade de criar memórias incríveis para toda a vida.

As cidades têm excelente infraestrutura e atrações turísticas e temáticas simplesmente inesquecíveis, o que torna difícil a escolha do que visitar ou não.

Por isso, preparamos uma lista de pontos positivos e negativos, para você colocar em sua balança e se decidir se o Parque da Ferradura vale a pena mesmo.

Pontos positivos

  1. É um parque gigantesco com infraestrutura para receber famílias e esportistas, ou seja, ele tem acesso a todos os gostos;
  2. Proporciona diversas vistas incríveis, das quais dificilmente você vai se esquecer, principalmente a que dá visão à famosa ferradura formada pelo rio Santa Cruz;
  3. Pode ser um parque para ser aproveitado em uma manhã, se você for cedo, pois seu caminho é repleto de atrações gastronômicas e temáticas.

Pontos negativos

  1. É um parque que agrada quem é fã da natureza, ou seja, se você vai a Gramado e região e não faz questão de uma imersão na floresta e em trilhas, esta não é uma boa atração;
  2. Você precisará ir longe para chegar ao Parque da Ferradura, então, ou você aproveita a estrada, ou vai apenas gastar tempo. Se tem pressa, não é um bom lugar;
  3. Os mais velhos podem sofrer com a falta de acessibilidade, pois as trilhas não são adaptadas, justamente para não alterar a estrutura da natureza.

visão do parque

O Parque da Ferradura Vale a Pena?

O Parque da Ferradura definitivamente é um dos pontos mais interessantes da Serra Gaúcha, pois proporciona o que ela tem de melhor: a natureza.

Apesar de suas belas cidades, com infraestrutura excelente e aconchego em restaurantes, cafeterias e hotéis, aqui o passeio mostra um lado cada vez mais menos apreciado: o da natureza pura e intocada.

Aliás, é uma alegria ver uma área tão grande intocada pelo homem, pois a preservação é levada a sério, como você verá ao visitar o parque.

Por isso, o Parque da Ferradura vale a pena mesmo. É simplesmente lindo.

[faq]