gramado em agosto

O Que Fazer em Gramado e Canela? Os 24 Melhores Passeios e Atrações da Região

Quais são os melhores passeios em Gramado?

No momento de pesquisa sobre o destino da viagem, uma das partes mais importantes (e a que eu particularmente mais gosto) é justamente sobre as atrações e passeios que farei.

A Serra Gaúcha é conhecida no país como um dos locais que mais oferecem atrações – seja em museus, experiências, parques, etc. e ficar perdido em meio a tantas atrações é bem fácil.

Gramado fica localizado a aproximadamente 2 horas da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, e conta com entretenimento para toda a família..

Separei 15 ótimas atrações para você conferir quando estiver procurando o que fazer em Gramado.

Reserve com Nossos Parceiros

🎫 Ingressos para atrações com descontos: Brocker Turismo (clique aqui).

🏨 Os Principais Hotéis de Gramado: Booking (clique aqui).

✈️ Passagens Aéreas Baratas para POA: PassagensPromo (clique aqui).

🚗 Comparador de Preços para Aluguel de veículos em Gramado e Canela: Rent Cars (clique aqui).

Ao realizar sua reserva em algum dos parceiros acima, você ajuda a manter o site no ar – sem pagar nada extra. Se puder, faça sua reserva clicando nos links para nos ajudar.

O que Fazer em Gramado e Canela? 24 Recomendações de Atrações e Passeios

Gramado fica a pouco menos de 2 horas de Porto Alegre. A cidade também não é longe de outros destinos turísticos como Nova Petrópolis e Caxias do Sul. Se for de avião de outros estados, o aeroporto mais perto é o Porto Alegre.

Para garantir que sua estadia em Gramado seja completa e que você aproveite ao máximo, recomendo MUITO que você conheça todas as opções citadas.

Se não der, pelo menos duas ou três são necessárias.

Lembrando que esses 20 itens sobre o que fazer em Gramado são apenas minhas recomendações. Ainda existem várias opções de entretenimento na região, sem contar com Canela, a cidade vizinha muito visitada por turistas.

Então vem comigo e saiba tudo sobre o que fazer em Gramado!

IMAGEM PASSEIO

Trem Maria Fumaça
  • Uma aventura incrível com duração de cerca de 1 hora
  • Oportunidade incrível de conhecer a cultura italiana e dos imigrantes
VER PREÇO →

Parque Snowland
  • Um mundo de neve disponível para sua viagem
  • Único parque de neve indoor na América Latina
VER PREÇO →

Mundo de Chocolate
  • Todas as obras dentro do parque são feitas de forma artesanal
  • Foram usados mais de 30 toneladas de chocolate nas esculturas
Ver Preço →

Mini Mundo
  • Um mundo real, reproduzido em miniaturas muito realistas
  • Atração SUPER indicada para crianças, mas que todos amam
Ver Preço →

Museu de Cera Dreamland
  • Conheça esculturas que parecem os famosos reais
  • Museu semelhante ao de grandes cidades pelo mundo
VER PREÇO →

Bus Tour
  • São 37 pontos de parada entre Canela e Gramado
  • Ideal para quem estará pouco tempo na cidade e quer ver os principais passeios
VER PREÇO →

Hollywood Dream Cars
  • Carros clássicos, muito bem conservados
  • Uma das melhores coleções disponíveis em solo brasileiro
VER PREÇO →

Café Colonial
  • Mais de 50 opções para você desfrutar do tradicional café do sul
  • Vai te deixar satisfeito por boas horas do dia para curtir os passeios
VER PREÇO →

Mundo a Vapor
  • Museu interativo com história das máquinas em todo o mundo
  • Possibilidade de conhecer mais das máquinas que dominavam o mundo em decadas passadas
VER PREÇO →

Bus Bier Tour
  • Diversão garantida, com degustação de cervejas e visita às fábricas da Serra Gaúcha
  • Atração exclusiva para pessoas maiores de 18 anos
VER PREÇO →

1. Parque Snowland

castelo de neve no Snowland

Você quer brincar na neve? Já imaginou poder praticar esportes de inverno e também assistir apresentações de patinação e espetáculos sem sair do Brasil?

Então você precisa conhecer o Snowland, um parque de neve fechado e climatizado com o intuito de trazer para os brasileiros a sensação de poder caminhar, esquiar, e praticar esportes na neve.

