Gramado é uma das cidades mais frias do país, mas não é o ano todo. A temperatura da cidade acompanha a média do país, tendo os meses de dezembro a março como os mais quentes.

Se você for para a cidade no verão, saiba que será difícil usar um casaco pesado. Por mais que a temperatura caia no fim da noite, ela não passará de 15 °C.

A chuva é distribuída ao longo do ano, mas o mês de março é considerado o mais chuvoso. A média de precipitação é de 205 mm. De dezembro a janeiro, a média de chuva será de 155 mm.

Quando chove, a temperatura tende a cair mais. As roupas de frio (as mais leves) deverão estar na mala para estes momentos. No mais, as roupas leves serão as prioridades dentro da sua mala. Nesse conteúdo, queremos te ajudar a acabar com a dúvida sobre o que usar no verão em Gramado.

O primeiro ponto para montar a sua mala é identificar em qual mês você irá e de onde está partindo. O turista que sai do sul ou mesmo da cidade de São Paulo, não irá sentir tanto a variação do clima.

Já o turista que vem da região norte/nordeste, poderá sentir a queda da temperatura e será necessária uma roupa mais quente para enfrentar o ar gelado.

O que usar no verão em Gramado: Dicas para manhã, tarde e noite

Conhecendo melhor a temperatura de acordo com cada período do dia, fica mais fácil para organizar sua mala e levar itens que serão utilizados (e não apenas ocuparão espaço).

Confira algumas sugestões e veja a média de temperatura também.

Qual roupa usar de manhã?

Na parte da manhã até o meio-dia o clima fica ameno, com temperatura próxima dos 18 °C.

É uma boa pedida ter na bolsa um suéter e uma echarpe para afastar o vento frio. Na parte de baixo, uma calça ou bermuda é suficiente. Dependendo do seu passeio, sapatos confortáveis são uma boa pedida, pois a caminhada é longa.

Qual roupa usar a tarde?

Das 12h às 16h é o período mais quente da cidade.

Se programe para utilizar roupas leves e confortáveis. Nestes dias, o céu estará bem claro. O sol irá se pôr por volta das 18h00. O dia é mais longo e você aproveitará mais.

Qual roupa usar a noite?

A temperatura a noite é bem próxima do clima matutino, chegando a média de 14 °C. Os passeios geralmente serão internos, em um restaurante, ou churrascaria. É apropriado uma roupa mais formal, dependendo do local aonde irá.

Fizemos um post dos melhores restaurantes para serem visitados em Gramado. Ele te dará uma ideia do perfil do turista que visita cada um e o traje necessário para ocasião.

preparando mala de viagem

Oito Dicas para Arrumar suas Malas no verão

Para finalizarmos o tópico “O que usar no verão em Gramado”, confira essas 8 dicas que irão te ajudar a organizar melhor a sua mala de viagens (pensando em um pacote de viagem de 5 dias).

  • Quanto maior a sua mala, mais roupas você vai colocar nela. Limite-se a levar a mala que funcione como bagagem de mão e será mais que suficiente.
  • Para os homens, 1 casaco (pesado) é suficiente, mesmo no verão o clima pode surpreender. Abuse nos cardigãs e suéteres, que são peças mais leves e podem ser usada em muitas composições. Na parte de baixo, 2 calças e 3 bermudas.
  • Serão necessários 5 pares de meias e roupas íntimas e mais 2 de sapatos.
  • As mulheres tendem a levar mais casacos, mas no verão 2 são suficientes. A opção de cardigãs e suéteres vale também. Aposte em sapatos confortáveis. Em Gramado tem muitas opções ao ar livre, como o Le Jardin e o Parque da Cachoeira. Leve roupas e sapatos que serão agradáveis para estes passeios.
  • Não se esquecer do protetor solar. Apesar de clima ameno, o sol é constante.
  • Leve meias que possam ser usadas com vestidos e saias.  A noite, pede um traje mais elaborado.
  • Sapatos de salto alto só para quem gosta. No máximo 1 para não encher a mala. Opte por sapatos ou botas que podem ser usados em vários ambientes.
  • A echarpe irá te salvar contra um ar frio. Não custa nada levar  e o espaço na mala é irrelevante. Para os homens, o cachecol também tem a sua vez.

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Vai passear pela Serra Gaúcha e quer economizar nos passeios?

A TourOn é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades, 100% confiável.

Além de oferecer centenas de atrações diferentes, ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios de Gramado – podendo ser pagos em até 12x.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos para alguns locais da cidade.

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 10 de julho de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

O que vestir no verão em Gramado?

Priorize peças mais leves, como suéteres e cardigãs. O clima é imprevisível, principalmente se chover, então não deixe de levar pelo menos 1 casaco mais pesado. Aposte em roupas e sapatos confortáveis.

O que levar para uma viagem em Gramado?

Vai depender de qual será sua experiência e qual mês irá. De qualquer forma, roupas leves e confortáveis são as que não podem faltar no verão. Se for em meio ao inverno, aposte em luvas, gorros e casacos mais pesados.

O que levar na mala para Gramado em fevereiro?

Opte por roupas leves e confortáveis. Por mais que a temperatura seja mais elevada, vale a pena levar 1 casaco mais pesado para os dias de chuva e uma roupa mais formal para um jantar elaborado.

O que fazer em Gramado no verão?

Gramado tem várias opções de passeio ao ar livre. Os dias são lindos; ensolarados e com aquele céu bem azul. Os passeios ao ar livre são bem interessantes, como o Lago Negro e o Parque das Sequoias. A cidade sempre está recheada de atrações.

Nathalia Santana

Nathalia Santana

Sou escritora antes mesmo de ser Jornalista. Apaixonada por viagens, trago um pouquinho da minha experiência.

Deixe um comentário

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com