Carregando...

O que Fazer em Carlos Barbosa? Os 7 Melhores Passeios e Pontos Turísticos da Região

Maior da Serra
Brocker Turismo
Referência em turismo e receptivo na Serra Gaúcha, com dezenas de atividades
PONTOS POSITIVOS:
  • Uma das maiores empresas de turismo da Serra Gaúcha
  • Diversas opções de entretenimento, ingressos e passeios PREMIUM.
Brocker Turismo - Passeios e Atrações com Bons Preços
Anúncios

Quer descobrir o que fazer em Carlos Barbosa? Confira nosso guia e veja como aproveitar a região ao máximo!

Anúncios

Muitas pessoas tornam suas viagens ainda mais inesquecíveis quando encontram o melhor lugar para visitar.

Mas, essa procura precisa de um pouco de sua atenção.

Sabe por quê? Porque os melhores momentos são aqueles que estão entre um plano e outro.

Porém, se você não tem um roteiro de viagem, é bem provável que fique perdido o tempo inteiro.

Por isso, uma cidade como Carlos Barbosa merece a sua atenção. Ela se enquadra naqueles lugares especiais, que são construídos à base de muita história para contar e, por isso, têm turismo desenvolvido.

Pensando nisso, preparamos este pequeno guia para você saber o que Carlos Barbosa tem a oferecer.

De fato, vamos falar sobre a produção de queijo deliciosamente farta, a fábrica da marca de facas mais famosa do país e um jeitinho único de te convidar para ficar mais.

O que Fazer em Carlos Barbosa?

Com a fábrica da Tramontina nascida em Carlos Barbosa, o restante do país passou a prestar atenção nessa cidade. Porém, ela tem muito mais a oferecer, o que fica evidente assim que você colocar os pés por lá.

No centro, a antiga estação ferroviária, da época em que os imigrantes italianos chegaram à região.

Outro ícone é a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus, de 1947, que merece a sua visita para conhecer um pouco mais sobre a história da cidade.

Nos arredores, diversos bares e restaurantes compõem o cenário, um misto de tradição com o melhor que a gastronomia regional tem a oferecer.

Finalmente, para completar, o comércio e outras atrações turísticas te convidam a curtir a cidade.

centro de carlos barbosa

Como Carlos Barbosa entrou no mapa?

Carlos Barbosa é uma pequena cidade da região serrana do Rio Grande do Sul, com uma igreja matriz, calçadão de lojas com artesanato e muito queijo de fabricação local.

Mas o que colocou a cidade no mapa foi o nascimento da Tramontina, em 1911, hoje a maior empresa de utensílios domésticos, entre outros itens, do país.

Com o talento de Valentin Tramontina, imigrante italiano, que começou a fazer pequenos reparos em itens de ferro assim que chegou à cidade, aos poucos suas habilidades se transformaram na empresa.

De fato, agora, a fábrica é um dos principais pontos turísticos da cidade de Carlos Barbosa.

Passeios, Pontos Turísticos e Compras

Muito além da Tramontina, da estação ferroviária e da igreja e da praça matriz, Carlos Barbosa oferece diversas atrações e lugares para você fazer as suas compras.

No calçadão localizado no centro, por exemplo, está um lugar tranquilo e gostoso para passar uma tarde.

Ali, enquanto você conhece as diversas lojas, queijarias e cafeterias, você pode também parar para apreciar uma bebida e o movimento.

Se você prefere uma atração mais voltada à vista da cidade, vá ao Morro do Calvário, onde está localizada a igreja Nossa Senhora das Dores e, é claro, a visão de toda a região.

Existe, também, o Morro do Diabo, onde diversas pessoas praticam voo livre, além de ter uma rampa de 660 metros, na qual há diversas competições e uma escola que dá treinamento para os interessados no esporte.

Já a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, antigo matadouro, hoje se transformou em uma parada para religiosos, pois se acredita que a água contida ali é milagrosa.

Para quem quer conhecer ainda melhor a região, tem o passeio de Maria Fumaça. Seu percurso tem cerca de 23km e ele se dá entre as cidades de Carlos Barbosa e Bento Gonçalves.

Falando nisso, em relação às cidades próximas, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Nova Petrópolis se destacam.