Você pode visitar o parque mesmo no Verão. Como o parque de neve é fechado, ele funciona em todas as épocas e meses do ano, faça chuva ou faça sol

Localizado a apenas 10 minutos do Centro de Gramado, acessível por ônibus e transportes por aplicativos.

O parque de neve conta com temperaturas até 5 graus negativos, e com neve de verdade!

Confira algumas atrações:

Montanha de Neve: É considerada a primeira montanha de neve do Brasil. É popular entre as famílias e sobretudo entre as crianças, que adoram fazer a descida de snowboard.

Espetáculo Flokos: Uma apresentação que conta um pouco sobre o parque e que termina com neve de verdade caindo do céu.

Tubing: Curta momentos de bastante adrenalina com sua família ao descer a Montanha de Neve em uma boia gigante!

Flash Mob na neve: um Flash Mob é uma performance muito divertida de se ver. Trata-se de um número de dança que começa de surpresa em locais públicos. Na Snowland, você poderá ver na vâ-la sobre a neve!

Patinação no gelo: O preferido da garotada e das famílias. Você pode sentir o prazer de patinar em uma autentica pista de gelo.

Não sabe patinar? Não tem problema, o parque conta com monitores exibindo pré-aulas, com direito aos patins, capacete e cotoveleira.

Espetáculo de patinação sobre o gelo: Diversas apresentações artísticas de patinação, com muita música e excelentes coreografias.

E muito mais: Ice Motion, Playground na neve, cinema 4D, castelinho, simulador de aventuras e o Snowland Night, o parque aberto também de noite para quem quiser aproveitar. Essa é uma das principais escolhas para quem busca o que fazer em Gramado.

Os valores do passaporte custam de 115 a 139 reais, com a possibilidade de promoções em datas de baixa temporada.

Você não precisa levar casacos pesados, o passaporte da Snowland já inclui os agasalhos necessários, como jaqueta, calça de frio, botas e luvas.

Com certeza é uma das principais atrações de Gramado, vale a pena conferir!

Mais informações sobre o parque no site oficial.

2. Mundo de Chocolate

mundo de chocolate

Quem é que não gosta de chocolate caseiro, não é mesmo? E não tem como você visitar a Serra Gaúcha, sobretudo Gramado, sem se encantar ou provar pelo menos um dos famosos chocolates do sul do Brasil. Então, você precisa visitar o Mundo de Chocolate em Gramado!

A Serra Gaúcha é famosíssima pelos chocolates que produz. Posso ser um pouco suspeito para falar, mas a região tem as melhores fábricas de chocolate do Sul do Brasil!

O Mundo de Chocolate é tanto uma fábrica quanto um museu. Esta grande fábrica de chocolates está localizado na Avenida Borges de Medeiros, que é uma das principais vias da cidade de Gramado.

É o primeiro parque de chocolate da América (do Norte e do Sul!) e conta com mais de 30 toneladas de chocolate maciço, em esculturas de até 4 metros.

Todas as obras dentro do parque são feitas de forma artesanal, e são mais de 200 esculturas de todas as partes do mundo.

Você pode até pensar que “é um desperdício não comer esse chocolate todo”, mas quando vir as incríveis esculturas do Mundo do Chocolate vai pensar diferente.

Os visitantes ficam encantados com esculturas de diversas partes do mundo, como a Torre Eiffel, Monte Rushmore, a Casa Branca, o Castelo da Arquitetura Chinesa, a Esfinge do Egito e muito mais.

E claro, o passeio não pode terminar sem uma deliciosa degustação de diversos tipos de chocolate, da fábrica Lugano.

E mais, a fábrica também te dá a oportunidade de se tornar um chocolatier por um dia, podendo fazer o seu próprio chocolate.

O parque ainda conta com o requinte do Café et Pâtisserie. É prefeito para um brunch ou um café da tarde após o passeio. O café conta com pratos à la carte, salgados, doces e claro, muitos tipos de chocolate.

Não planeje o que fazer em Gramado sem considerar o Mundo de Chocolate!

Os ingressos custam a partir de 35 reais e é aberto para todos os públicos.

3. Tour Maria Fumaça

trem maria fumaça Gramado

A cidade de Gramado não fica longe da linha de ferro da Maria Fumaça, um trem a vapor que viaja numa linha de 23 quilômetros de extensão.

