Gramado é uma cidade completa, com passeios e atrações turísticas que se encaixam nos mais diversos perfis de viajantes. É por isso que o sucesso da cidade como um dos destinos turísticos mais famosos do país é tão grande.

Dentre seus diversos passeios, os museus chamam a atenção por serem criativos em suas propostas e divertidos na execução. Ou seja, fogem daquela sensação de marasmo e poeira que muitas vezes tornam os passeios desinteressantes.

Bem distante da poeira, aliás, está o Museu do Perfume de Gramado, da Fragram, fábrica de perfumes responsável por diversas fragrâncias próprias, bastante popular na região sul do país.

A intenção deste lugar é apresentar ao visitante a história da perfumaria mundial, ao mesmo tempo, em que traz consigo a experiência de uma empresa que entende do assunto, pois é produtora e pesquisadora há anos.

Por isso, se estiver em Gramado, considere um passeio pela Fragram.

Localização

🚗 Onde Fica

O Museu do Perfume de Gramado fica na Avenida das Hortênsias, 3662.

📍 Lugares Próximos

  • Museu Medieval (0,6 km);
  • O Mundo Encantado (1,0 km);
  • Chave Mestra (2,7 km).

O que é o Museu do Perfume e como funciona?

O Museu do Perfume de Gramado é um lugar que funciona justamente para informar, ao mesmo tempo, em que encanta com suas diversas formas de chamar a atenção do visitante enquanto este conhece uma fábrica e sua decoração exclusiva.

Inaugurado em 1995, quando a Fragram lançou a sua fábrica, loja e museu ao mesmo tempo, o local está há quase três décadas oferecendo seu espaço para visitação gratuita, pois o intuito é justamente o de informar os turistas que por ali passam.

Desde que abriu suas portas, então, o Museu do Perfume de Gramado trouxe as fragrâncias naturais que tornam a Serra Gaúcha tão especial para dentro de frascos, permitindo que a sensação de estar ali seja justamente a de mergulhar em diversas viagens olfativas, trazendo memórias únicas à experiência.

Com a construção ao estilo colonial, as largas janelas azuis e em madeira permitem que você, a partir dos primeiros passos, tenha seus sentidos completamente voltados à sensação de neutralidade.

Seu nariz precisa estar vazio de outras sensações.

Em seguida, conhecendo o passo a passo da construção da perfumaria no mundo, o que data de milênios atrás, você vai chegar finalmente à França, rainha da perfumaria mundial, até viajar de volta a Gramado e à experiência da Fragram.

Como aproveitar ao máximo essa atração?

Tendo em vista que o passeio é rápido, pois dura cerca de cinquenta minutos, e permite que você conheça a história da perfumaria em sua melhor forma, através do olfato, é bem provável que você saia do museu diretamente para a loja.

Há uma coleção disponível de cerca de 700 frascos, e é neles que você vai conhecer a história da perfumaria. Assim, você encontrará informações junto à experiência de sentir as diversas sensações de um perfume.

Para aproveitar melhor o passeio, tenha consciência de que seu olfato e paladar (sim, eles caminham juntos) precisam estar limpos, sem gripes ou outras sensações físicas que os congestionem. Assim, você conseguirá de fato sentir os perfumes de diferentes épocas.

Com isso, ao final do passeio, sua vontade de conhecer cada fragrância disponível na loja será enorme, acredite. Mas vale a pena, pois os produtos são exclusivos, com preços interessantes e, por tudo o que você conheceu, a confiança na marca estará gigantesca.

exemplos de fragrâncias disponíveis

Exemplos de fragrâncias disponíveis no museu

Saiba sobre a importância do Museu do Perfume de Gramado

Gramado é uma cidade conhecida por sua variedade turística, assim como faz parte do panteão das cidades que melhor comercializam carnes, vinhos, cervejas e massas em todo o país. É por isso que a gastronomia é tão importante para essa região do sul.

Contudo, a Fragram conseguiu abrir os horizontes de quem acreditava que a cidade já havia chegado no limite criativo em sua produção, transformando a empresa em principal referência de perfumaria regional.

Hoje, com mais de 25 anos de experiência, o museu se consolida junto da empresa.

Onde fica e qual é o horário de funcionamento?

O Museu do Perfume fica em uma das vias mais movimentadas da cidade, a qual está repleta de hotéis, restaurantes e atrações dos mais diversos tipos, além de ser próximo do centro de Gramado.

Sua localização é na Avenida das Hortênsias, 3662.

Por ser um museu no qual você não precisa ficar por horas a fio, é recomendável que você passe por lá antes ou depois de uma atração mais duradoura. Não que você não vá aproveitar; ao contrário: em pouco tempo você consegue aproveitar muito.

Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 10:00 às 17:00 horas.

Quanto custa e como comprar seu ingresso?

O Museu do Perfume de Gramado é gratuito.

Ambiente dentro do Fragram

Vale a pena conhecer o Museu do Perfume de Gramado?

Dentro de todos os planos que você pode fazer ao montar o itinerário de sua viagem à Serra Gaúcha, é bem provável que um museu tão específico e, aparentemente, longe dos lugar-comum na cidade fique de fora.

Mas pense duas vezes. Você terá a oportunidade de conhecer diversos lugares para realizar suas refeições, sendo uma melhor do que a outra. Você também poderá aproveitar os parques e curtir a natureza, belíssima na região.

Se você aproveitar para conhecer um pouco sobre a história da perfumaria mundial, de graça, e ainda conseguir aproveitar alguns perfumes produzidos em Gramado? Não seria único?

Por outro lado, se sua alergia estiver forte, a gripe chegar com tudo ou, é claro, não for de seu interesse dedicar parte de seu dia para conhecer perfumes, está tudo bem. Pois, por mais interessante que este passeio seja, ainda assim é um museu com temática bastante específica.

Veredito

Apesar de ser um passeio diferente do esperado em uma cidade como Gramado, o Museu do Perfume vale a pena porque te leva a uma experiência única, sensorial e divertida, com a possibilidade de sentir fragrâncias que lembram, inclusive, os aromas da própria Serra Gaúcha.

Como toda boa viagem traz novidades aos cinco sentidos, esta é uma oportunidade única de você levar um pouquinho de Gramado em sua mala quando voltar de viagem.

Quais são as atrações mais próximas do Museu do Perfume de Gramado?

As atrações mais próximas do Museu do Perfume de Gramado são: Museu Medieval (0,6 km); O Mundo Encantado (1,0 km); Chave Mestra (2,7 km).

Quais são os hotéis mais próximos do Museu do Perfume de Gramado?

Os hotéis mais próximos do Museu do Perfume de Gramado são: Villa Bella Hotel & Spa Gramado (1,2 km); Sky Valle Hotel (0,8 km); Pousada Gramadense (0,8 km).

Quais são os restaurantes mais próximos do Museu do Perfume de Gramado?

Os restaurantes mais próximos do Museu do Perfume de Gramado são: Restaurante Aquecee (0,1 km); Kongo Pizzaria (2,2 km); Restaurante e Churrascaria Schmidt (2,1 km).

Rafael

Rafael

Cristão. Amo videogames, boas séries medievais e claro, tirar um tempo para viajar! :-)

cidade-de-gramado

Quer Economizar Muito em Gramado?

A Tchê Ofertas oferece centenas de cupons de desconto para aproveitar as Melhores Atrações e Restaurantes com Preços Excelentes.

Aproveite por tempo limitado. Clique no botão abaixo agora.