bairro floresta

Onde ficar em Gramado: Os 7 Melhores Bairros para se Hospedar

Compre seus Ingressos
Só Ingressos
Referência em turismo e receptivo na Serra Gaúcha, com dezenas de atividades
PONTOS POSITIVOS:
  • Parcelamento para parques e jantares em até 10x sem juros
  • Antecipe seus ingressos, economize e evite perder tempo com filas gigantes!
Só Ingressos
Leitores do nosso site tem descontos!

Viajar a Gramado significa encontrar diversas cidades do mundo em um único lugar.

Sua estrutura é dividida em bairros repletos de personalidade, os quais trazem consigo, também, versões interessantes de hotelaria e gastronomia.

Para muitos viajantes, o mais indicado é ficar na região central, no entorno da Avenida Borges de Medeiros.

Porém, é bastante comum encontrar opções de hospedagem que tragam excelente relação entre custo e benefício em outras regiões, sobretudo os bairros mais afastados. Por sua vez, a extensão da Avenida das Hortênsias, que liga Gramado a Canela, traz vantagens diferentes das demais.

Principalmente se tiver interesse em visitar outras cidades e locais da região, se hospedar em bairros mais afastados pode ser uma opção mais barata e prática.

De fato, o acesso a outras regiões da Serra Gaúcha é interessante do ponto de vista logístico, mas, por outro lado, é recomendável ter um carro alugado para ficar por ali.

Ou seja, cada região de Gramado merece sua atenção na hora de planejar sua viagem à cidade.

Por isso, vamos te apresentar dicas de onde ficar em Gramado, com seus diferentes tipos de hospedagens e, assim, te ajudar a compreender melhor como a charmosa cidade serrana funciona.

Você já tem viagem marcada para Gramado?

Sim

Não

Onde ficar em Gramado: Escolhendo uma Boa Localização na Cidade

Enquanto sua viagem não chega, com certeza você está montando o roteiro com cada passeio que gostaria de fazer, assim como lugares que quer conhecer.

Como Gramado é uma cidade na qual seus bairros são espalhados e, desta forma, possuem personalidade própria, as dúvidas começam a surgir conforme você conhece uma atração turística aqui, um restaurante ali.

Não apenas isso. Os bairros também se diferem bastante com relação à agitação, principalmente provocada por turistas e estabelecimentos.

Justamente por isso, é de suma importância que você saiba o que busca em uma hospedagem: se a proximidade com as principais atrações da cidade, ou a calmaria de ruas vazias e passeios tranquilos.

Por isso, vamos te ajudar a montar seu roteiro de viagem a partir de cada região.

Desta forma, você vai saber como escolher o melhor bairro para se hospedar e garantir uma viagem ainda mais divertida.

De forma resumida, bons bairros para ficar em Gramado, são:

  • Centro
  • Planalto
  • Bavária
  • Floresta
  • Avenida que liga Gramado à Canela
  • Pórtico
  • Ipê Amarelo

Ficou curioso(a) para saber mais detalhes? Vou explicar um pouco sobre cada um deles agora.

1. Para quem quiser ficar no centro de Gramado

O centro de Gramado fica entorno da Avenida Borges de Medeiros, a mais famosa e importante da cidade, a qual traz consigo o lado imperdível de ter tudo a poucos passos.

Ao se hospedar nessa região, poderá ir, a pé mesmo, para locais icônicos como as lojas de chocolate de Gramado, a Aldeia do Papai Noel, a Rua Coberta e a Igreja de São Pedro.

Para os cinéfilos de plantão, também é possível visitar o Palácio dos Festivais. Este é o local onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado, um dos mais renomados festivais do país.

Se você quer curtir essa região, saiba de duas coisas importantes: ali está a melhor área para você passear pela cidade, porém, os preços são mais elevados.

Mas, não se preocupe, pois a faixa de preços é bem variável, com muitas opções para quem quer economizar, mas sem abrir mão de se hospedar no centro.

Por outro lado, durante a baixa temporada, mesmo os hotéis mais luxuosos ficam com diárias bem mais acessíveis. Algo a se ficar atento durante o planejamento da viagem.

Desta forma, você vai encontrar opções de hospedagens interessantes e completas, sendo algumas delas mais modernas e outras mais clássicas (a maioria é).