O passeio é muito popular pelo seu visual e pelas experiências ao longo da viagem, passando pelas cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.

“Mas esse post não fala só sobre os melhores passeios de Gramado?” Sim, mas essa é uma atração que geralmente conta com transfer de ida e volta para os hotéis em Gramado. Você consegue achar carros que saem da própria Borges de Medeiros para os terminais do Tour.

Além disso, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa são cidades que ficam a cerca de uma hora de distância apenas de Gramado. Confira os pacotes disponíveis de passeios (recomendamos a Tour On).

O passeio de locomotiva é uma viagem que conta com um lindo visual da Serra Gaúcha. É a atração ideal para quem gosta de degustar queijos e vinhos.

O acesso é bem fácil e o trajeto inteiro leva em torno de 1 hora e 30 minutos.

A parada na Epopeia Italiana oferece shows, apresentações de dança e também degustação de vinhos diversos. A apresentação de teatro, sobre a história da região, é muito popular e dura apenas 40 minutos.

Durante o passeio, você vai imergir na cultura dos colonos italianos. É uma das atrações mais características para se fazer em Gramado.

Os passeios custam em torno de 150 reais por pessoa, pode ser também com a opção da Tour do Vinho, com pacotes a partir de 260 reais.

Se você for escolher a Maria Fumaça, aproveite para visitar também o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves!

4. Mini Mundo

atração no mini mundo

Esse é um passeio perfeito para fazer com as crianças!

Sendo como todas as crianças são, certamente elas vão se encantar com as proporções reduzidas desse parque tão popular.

Entre as principais atrações de Gramado, o Mini Mundo em Gramado conta com réplicas idênticas de diversos prédios e monumentos famosos pelo Brasil e pelo mundo.

As réplicas são até 24 vezes menores do que as originais. Lá você pode conhecer as miniaturas da Igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto, do Aeroporto de Bariloche, do Museu Paulista e muito mais.

A Torre de TV de Hamburgo é um dos monumentos que roubam a cena na paisagem do Mini Mundo, sendo um dos mais altos do parque (a original possui 271 metros de altura).

O realismo das réplicas do Mini Mundo chamam a atenção, com direito a mini carros, ruas, miniaturas de pessoas no dia-a-dia. Tudo é muito impressionante!

Hoje em dia, você inclusive baixar um aplicativo na Play Store ou na Apple Store contento um mapa interativo do Mini Mundo. Desse modo, você terá mais informações sobre o parque na palma da sua mão!

Os ingressos para o Mini Mundo custam a partir de 35 reais para adultos e 18 reais para crianças de 3 a 15 anos. Está localizado no endereço Rua Horácio Cardoso, 291.

5. Dreamland Museu de Cera

presidentes americanos no Dreamland

Você já imaginou tirar uma foto ao lado de Albert Einsten? Quem sabe da rainha da Inglaterra? Até mesmo com o Homem de Ferro, ou visitar o Pérola Negra e tirar uma selfie com o Jack Sparrow?

Parece brincadeira não é mesmo? Mas é sério! Este é o local onde até os adultos volta a ser criança por um dia: o Museu de Cera DreamLand de Gramado, uma das grandes atrações da cidade.

O museu é muito procurado pelos turistas, especialmente para quem é fã dessas esculturas extremamente realistas. Ao todo, são 15 salas e mais de 100 esculturas de cera.

Todas elas são esculpidas com muito cuidado, para não te desapontar na hora que você postar suas selfies!

Além das já citadas, o museu também conta com réplicas idênticas de personalidades como Bruce Willis, Barack Obama, Mulher Gato, Psy, entre muitos outros.

A família real britânica está entre os destaques do momento, bem como fenômenos do futebol mundial como Neymar Jr., Messi e Cristiano Ronaldo. Com certeza tem alguém de quem você é fã lá dentro!

Mas não são apenas personagens reais que figuram nas salas do DreamLand.

Atores caracterizados como personagens estão presentes. Além disso, o museu apresenta algumas criaturas criadas por computação gráfica como o Shrek e os habitantes azuis de Pandora, do filme Avatar.

Todos os turistas que planejam o que fazer em Gramado consideram o DreamLand pela sua fama em oferecer uma ótima experiência.

