o que fazer em nova petrópolis

O que Fazer em Nova Petrópolis? Os 10 Melhores Passeios e Pontos Turísticos da Região

Maior da Serra
Brocker Turismo
Referência em turismo e receptivo na Serra Gaúcha, com dezenas de atividades
PONTOS POSITIVOS:
  • Uma das maiores empresas de turismo da Serra Gaúcha
  • Diversas opções de entretenimento, ingressos e passeios PREMIUM.
Brocker Turismo - Passeios e Atrações com Bons Preços

Nova Petrópolis é uma daquelas cidades brasileiras que ficam escondidas em meio a outras maiores e mais famosas, mas que têm atrativos de sobra para se tornar ponto de visita obrigatório aos amantes de turismo.

Localizada a apenas 35 km de Gramado, ela é considerada o jardim da Serra Gaúcha, pois a natureza é abundante e a beleza enche os olhos.

A serra gaúcha é como um catálogo de maravilhas, com uma sequência de municípios incríveis, onde predomina as culturas alemã e italiana, além, claro, do povo gaúcho e muitos catarinenses – já que Santa Catarina está logo ali ao norte.

Para alguns, Nova Petrópolis é apenas uma parada ou um ponto de referência, mas a partir de agora você vai encarar essa cidade com outro olhar, pois ela tem muito a oferecer, sobretudo para quem gosta de vistas espetaculares.

Além disso, sua colonização foi alemã, então arquitetura, gastronomia e pontos históricos remetem a essa cultura, o que torna a estadia por lá bastante específica.

Suas praças floridas, ruas preservadas e edifícios históricos, transformam o primeiro olhar em uma viagem ao passado e à Europa.

Em seguida, você vai perceber que a cidade abre as portas para o turismo e isso faz toda a diferença.

Para conhecer melhor a cidade, você precisa saber o que fazer em Nova Petrópolis. Desta forma, o turismo local vai te abraçar completamente com os 10 passeios imperdíveis preparados por nós.

Passeios que não são apenas compostos por pontos geográficos e vistas, mas experiências que farão você refletir a importância da troca de culturas, da imigração e integração entre os povos.

Uma viagem com vivência e valor agregado, que acaba despertando a vontade de conhecer mais sobre o mundão.

O que fazer em Nova Petrópolis?

Vindo da RS 235, de Canela, ou da BR 116, de Caxias do Sul, este mimo de cidade estará no seu caminho. Com restaurantes com mesas que saltam aos olhos e parques convidativos, quem passa pela cidade desprevenido já tem grandes chances de dar uma parada.

Mas, que tal vir programado e experienciar tudo o que tem de bom? Vamos conferir, agora, os 10 melhores passeios e pontos turísticos de Nova Petrópolis.

Se você tiver alguma outra sugestão, complemento ou história e quer compartilhar com os viajantes, é só deixar um comentário ao final do artigo para enriquecer nosso conteúdo.

1. Parque do Panelão

parque do panelão

No Caminho para Gramado e Canela, há uma saída que te levará para o Parque do Panelão, que fica na cidade de Nova Petrópolis.

Trata-se de um parque aberto, cuja principal atração é uma formação rochosa com queda d’água, na qual você poderá aproveitar, ainda, a formação do lago que tem saída subterrânea e que tem dois paredões, um de cada lado.

Por isso o nome engraçado.

Como é aberto, você poderá apreciar de diversos ângulos, enquanto senta para respirar o ar puro que a natureza local tem para oferecer a você.

Você pode acampar, se quiser, mas o local é deserto, então é necessário ir com pelo menos um grupo. Além disso, a água é gelada, o que pode ser um bom motivo para visitar o local nas estações mais quentes.

Para chegar no local, basta seguir a BR 116, que liga Canela e Gramado a Nova Petrópolis, e sair em uma estrada de terra no km 20, onde haverá sinalização.

Vá até o final dela, que tem cerca de quatro quilômetros.

2. Monte Malakoff

Este é um daqueles lugares que vai te deixar de boca aberta pela vista e por sua importância histórica. Trata-se de uma formação rochosa que chama a atenção ao longe, pois fica em meio à mata nativa da região de Nova Petrópolis.

Esse é o Monte Malakoff, nome dado aos paredões da formação rochosa e que foi descoberto pelos imigrantes alemães ainda no século XVIII. Ou seja, é um ponto de exploração por turistas há mais de 250 anos!

Há diversas trilhas para chegar ao Monte Malakoff, as quais podem ser mais íngremes ou não. Além disso, é um dos lugares mais procurados do mundo para fazer escalada.

Por isso, seja qual for seu objetivo, vá equipado. Água e alimentos leves de se carregar e com carboidrato para te dar energia, repelente, protetor solar e roupas de acordo com o que você vai fazer, sobretudo o calçado.

