melhores vinícolas de bento gonçalves

As 11 Melhores Vinícolas de Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos

Economize em Gramado
Prime Gourmet Club
A forma mais prática para economizar em seu roteiro de viagem: com ingressos e restaurantes. Você paga 1 e leva 2.
PONTOS POSITIVOS:
  • Válido nos principais restaurantes e atrações de Gramado
  • Use o cupom MALAPRONTA e ganhe R$10 de desconto
  • Você compra tudo com 50% de desconto
Economize em Gramado
Sua Viagem 50% Mais Barata!

Com certeza, durante o planejamento de viagem para a Serra Gaúcha, você pensou sobre o vinho que, mais do que um símbolo, é praticamente obrigação experimentar.

O vinho gaúcho é reconhecido mundialmente por sua qualidade e variedade, o que significa que a plantação das diversas uvas necessárias é feita de forma muito bem pensada. O resultado, então, é uma bebida deliciosa.

Enquanto você está se organizando, diversas vinícolas estão produzindo o melhor vinho do país, seja tinto, branco, suave, seco ou espumante, seja em Porto Alegre ou outras regiões do Rio Grande do Sul.

Dentro de cada uma dessas variedades há, ainda, as uvas usadas e a fermentação.

Tudo para tornar cada gole e degustação uma experiência única. Aliás, é justamente pela preciosidade da bebida que é muito difícil escolher quais vinícolas conhecer.

Em Bento Gonçalves, por exemplo, há diversas delas, uma melhor que a outra. Quer saber? Você merece conhecer mais do que uma vinícola.

Pensando nisso, preparamos uma lista para que você conheça as 11 melhores vinícolas de Bento Gonçalves, assim você já viaja preparado para degustar!

Reserve com Nossos Parceiros

🎫 Ingressos para atrações com descontos: Brocker Turismo (clique aqui).

🏨 Os Principais Hotéis de Gramado: Booking (clique aqui).

✈️ Passagens Aéreas Baratas para POA: PassagensPromo (clique aqui).

🚗 Comparador de Preços para Aluguel de veículos em Gramado e Canela: Rent Cars (clique aqui).

Ao realizar sua reserva em algum dos parceiros acima, você ajuda a manter o site no ar – sem pagar nada extra. Se puder, faça sua reserva clicando nos links para nos ajudar.

Quais são as Melhores Vinícolas de Bento Gonçalves?

Vamos conferir os detalhes dessa incrível experiência e cada uma das opções disponíveis na cidade.

Tenho certeza que você vai amar. Se quiser dar uma olhada também em outras opções, pode conferir as opções disponíveis em Gramado.

1. Vinícola Don Laurindo

Vinícola Don Laurindo

Localizada em um dos vales mais belos da região da RS 444 KM (Vale dos Vinhedos), a Vinícola Don Laurindo foi criada em homenagem ao patriarca da família, de mesmo nome, em 1991. Desde então, se especializou na produção dos mais diversos vinhos.

Há do vinho tinto suave ao licoroso, espumantes e safras especiais, como a Singolare, Reserva e D.O.

Além disso, é uma das vinícolas mais respeitadas  de vinagre balsâmico, uma antiga tradição italiana.

Esta vinícola fica na Estrada do Vinho, altura do quilômetro 19, na Rodovia RS. Funciona de segunda a sexta das 08:00 às 11:45 horas e das 13:30 às 17:30 horas; de sábados e feriados, das 10:00 às 16:00 horas; e de domingo das 10:00 às 15:00 horas.

Não se esqueça de confirmar com o local a disponibilidade de visitas com agendamento prévio.

2. Vinícola Lidio Carraro

Vinícola Lidio Carraro

Esta vinícola foi fundada em 2001 e, desde então, mantém a tradição de produção reduzida, exclusiva para expressar o sabor máximo das uvas utilizadas. Por isso, o sabor de seu vinho é muito mais intenso.

A Vinícola Lidio Carraro é um ponto interessante para se visitar no Vale dos Vinhedos porque foge da curva tradicional de vinícolas com plantações e produções intensas. Desta forma, sua garrafa é a concentração máxima de qualidade.

