Home » Guia sobre Gramado » Melhor época para ir a Gramado

Qual é a melhor época para ir a Gramado? Dicas para ajudar na sua decisão

Se tem algo que aprendi ao longo dos anos é que Gramado é daqueles lugares que surpreende a cada visita.

E não é por menos: cada estação do ano aqui tem seu próprio charme, e eu já tive o prazer de explorar essa cidadezinha encantadora em todas elas.

Desde o inverno gelado até a primavera florida, Gramado se transforma de maneiras incríveis, influenciando no clima, movimento, atrações e, é claro, nos preços.

Então, qual é a melhor época para ir a Gramado? Bom, isso vai depender muito das suas preferências pessoais. Por isso, neste guia eu vou compartilhar com vocês os prós e contras de cada época do ano por aqui. Vamos nessa!

Se você deseja uma viagem à Gramado melhor e mais barata, assista esse vídeo.

Economize em Gramado
Prime Gourmet Club
INGRESSOS E REFEIÇÕES COM 50% DE DESCONTO. Você paga 1 e leva 2.
PORQUE USAR:
  • Válido nos principais restaurantes e atrações de Gramado e Canela
  • Use o cupom MALAPRONTA e ganhe R$10 de desconto
  • Você compra tudo com 50% de desconto
Economize em Gramado
Sua Viagem 50% Mais Barata! Use o cupom MALAPRONTA.

Qual a melhor época para ir a Gramado?

Então, vamos falar sobre qual é a melhor época para dar um pulinho em Gramado?

Vamos pesar os prós e contras de cada época e descobrir qual delas se encaixa melhor no seu estilo de viagem.

espetáculo de natal
Espetáculo Natal Luz entre Outubro e Janeiro

Alta temporada vs. baixa temporada

Na disputa entre alta temporada e baixa temporada, a balança pende para diferentes gostos e bolsos.

Na baixa temporada, a calmaria toma conta das ruas, proporcionando uma estadia mais tranquila tanto em Gramado quanto em Canela.

Os preços dos restaurantes e atrações também dão uma aliviada, o que é uma ótima notícia para o bolso.

Se você não é muito chegado em participar das festividades tradicionais, como o Natal e a Páscoa, por exemplo, considero que os meses ideais para visitar são fevereiro e março, quando o calor é mais presente, ou maio e setembro, quando as temperaturas são mais amenas.

Agora, quando falamos da alta temporada, é uma história diferente. Aqui, o movimento na cidade aumenta consideravelmente, assim como os preços.

Porém, se você está disposto a desembolsar um pouco mais para curtir a Serra Gaúcha em todo o seu esplendor, vai valer cada centavo investido.

Seja durante a Páscoa, o Natal Luz, a Temporada de Inverno ou o Festival de Cinema, o centro de Gramado se transforma em um verdadeiro conto de fadas, com decorações temáticas e uma programação ampla para todos os gostos.

É um daqueles momentos que você não esquece tão cedo.

Inverno vs. verão

Agora, vamos falar sobre a eterna disputa entre inverno e verão em Gramado. Sei que muitos têm essa dúvida cruel na hora de programar a visita – eu também passei por isso quando planejei minha primeira viagem!

No verão, que vai de dezembro a fevereiro, Gramado se transforma em uma cidade natalina por conta do Natal Luz, um dos maiores eventos de Natal do país.

A decoração encanta a todos, fugindo completamente do clichê de praia.

É uma época que costuma ser de alta temporada, graças à magia do Natal. As temperaturas ficam mais amenas, sendo quente durante o dia, mas podendo esfriar um pouco à noite.

Uma opção para quem busca um clima mais ameno, mas ainda assim quer curtir a vibe natalina.

Agora, o outono, que vai de março a maio, é um espetáculo de cores. As folhas das árvores ganham tons característicos de amarelo, proporcionando paisagens de tirar o fôlego.

Em abril, o destaque fica para os chocolates, por conta da Páscoa. Já maio traz a Festa da Colônia, uma celebração das tradições dos primeiros moradores, com gastronomia típica e artesanatos.

As temperaturas variam bastante, e pode rolar uma chuvinha ocasional.

Agora, meu amigo, o inverno! De julho a agosto, é a época que muitos têm no radar para visitar Gramado. O friozinho com possibilidade de neve é o sonho de quem curte esse clima de Serra Gaúcha.

É a alta temporada, então, prepare-se para enfrentar filas e lotação nas atrações. Mas, se você é daqueles que amam um bom chocolate quente, a neblina cobrindo a cidade e a deliciosa gastronomia, essas datas são perfeitas para você.

Só tenha em mente que as temperaturas ficam baixas, então, se você não é fã de frio, talvez seja melhor repensar.