Para atingir o pico, é complicado ir com crianças, pessoas de idade ou com deficiências, ou ainda despreparo físico. Se o fizer, programe-se com tempo o suficiente para descansar e driblar qualquer imprevisto.

Haverão muitas cordas fixadas pelo caminho, ou seja, você pode considerar o caminho uma escalada. Porém, fazendo tudo com paciência, pode ter fé que valerá a pena, pela contemplação e deslumbre posterior.

É aqui que fica a Pedra do Silêncio, cujo nome diz tudo quando você enxergar o que está à sua frente. Esta vista vai fazer todo o esforço valer a pena.

Você terá aos olhos o infinito da natureza de toda a Serra Gaúcha, além do Vale do Rio Caí.

monte malakoff

3. Vale do Caí

Esta é toda a região que faz parte de Nova Petrópolis, cidade que é dividida entre quatro distritos. Desta forma, você tem muito a explorar, sobretudo se for um amante da natureza.

Caso não queira fazer trilhas mais pesadas e nem escalar montanhas, não se preocupe. A região conta com estradas (de terra) para você parar onde puder e quiser e, dessa forma, apreciar a vista.

Algumas das pousadas mais bonitas da região se encontram pelo vale, assim, é um lugar de belas chácaras e vistas.

O Vale do Caí é tão extenso que faz divisa com as cidades de Caxias do Sul, Feliz e Vale Real. Assim, você aproveita a vista de forma romântica ou fazendo piquenique com a galera que viajou contigo.

4. Ninho das Águias

Por falar em vista bonita, o Ninho das Águias é um mirante com 590 metros de altura, perfeito para os paraquedistas de plantão.

A vista é perfeita para apreciar os diversos voos de asa delta e também para admirar ao ar livre a beleza do vale que se forma à sua frente.

Mas mesmo que você não seja fã de voo livre, pode ir ao local para simplesmente apreciar o pôr do sol e fazer aquele post inesquecível.

Aqui você pode ficar mais tranquilo, pois, como é estruturado para esta prática esportiva, há pessoas o suficiente para te deixar à vontade, diferente de outros pontos com vistas espetaculares, mas desertos.

O colorido dos paraquedistas no céu transforma a experiência em algo memorável, o que é perfeito para tirar diversas fotos e registrar esse momento. Para chegar lá, basta pegar a BR-116 e, no km 18, encontrar a saída certa.

O valor para entrar é de R$ 5 e o horário de funcionamento é das 08:00 às 20:00 horas, todos os dias. Para os amantes de esportes radicais, esta será uma das melhores atrações.

ninho das águias em nova petrópolis

5. Cooperativismo de Nova Petrópolis

A cidade é considerada a capital nacional do cooperativismo, o que significa que foi lá que começou a linha de crédito para produtores de forma a estimar a produção de todos, como uma rede de amigos; mas aqui, de empresários.

Em 1902, o padre Theodor Amstad foi o responsável por esse início e, de lá para cá, o país inteiro compreendeu a importância do cooperativismo, adotando-o, sobretudo, em pequenas cidades.

O cooperativismo hoje tem assumido novas modalidades e é uma prática que possibilitou a prosperidade de muitas famílias, comunidades e pequenos produtores.

É de grande valor cultural para os povos compreender esta prática, pois trabalha conceitos de união, trabalho e organização coletiva, reduzindo a dependência de grandes corporações, influenciando a economia local e valorizando os produtos que conservam a identidade daquela nação.

Se você tem interesse por esse assunto, Nova Petrópolis tem guiamento histórico-cultural, o qual te levará ao passado e te integrará ao que isso significa para a cidade de forma turística.

Há um monumento, por exemplo, na Praça das Flores, e outro na Padre Amstad, ou seja, há pontos no centro da cidade que remetem ao cooperativismo, assim como outros tantos para você conhecer com guiamento profissional.

Caso você queira conhecer esse passeio e não quer perder tempo em filas para comprar seu ingresso somente quando chegar à cidade, pode reservar o seu ticket clicando aqui.

6. Malharias da serra gaúcha

Como uma boa cidade na qual o frio bate forte, Nova Petrópolis tem mais de 100 malharias, espalhadas por toda a sua extensão. Isso significa que você terá muitas opções de compra com qualidade.

As malhas são tão importantes para a cidade que, em maio, há o Festmalha, um festival comemorado com as principais malharias, com desfiles, atrações artísticas e, é claro, descontos. Vale a pena.

Se você não for a Nova Petrópolis em maio, não tem problema. A cidade conta com tantas malharias que fica difícil escolher quais visitar em seu tempo por lá. Quer uma dica?

