Gramado é considerada uma das cidades mais charmosas do Brasil, sobretudo nos tempos frios, durante o outono e o inverno, quando a arquitetura de suas construções chama a atenção pelos telhados inclinados, como se ali a neve fizesse parte da vida dos moradores.

Apesar de nevar em Gramado, não é bem assim.

A cidade é fria e, no ápice do inverno, elas caem facilmente a pontos negativos, mas isso não significa que a neve é presente como muita gente pensa.

Ao contrário, o frio traz ventos fortes e a umidade também aumenta, mas a neve costuma ocorrer somente em épocas de extremo frio, quando as nuvens que tomam conta da cidade congelam e, assim, provocam a queda dos famosos flocos de neve.

Além disso, há outro fator que faz Gramado ser famosa pela neve sem nevar na cidade: as geadas, que são consequência do gelo que, com o frio agudo e os ventos de chuva, fazem com que a cidade fique completamente branca.

Para as fotos, pode parecer neve, mas para quem vive o momento, não.

Sobre as possibilidades de neve em Gramado

Não é impossível nevar em Gramado, afinal, isso já aconteceu algumas vezes ao longo da história da cidade.

Mas os telhados íngremes não estão ali por conta da neve, e sim da geada. De uma forma ou de outra, é gelo, mas a textura e a aparência são completamente diferentes para quem vê de perto.

Quando a geada vem forte, os telhados íngremes ajudam a fazer a água escorrer, sobretudo quando o gelo derrete, o que em um telhado comum poderia causar estragos nas casas, principalmente a longo prazo.

Por sua vez, as possibilidades de neve em Gramado existem, como foi comprovado nos últimos anos, tendo isso ocorrido algumas vezes – principalmente durante a madrugada, quando o tempo é mais frio.

Mas a real possibilidade é que isso aconteça uma vez ou outra e, indo pela média, não é comum que aconteça sequer uma vez ao ano.

neve em gramado

Levantamento histórico: as inesquecíveis datas em que nevou em Gramado

Para te trazer uma real expectativa sobre as possibilidades de ver neve em Gramado, informamos as datas exatas em que a cidade presenciou a neve nos últimos 15 anos:

  • 06 de julho de 2005;
  • 01 de julho de 2009;
  • 4 de agosto de 2010;
  • 26 e 27 de junho de 2011;
  • 4 de agosto de 2011;
  • 25 de setembro de 2012;
  • 23 de julho de 2013;
  • 26 de agosto de 2013;
  • 17 de julho de 2016;
  • 21 de agosto de 2016;
  • 17 de julho de 2017;
  • 10 de agosto de 2018;
  • 6 de julho de 2019.

Como pode ver, em 15 anos a quantidade de vezes que Gramado presenciou neve dá para contar em alguns dedos, o que infelizmente contradiz a expectativa de muitas pessoas e o desejo de outras.

Arquitetura da cidade e expectativa dos moradores

Os moradores de Gramado se acostumaram à fama de que neva por lá, mas isso não significa que eles contribuem para essa fama. Ao contrário, sempre explicam para os turistas mais esperançosos de que é mais comum gear do que nevar.

Tendo isso em vista, a arquitetura da cidade contribui para a sensação de neve, mas, como você viu, ela é útil para que o gelo caia do céu e não se torne um lago em cima da casa de alguém.

Enquanto isso, os moradores não têm expectativas de neve todos os anos, e isso eles também deixam evidente.

Como não é possível prever o tempo com exatidão, e sim fazer uma projeção, a neve pode cair quando você estiver viajando por lá, principalmente durante a segunda metade de agosto até setembro.

Qual é a época com maior probabilidade de neve em Gramado?

Durante o inverno, é comum que Gramado seja uma cidade congelante.

Durante o dia, o vento forte combina perfeitamente com a natureza abundante ao seu redor, trazendo a sensação de ser mais fria do que parece, por conta do meio ambiente conservado.

Além disso, a noite traz o frio mais severo, quando é comum encontrar madrugadas que estejam abaixo de zero grau Celsius. Ou seja, temperaturas negativas serão encontradas durante o inverno. Mesmo que isso não seja significado de neve, é o suficiente para trazer multidões à cidade.

Mas a época do ano em que há maior probabilidade de nevar é justamente durante o inverno, sobretudo no final de agosto, quando o ápice está indo embora, mas, ao mesmo tempo, o globo terrestre ainda está em posição de dias mais curtos, o que significa que o meio ambiente gelado se torna ainda mais gelado.

Por isso, se a temperatura baixar o suficiente, a umidade do ar se mantiver e o frio chegar com nuvens grossas e carregadas, pode ser que no final de agosto e no começo de setembro você consiga visualizar alguma neve em Gramado.
visão geral do snowland

A possibilidade de encontrar neve o ano inteiro (Snowland)

Independente de qual seja a real possibilidade de encontrar neve em Gramado, existe um lugar que faz esse sonho se realizar: Snowland.

Trata-se de um parque cujo objetivo é transformar a sua experiência em algo divertido.

Dentro dele, que é completamente fechado, você vai poder alugar uma roupa grossa e, ali mesmo, esquiar, escorregar, brincar de montar um boneco de neve e tudo o que queria fazer com a neve.

É um ambiente artificial, mas realista o suficiente para transformar a diversão das crianças em algo mais real, mais pé no chão, e que traga a possibilidade de ver neve com segurança.

Cuidado com as fake News!

É comum visualizar fotos e artigos em redes sociais e reportagens que indiquem a neve que caiu na cidade de Gramado, mas isso nunca é apontado como algo recente, e sim que poderia acontecer.

Isso significa, para muita gente, que as notícias podem ser tendenciosas até mesmo na hora de indicar neve em Gramado. Com a intenção de aumentar o turismo e a expectativa do brasileiro de que em seu país também neva, diversos veículos da imprensa divulgam informações irreais.

É assim que você conseguirá identificar, por exemplo, as fake News (dê sempre uma checada nesse site).

E claro, fique por dentro dos conteúdos do Mala Pronta, para se organizar para sua viagem.

Rafael

Rafael

Cristão. Amo videogames, boas séries medievais e claro, tirar um tempo para viajar! :-)

cidade-de-gramado

Quer Economizar Muito em Gramado?

A Tchê Ofertas oferece centenas de cupons de desconto para aproveitar as Melhores Atrações e Restaurantes com Preços Excelentes.

Aproveite por tempo limitado. Clique no botão abaixo agora.