O Museu de Cera está localizado em Gramado, na Rua das Hortênsias, que fica no centro da cidade. É um local de muito fácil acesso que você certamente vai passar uma hora ou outra na sua viagem. Não precisa fazer desvio nenhum.

É permitido tirar fotos em todos os setores. O que não é permitido é tocar nas esculturas, por motivos de segurança e preservação.

Você pode comprar o Passaporte Dreams para ter acesso a alguns combos de atrações. Se você está muito interessado no museu, recomendamos conferir as opções do passaporte.

O museu está aberto a semana toda, das 8 da manhã até 6 e meia da noite, para todas as idades. A entrada custa um pouco mais do que as demais atrações de Gramado. Por adulto, o ingresso custo cerca de 110 reais.

6. Bus Tour

bustour passando por canela

Não posso dizer o que fazer em Gramado sem mencionar o Bus Tur! Afinal, qual a melhor forma de conhecer todos os cantos e encantos de Gramado, se não a bordo de um confortável e animado ônibus?

O Bus Tour é a melhor opção para ter um gostinho rápido de todas as atrações das cidades de Gramado e Canela.

No trajeto de 9 horas, os turistas podem descer do ônibus nas principais atrações para conhecer, tirar fotos e fazer compras. Fiquem atentos ao chamado dos organizadores!

Mas você e sua família não precisam ficar preso a esses roteiro.

Pode ser que você também tenha outros planos para fazer no mesmo dia. Ele conta com o benefício dos próprios turistas poderem elaborar roteiro. Assim, seu grupo pode iniciar em qualquer ponto da cidade.

Para se planejar, nada melhor do que baixar o mapa interativo da Bus Tur e conhecer todas as paradas nas cidades de Gramado e Canela.

Além das principais paisagens das cidades, aproveite também para conhecer a Catedral de Pedra em Canela, o Parque do Caracol (onde você pode ver a Cascata do Caracol e o Castelinho Caracol), Alpen Park, os Bondinhos Aéreos, o centro de Gramado, Mini Mundo, o Lago Negro, a Terra Mágica e muitos outros pontos turísticos das duas cidades mais visitadas da Serra Gaúcha.

É uma atração para se passear com a família e obrigatória para você que ainda não conhece Gramado.

Veja mais informações sobre os passeios no site oficial.

7. Harley Motor Show

exposição de uma Harley Davidson em Gramado
Créditos: Harley Davidson Group

Gramado também conta com atrações para os aficionados por motos. Mas não se trata de qualquer moto. Estamos falando de uma das melhores e mais famosas do mundo: a Harley Davidson!

E o Harley Motor Show, também chamado de Dreams Motor Show Gramado, é a combinação de um bar com museu que conta com uma decoração focada no mundo do motociclismo. Na verdade, o espaço é um bar e restaurante no melhor estilo do Rock ‘n’ Roll.

Se você adora motocicletas, a decoração vai te impressionar. Motocicletas lendárias estão expostas pelo bar, sem contar nos bancos feitos com assentos de motos, com tecidos de couro autêntico.

O cardápio também é bastante chamativo e fala muito bem com quem é dessa tribo. Você pode encontrar diversas opções de cervejas, lanches e porções para petiscar.

O estilo do Harley Motor Show é o de uma Steakhouse, servindo hambúrgueres, cachorro-quentes, anéis de cebola frita, batatas fritas e costelinhas.

Se você pretende ir para Gramado de moto, o Harley Motor Show é parada obrigatória!

O bar está localizado na av. das Hortênsias, 5507. É impossível não vê-lo quando você passar perto.

8. Natal Luz de Gramado

espetáculo de natal

Se você pretende passar o Natal na cidade de Gramado, não deixe de conhecer todas as atrações do Natal Luz de Gramado.

Diferente das atrações mencionadas até aqui, essa é sazonal. Ou seja, ela apenas acontece nas festas de fim de ano.

Geralmente, a preparação começa em meados do mês de outubro e vai até o dia 10 de janeiro do ano seguinte. Portanto, você não precisa passar de fato o Natal em Gramado para ter a experiência do Natal Luz.

Além de toda a decoração especial do Natal Luz, com muitas luzes, bonecos de neve, Papais Noéis, duendes e muito mais, a cidade conta com muitos shows, alguns até mesmo ao ar livre.

