O que fazer em Cambará do Sul

O que Fazer em Cambará do Sul? Os 4 Melhores Passeios e Pontos Turísticos da Região

Maior da Serra
Brocker Turismo
Referência em turismo e receptivo na Serra Gaúcha, com dezenas de atividades
PONTOS POSITIVOS:
  • Uma das maiores empresas de turismo da Serra Gaúcha
  • Diversas opções de entretenimento, ingressos e passeios PREMIUM.
Brocker Turismo - Passeios e Atrações com Bons Preços

Muitas pessoas não sabem, mas a Serra Gaúcha possui entre suas belezas diversos cânions, que são um tipo de montanha, ou cadeia de montanhas de superfície plana, bastante comum em região desértica – lembrou dos cânions americanos? Pois é, agora você vai lembrar dos nossos, para sempre.

Nossos cânions são verdes e repletos de natureza quase intocada.

O parque nacional da serra geral, onde fica o parque Aparados da Serra, é o santuário onde nosso cânion se localiza. Para chegar lá basta passar por Cambará do Sul, onde você terá muito boa recepção.

Cambará é um verdadeiro patrimônio natural brasileiro, perfeito para quem curte o meio ambiente, seja para relaxar ou praticar esportes radicais.

Conhecida por ser palco de diversas produções do cinema e da televisão, a cidade poucas vezes é mencionada quando se fala sobre a região serrana do Rio Grande do Sul, no limite com Santa Catarina, via BR 101.

Mas sua importância é fundamental para quem quer conhecer de verdade a região. Vale a pena essa aventura diferente das frequentes praias.

Não é à toa, então, que este destino merece estar em seu planejamento de viagem. Sem dúvidas, essa visita deixará na sua memória uma das vistas mais bonitas de sua vida e, de quebra, é tudo pertinho de Gramado.

O que fazer em Cambará do Sul?

Como Cambará do Sul é uma cidade mais reconhecida por sua natureza do que por sua estrutura, você pode estar se perguntando se ela possui lugares diferentes para se conhecer.

As maravilhas naturais que já começam no município próximo de São José dos Ausentes vão aumentando em tamanho e número, até atingirem um nível de exuberância sobrenatural em Cambará.

Essas maravilhas trataremos de apresentar neste pequeno guia.

Além de tudo o que a cidade irá lhe proporcionar em relação à natureza, há diversos meios de hospedagem, perfeitos para se isolar do movimento das cidades mais movimentadas.

Aqui, você poderá curtir o silêncio da natureza enquanto aproveita, por exemplo, uma viagem mais romântica.

Desta forma, veja como aproveitar e o que fazer em Cambará do Sul a partir de agora!

Como Cambará do Sul entrou no mapa?

Cambará do Sul é uma cidade pequena, com pouco mais de 6000 habitantes, o que significa que boa parte de seu território está encoberto pelo que a natureza tem a oferecer. Localiza-se a 190 km de Porto Alegre.

Assim, quando a cidade começou a ficar conhecida por suas paisagens incríveis, passou a merecer o status de cidade amiga da natureza.

O clichê não é por acaso: realmente, se topar cada trilha e se aventurar pelos cânions, você terá uma grande surpresa. A paisagem e a sensação de grandeza é estonteante. O clima é diferente das cidades turísticas habituais.

Os cânions deram personalidade à cidade, que hoje é visitada em boa parte por pessoas que vêm dos quatro cantos do país para admirá-los.

Com isso, quando a terra dos cânions entrou no mapa como passagem obrigatória de se colocar nos roteiros turísticos de quem faz visita à Serra Gaúcha, não saiu mais.

Hoje, Cambará do Sul é, sobretudo, conhecida por abrigar o Cânion do Itaimbezinho, um dos maiores e mais bonitos do país.

Porém, para a alegria de todo turista, há outros cânions que também merecem a sua apreciação.

Cânion Itaimbezinho
Foto do Cânion Itaimbezinho

Passeios, Pontos Turísticos e Compras na serra gaúcha

A cidade de Cambará do Sul é símbolo de natureza e, apesar de não ser um lugar com muitas atrações urbanas, sobretudo à noite, merece a sua atenção – o que pode ser um ponto a mais, se gosta do silêncio da floresta estrelada.

Mais uma razão é por oferecer diversas oportunidades de compras de produtos artesanais ou de produção local.

Com isso, você vai encontrar adegas, cachaçarias, lojas de artigos em couro, malharias e diversos pontos de encontro onde são vendidas as tradicionais lembrancinhas.

Na Avenida Getúlio Vargas estão os estabelecimentos mais completos. Bem pertinho, a paróquia, ou Igreja Matriz São José.