Por fim, a primavera, de setembro a novembro, parece ter sido feita sob medida para Gramado. A cidade fica colorida, o clima é agradável durante o dia e as temperaturas caem à noite – uma combinação perfeita.

O movimento já não é tão intenso como no inverno, então, dá para curtir a cidade com mais tranquilidade. Só uma dica: a primavera costuma ser mais chuvosa, então, não esqueça o guarda-chuva.

Mas, relaxa, porque a cidade tem uma lista interminável de atrações indoor para você aproveitar sossegado.

Então, pensa bem no que você curte mais e escolhe a estação que faz mais sentido para você.

neve nas cidades gaúchas
Dia de neve nas cidades gaúchas

Qual o mês mais barato para conhecer Gramado?

Se a grana está meio curta e você quer economizar na sua viagem para Gramado, a dica é escolher os meses de baixa temporada.

Esses são os períodos em que os preços costumam estar mais em conta, principalmente fora de feriados e finais de semana movimentados.

Então, se você quer dar uma folga para o seu bolso, considere planejar sua viagem para os meses de fevereiro, março, setembro e outubro.

Esses são os meses de baixa temporada em Gramado, onde você pode encontrar melhores preços em hospedagem, alimentação e atrações.

Agora, se não der para escapar completamente da alta temporada, os meses de janeiro, abril, maio e agosto podem ser considerados meses de média temporada, o que ainda pode proporcionar uma economia em comparação com os períodos mais movimentados.

Qual o mês mais caro para conhecer Gramado?

Agora, se a ideia é gastar um pouco mais para viver uma experiência única em Gramado, prepare-se para os meses mais caros. Junho e julho são as estrelas da história, marcados pelo inverno rigoroso e pela alta temporada.

Nesses meses, os hotéis e restaurantes ficam lotados – a verdade é que, quanto mais frio faz, mais gente quer aproveitar as maravilhas da Serra Gaúcha.

Por outro lado, se você sempre sonhou em curtir um Natal nevado e fugir do calorão, o período entre outubro e janeiro é a sua chance, mas saiba que isso vai custar um pouco mais.

É nessa época que acontece o famoso Natal Luz, um evento encantador que atrai visitantes do mundo todo.

Com uma programação incrível que vai de outubro a janeiro, os hotéis chegam a atingir uma taxa de ocupação de até 92%. Sim, isso mesmo, 92%!

Mas aqui vai uma dica valiosa: se você quer evitar o auge da agitação e dos preços altos do Natal Luz, escolha os meses que marcam o início e o final do evento.

É nesses períodos que a cidade fica um pouco mais tranquila, e você pode aproveitar as atrações sem tanta muvuca.

2 acendimento das luzes natal gramado
Linda foto do show de acendimento

Como é o movimento em Gramado em cada época do ano?

Embora Gramado seja uma cidade sempre movimentada, algumas épocas do ano tendem a ser mais tranquilas.

Veja, a seguir, as características da Serra Gaúcha em cada mês, incluindo o período de baixa temporada:

Janeiro: o mês que fecha a alta temporada

Durante as duas primeiras semanas de janeiro, Gramado continua a receber muitos turistas, pois as ruas ainda estão decoradas por causa do Natal Luz.

Porém, a partir da segunda semana o movimento cai consideravelmente.

Janeiro é o mês mais quente de Gramado, com temperaturas oscilando entre 16°C e 35°C, podendo atingir picos de 32°C durante o dia e esfriar para cerca de 14°C à noite, graças à sua localização na serra.

É o período ideal para admirar as hortênsias em plena floração, símbolo da cidade, que pintam as ruas e parques com tons vibrantes de azul, e dão um toque de beleza única à paisagem.

Para quem visita a Serra Gaúcha no verão, as principais dicas são curtir Rota da Cerveja e aproveitar o BusTour de Gramado, que passa por mais de 30 atrações turísticas na Região das Hortênsias.

Fevereiro: o início da baixa temporada em Gramado

Mesmo com o Carnaval, o mês de fevereiro é um dos melhores e mais tranquilos para visitar os pontos turísticos do Rio Grande do Sul.

Com temperaturas variando de 21°C a 30°C, podendo chegar a 35°C. À noite, pode esfriar até uns 10°C.

Com o calor, é importante usar protetor solar e roupas leves, como camisetas e shorts, mas leve também um casaco leve, pois Gramado às vezes fica mais fresquinho, principalmente de manhã ou em áreas sombreadas.

Como fevereiro marca o início da baixa temporada, você vai encontrar preços mais acessíveis em hotéis, passeios e outras atrações.

É uma ótima época para aproveitar parques e atividades ao ar livre. Não deixe de visitar lugares como o Lago Negro e o Le Jardin, que são lindos de se ver em qualquer época do ano.