A exemplo disso, está a sua representação em grandes eventos esportivos, de cunho mundial, ocorridos no Brasil nos últimos anos, como o Panamericano de 2007 e as Olimpíadas de 2016.

O local abre todos os dias, das 09:00 às 18:00 horas, e está também localizada na Rodovia RS, altura do quilômetro 21. Para visitar o local, é preciso consultar a disponibilidade de visitas e a agenda da própria vinícola.

3. Casa Valduga

Casa Valduga

Esta é considerada uma das principais vinícolas do país, o que por si só é um título e tanto, tendo em consideração de estar no centro dos melhores vinhos brasileiros.

Além disso, desde que foi inaugurada, em 1992, se tornou o Complexo Enoturístico do Brasil, ou seja, imagine a importância que tem diante dos demais produtores de vinhos que chegaram depois.

Há um restaurante e uma pousada no local, o que pode te deixar tranquilo para experimentar quantos cálices desejar sem ter que dirigir depois. Destaque especial para a Maria Valduga, espumante que recebe o nome da matriarca da família.

A Casa Valduga está localizada na Linha Leopoldina, 2355, e seu funcionamento é de segunda a sábado, das 09:30 às 16:30, e de domingos e feriados das 09:30 às 15:30.

Uma visita pode ser agendada previamente, evitando desconforto ao chegar e não haver disponibilidade. Com certeza vale a visita, afinal, essa é uma das melhores vinícolas de Bento Gonçalves.

4. Vinícola Aurora

Vinícola Aurora

Por falar em tradição, esta é a maior produtora de vinhos do país, o que começou em uma cooperativa de mais de mil famílias para inaugurar uma fábrica gigantesca, lá em 1931.

Com certeza você já ouviu falar dos vinhos Aurora, que estão espalhados por quase todos os mercados brasileiros, a um preço razoável, além dos sucos de uva deliciosos.

Toda a produção é espalhada em diversas fazendas da região, mas que aqui se concentram em uma experiência turística única, mais fabril, mas não menos charmosa.

A Vinícola Aurora fica localizada na Rua Olavo Bilac, 500, e seu horário de funcionamento é em todos os dias, das 08:15 às 17:15 horas.

Não se esqueça de consultar a disponibilidade do local para visitas.

5. Vinícola Salton

Vinícola Salton

Esta tradicional vinícola do sul do Brasil, conta com mais de 100 anos de história, em bebidas espalhadas por todo o mundo e que, no Brasil, faz sucesso em seu espumante presente nas mais chiques das festas.

Isso porque a história desta empresa se iniciou lá atrás, em uma época que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, ou seja, a família se estabeleceu no Rio Grande do Sul e começou a produzir e investir no Brasil genuinamente.

De lá para cá, a produção se tornou amplamente divulgada, e uma construção suntuosa em Bento Gonçalves mostra o quanto este passeio pode proporcionar experiências únicas de degustação.

Sinta-se em um palácio sem sair do Brasil. Com essa sensação, você, com certeza, experimentará excelentes bebidas.

A Vinícola Salton fica na Rua Mario Salton, 300, e abre exclusivamente às terças-feiras, das 09:00 às 10:00 da manhã.

Pela exclusividade, deu para notar que agendar uma visita é item obrigatório, certo?

6. Cantina Strapazzon

Cantina Strapazzon

A Cantina Strapazzon pertence a uma das famílias mais tradicionais do Vale dos Vinhedos. Se trata de uma casa de pedra construída em 1880 e serviu de cenário para diversas produções audiovisuais. Destaque para “O Quartilho”, filme de época (anos 1910), dirigido pelo diretor Fábio Barreto e lançado em 1995.

Mas claro que esse não é o único atrativo da vinícola. Dentro da propriedade de enorme personalidade, os visitantes de Bento Gonçalves podem fazer degustação de  vinhos, grapas e sucos de uva produzidos na propriedade dos Strapazzon.