Existem os lugares do dia a dia de qualquer viajante, mas também há paradas obrigatórias, que merecem a sua atenção, pois são oportunidades únicas de conhecer mais sobre a cidade, sua história e a cultura regional.

Veja algumas das paradas obrigatórias de Carlos Barbosa.

1. Conheça a Granja Cichelero

Inaugurada em 2003, a Granja Cichelero traz uma proposta diferente, pois é especialista em promover sua própria produção e comunidade.

Por ali, então, estão vacas leiteiras cujos alimentos são produzidos especialmente para elas e, em consequência, resultam em leite de extrema qualidade.

Mas, muito além de uma proposta de comunidade, a Cichilero é sustentável, pois o leite, queijos e outros produtos produzidos por ali não necessitam de insumos além dos que a região e o terreno lhe entregam.

Por isso o sabor é tão diferente: qualidade vem em primeiro lugar.

Como se não bastasse, apesar de soar completamente artesanal, a ordenha possui um sistema de robótica, assim como o restante da fábrica é acompanhado por tecnologia de ponta.

Por tudo isso, então, não perca a oportunidade de conhecer esta fábrica.

nono otávio
Deliciosos doces no café colonial do Novo Otávio

2. Associação Carlos Barbosa de Futsal: única brasileira reconhecida pela FIFA

Existe uma história de glória e superação na pequena cidade de pouco mais de 26 mil habitantes. E tudo se deve à Associação Carlos Barbosa de Futsal.

Inaugurada por Clovis Tramontina e Sérgio Luiz Guerra, seu time passou por diversas etapas dos campeonatos municipais, estaduais, nacionais, latino-americanos e mundiais.

Ou seja, galgou degrau por degrau rumo ao reconhecimento mundial, até conseguir.

Além disso, foi o primeiro clube brasileiro, e único até então, a ser reconhecido pela FIFA, o que o torna tão importante quanto merece, por sua história e pelo talento de seus jogadores.

Vale a pena parar por ali para conhecer melhor o local.

3. A gastronomia do restaurante Nono Otávio

A tradição italiana acompanha diversas etapas da cidade de Carlos Barbosa, o que fica evidente quando estiver conhecendo os diversos pontos turísticos de origem europeia.

Mas o que chama ainda mais a atenção é a gastronomia, sobretudo se você tiver oportunidade de conhecer o Nono Otávio.

Esse é um restaurante localizado no porão de um antigo casarão que, construída em 1932, traz consigo um cardápio delicioso, além de uma cafeteria inclusa.

Sabe o que mais impressiona, além da qualidade do alimento? O tamanho. Como cabem em seu salão até 180 pessoas, é ideal para a realização de casamentos e outras comemorações importantes.

loja da tramontina
Por dentro da loja da Tramontina

4. As compras que não poderiam faltar: Tramontina

A fábrica da Tramontina em Carlos Barbosa, ou T Factory Store, é a maior loja da marca no país e traz consigo a tradição de uma empresa que começou em 1911 em terras brasileiras, mas que une a isso a tecnologia empregada hoje.

Em um espaço de 4.000 m², você poderá conhecer sua história, apreciar os mais de 10.000 itens disponíveis e, é claro, levar quantos quiser para casa.

É como se você estivesse entrando em uma gigantesca exposição, que aqui é dedicada a somente uma marca.

Assim, sendo o principal chamariz de Carlos Barbosa, a fábrica da Tramontina merece sua visita.

Quer Economizar nos Principais Restaurantes e Passeios da Cidade?

Com o Prime Gourmet, você consegue – de forma fácil e rápida.

O Prime Gourmet é um aplicativo de celular, que fez parceria com centenas de restaurantes e passeios da cidade para te oferecer apenas o melhor.

Basicamente funciona assim: A cada prato / ingresso comprado, você ganha outro (de igual ou menor valor). Ou seja, facilmente, você economiza 50% do custo que teria comprando tudo separadamente.

É uma excelente opção para quem está viajando em casal.

Atenção: Para ficar ainda melhor, os leitores do Mala Pronta Gramado ganham R$10 de desconto na aquisição com o cupom MALAPRONTA.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada com o cupom MALAPRONTA – e economize MUITO em sua viagem.