Março: momento de aproveitar a baixa temporada em Gramado antes da Páscoa

Os primeiros dias do mês de março costumam ser bem tranquilos na Serra Gaúcha.

Março é um mês de mudança, marcando a passagem do verão para o outono. Portanto, esse é o momento ideal para aproveitar as temperaturas mais amenas do início do outono, o final da época de floração das hortênsias e visitar as fábricas de chocolate e outras atrações sem fila.

As temperaturas começam a ficar mais amenas, variando entre 13°C e 23°C. No começo do mês, ainda pode fazer bastante calor, chegando aos 30°C durante o dia, mas à noite pode esfriar para 12°C.

Já no fim do mês, o clima esfria mais, com dias em torno de 14°C e noites que podem chegar a 7°C.

Neste período, a não ser que coincida com o Carnaval, as cidades da região ficam mais tranquilas e os preços de alimentação, hospedagem e passagens aéreas tendem a ser mais em conta. Além disso, fica mais fácil conseguir lugar nos passeios mais procurados. 

Depois de 20 de março, quando a Páscoa está mais próxima, Gramado volta a ficar mais movimentada. Por isso, a programação da cidade fica intensa novamente.

Abril: o mês dos eventos religiosos e das oficinas gastronômicas

Abril é um mês cheio de atividades em Gramado, principalmente por causa da Páscoa e do Gramado Aleluia, eventos que atraem muitos visitantes.

Com o outono, a cidade começa a se preparar para a temporada de frio, apresentando uma variação de temperatura entre 7°C e 31°C. Esse clima mais fresco é ideal para quem gosta de dias mais frios, mas ainda pode haver calor.

As paisagens da Serra Gaúcha ganham novas cores, com as árvores trocando o verde por tons terrosos, alaranjados e avermelhados, deixando o cenário ainda mais bonito. 

Maio: o mês da famosa Festa da Colônia

Maio em Gramado é especial por causa da Festa da Colônia, um evento que destaca a cultura e a culinária local, perfeito para quem quer provar o tradicional café colonial gaúcho.

Neste mês, o outono está no seu ponto alto, com o clima ficando mais frio, o que dá à cidade um ar romântico e atrai muitos casais.

Prepare-se para o frio, pois as temperaturas médias giram em torno de 18°C, mas podem variar bastante, com manhãs e noites mais frias e tardes um pouco mais quentes.

Junho: quando os restaurantes e pontos turísticos começam a ficar cheios

Em junho, Gramado começa a ficar mais movimentada, então é bom reservar lugares em restaurantes e pontos turísticos com antecedência.

Esse mês traz o frio típico do inverno, com a temperatura média em torno de 12°C. As mínimas podem cair para 7°C e as máximas alcançar 16°C, mas em alguns dias pode esfriar ainda mais, chegando a valores negativos.

As férias escolares também ajudam a aumentar o número de visitantes. Com o clima mais frio, junho é perfeito para quem gosta de curtir o inverno na Serra Gaúcha.

Não esqueça de levar casacos, tricôs, suéteres, calças grossas, meias quentes, botas, cachecóis, gorros e luvas.

Julho: frio e ruas cheias

A temporada de inverno é uma das mais movimentadas em Gramado.

Nesse mês, o inverno está no seu ponto mais intenso, com temperaturas que podem cair abaixo de 0°C, mas a média fica em torno de 5°C durante o dia e 12°C nas partes mais quentes.

Muita gente acaba indo para a cidade nessa época esperando ver neve, que é um fenômeno raro, mas possível.

Com as férias escolares, Gramado fica ainda mais cheia, então é bom se preparar para o movimento. 

Agosto: o auge da alta temporada no inverno

Ir a Gramado em agosto pode ser uma experiência incrível. Porém, prepare-se para encontrar a cidade muito cheia.

Nessa época é quando a cidade recebe o Festival de Cinema de Gramado, um dos mais famosos e principais eventos do ano.

As temperaturas ficam entre 10°C e 15°C durante o dia, podendo cair para 3°C à noite.

É um período frio, com chances de geadas e até neve, o que atrai muitos turistas querendo vivenciar o famoso frio da Serra Gaúcha.

Setembro: preços mais baixos e menor movimento em Gramado

Setembro em Gramado é um período tranquilo, com preços mais baixos e menos turistas.

Com a chegada da primavera, a cidade e seus arredores ficam ainda mais bonitos, especialmente com as flores decorando lugares como o Lago Negro e o Le Jardin.

Esse mês também traz o Festival da Cultura e Gastronomia, permitindo que você curta os restaurantes sem ter que enfrentar filas.

As temperaturas começam a subir, variando entre mínimas de 12°C e máximas de 22°C, mas as noites ainda podem ser frias, chegando a 5°C.

