mundo a vapor vale a pena

Mundo a Vapor Vale a Pena? Tudo O Que Você Precisa Saber!

Passeio histórico!
Mundo a Vapor
Museu interativo com história das máquinas em todo o mundo
PONTOS POSITIVOS:
  • Você conhecerá um pouco da história dos imigrantes e como chegaram ao Brasil
  • Possibilidade de conhecer mais das máquinas que dominavam o mundo em decadas passadas
Mundo a Vapor
Melhor preço encontrado na Brocker Turismo

O Mundo a Vapor vale a pena?

Criado a partir do sonho de um mecânico na década de vinte, esta é uma das atrações mais emblemáticas para quem visita à Serra Gaúcha e passa por Gramado e Canela.

Uma das mais interessantes também.

Isso porque o Mundo a Vapor está prestes a completar 100 anos de sua ideia, quando o especialista em máquinas a vapor, Ernesto Urbani, trabalhou com afinco e paixão em sua oficina. Desde então sua família não deixou o legado morrer.

Desde 1991, esta é uma das atrações que conversam diretamente com a história das máquinas a vapor do mundo inteiro, sobretudo no Brasil.

Passar pelo charme da região sem conhecer a atração chega a ser pecado.

Se você é fã de museus e não precisa estar o tempo todo em um parque de diversões que te faça liberar adrenalina, aqui é um ótimo lugar. Caso contrário, não se sentirá bem nesta parada.

Reserve com Nossos Parceiros

🎫 Ingressos para atrações com descontos: Brocker Turismo (clique aqui).

🏨 Os Principais Hotéis de Gramado: Booking (clique aqui).

✈️ Passagens Aéreas Baratas para POA: PassagensPromo (clique aqui).

🚗 Comparador de Preços para Aluguel de veículos em Gramado e Canela: Rent Cars (clique aqui).

Ao realizar sua reserva em algum dos parceiros acima, você ajuda a manter o site no ar – sem pagar nada extra. Se puder, faça sua reserva clicando nos links para nos ajudar.

Localização

🚗 Onde fica

O Mundo a Vapor está localizado na Av. Don Luiz Guanella, 1247 – Canela (RS).

📍Lugares Próximos

Como chegar?

Se você se interessa pela região entre Gramado Canela, não pode perder as atrações do Mundo a Vapor. No local, você efetua uma “viagem no tempo”, para conhecer um período em que tudo se movia por meio dessa fonte de energia.

O Parque Mundo a Vapor, que fica na Luiz Guanella 1247 RS, podendo ser atingida via 235 Rod. Gramado Canela, permite a visitação de incontáveis atrações, além das miniaturas tradicionais do parque, como a fabricação de vários produtos (como erva mate, tijolos e telhas, etc) – sempre acompanhado por guias especializados.

Em primeiro lugar, se chegar na rodoviária de Canela pela RS 235 Gramado, você pode tanto chamar por um Uber ou taxi ali mesmo. No Rio Grande do Sul, esses valores não costumam ser altos.

Uma alternativa consiste em usar a rede de ônibus local – a maioria das empresas está acostumada a percorrer, diariamente, a Guanella 1247 RS 235. Assim, é possível pegar um ônibus em direção a Gramado, chegando na atração em menos de 15 minutos.

Por outro lado, caso venha de carro a partir de Gramado, bastará pegar a RS 235 na direção de Canela. O parque fica nessa mesma estrada (sentido Gramado – Canela).

O que é o Mundo a Vapor e o que Você Deve Esperar?

Trata-se de um museu interativo para todas as idades. Com infraestrutura pronta para receber toda a família, aqui não é exatamente o local que cheira a mofo. Ao contrário!

É dinâmico e merece ser explorado em suas camadas.

Você pode conhecer, por exemplo, a história da fachada, pronta para tirar belas selfies: é uma homenagem ao acontecimento que chocou Paris em 1895, quando uma locomotiva passou direto pelo bloqueio de uma estação e ficou pendurada!

As réplicas de tal acidente, motivado por uma locomotiva desgovernada, ocorrido em Paris, faz com que valha a pena o preço da entrada, ingresso, entrada ou meia entrada. Afinal, você estará diante de um dos acontecimentos mais impactantes da história do mundo.

Devido ao interessante acontecimento, você pode tirar belas fotos para guardar de recordação, montando, até mesmo, um álbum (físico ou digital) de cada miniatura – seja para postar em seu blog ou guardar para si – articulando um memorial completo dessa visitação que, certamente, será memorável.

Quando entra, você descobre porquê o Mundo a Vapor vale a pena. São diversas atrações, todas prontas para te levar a uma viagem no tempo, desde distrações voltadas ao entretenimento até a história e cultura.

A criação dos irmãos Urbani, é claro, é feita para chamar a atenção. São três irmãos que, depois de 70 anos do funcionamento da mecânica do Ernesto, transformaram o local em um parque de diversões.