Os vinhos dessa vinícola da Serra Gaúcha não são considerados os mais finos, mas, sem dúvida, não deixam de agradar o paladar e o acréscimo cultural proporcionado pela decoração faz a visita valer muito a pena. É uma verdadeira viagem no tempo.

7. Casa Fontanari: melhor suco da Serra Gaúcha

Casa Fontanari

Seguindo com a seleção de melhores vinícolas em Bento Gonçalves, a Casa Fontanari é perfeita se você deseja um passeio rápido, pois se trata de uma vinícola pequena e de propriedade familiar.  Ela se encontra no topo de uma colina nos Caminhos de Pedra.

O seu destaque em termos de passeio fica para o seu mirante. Sim, a vinícola tem o seu próprio mirante de onde se pode visualizar a famosa Casa da Ovelha e parreirais distantes.

A degustação nessa charmosa vinícola do Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul inclui os seus principais títulos, catálogo de produtos formados por espumantes, vinhos tintos, brancos e saborosíssimo suco de uva branco.

8. Pizzato Vinhos e Vinhas

Pizzato Vinhos e Vinhas

Outra vinícola modesta no Vale dos Vinhedos, no entanto, a Pizzato Vinhos e Vinhas se destaca por oferecer aos turistas de Bento Gonçalves degustação de espumantes e vinhos famosos, dentre eles, a linha Fausto e o Cabernet Sauvignon.

Os administradores do local são bem atenciosos e fazem questão de explicar em detalhes o processo de produção de cada vinho e espumantes servidos.

Outro diferencial importante principalmente para quem viaja com os filhos é o espaço kids  dentro da vinícola. As crianças podem ficar se distraindo nesse local enquanto os adultos aproveitam para saborear cada produto a disposição na Pizzato Vinhos e Vinhas.

Também podemos destacar a estrutura e localidade. A vinícola fica defronte a uma plantação de uvas Merlot, belíssima, por sinal, e a casa que hospeda os visitantes de Bentos Gonçalves é arejada e moderna.

A Pizzato Vinhos e Vinhas está aberta de segunda a sábado, mas é prudente entrar em contato primeiro para se certificar, pois o mundo pandêmico está de cabeça-para-baixo, muita coisa acontecendo, muitas mudanças, enfim, certifique-se primeiro.

9. Cave Geisse

Cave Geisse

Prosseguindo com a seleção de melhores vinícolas em Bento Gonçalves, a Cave Geisse é uma das poucas que não pertencem a uma família local. Seu proprietário é um chileno, tido como um dos pioneiros de técnicas modernas de plantio de parreiras no Vale dos Vinhedos. Ele também é considerado um especialista em espumantes.

A estrutura da  Cave Geisse é grande e sofisticada. Além do bar, conta com grandes jardins e vinhedos, na qual se podem visitá-los por meio da “Terroir Experience”. Trata-se de um tour pelas plantações a bordo de veículos 4×4.

Outro tour interessante que é possível de fazer na vinícola é pela fábrica de espumantes. Esse tour proporciona uma verdadeira aula para produzir espumantes do jeito tradicional. A visita é finalizada com a apreciação dos melhores produtos da casa e até do vinho usado como base para a produção dos espumantes. Sem dúvida, uma visita que vale a pena.

Uma dica extra: a Cave Geisse é uma das vinícolas da cidade de Bento Gonçalves que é refrigerada, por isso, é prudente levar um agasalho para não passar sufoco com a temperatura.

10. Don Giovani

Don Giovani

Dando prosseguimento à seleção de melhores vinícolas em Bento Gonçalves, a Don Giovani não se localiza exatamente em Bento Gonçalves.

Ela se encontra em um antigo distrito da cidade que integra o Vale dos Vinhedos, a Pinto Bandeira, por isso, o mais acertado é destacá-la como uma das melhores do Vale dos Vinhedos. Mas ela fica ridiculamente próxima a Bento Gonçalves, então, dá para fazer um desconto e incluí-la como uma das melhores vinícolas do município, ao lado das grandes como a Casa Valduga, Fontanari e outras já citadas aqui.