Dos simples aos luxuosos hotéis, há, também, pousadas e hostels à disposição, como é o caso do Hostel Chocolatchê, Pousada Bernardete e Laghetto Stilo.

A qualidade dos hotéis e pousadas localizadas no bairro é inegável. São opções de hospedagem em estabelecimentos tradicionais e acostumados a receber hóspedes com o mais alto nível no atendimento.

Boa parte oferece estruturas como piscina coberta, sala de jogos, banheira de hidromassagem, acomodações de luxo e mais, tudo localizado no centro.

Perfeito para famílias, amigos ou casais em lua de mel!

Além disso, muitos deles contam com restaurantes igualmente famosos e que facilitarão muito sua escolha na hora de sair, ou não, para comer. É a tradicional culinária de Gramado bem mais próxima de você.

Mas, caso decida sair, tanto na própria Avenida Borges Medeiros como nas ruas próximas, encontrará uma série de opções de lugares para almoçar e jantar.

Hostel Chocolatchê
Hostel Chocolatchê

2. Optando pelo bairro Planalto

Próximo ao centro da cidade, o bairro Planalto é uma ótima opção de custo e benefício, pois suas hospedagens são ligeiramente mais em conta.

Além disso, o bairro oferece mais opções para quem passar por lá e continua sendo possível bater perna no centro da cidade.

Graças a proximidade dele com o Centro, o Planalto é o melhor bairro para se hospedar, depois do centro, para quem quer curtir as principais atrações da cidade.

Não só isso, mas este é um dos bairros mais bonitos de Gramado! O Planalto é super arborizado, dando a ele um ótimo clima, perfeito para caminhadas e passeios ao ar livre.

Por ser mais área residencial, ele é um bairro mais tranquilo, ideal para quem quer escapar da agitação do Centro durante as horas de descanso.

Outra vantagem é o seu leque de atrações turísticas, que vai do Mini Mundo, passando pelo Lago Joaquina Bier e pelo Lago Negro, que são cartão postal da cidade.

Um ponto importante, que vale ser destacado é a proximidade com a Estação Rodoviária de Gramado. Isso facilita o seu dia a dia, caso queira se transportar a outras cidades de ônibus.

Ali estão diversas ótimas opções de hospedagens, tais como, Pousada Água Branca, Hotel Pousada Kaster e Hotel Alpestre.

3. Conhecendo o bairro Bavária

Enquanto os bairros até então apresentados são famosos pelas opções mais centrais apresentadas, o Bavária vai pelo outro lado.

Ele oferece uma comunidade tranquila, arborizada, com calçadas calmas e perfeitas para passeios a pé. Aliás, apesar de sua estrutura, ele também fica perto do centro.

Com isso em mente, se você gosta de caminhar e prefere a calmaria diante do agito, este lugar precisa ser estudado por você para ficar em Gramado.

Além disso, estude as opções de hospedagens, as quais recomendamos a Pousada Vovó Carolina, Pousada do Mel e Bavária Sport Hotel.

Um dos pontos que mais destaca o Bavária dos demais bairros de Gramado é sua forte influência germânica. Presente em toda a cidade, aqui essa herança cultural dos imigrantes europeus é evidente em todo lugar.

O estilo arquitetônico de construções baixas e com telhados inclinados é visível em casas, hotéis e pousadas. Além disso, pinturas florais são comuns em elementos do bairro, remetendo à técnica bauer.

Esse estilo clássico de artesanato alemão ajuda a dar ainda mais charme ao bairro e conta a rica história da cidade e seus moradores.

Ficando a cerca de 10 a 20 minutos de caminhada do centro da cidade, o Bavária é um ótimo lugar onde se hospedar em Gramado.

Bavária Sport Hotel
Espaço do Bavária Sport Hotel

4. Como curtir o bairro Floresta

Uma ótima opção para ficar em Gramado, é o bairro Floresta. Ele é residencial, o que indica, mais uma vez, a calmaria na qual ele está focado.

A intenção de suas hospedagens é fazer com que cada pessoa que por ali passa esteja ciente do quanto a beleza de Gramado pode ser diversificada.

Se por um lado a cidade apresenta o agito do centro e as aventuras em seus arredores, por outro você vai passar o tempo de descanso no Floresta.

Como o próprio nome diz, é arborizado, com ótima área verde e repleto de qualidade de vida. E tem mais: fica a menos de 2 km do centro. A própria avenida Borges de Medeiros passa pelo bairro, mas apenas em seu início.