Outubro: o melhor mês para os turistas visitarem as atrações ao ar livre

O começo do mês de outubro ainda pode ser considerado baixa temporada em Gramado. Nas três primeiras semanas, há menos pessoas circulando e você pode encontrar boas promoções.

Com a primavera, o clima fica mais ameno, perfeito para visitar lugares como o Lago Negro e o Parque do Caracol.

Durante outubro, a temperatura em Gramado varia entre 13°C e 23°C, podendo ser mais fria à noite e no começo da manhã, mas geralmente esquenta durante o dia.

Há uma mistura de dias quentes, com temperaturas chegando a 25°C, e noites mais frescas, que podem descer a 12°C.

Além disso, outubro marca o início da decoração do Natal Luz na última semana do mês, quando a cidade começa a se enfeitar para o Natal.

Novembro: gramado volta a ficar movimentada

Já na última semana de outubro, Gramado começa os preparativos para o Natal Luz, o maior evento do ano.

Nesse mês, o clima é ideal, com dias ensolarados, céu aberto e temperaturas médias entre 14°C e 24°C. As noites podem ser mais frescas, então é bom estar preparado para uma variação térmica.

Com o clima agradável, é a época perfeita para passeios ao ar livre, aproveitando tanto o dia quanto a noite.

Dezembro: o melhor destino para curtir o Natal com a família

Dezembro é o mês ideal para quem quer curtir o Natal em família em Gramado. Durante esse período, a cidade celebra o Natal Luz, com vários eventos gratuitos pelas ruas.

Contudo, como é um dos meses mais movimentados, é recomendável fazer reservas em pousadas, restaurantes e para as principais atrações com antecedência.

Nesse mês, as temperaturas em Gramado são quentes durante o dia, podendo chegar a 30°C, e mais amenas à noite, com médias em torno de 20°C. Este clima é excelente para explorar atividades ao ar livre, como o ecoturismo.

Para quem busca economizar, viajar na primeira quinzena de dezembro pode ser uma boa opção, já que os preços tendem a ser um pouco mais acessíveis antes do auge das festividades natalinas.

Resumindo…

Então, agora que exploramos cada temporada aqui em Gramado, vamos resumir as melhores escolhas dependendo do que você procura.

  • Se você é do time que curte o friozinho e não se importa de gastar um pouco mais para viver a magia do inverno gramadense, junho e julho são os meses ideais para você.
  • Agora, se o frio é bem-vindo, mas o orçamento está mais apertado, maio e agosto são opções mais amigáveis para o bolso.
  • Se você não é muito fã do frio, mas dinheiro não é problema, novembro, dezembro e janeiro são os meses para vivenciar o encanto do Natal Luz.
  • Por outro lado, se economizar é a palavra de ordem e você não se importa em perder os principais eventos da cidade, fevereiro, março, setembro e outubro são os meses mais em conta.
  • Agora, se a ideia é conhecer as principais atrações, independentemente do gasto, novembro, dezembro, janeiro (para o Natal Luz), abril (para a Páscoa), junho e julho (para o frio intenso) são os momentos certos.
  • E para quem busca um equilíbrio entre economia e a experiência turística, a última semana de outubro (quando começa o Natal Luz) e agosto (com o frio mais ameno e o Festival de Cinema) podem ser escolhas estratégicas.

Enfim, amigos, Gramado tem algo especial para oferecer em cada época do ano. Seja qual for a sua preferência, tenho certeza de que essa cidade vai te encantar de alguma maneira.

Quer Economizar nos Principais Restaurantes e Passeios da Cidade?

Com o Prime Gourmet, você consegue – de forma fácil e rápida.

O Prime Gourmet é um aplicativo de celular, que fez parceria com centenas de restaurantes e passeios da cidade para te oferecer apenas o melhor.

Basicamente funciona assim: A cada prato / ingresso comprado, você ganha outro (de igual ou menor valor). Ou seja, facilmente, você economiza 50% do custo que teria comprando tudo separadamente.

É uma excelente opção para quem está viajando em casal.

Atenção: Para ficar ainda melhor, os leitores do Mala Pronta Gramado ganham R$10 de desconto na aquisição com o cupom MALAPRONTA.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada com o cupom MALAPRONTA – e economize MUITO em sua viagem.

Rafael Querido
Rafael Querido

31 anos, esposo da Lenise e pai do Josué. Estive em Gramado por 3x (viagem em casal, com filho e à trabalho) e desde 2020, criei o MPG para ajudar turistas a conhecerem a região e aproveitar tudo sobre a cidade. Orgulhosamente, posso dizer que já recebemos mais de 7 milhões de acessos aqui.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Indo para Gramado?

Além dos conteúdos aqui, criamos conteúdos exclusivos no Instagram de até 60 segundos.

Se organize com rapidez e agilidade.

Quer receber o melhor conteúdo no Instagram?