Um dos mais famosos e procurados é o desfile de Natal, com diversos personagens, muita música e luz, um espetáculo especial para toda a família.

O show no Lago Joaquina Rita Bier também é incrível e muito popular entre os turistas. A apresentação encanta com suas luzes e efeitos, honrando o nome do Natal Luz.

Ao som do coral natalino, a projeção de água na fonte central, espalhando-se por 200 metros quadrados, é um colírio para os olhos.

9. Café Colonial

Torre Café Colonial

Saiba que comer é uma das principais coisas que você vai fazer em Gramado!

Comece o seu dia com o pé direito, com uma mesa farta inspirada na comida dos colonos de antigamente.

Aqui, a marca italiana e alemã são muito sentidas. As opções mais comuns são: linguiça fervida, pastel, bolos, frango à milanesa, salame, pães diversos e muitas outras delícias.

Este é o Gramado Café Colonial, que é dirigida pela família Erni Cavichion desse o ano de 1984. Como dito, seu foco é em comida alemã e italiana. Então, espere muitas massas, molhos, salsichas e uma bela seleção de cervejas e vinhos!

O local mantém orgulhosamente as tradicionais receitas da culinária italiana e alemã. A comida é famosa por ser farta e por não tardar a chegar na mesa. Bom para os apressados!

Você vai receber muito salames e salsichas na mesa, mas, se for vegetariano, não tem problema! O café colonial oferece muitas opções como picles, legumes, pães e polenta frita!

Com capacidade para 110 pessoas, o café colonial conta com mais de 80 variedades, um verdadeiro pequeno-almoço.

Para aproveitar este delicioso café da manhã, dirija-se até a Estrada Dom Luiz Guanela, 1168.

10. Mundo a Vapor

mundo a vapor

Você sabia que por muito tempo, a maioria das máquinas eram impulsionadas pelo vapor gerado da queima de carvão? Essa e muitas outras curiosidades serão descobertas por você quando visitar o Mundo a Vapor em Gramado.

O local é um museu dedicado ao maquinário a vapor, sejam eles marias-fumaças, máquinas industriais ou usinas. As principais atrações são réplicas de linhas de produção, como a de erva-mate, papel, pedreira e olaria.

É um passeio para quem é curioso, principalmente sobre assuntos que envolvem engenharia e história. Se você gostar de viajar para aprender, esse é um dos passeios que mais indico!

O local possui um espaço kids e também um bosque, com uma pequena linha de ferro para levar as crianças num passeio de trenzinho.

Para ser exato, o Mundo a Vapor não fica em Gramado, mas na sua cidade vizinha, Canela.

11. Pizzaria Temática

ambiente da pizzaria
Ambiente da Pizzaria Kongo

Pizzarias Temáticas não faltam em Gramado!

Esses restaurantes são ótimos para quem viaja com crianças. Esses restaurantes vão fazer elas viajar! Quando estiver planejando o que fazer em Gramado, não deixe esses endereços de fora da lista!

Uma das pizzarias mais populares é a Hector Pizzaria Temática. Sua característica é seguir o estilo de uma escola de magia. Suas crianças vão se encantar antes mesmo de entrar. Os grupos são recebidos por atores caracterizados de personagens, muito na figura de animais falantes e vestidos de bruxos.

A imersão vai muito além do ambiente. Os personagens têm histórias para contar: o protagonista é Hector, um dragão feiticeiro que cria “discos de sabores” com seus amigos Stan (um búfalo), Rony (um puma) e Dora (uma coruja).

O carro-chefe do restaurante é o Sopro de Dragão: pãezinhos de polvilho que farão você e sua família fumegarem pela boca como um dragão! As crianças com certeza vão achar muito divertido.

Para saber mais, leia nosso post sobre a Hector Pizzaria Temática!

Outra pizzaria temática muito popular é o Cara de Mau. Na verdade, são dois restaurantes vizinhos que fazem parte da mesma franquia: o Navio Cara de Mau e o Porto Cara de Mau.

Caracterizado como taverna e barco pirata, essa pizzaria vai encantar toda a família com sua experiência imersiva no mundo pirata!

Além do sabor, o foco dessa pizzaria temática são os espetáculos cheios de luz, acrobacias e figurinos fantásticos. Deles, o Show das Sereias é um dos mais famosos.