Pergunte no hotel em que estiver hospedado, no primeiro restaurante que passar e na banca de jornal mais próxima. Esse é um item indispensável na lista sobre o que fazer em Nova Petrópolis.

7. Esculturas Parque Pedras do Silêncio

Parque Esculturas Pedras do Silêncio
Parque Pedras do Silêncio: Homenagem a história da imigração

Para conhecer Nova Petrópolis muito bem, é preciso mergulhar de cabeça e alma na história que sua colonização alemã trouxe para a região.

Com certeza você vai encontrar essa oportunidade em praças e museus locais, mas tem um lugar que resume tudo em seu próprio estilo: o Parque Esculturas Pedras do Silêncio.

Inaugurado em 2014, há diversas esculturas espalhadas por todo o parque, que está em uma bela região rural, o que por si só já indica como tudo funciona naquele lugar.

As esculturas narram a história da imigração alemã, com personalidades, profissões e tradições da cultura tão rica que se uniu às riquezas brasileiras, compreendendo um trecho importante da história do Rio Grande do Sul.

Esse parque fica na Rua Emilio Dinnebier Filho, 500, e funciona de quinta a domingo, das 09:30 às 18:00 horas. O ingresso custa R$ 30 (clique para conferir).

8. Parque Aldeia do Imigrante

Outro ponto fundamental para quem quer conhecer mais sobre a cultura alemã e sua importância na colonização desta região. O Parque Aldeia do Imigrante mostra como tudo começou.

Passando a aldeia Bávara onde inclusive há um indispensável Biergarten – um “jardim da cerveja”, ou ponto a céu aberto para cervejeiros interagirem, vá passando as lojinhas e jardins até chegar no parque.

Com arquitetura regional, que lembra as diversas casas do interior da Alemanha, seu espaço com 10 hectares permite que você aproveite a caminhada apreciando a beleza da natureza com suas construções.

As memoráveis casinhas enxaimel vão fazer você se sentir em uma cidadezinha da Alemanha, afinal, não se trata apenas de reproduções por encomenda, são casas feitas por imigrantes com respeito aos costumes do seu povo.

Há, também, artesanato, restaurantes e produtos coloniais, ou seja, você pode levar para casa uma lembrança de Nova Petrópolis com a cara da cidade e ainda se deliciar com a culinária local.

Pertinho do parque, há uma loja de cucos, os famosos relógios de parede criados na região da floresta negra, na Alemanha. São peças caras, mas relíquias que ficam lindas na sala, um presente para o resto da vida.

O parque temático tem por intenção mostrar o quão bela é a cultura alemã e o mais bonito é que está dentro de uma cidade que, por si só, já é um cantinho distante da Alemanha.

O parque aldeia do imigrante fica na Avenida 15 de novembro, 1966, e funciona todos os dias das 08:00 às 17:30 horas, com ingresso saindo a R$ 10.

9. Praça das Flores

praças das flores nova petrópolis
Praça das Flores (Ao lado do Labirinto Verde)

A Praça das Flores é a principal de Nova Petrópolis, como sua beleza e importância histórica deixam claro.

Beleza porque suas flores e árvores vão chamar a sua atenção, já que tanto a coloração quanto o paisagismo são minuciosos e merecem ser apreciados.

Indispensável fazer um passeio com a família e tirar aquelas fotos. Também deve ser inserida na sua rota romântica (que pode começar em Porto Alegre).

Importância porque ali está o Monumento do Cooperativismo, simbolizando sua importância para a cidade, histórica e culturalmente.

Esta praça fica na Avenida 15 de novembro, no centro da cidade, e conta ainda com um labirinto de arbustos, o labirinto verde. Localizado no coração da praça é uma das atrações que diverte e entretém as diferentes gerações que passam por lá.

Para almoçar, experimente logo adiante o fogão a lenha do restaurante Unser Haus. E já pode dar uma visitada na cervejaria Edelbrau, visitando alguns dos melhores locais da cidade num só passeio.

Mais adiante, pela 116, há também a comida caseira do restaurante Colina Verde, um verdadeiro banquete.

E se der vontade de uma sobremesa, passe na Mukli Alfajores. Um uruguaio que se apaixonou pela cidade trouxe para Nova Petrópolis essas delícias de seu país. Além de poder levar para casa variados tipos de alfajor, aproveite e experimente o milk shake da casa.

Se você está procurando o que fazer dentro da parte urbana de Nova Petrópolis, precisa passar pela praça.

10. Casa Amarela

Que tal uma galeria de arte para você apreciar a importância histórica de Nova Petrópolis de acordo com o ponto de vista de quem ali viveu e ainda vive?

