A beleza da Serra Gaúcha é um de seus maiores atrativos, como fica claro em qualquer foto que você pesquisar.

Cidades como Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Nova Petrópolis, entre outras, encantam milhares de turistas todos os anos, justamente por saberem oferecer qualidade e infraestrutura.

Não é à-toa que os parques são os mais procurados, pois o contato com a natureza torna a vida dos turistas algo ainda mais belo.

Aliás, dentre as cidades, é em Nova Petrópolis que você vai encontrar os lugares inesquecíveis de contato com a flora e a fauna, pois essa cidade é considerada o jardim da Serra Gaúcha.

Dentre seus locais mais verdes, o Parque Aldeia do Imigrante é uma das opções mais procuradas, pois apresenta um contato puro com o meio ambiente sem, com isso, te levar para longe da cidade. Ao contrário, ele está bem próximo de tudo.

Para te ajudar a conhecer melhor esse parque, preparamos um guia especial, com tudo para você aproveitar ao máximo sua estadia pela cidade conhecendo o Parque Aldeia do Imigrante.

Localização

🚗 Onde Fica

O Parque Aldeia do Imigrante fica na Avenida 15 de Novembro, 1966.

📍 Lugares Próximos

  • Labirinto Verde de Nova Petrópolis (0,7 km);
  • Praça Adolfo Haas (0,4 km);
  • Cascata do Rasche (4,5 km).

O que é e como funciona o Parque Aldeia do Imigrante?

Inaugurado em 1985, o Parque Aldeia do Imigrante é um lugar composto por diversas homenagens à colonização alemã da cidade de Nova Petrópolis.

Tendo em vista que esta cidade tem forte influência da cultura germânica, é aqui o ápice de tudo o que foi construído ao longo de mais de um século de história.

Para começar a sua experiência, você vai entrar pelo famoso Pórtico de Entrada, no qual as cores da bandeira alemã estão disponíveis em um belo sinal de boas-vindas.

A partir dali a natureza vai abraçar a sua visita neste parque, pois há muitas áreas verdes, lagos e atividades para fazer enquanto desfruta de sua estadia. Assim, apenas com o ingresso você consegue aproveitar bastante toda a estrutura disponível.

Como aproveitar melhor o Parque Aldeia do Imigrante?

Para aproveitar ainda mais o Parque Aldeia do Imigrante, porém, é importante que você conheça um pouco mais sobre o que há disponível para fazer por lá.

A Capela do Imigrante, por exemplo, foi construída em 1970 e trouxe a técnica enxaimel para lembrar os imigrantes de uma forma de construção bastante conhecida na Alemanha. De quebra, seu entorno é tão belo quanto o interior, então é bem provável que queira tirar algumas fotos por ali.

Com a natureza encobrindo todos os caminhos que o parque dispõe, você vai encontrar nele diversos pontos cujas vistas são de tirar o fôlego, mais parecendo cenários de filmes antigos e de contos de fada.

Um ótimo exemplo disso são os pedalinhos, em formato de cisne, que você pode alugar por cada meia hora pagando uma taxa em torno de R$ 12,00. Além disso, os lagos trazem, em alguns pontos, as ilhas com verdadeiras varandas para tornar o passeio romântico.

É possível, também, alugar bicicletas e curtir um passeio pedalando pelo parque, o que é uma ótima forma de conhecê-lo ainda mais.

Para completar, o Biergarten é um jardim inesquecível que conta com pontos de alimentação, ao melhor estilo alemão, com cervejas e embutidos típicos do país.

construções estilo alemãs

Breve levantamento histórico sobre o parque e suas instalações

Apesar de ter sido inaugurado em 1985, a história do Parque Aldeia do Imigrante data de muito tempo atrás. Para aprender mais sobre isso, você poderá visitar a Aldeia Histórica.

Nela, a homenagem à Alemanha está nas construções que, como você percebeu, trazem o estilo arquitetônico do país, como a própria Capela do Imigrante, ou a Caixa Rural, de 1902, além da Ferraria, de 1903.

Desta forma, o visitante mergulha na cultura alemã sem que, com isso, pareça estar em um museu, mas sim em uma típica cidadezinha daquele país.

Onde fica e como chegar no Parque Aldeia do Imigrante?

Apesar de não contar com transporte próprio, você poderá chegar até o local de carro ou de outros meios, como Uber ou ônibus local. De qualquer forma, não é difícil, pois o parque fica no centro de Nova Petrópolis.

Seu endereço é Avenida 15 de Novembro, 1966.

Qual é o horário de funcionamento e melhor época para visitar?

O Parque Aldeia do Imigrante abre todos os dias, das 09:00 às 17:30 horas e não fecha para o almoço, como outras atrações da Serra Gaúcha. Ele pode ter horários diferenciados em feriados, então é bom conferir antes de ir.

Por ser um parque ao ar livre, a grande dica é para você visitá-lo em dias sem chuva, pois assim você conseguirá aproveitar mais o passeio. Se for pela beleza do lugar, porém, o outono deixa as árvores e o visual ainda mais bonitos.

estrutura do parque dos imigrantes

Quanto custa e onde comprar o ingresso?

Os ingressos custam a partir de R$ 12,00, sem a inclusão de passeios de pedalinho, aluguel de bicicletas e alimentação.

Para comprar, você pode usar um dos diversos quiosques do centro da cidade, sendo possível até mesmo em outros lugares, como em Gramado e Canela, ou na própria bilheteria do local.

Veredito

Tendo em vista o contato abundante com a natureza e o respeito às fundações históricas que os imigrantes trouxeram a esta região, o Parque Aldeia do Imigrante traz consigo uma vantagem: é um excelente lugar para passar o tempo.

Ou seja, ele vale a pena porque apresenta uma série de atividades para você curtir a natureza, aproveitar para conhecer mais sobre a história da colonização alemã da região e da cidade e, no final das contas, experimentar respirar ar puro enquanto faz uma viagem no tempo.

Desta forma, o Parque Aldeia do Imigrante vale muito a pena, tendo em vista que você vai conhecer e explorar a Serra Gaúcha sem se entediar pelo passeio histórico. Algo, aliás, que somente a bela Nova Petrópolis faz tão bem.

Quais são as atrações mais próximas do Parque Aldeia do Imigrante?

As atrações próximas, são: Labirinto Verde de Nova Petrópolis (0,7 km); Praça Adolfo Haas (0,4 km); Cascata do Rasche (4,5 km).

Quais são os hotéis mais próximos do Parque Aldeia do Imigrante?

Algumas opções próximas são: Pousada Parque Haus (0,6 km); Hotel Alles Berg (0,2 km); Pousada Serrana (0,5 km).

Quais são os restaurantes mais próximos do Parque Aldeia do Imigrante?

Os restaurantes próximos, são: Tannenwald Restaurante (0,2 km); Cantina Casa Nostra (0,2 km); Beto's Restaurante (0,4 km).

Rafael

Rafael

Cristão. Amo videogames, boas séries medievais e claro, tirar um tempo para viajar! :-)

cidade-de-gramado

Quer Economizar Muito em Gramado?

A Tchê Ofertas oferece centenas de cupons de desconto para aproveitar as Melhores Atrações e Restaurantes com Preços Excelentes.

Aproveite por tempo limitado. Clique no botão abaixo agora.