Temos um post todo dedicado ao Porto Cara de Mau. Não deixe de conferir!

Se quiser visitar, reserve com antecedência. E note que são aceitos apenas pedidos de reembolso com mais de 4 dias de antecedência.

Por fim, temos a pizzaria temática Kongo, inspirada nas florestas tropicais africanas! Lá, você e sua família serão recebidos pelo gorila Maik.

Aqui você também encontra muita diversão com os autores caracterizados de animais africanos, como leões, guepardos e zebras.

A criançada também vai adorar a bicharada espalhada pelo restaurante e os bichos de pelúcia na zona kids.

As pizzarias temáticas estão entre as melhores coisas para fazer em Gramado, de um jeito que você não consegue experimentar em qualquer lugar.

Quanto ao sabor, as pizzas de Gramado não desapontam nem os turistas mais exigentes. Em uma cidade erguida por tantos colonos italianos, isso não poderia ser diferente.

12. Um delicioso Fondue

Chateau de La Fondue

Gramado é uma cidade de colonos europeus localizada nas alturas da Serra Gaúcha, certo? Então, aqui não podem faltar incríveis opções de sequência de fondue!

A cidade de Gramado também é muito procurado pelos seus rodízios de fondue, principalmente nas estações mais frias. Vamos citar os restaurantes de fondue de Gramado que achamos realmente imperdíveis:

Château dos Plátanos: localizado no bairro dos Plátanos em Gramado, é um dos restaurantes com maior custo-benefício da cidade. Muito aconchegante, o chocolate se destaca por ser feito por uma importante fábrica de chocolate da região (consiga descontos com o Prime Gourmet).

Vue de la Vallee: essa é uma parada necessária em Gramado para quem é chocólatra. O carro-chefe do restaurante é o seu rodízio de fondue, mas você também pode encontrar um cardápio requintado, com culinária francesa e suíça clássica.

Le Chalet de la Fondue: esse é outro restaurante com rodízio de fondue em Gramado que puxa sardinha para a culinária francesa. Se você gosta de vinho, não vai ficar desapontado!

Se você é muito fã de doces quentes, precisa conferir nosso post sobre os melhores chocolates quentes de Gramado antes de planejar o que fazer em Gramado.

13. Rua Coberta

rua coberta gramado

Sobre o que fazer em Gramado, uma das primeiras coisas que deve vir à mente é a rua Coberta. É uma das atrações mais conhecidas e mais charmosas da cidade gaúcha.

Com 100 metros de extensão, é considerada a principal rua da cidade, e conta com lojas, restaurantes e bares.

Ela tira seu nome do fato de ser uma rua totalmente coberta com uma estrutura de ferro e vidro. No fim do ano, a Rua Coberta ganha um charme todo especial com a decoração natalina.

A Rua Coberta é completamente dedicada a pedestres. Os meses de maior movimento ficam no inverno, quando o local recebe diversas apresentações. Vale a pena se programar para visitar Gramado nessa época!

Dependendo da época, a Rua Coberta também pode ser o palco de eventos como Feira do Automóvel, Exposição de Orquídeas, apresentações do Natal Luz e muito mais.

As lojas ficam abertas até às 7 da noite. Por sua vez, bares, cafeterias e restaurantes recebem fregueses até a meia-noite. É um item obrigatório na lista sobre o que fazer em Gramado.

Para conhecer mais, confira nosso post sobre os melhores restaurantes na Rua Coberta.

14. Lago Negro

paisagem em gramado

O Parque do Lago Negro em Gramado é um local de bastante tranquilidade e lazer para a família.

Aberto 24 horas, é um dos pontos turísticos da cidade e conta com passeio de pedalinhos.

O Lago Negro é inspira muita tranquilidade e é o melhor espaço ao ar livre de Gramado. Você também pode encontrar diversas lojas, restaurantes, bares e, o principal, muitas belezas naturais.

O Lago Negro é um lago artificial e foi planejado para trazer o clima dos famosos lagos da Europa. Um exemplo disso são os pinheiros que foram trazidos diretamente da Floresta Negra, no sudoeste da Alemanha.

Ao todo, o Lago Negro ocupa uma área maior do que 17 mil metros quadrados e sua parte mais profunda passa dos 14 metros em relação à superfície.