Há, também, comidas e bebidas em um conjunto interessante entre arquitetura, gastronomia e arte.

A Casa Amarela é literalmente uma casa que conserva as características originais da época da imigração e colonização dos alemães, então sua construção chama a atenção e é facilmente identificada.

Além disso, há uma galeria de arte com obras de artistas locais e que contam a história não só da cidade, mas do desenvolvimento de toda a região. Além do resgate cultural, há um incentivo para exposição de artistas da serra gaúcha.

Para completar, você encontra quitutes e cervejas artesanais, prontos para serem consumidos ou para você levar embora e desfrutar em sua hospedagem.

A Casa Amarela está aberta aos visitantes e fica localizada na Rua Pastor Paulo Evers, 1328.

Um dia será pouco para tanta coisa boa

A serra gaúcha é mesmo cheia de atrativos. Natureza, Cervejas artesanais, café da manhã colonial, passeios, história preservada, hotéis aconchegantes, parques exuberantes, bela vista, opções de aventuras e esportes, atrações locais, praças convidativas, povo hospitaleiro.

Seria maravilhoso se você pudesse se programar e traçar um roteiro que não deixasse nada de fora dessa viagem!

São muitas dicas para o destino. A serra gaúcha é um daqueles lugares do Brasil que você chega e vai abrindo outras localidades, novos lugares, e continua explorando enquanto houver tempo e recursos.

É também uma localidade que guarda muita história dos povos que colonizaram a América Latina, no caso, os imigrantes alemães.

Prazer, aventura e paz no coração

Além de agradar aos jovens, por tantas possibilidades de aventuras e desbravamento de lugares fantásticos, com esportes radicais, são locais que passam paz e aconchego, um sentimento nostálgico e agradável que faz você querer ficar, renovar a estadia e continuar naquela paz.

Uma estadia na serra gaúcha é tão gostoso quanto tirar um tempo para se encontrar num templo, conhecendo melhor a si mesmo, a sua companhia, conversar longamente apreciando a vista natural, curtir o nascer e o pôr do sol, essas pequenas coisas que a vida nos proporciona, mas na cidade vamos perdendo a chance de apreciar.

É o tipo de viagem que marca nosso coração, marca uma relação, esquenta o espírito e nunca mais sai da memória.

Uma jornada de celebração, renovação. Para o inverno ou verão, a serra gaúcha vai estar com o mesmo abraço caloroso, pronta para você chegar e deixar a imaginação voar.

Onde Comprar os Ingressos para Gramado com Desconto?

Viu todos os detalhes e decidiu quais passeios irá fazer? Agora é a hora de garantir seus tickets com um preço diferenciado.

Para garantir os seus passeios com o melhor preço, recomendamos a Brocker Turismo. A maior e mais confiável agência de Gramado e Canela.

Você economiza nos ingressos e tem a garantia de não dar chance pro erro de cair em uma fraude.

Além de contar com toda a assistência de um time preparado e que conhece a região a fundo.

Atenção: Reserve seus ingressos com antecedência para não correr o risco de ficar sem entrada para os dias da sua viagem.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – e economize MUITO em sua viagem.

Quais são as melhores atrações para visitar em Nova Petrópolis?

Para conhecer muito bem a cidade, as melhores atrações para visitar em Nova Petrópolis partem de dois caminhos: o da natureza e o histórico e cultural.

Na natureza, o Parque do Panelão, o Monte Malakoff, Vale do Rio Caí e Ninho das Águias.

Já a parte histórica e cultural, há a parte relacionada ao cooperativismo, as malharias, o Parque Esculturas Pedras do Silêncio, Parque Aldeia do Imigrante, Praça das Flores e Casa Amarela.

Quais são as melhores atividades ao ar livre em Nova Petrópolis?

As melhores atividades ao ar livre em Nova Petrópolis estão todas relacionadas com a bela vista que a cidade e sua região proporcionam ao visitante. Por isso, paraquedismo e asa delta são pedidas perfeitas para a ocasião.

Quais são as atividades para crianças mais conhecidas em Nova Petrópolis?

Que tal um labirinto no meio de uma praça? É isso que você encontra na Praça das Flores, em Nova Petrópolis.

Além disso, as crianças vão se encantar com a Aldeia do Imigrante, lugar especial que remete à época da colonização.

Como ir de Canela para Nova Petrópolis?

É muito simples ir de Canela para Nova Petrópolis, ambas cidades da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.

Basta seguir de Canela pela Rodovia RS 235 e, cerca de 35 km depois, chegará ao portal de Nova Petrópolis - se tiver dúvidas sobre como chegar em Gramado, pode conferir esse conteúdo complementar.

Descubra como Economizar Até 50% em mais de 213 Estabelecimentos de Gramado e Canela