Feita a explicação, vamos ao que interessa: o que há de bom na Don Giovani?

Sem dúvida, é uma das maiores vinícolas de Pinto Bandeira. Na vinícola, você tem acesso visual aos tanques enormes de armazenamento, além de poder conhecer o restaurante e o hotel da casa de vinhos e espumantes.

No espaço, o visitante tem a oportunidade de conhecer a história da família que fundou e administra o negócio há décadas. Tem a oportunidade de conferir de perto o acervo pessoal de vinhos dos proprietários.

O ambiente é bem familiar. Faz valer a pena dar um pulinho em Pinto Bandeira se estiver passeando no Vale dos Vinhedos, principalmente em Bento Gonçalves, já que fica apenas 12 km de distância do centro da cidade.

11. Vinícola Valmarino

Vinícola Valmarino

Já que você deu um pulinho em Pinto Bandeira, cidade vizinha a Bento Gonçalves no Vale dos Vinhedos, vale aproveitar e visitar a casa de vinhos e espumantes Vinícola Valmarino.

Ela fica um pouquinho mais distante em relação a Cave Geisse, 18 km de Bento Gonçalves, mas se você já andou 12 km, o que custa andar mais 6, né?

A Valmarino é uma daquelas vinícolas de casarão antigo, estilo rupestre, bucólico, que fica no alto duma colina. Ela conta com a degustação de dezenas de rótulos que são especialidade da casa.

Essa degustação ocorre com uma visita simples, mas se você agendar, tem direito a uma visita guiada pelo proprietário da vinícola. Essa visita mais completa é indicada para grupos maiores.

Quanto vou gastar nas vinícolas de Bento Gonçalves?

Nem todas cobram entrada, mas muitas delas te proporcionam experiências tão agradáveis que você precisará lembrar-se de pesar se leva ou não diversas garrafas para casa.

O valor dos vinhos varia, conforme a vinícola, entre R$ 40 e R$ 250, ou seja, há opções para todos os bolsos.

Além disso, a experiência de degustação lhe proporcionará uma visão muito mais ampla da bebida antes de decidir levá-la.

Caso decida visitar duas ou mais entre as melhores vinícolas de Bento Gonçalves, reserve os valores de entrada e de uma garrafa de cada lugar, pois assim você terá a experiência prolongada para quando voltar de viagem.

Para isso, você desembolsará por volta de R$ 400. Caso queira levar para a sua casa lembranças para parentes e amigos, sua conta poderá ficar um pouco mais salgada.

Quer Economizar nos Principais Restaurantes e Passeios da Cidade?

Com o Prime Gourmet, você consegue – de forma fácil e rápida.

O Prime Gourmet é um aplicativo de celular, que fez parceria com centenas de restaurantes e passeios da cidade para te oferecer apenas o melhor.

Basicamente funciona assim: A cada prato / ingresso comprado, você ganha outro (de igual ou menor valor). Ou seja, facilmente, você economiza 50% do custo que teria comprando tudo separadamente.

É uma excelente opção para quem está viajando em casal.

Atenção: Para ficar ainda melhor, os leitores do Mala Pronta Gramado ganham R$10 de desconto na aquisição com o cupom MALAPRONTA.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada com o cupom MALAPRONTA – e economize MUITO em sua viagem.

Quais vinícolas visitar no Vale dos Vinhedos?

As melhores vinícolas para se visitar no Vale dos Vinhedos são: Vinícola Dom Cândido, Cristofoli Vinhos de Família, Vinícola Torcello, Vinícola Cainelli, Dal Pizzol Vinhos Finos, Casa Valduga e Casa Postal Vinícola e Bistrô.

Quantas vinícolas tem no Vale dos Vinhedos?

Contando como toda a Serra Gaúcha, a região do Vale dos Vinhedos possui cerca de 550 vinícolas.

Descubra como Economizar Até 50% em mais de 213 Estabelecimentos de Gramado e Canela