É por causa dessa profundidade (e da exuberância da vegetação que o circunda) que as águas do lago são escuras como são.

Se você é daquelas ou daqueles que não deixa de praticar atividades físicas, mesmo quando está viajando, o ambiente do Lago Negro vai ser ideal se quiser fazer em Gramado suas atividades físicas.

15. Rua Torta

rua torta

Você conhece a Lombard Street? A famosa rua sinuosa em São Francisco e um dos pontos turísticos da cidade?

Gramado também tem a sua Rua Torta, um dos locais bastante visitados pelos turistas. Seu apelido não veio à toa, ela é realmente uma rua que sobe em ziguezague.

O nome oficial da Rua Torta é Rua Emilio Sorgetz. Ela está situada bem de frente para a Praça das Etnias e em um dos finais da av Borges de Medeiros. Assim, ela fica pertinho de outras opções turísticas de Gramado.

Aproveite, então, para tirar várias fotos e registrar a sua passagem pela Lombart Street Brasileira. Vai ser uma bela adição ao seu Insta!

16. Hollywood Dream Cars

carro em destaque

Localizado a alguns minutos do centro de Gramado, a Hollywood Dream Cars é um museu para os aficionados em veículos clássicos de quatro rodas.

Seu nome oficial é Museu do Automóvel e mostra carros dos anos 20 até os anos 60. Mesmo quem não é tão fã, vai adorar ver esses veículos antigos e bem preservados!

17. Gramado Zoo

tucano no gramado zoo

A 20 minutos de distância do Centro, passando pelo Le Jardin Parque de Lavanda, você vai encontrar o Jardim Zoológico de Gramado.

O parque abre normalmente às 10 horas e oferece algumas atividades extras como testes de falcoaria e o Zoo noturno.

No zoo, você pode visitar o Parque Gaúcho, um complexo voltado à cultura do Rio Grande do Sul.

18. Centro de Gramado

passeios gratuitos em Gramado

O Centro de Gramado é repleto de pontos turísticos! Por isso, é o lugar perfeito para um passeio a pé, durante as melhores estações, para ver despreocupadamente o que a cidade tem a oferecer.

A principal via do bairro central de Gramado é a avenida Borges de Medeiros.

No Centro, você pode visitar a Praça das Etnias, o Palácio dos Festivais (onde acontece o famoso Festival de Cinema de Gramado), a Praça Major Nicoletti e muito mais!

É o bairro de Gramado com a maior concentração de pontos turísticos, como a Rua Torta, a Fonte do Amor Eterno e o Mundo do Chocolate.

19. Hard Rock Café

Hard Rock Cafe gramado

Para dar uma pausa do ambiente colonial de Gramado, visite o Hard Rock Café da cidade. Com sua marca inconfundível, o restaurante impressiona pela imersão no mundo do rock ‘n’ roll que só ele consegue trazer.

Você pode ter certeza que não vai se desapontar! Para se planejar bem, leia nosso post sobre o Hard Rock Café de Gramado.

20. Aldeia do Papai Noel

bonecos de neve

Apesar de ser um parque com tema de natal, a Aldeia do Papai Noel é aberta o ano todo. Então, se você gosta do clima de natal mesmo fora de época, esse é o destino certo para você!

A Aldeia do Papai Noel conta até mesmo com um passeio de monotrilho sobre a Serra Gaúcha e um passeio no trenó voador do bom velhinho.

Sua família vai se encantar com esse ambiente tão rico e mágico. Visite a fábrica de brinquedos do Papai Noel!

21. Le Jardin Parque de Lavanda

le jardin parque de lavanda

Esse é um parque ao ar livre dedicado às diversas espécies de lavanda, com direito a lojas de presentes, estufa e um café. O Le Jardin, conhecido também como Parque de Lavanda, está localizado em Várzea Grande, na cidade de Gramado.

22. Igreja Matriz São Pedro

igreja sao pedro

Ao lado do Palácio dos Festivais, você encontra a Igreja Matriz de Gramado. Aberto todos os dias, o espaço da Paróquia de São Pedro em Gramado é um dos pontos turísticos mais distintos do Centro.

Muitos param para ver as esculturas dos 12 apóstolos.

Vale uma boa foto com a família!