Onde comer em Cambará? Os restaurantes e bares da cidade são poucos, mas aconchegantes. Nos quiosques pela própria trilha, há algumas opções locais.

Aproveite para um passeio calmo pelo centro de Cambará, onde pode contemplar o movimento de uma cidade pacata, cujos habitantes são tranquilos e receptivos. Será uma forma de saudar esta cidade que vai impressionar você.

Já subindo ao parque, não deixe de dar uma olhada nas geleias artesanais da loja Sabores da Querência. E, antes de chegar, dê uma espiada na vista da pedra do segredo, uma pequena preparação para o que virá.

1. A espetacular vista do Cânion Itaimbezinho

No Parque Nacional Aparados da Serra, o Cânion Itaimbezinho é um dos lugares mais belos e esplendorosos do Rio Grande do Sul. “Itaimbé” vem do tupi guarani e significa “pedra cortada”.

Esse local foi palco de filmagens de diversas obras do audiovisual brasileiro, além de oferecer vistas simplesmente inesquecíveis.

Logo na recepção do Parque Nacional de Aparados da serra, haverá um centro de visitantes, com uma grande e detalhada maquete. Geralmente, um guia estará lá para explicar e mostrar tudo a partir da maquete – borda norte, borda sul, trilha do mirante, trilha do rio, etc.

Então, você estará livre para escolher entre a trilha do vértice e a trilha do cotovelo, que são rotas diferentes, mas ambas levam aos cânions, a diferentes pontos. Um mais lindo que o outro, vale lembrar.

Aconselha-se seriamente que separe o dia todo para fazer as duas! Vários pontos serão visitados a partir das trilhas. Mirantes, trilhas, bosques, uma casa colonial com restaurante e bazar, e os famosos pontos de visão.

Os mirantes chegam a altura de 720 metros, de onde se contempla o cânion, situado nas áreas protegidas da Mata Atlântica, com diversas quedas d’água, inacreditavelmente altas, bem à sua frente.

A trilha do rio também é bastante famosa.

Trilhas inesquecíveis do Parque nacional da serra

Como o parque está praticamente sempre aberto, é recomendável que você vá no começo do dia, para evitar concorrência nos mirantes, sobretudo em dias de sol.

De qualquer modo, tem para todo mundo, certamente o sentimento de paz e contentamento é tão grande que ninguém deixará de dividir a grande imagem panorâmica.

Mas nada como apreciar a despedida do sol enquanto os vales o engolem no final de uma tarde qualquer.

2. Como se impressionar ainda mais: conheça o Cânion Fortaleza

Se você acredita que existe somente um cânion impressionante em Cambará do Sul, está redondamente enganado.

O Cânion Fortaleza é tão inacreditável quanto a opção anterior, e sua vista é ainda mais alta, atingindo os 1.000 metros de altitude.

Os paredões vão deixar você de boca aberta. A sensação é inexprimível por palavras, e o tamanho real não se compreende somente por fotos.

cânion fortaleza
Foto maravilhosa do Cânion Fortaleza

3. Os inesquecíveis Cânion Malacara e suas piscinas naturais

Por sua vez, o Cânion Malacara é belo de outro ponto de vista: se você estiver embaixo, poderá apreciar sua altitude impressionante.

Aproveite, também, suas piscinas naturais, com pequenas cachoeiras compondo o cenário.

Como se você estivesse em um filme daqueles com rios largos e correntezas profundas, aqui você ainda pode aproveitar um dia de sol para mergulhar e curtir o visual.

Além disso, você poderá se exercitar na famosa Trilha do Boi, a qual exige acompanhamento de um guia para ser feita. Esta trilha guiada leva um dia inteiro, pois cruza os cânions por dentro.

Geralmente são organizados grupos com horários pré-definidos, e o passaporte já se pode combinar no próprio parque ou mesmo pelos postos da cidade. O rio do boi movimenta tanto aventureiro quanto o itaimbezinho.

Há também o passeio a cavalo por cima das montanhas, curtindo os verdejantes campos de cima, trotando como os velhos cavaleiros. Este passeio inclui almoço e vale a pena – muito.

4. Mais Rio Grande do Sul: as cachoeiras de Cambará do Sul

Apesar de ser mais conhecida por seus cânions, sobre Cambará do Sul há ainda mais maravilhas: a diversidade de cachoeiras, além da vasta área do parque nacional.

Os dados não dão conta de enumerar as quedas d’água, então, o negócio é conhecer o que for possível no tempo que passar por lá.

Como a cidade e sua região possuem diversas fissuras, as quais ficam entre um cânion e outro, você terá a oportunidade de conhecer o resultado desse milagre da natureza: as belíssimas cachoeiras nascidas disso.

