Home » O Que Fazer em Gramado? » Museus em Gramado » Museu de Pedras Preciosas em Gramado

Museu de Pedras Preciosas em Gramado (Geo Museu) vale a pena?

O Museu de Pedras Preciosas em Gramado é uma atração bem diferente, mas que vale a pena conhecer.

Apesar de outros pontos turísticos da cidade, como os parques e museus temáticos, receberem um holofote maior, o Geo Museu é um tipo de passeio que fica na cabeça e costuma agradar bastante quem o visita – como foi o meu caso.

Experiências Incríveis
Tour Fácil
Reserve seus passeios e ingressos com desconto + cashback.
PONTOS POSITIVOS:
  • Compre parcelado (ao invés de a vista na bilheteria
  • Os melhores passeios e ingressos com ECONOMIA.
Tour Fácil - Passeios e Atividades com DESCONTO e CASHBACK.

Geo Museu – Museu de Pedras Preciosas

Uma das grandes características do Geo Museu é a sua capacidade de nos levar a uma viagem repleta de informações, curiosidades e marcos históricos.

De fato, há mistura de todos esses elementos em uma experiência imersiva, na qual a gente faz as nossas escolhas e parte para os contatos que mais nos interessam em fazer com os itens expostos.

A ideia aqui é conhecer mais sobre as pedras preciosas, mas também sobre a importância histórica que elas têm, assim como os diversos tipos de solos, sem que isso pareça chato.

Como funciona o Museu de Pedras Preciosas de Gramado?

Em um espaço amplo, com mais de 1000 m², o Geo Museu apresenta ao visitante de Gramado um jeito diferente de enxergar a história da humanidade: através de pedras preciosas de todas as partes do mundo.

O local, bem arejado, mas de luz indireta, para ampliar a visualização das pedras, possui alguns corredores largos, nos quais você conseguirá apreciar os diversos tipos de objetos.

De fato, esses objetos podem ser minúsculos ou pesando mais de uma tonelada.

Tudo vai depender da época em que essa pedra representa, assim como qual período da história da humanidade ela serviu ou foi descoberta.

Porém, o que mais me encantou mesmo foi a possibilidade de encontrar artefatos de milhões de anos.

Há, por exemplo, uma pedra que representa a separação da América do Sul da África, com cerca de 130 milhões de anos – realmente incrível!

No total, são mais de 600 tipos de pedras espalhados pelo museu, o que vai te proporcionar bons momentos de entretenimento.

Gostei muito também da organização do museu, que divide o acerto entre os salões. Os que mais curti foram o Salão Magma (com geodos e drusas vulcânicas) e o Salão Origens (com fósseis), mas há também o Espaço Minera, Salão Prisma e o Mezanino.

O que tem de diferente neste passeio?

O Geo Museu é, em si só, diferente. Apesar de sua estrutura ser parecida com a de um museu regular, são os seus artefatos que o diferenciam dos demais, pois aqui há itens tão preciosos quanto pequenas fortunas podem ser.

Outro diferencial está na beleza de seus objetos expostos.

Há pedras de diferentes cores, mas são itens como ágatas, ametistas, citrinos, turmalinas e opalas, entre tantas outras, que chamam a atenção de quem vai visitar o museu.

Ah! Fiquei bastante surpreso também com a quantidade de fósseis disponibilizados juntos às pedras preciosas e minerais.

Esses objetos foram parte de uma pesquisa gigantesca por parte dos idealizadores do local, que levaram mais de um ano para conseguir trazê-los a Gramado.

Aliás, você sabia que o Brasil é um dos países que mais exporta pedras preciosas? Os Estados Unidos são grandes compradores das nossas riquezas. Essas e outras curiosidades você vai descobrir no museu, que oferece um guia sempre por perto, para tirar dúvidas.

Antes que eu me esqueça, há ainda a Geo Store, que é uma loja aberta ao público e oferece milhares de itens como semi-joias e souvenir. O valor assusta um pouco, mas os itens são bem atrativos.

Como é a parte da alimentação?

Como o passeio é rápido, dura uma média de 1 hora, o museu não oferece opções de alimentação. Por isso, vá ciente disso!

Nas proximidades, no entanto, há bons restaurantes disponíveis, como é o caso da Kongo Pizzaria (0,3 km), do Restaurante Tchê Churrasco (0,4 km) e do Carne & Osso Steakhouse (1,2 km).

O Geo Museu vale a pena mesmo? Confira os prós e contras desta atração!

Como todas as atrações têm seus prós e contras, acho pertinente listar aqui alguns desses pontos em relação ao Museu de Pedras Preciosas em Gramado.

Pontos positivos

  • Acervo fantástico, proporcionando verdadeira imersão no mundo das pedras preciosas, gemas e mais;
  • Muito atrativo para quem é fã de geologia;
  • Passeio rápido e muito bem localizado, fácil de encaixar no roteiro;
  • Museu bem organizado.

Pontos negativos

  • Há guias disponíveis no museu, mas o passeio em si não é guiado;
  • Quem não curte muito geologia pode achar o passeio pouco atrativo;
  • O valor acaba se tornando salgado, já que o passeio é rápido.

Afinal, o Museu de Pedras Preciosas em Gramado realmente vale a pena?

Seja com tempo sobrando ou não, o Geo Museu é o tipo de atração que não está no roteiro de muita gente, mas que surpreende todo visitante que o conhece.

Dessa forma, se torna uma atração querida por quem passa por ela. Eu, particularmente, curti bastante e recomendo a visita.

É interessante e ainda por cima oferece uma das lojas de souvenires mais bonitas da cidade. Considere incluir em seu roteiro!

Quer Economizar nos Principais Restaurantes e Passeios da Cidade?

Com o Prime Gourmet, você consegue – de forma fácil e rápida.

O Prime Gourmet é um aplicativo de celular, que fez parceria com centenas de restaurantes e passeios da cidade para te oferecer apenas o melhor.

Basicamente funciona assim: A cada prato / ingresso comprado, você ganha outro (de igual ou menor valor). Ou seja, facilmente, você economiza 50% do custo que teria comprando tudo separadamente.

É uma excelente opção para quem está viajando em casal.

Atenção: Para ficar ainda melhor, os leitores do Mala Pronta Gramado ganham R$10 de desconto na aquisição com o cupom MALAPRONTA.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada com o cupom MALAPRONTA – e economize MUITO em sua viagem.

Rafael Querido
Rafael Querido

31 anos, esposo da Lenise e pai do Josué. Estive em Gramado por 3x (viagem em casal, com filho e à trabalho) e desde 2020, criei o MPG para ajudar turistas a conhecerem a região e aproveitar tudo sobre a cidade. Orgulhosamente, posso dizer que já recebemos mais de 7 milhões de acessos aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Indo para Gramado?

Além dos conteúdos aqui, criamos conteúdos exclusivos no Instagram de até 60 segundos.

Se organize com rapidez e agilidade.

Quer receber o melhor conteúdo no Instagram?