Por isso, os turistas experimentam uma volta diferenciada ao mundo. Com efeito, trata-se de uma viagem por meio de máquinas a vapor que revolucionaram o papel do mundo, tanto no transporte de passageiros quanto de cargas.

Afinal, você passará pelos 6 continentes, descobrindo como cada nação foi impactada pelas tecnologias baseadas no vapor, assim como sua importância até os dias atuais. A ideia surgiu inspirada em uma história real.

Ela ocorreu no município de Canela. Nos anos de 1920, a oficina de Ernesto Urbani se dedicava a atender serrarias movidas por imensas máquinas a vapor. Entretanto, a vida no pequeno vilarejo (cujo nome, na época, era “Campestre Canella”), dependia do trem que saia de Porto Alegre e levava mantimentos à região serrana.

Ao regressar para a capital do Estado, o trem levava grandes quantidades de madeiras extraídas na serra gaúcha. Após alguns anos, o trem começou a realizar o transporte de pessoas, o que elevou a importância do transporte e acelerou o desenvolvimento local.

Esse era o cenário em que os 3 filhos do senhor Urbani viviam. Como herdeiros do talento paterno, Hermes, Benito e Omar cresceram junto à oficina mecânica – justamente a que se encarregava dos consertos de locomóveis.

Fascinados pelas máquinas a vapor, os irmãos faziam da oficina paterna uma espécie de “laboratório” para exercitar a criatividade. Tanto que, nas horas livres, usavam as sucatas para criar lindas obras de arte: miniaturas das máquinas a vapor.

Um dos elementos mais desafiadores e curiosos reside no fato de que essas peças funcionavam perfeitamente, a fim de reproduzir com fidelidade os processos industriais das grandes máquinas.

Com o passar dos anos – e os filhos adultos – a família pode transformar os sonhos infantis em realidade. No ano de 1991, foi inaugurado o “Mundo a Vapor”, como Parque Temático, dotando Canela de uma atração turística inédita.

Os inúmeros turistas e a comunidade local encontram, no Mundo a Vapor, algo muito peculiar, isto é, máquinas a vapor que são únicas em todo o mundo, uma vez que foram produzidas de modo artesanal pelos irmãos Urbani.

Conheça algumas das principais atrações:

1. Locomóvel

Um verdadeiro ponto histórico de mais de um século atrás está parado, intacto, em meio ao passeio. Uma máquina que muito fez pela indústria de locomotivas e ferrovias de nosso país.

2. Oficina

Os irmãos Urbani, idealizadores e criadores do parque, transformaram um canto dele em uma réplica da oficina de seu pai, onde tudo começou na cabeça daqueles jovens. Há peças originais dispostas para o visitante conferir.

3. Siderúrgica

Já pensou em ver um monte de sucata ser transformado em uma resistente barra de ferro utilizada na construção civil?

Isso não precisa mais ser tema de pesquisa na internet, porque há um exemplo pronto para te mostrar, na prática, como tudo funciona – com uma máquina a vapor, é claro.

4. Maquete da Linha Férrea

Muita coisa mudou desde a década de vinte, há cem anos. De lá para cá, os costumes e até mesmo o meio de transporte mudaram, como é possível conferir em uma maquete de sete metros que mostra o antigo trajeto de trem entre Porto Alegre e Canela, além de tudo o que acontecia para isso acontecer naquela época.

maquete linha férrea

5. Olaria

Um mini tijolo é dado a você nesta viagem à forma de produção de tijolos em uma olaria, cuja máquina a vapor é responsável por transformar barro ou argila em um maciço tijolo – aqui tudo é feito na sua frente, mas em tamanho reduzido.

Esses detalhes todos por um preço bastante acessível.

6. Fábrica de Papel

A menor fábrica de papel mostra como o Mundo a Vapor é bom.

Isso porque a pasta do material extraído da madeira é transformada em papel na frente do visitante, algo que também é incomum nos tempos modernos e digitais. Como? Com uma máquina a vapor!

7. Pedreira

O ano é 1885 e o mundo prestava bastante atenção à extração de rochas, com homens trabalhando horas a fio com o auxílio de uma máquina. Isso é demonstrado em uma réplica que abrirá os olhos dos mais novos sobre o que é trabalho manual.

8. Serraria

Quando Canela foi colonizada, também na década de vinte, a principal fonte de trabalho e renda eram as serrarias, nas quais a araucária passava por diversos processos, movidos pela força humana e por máquinas a vapor.

9. Moinho de pedra

Esse moinho é uma herança que foi deixada por colonizadores italianos. Eles o utilizavam para produzir farinha de milho – essencial na alimentação de suas famílias.

A roda de água é movimentada pela ação de 2 pedras pelas quais os grãos passam, antes de ir para a peneira e se converterem em farinha.

Você pode adquirir ingressos para presenciar este processo diariamente, das 9h às 17h.