Aproveite, por exemplo, a Cachoeira dos Venâncios, localizada a 20 km do centro da cidade, com 4 quedas d’água em meio às matas praticamente virgens (a cachoeira é alimentada pelo Camisas, com sua nascente lá no Parque Nacional dos Aparados da Serra).

Outro lugar espetacular é a Cachoeira do Nassucar, com uma queda que chega a 60 metros de altura, e que merece um mergulho para celebrar a vida.

Quer mais? Tem! A cachoeira do Tigre Preto tem quedas maravilhosas, um pouco turbulentas, mas lindas de cair o queixo.

Outras aventuras e ideias de o que fazer em Cambará do Sul/RS

É aí que pode ser feita uma aventura chamada “circuito das águas”: um passeio de 4×4, passando por fazendas, cortando rios e campos, e realizando uma façanha, que é estacionar no meio da corredeira do rio Tainhas, o famoso “passo da ilha”. Essa parte sinuosa do rio se chama “Passo do S”.

Gostou da ideia radical? Tem mais. É possível contratar um passeio de bote pelo rio Camisas. Turismo que é turismo tem que ter esporte radical.

Algumas cachoeiras não estão no mapa tradicional ou nos parques, por isso, para quem ficar uns dias a mais, vale ir se informando com os moradores sobre outras aventuras “alternativas”, ir arrumando dicas locais.

Procurar essas dicas é também uma maneira de evitar muito assédio dos guias, pois em alguns lugares é possível ir por conta, economizando mais dinheiro para selecionar aventuras.

Há uma trilha alternativa no Rio do Boi que leva a um local chamado “piscinas”. Seguindo o rio a partir de uma entrada alternativa, é possível ir subindo numa boa e fazer um bate volta.

Como o nível da água geralmente está baixo, é possível caminhar pelas pedras grande parte do tempo, o que faz da trilha uma aventura linda.

Quando chegar às piscinas no fim da trilha, não se preocupe: a água estará lá, em abundância. O único alerta é ficar ligado com cobras, que podem aparecer.

Para esta caminhada, aconselha-se usar “caneleiras”, que os guias disponibilizam. Contudo, não são itens obrigatórios se for só. Vá sem medo!

Viva o Brasil e a Serra Gaúcha!

Não só o Rio Grande do Sul, mas a região Sul toda. Não só o Sul, mas o Brasil – e toda a América do Sul – tem natureza o suficiente para uma vida de viagens. Não é à toa que temos tantos parques nacionais.

Voltando à nossa querida Cambará do Sul, caso decida fazer essa bela aventura que recomendamos, vale lembrar que muitos moradores alugam suas casas.

Cabanas, chalés, residências confortáveis visando aquele cliente que não só procura o que fazer em Cambará do Sul em termos de natureza, mas às vezes procura um recanto íntimo para aquela noite romântica e outras atividades.

Para este tipo de clima, sites como o Airbnb ou Tripadvisor oferecem boas dicas de casas, que podem também conter opções mais baratas que hotéis tradicionais.

O parador Casa da Montanha também é um destino agradável, com uma “vila” de chalés de formato arredondado e a vista estonteante do local.

Não só em Cambará, como em Praia Grande, haverá opções de abrigo para o tamanho da sua turma. Lembrando que Praia Grande (SC) também possui acesso ao parque, aos cânions e suas próprias belezas, como o cânion Faxinalzinho e o Índios Coroados, a cachoeira dos Borges, a cascata Magia das águas e a cachoeira dos Ventura.

E se quiser seguir a trilha, tem mais atrações no município seguinte, São Francisco de Paula. Mais cachoeiras e reservas.

A lista não acaba mais! Mas o nosso artigo termina aqui, colegas. Esperamos que todos tenham momentos inesquecíveis e apreciem as belezas, o céu azul da nossa terra e os campos verdes.

Lembrem-se sempre que existe um paraíso no coração da floresta, no alto das montanhas, num cantinho da região sul do país. Acessível a todos nós, admiradores da paz e do silêncio natural. Bem-vindos!

Onde Comprar os Ingressos para Gramado com Desconto?

Viu todos os detalhes e decidiu quais passeios irá fazer? Agora é a hora de garantir seus tickets com um preço diferenciado.

Para garantir os seus passeios com o melhor preço, recomendamos a Brocker Turismo. A maior e mais confiável agência de Gramado e Canela.

Você economiza nos ingressos e tem a garantia de não dar chance pro erro de cair em uma fraude.

Além de contar com toda a assistência de um time preparado e que conhece a região a fundo.

Atenção: Reserve seus ingressos com antecedência para não correr o risco de ficar sem entrada para os dias da sua viagem.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – e economize MUITO em sua viagem.

Descubra como Economizar Até 50% em mais de 213 Estabelecimentos de Gramado e Canela