23. Palácio dos Festivais

palácio dos festivais em gramado

O prédio chama a atenção na Borges de Medeiros. Nele, acontecem os festivais de cinema de Gramado. Se você é cinéfilo, lembre de checar a programação do Palácio dos Festivais e do Festival de Cinema de Gramado.

Dos destinos culturais, é uma das melhores coisas para fazer em Gramado.

A última edição do Festival de Cinema de Gramado aconteceu em setembro de 2020.

24. Fonte do Amor Eterno

fonte do amor eterno Gramado

Localizado ao lado da Igreja de São Pedro, é o local perfeito para os casais apaixonados ou em lua de mel. Casais costumam prender cadeados à grade, com os nomes do casal gravados, jurando amor eterno.

Outras Opções para Curtir a Cidade de Gramado e a Serra Gaúcha

Ainda não acabou.

Se você pensa que a lista com as opções do que fazer em Gramado estava boa, separamos mais algumas ótimas opções para você.

  • Vale do Quilombo: Localizado na avenida das Hortênsias, é o local ideal para tirar fotos da bela vista da Serra Gaúcha, o cartão postal da cidade;
  • Reino do Chocolate: Essa é uma das melhores fábricas de chocolate de Gramado, páreo duro para a fábrica do Mundo de Chocolate. Nela, você pode visitar um parque, túneis, loja de presentes, uma mini fábrica e olhar a incrível linha de produção dos chocolates;
  • Avenida Borges de Medeiros: A avenida principal de Gramado, com muitas atrações, lojas e entretenimento para toda a família.
  • Salão Super Carros: Quem adorou o salão da Harley Davidson em Gramado não pode deixar de ver também os Super Carros em Carniel!
  • Cristais de Gramado: Se você estiver buscando uma experiência mais fora do convencional, visite a fábrica de vidro em Gramado. Lá, você pode comprar ingressos para assistir a eventos e apresentação, e ver os artistas do vidro em ação!
  • Casa do Colono: Perto da Praça das Etnias, você pode visitar um gracioso estabelecimento para degustar a comida local. Essa é a Casa do Colono, reconhecível pelo seu prédio colorido e característico de Gramado.
  • Terra Mágica Florybal: Esse é um dos parque de diversão mais famosos da Serra Gaúcha! Traga suas crianças e vocês não vão se arrepender. A Terra Mágica ainda conta com um cinema 7D e muito mais atrações!
  • Vale dos Dinossauros: Outro destino muito popular para as crianças. Esse parte com réplicas em tamanho real de dinossauros de todos os tipos, dos mais dóceis aos mais assustadores.
  • Parque da Ferradura: é um parque natural localizado em Canela. Se você gosta de trilhas e de natureza, precisa visitar o Parque da Ferradura! Você poderá desfrutar da paisagem da Serra Gaúcha em mirantes de mais de 750 metros de altura!

Ficou animado com essa lista dos melhores passeios de Gramado? Espero que sim! Afinal, Gramado é um dos destinos turísticos mais encantadores do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Se você tinha dúvidas sobre o que fazer em Gramado, eu espero ter ajudado a tirá-las!

Lembrando que, se você incluir Canela, o que fazer se tornar: você pode ver a incrível Catedral de Pedra, o Alpen Park, 0 Parque do Caracol (contando com a Cascata do Caracol e o Castelinho Caracol) e a parada dos Bondinhos Aéreos.

Não deixe de conferir nosso post sobre o que fazer em Canela.

Outras cidades também valem muito a pena, como Nova Petrópolis.

Agora que você já sabe o que fazer em Gramado, comece a programar sua viagem!

Onde Comprar os Ingressos para Gramado com Desconto?

Viu todos os detalhes e decidiu quais passeios irá fazer? Agora é a hora de garantir seus tickets com um preço diferenciado.

Para garantir os seus passeios com o melhor preço, recomendamos a Brocker Turismo. A maior e mais confiável agência de Gramado e Canela.

Você economiza nos ingressos e tem a garantia de não dar chance pro erro de cair em uma fraude.

Além de contar com toda a assistência de um time preparado e que conhece a região a fundo.

Atenção: Reserve seus ingressos com antecedência para não correr o risco de ficar sem entrada para os dias da sua viagem.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – e economize MUITO em sua viagem.

Descubra como Economizar Até 50% em mais de 213 Estabelecimentos de Gramado e Canela