10. Usina termelétrica

No parque temático, você encontrará um cenário que demonstra o funcionamento da fonte energética que mais vem crescendo no planeta: a usina termelétrica.

Já que quase 30% da energia brasileira vem dessas fontes, gás natural, biomassa e carvão mineral (dentre outros recursos) são empregados em larga escala para produzir uma energia rápida, apesar de poluente e relativamente cara.

11. Usina hidrelétrica

Trata-se de uma réplica fiel de uma hidrelétrica da cidade de Canela.

Ao passo que esse tipo de energia ainda é responsável por cerca de 70% da produção total brasileira, vale muito a pena fazer essa visita, conhecendo, assim, uma atração com 44 MW de potência, datada de 1956.

Onde Comprar os Ingressos para Gramado com Desconto?

Viu todos os detalhes e decidiu quais passeios irá fazer? Agora é a hora de garantir seus tickets com um preço diferenciado.

Para garantir os seus passeios com o melhor preço, recomendamos a Brocker Turismo. A maior e mais confiável agência de Gramado e Canela.

Você economiza nos ingressos e tem a garantia de não dar chance pro erro de cair em uma fraude.

Além de contar com toda a assistência de um time preparado e que conhece a região a fundo.

Atenção: Reserve seus ingressos com antecedência para não correr o risco de ficar sem entrada para os dias da sua viagem.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – e economize MUITO em sua viagem.

O Mundo a Vapor é Bom Mesmo? Alguns Prós e Contras do Passeio

Este parece ser um dos passeios mais divertidos para se fazer na Serra Gaúcha, enquanto você estiver passando por Canela e Gramado.

Será que o Mundo a Vapor é bom mesmo?

Para você tirar suas próprias conclusões, listei alguns pontos positivos negativos desta atração, pois tudo na vida tem dois lados, não é mesmo? Veja a seguir!

Pontos positivos

  • É um museu interativo charmoso que te leva para algumas décadas atrás, quando máquinas a vapor faziam suas mágicas para a sociedade;
  • Te fará lembrar dos imigrantes que chegaram ao Brasil e começaram do zero, como verdadeiros exemplos a serem seguidos;
  • Há diversas atrações, em diferentes escalas, que farão você e sua família se distrair com diversão e curiosidade.

Pontos negativos

  • Pode ser uma atração cara, se depender de seu interesse a um universo antigo das máquinas;
  • Para adolescentes, esta atração pode não ser tão divertida. A tecnologia é bem diferente das contidas em smartphones;
  • A alimentação disponível é precária, tendo em vista o tempo que você passa nesta atração.

Qual é o horário de funcionamento do Mundo a Vapor?

Você pode visitar o Mundo a Vapor de quinta a terça-feira das 09:00 horas às 17:00. Perfeito para uma parada, não é mesmo?

Fique de olho em datas comemorativas e feriados, pois isso pode alterar a programação do local e fazer seu passeio mudar.

Além disso, outro ponto forte, é que o local conta com a proximidade de restaurantes e outros pontos turísticos, ou seja, você pode aproveitar seu dia em um passeio histórico e cultural.

extração de petróleo mundo a vapor

E aí, o Mundo a Vapor Vale a Pena Mesmo?

Se você vai só ou em família, o Mundo a Vapor vale pela infraestrutura para todas as pessoas. Ou seja, as crianças têm o Espaço Kids, perfeito para distraí-las enquanto os mais velhos conhecem as outras atrações do parque.

Lembre-se: você está prestes a entrar em um parque pelo nome, mas que mais se remete a um museu, ou seja, nada de adrenalina por aqui.

Você pode, também, voltar ao passado e entrar de cabeça em dois cenários do início do século XX: uma estação de trem e uma casa italiana típica, com flores e adereços para produção de vinho.

Você se veste para a foto e ocasião!

É claro que nada é mais simbólico do que dar uma volta de trem, afinal o Mundo a Vapor está oferecendo justamente a história de máquinas como as saudosas locomotivas.

Aliás, aqui trata-se de uma mini locomotiva, mas ela anda sobre ferrovia e tudo. Perfeito para fechar com chave de ouro este passeio.

Quer recomendação de uma atividade mais ao ar livre? Dá uma conferida no Parque da Cachoeira.

Quais as atrações do Mundo a Vapor?

Algumas opções são: barcos, fábricas, usinas e diversos bonecos.

Quanto custa o ingresso do Mundo a Vapor?

Os ingressos custam: R$40 (adulto), R$20 (crianças de 4 a 15 anos, idosos, estudantes) e crianças de 0 a 3 anos não pagam.

Qual o horário de funcionamento?

O parque fica aberto diariamente entre as 9h e 17h. Fecha somente às quartas-feiras (com excessão dos meses de férias: julho, novembro e dezembro).

Descubra como Economizar Até 50% em mais de 213 Estabelecimentos de Gramado e Canela