Por maior que seja a tranquilidade e calmaria do bairro, não se engane. Mesmo no Floresta, ainda existem belas atrações e lugares para se curtir.

Por exemplo, é neste bairro que fica o Expogramado, espaço de eventos famoso da cidade e que sedia alguns eventos e atrações do famoso Natal Luz.

Nele, as hospedagens se dividem entre as calmas e as calmíssimas, como você poderá conferir com nossas indicações.

As indicações são Pousada Aconchego dos Sete Anões, Pousada Casa Charmosa e Aardvark Inn.

5. Região entre Gramado e Canela

A principal ligação entre Gramado e Canela é a Avenida das Hortênsias, a qual possui quase 9 km de extensão e, assim, acomoda diversos bairros em seu trajeto.

Neste caso, eles são um pouco mais distantes, variando entre 2 e 4 km do centro, indicando o aluguel de carro, como você pode perceber.

Desta forma, em consequência os valores também caem, então, se você não se importa em dirigir, será uma ótima oportunidade para pagar menos e curtir tanto quanto.

Nesse mesmo percurso, há diversos restaurantes e atrações turísticas, dentre elas o parque temático da Dream, os quais ficarão em seu caminho o tempo inteiro, sobretudo se tiver planos de conhecer Canela.

Esta facilidade de deslocamento entre as diferentes cidades é um dos grandes pontos fortes de se hospedar aqui. Sem dúvidas, lhe dará muito mais praticidade nestes trajetos.

Para te indicar, preparamos três opções de excelente relação entre conforto e entrega do esperado versus cumprimento de expectativas.

Estas são Hotel LaghettoToscana, Hostel Britânico e Hotel Laghetto Siena.

Britânico Suítes e Hostel
Espaço do Hostel Britânico

6. Onde ficar e como curtir a região do Pórtico de Gramado

Também um pouco distante do centro da cidade, a região do Pórtico de Gramado traz as boas-vindas a quem chega à região por esse lado, mas também pode oferecer hospedagem a preços interessantes.

Tendo o Lago Joaquina Rita Bier e o Lago Negro como pontos turísticos mais próximos, além do próprio pórtico da cidade.

Apesar de estarem em um bairro diferente, essa região traz diversas hospedagens porque há uma mistura interessante entre área residencial e as facilidades do comércio da região.

Assim, você vai encontrar de supermercados a bancos, farmácias e restaurantes à disposição em quantidade e qualidade.

Este bairro fica a 3 km do centro de Gramado, na saída para Nova Petrópolis.

Por lá, recomendamos os seguintes lugares para ficar: Hotel Refúgio da Montanha, Encantos Lago e Pousada Sonnenhof.

7. Aproveite a paz da Serra Gaúcha no Ipê Amarelo

Por fim, mais um dos bairros mais afastados do centro de Gramado e não tão tradicional quando falamos de hospedagem.

O bairro Ipê Amarelo fica de frente para o Lago Negro e é principalmente um bairro residencial. Ele é bem arborizado e suas ruas são calmas, sem muito trânsito.

Isso faz deste bairro ideal para quem busca tranquilidade e oportunidades para relaxar. Mas, não se preocupe, ainda é possível chegar com facilidade aos lugares e atrações mais badaladas da cidade a partir daqui.

Apesar de não ser o melhor bairro em quantidade quando o assunto é opção de hospedagem, o Ipê Amarelo ainda oferece ótimos lugares, como o Hotel Estalagem St. Hubertus.

Outra ótima opção para no bairro são as hospedagens residenciais, como o Apartamento Lago Negro e o El Refugio 700, onde você aluga por um tempo a casa de alguém.

Estas hospedagens geralmente são mais em conta e podem ser perfeitas para quem não liga tanto para o café da manhã ou ar condicionado de hotel, oferecendo elevado custo benefício.

Conheça melhor a estrutura da cidade para se localizar

A cidade de Gramado é um dos destinos favoritos do Brasil por quem está buscando um lugar diferente e charmoso para conhecer.

De fato, ali estão todos os tipos de atrações, além de pontos gastronômicos que trazem diferentes origens e temperos.

O sucesso desse destino faz com que as pessoas escolham ficar na cidade e, a partir dela, vão às outras queridinhas da região, como Canela, Bento Gonçalves e Garibaldi, entre outras.

Mas, para conhecer melhor sobre como funciona Gramado e o que sua estrutura pode fazer e, assim, conseguir aproveitar bem o seu tempo por lá, tudo o que você precisa é de um tempo com um mapa em mãos, seja ele digital ou não.

Como a cidade traz um formato irregular em suas divisas, você vai encontrar regiões que são mais próximas do centro, como as partes leste e oeste, mas também terá muito o que explorar no norte e no sul.

Aliás, estas são distantes para estar a pé, mas são excelentes por suas hospedagens mais em conta.

Enquanto diversas atrações voltadas ao puro turismo estão na zona central, como a Rua Coberta, o Mini Mundo e o Mundo Encantado, o que são perfeitos para serem feitos a pé, outras regiões reservam preciosidades como o Reino do Chocolate, a Mina, os Cristais de Gramado e o Zoológico de Gramado.

Nessas regiões mais afastadas, você poderá contar com outros meios de transporte, mas um Uber é o mais recomendável, se optar por não alugar seu próprio carro.

Onde comer bem durante o dia e à noite em Gramado

Da mesma forma que as regiões de Gramado oferecem suas respectivas atrações turísticas, elas também contam com pontos gastronômicos interessantes, os quais trazem muito da história da região sul.

Para conhecer bem a cidade, você pode começar pela gastronomia. Lugares temáticos, por exemplo, trazem um ar divertido, interativo e perfeito para passar um tempo com as crianças, como é o caso da Pizzaria Kongo.

Por sua vez, há aqueles mais tradicionais, que trazem a rusticidade da região serrana ao bom gosto por lugares reservados para comer, sejam eles chiques ou simples. O Josephina Café e Restaurante é um desses lugares.

Por outro lado, se você estiver em busca de um lugar mais requintado, cheio de personalidade, que tal conhecer o Hard Rock Café de Gramado? Ou, se quer pisar em um território plenamente italiano, a Cantina Pastasciutta?

Chateau de La Fondue, Rasen Platz, Galeto Di Paolo e Hector Pizzaria Temática.

Essas são opções diretamente do lado turístico e famoso da cidade, o qual traz esses restaurantes estrelados.

Gostou das ideias de onde ficar em Gramado?

Se pretende viajar para Gramado, onde ficar merece atenção extra!

São tantas opções de hospedagem em Gramado que, com certeza, depois deste texto, você encontrará alguma que cumpra com suas expectativas.

Os bairros de Gramado são únicos e aconchegantes, cada um do seu jeito. Todos estão preparados para receber você, sua família e amigos com toda a hospitalidade e acomodações de qualidade.

Tem opções para todos os estilos!

Quem busca as principais atrações, encontrará em bairros como o Centro o lugar ideal.

Hotéis e restaurantes tradicionais preenchem a Avenida Borges de Medeiros e os principais cartões portais da cidade estão a poucos minutos de caminhada.

Já outros como o Floresta ou Bavária dão aquela sensação de interior, sem tantos carros nas ruas e perfeito para famílias em viagem e algumas caminhadas.

Sem contar que, mesmo mais residenciais, ainda possuem incríveis nomes quando falamos de hotéis em Gramado.

Localizações mais afastadas, como o Pórtico e a Avenida das Hortênsias, podem ser perfeitas para quem quer economizar e escapar do agito do centro, mas sem perder nada que a cidade tem a oferecer.

Claro, não se esqueça de planejar bastante e pesquisar preços em lugares diversos para economizar com o que pode.

Seja como for, escolha aquilo que mais combina com você e aproveite ao máximo todas as belezas de Gramado!

Onde Comprar os Ingressos para Canela com Desconto?

Viu todos os detalhes e decidiu que os passeios em Canela valem a pena? Agora é a hora de garantir seus tickets com um preço diferenciado.

A Brocker Turismo é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências na Serra Gaúcha, 100% confiável.

Além de oferecer centenas de atrações diferentes, ela consegue um preço único e abaixo do mercado para você conhecer os principais passeios de Gramado – podendo ser pagos em até 12x.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos para alguns locais da cidade.

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 8 de maio de 2021.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

cidade-de-gramado

Quer Economizar Muito em Gramado?

A Só Ingressos oferece os ingressos das melhores atrações da Serra Gaúcha.

Garanta descontos e evite filas!