melhor época para ir a gramado

Qual é a Melhor Época para ir a Gramado? Dicas para Ajudar na sua Decisão

Economize em Gramado
Prime Gourmet Club
A forma mais prática para economizar em seu roteiro de viagem: com ingressos e restaurantes. Você paga 1 e leva 2.
PONTOS POSITIVOS:
  • Válido nos principais restaurantes e atrações de Gramado
  • Use o cupom MALAPRONTA e ganhe R$10 de desconto
  • Você compra tudo com 50% de desconto
Economize em Gramado
Sua Viagem 50% Mais Barata!

Gramado é uma das cidades turísticas do Brasil mais bem planejada para receber turistas o ano inteiro.

Ao todo, ela comporta 11,4 mil leitos em hotéis e pousadas. Canela, o município vizinho, possui cerca de 8 mil leitos. Sem contar os quartos nos apartamentos e casas que ficam disponíveis para locação.

Para ocupar tantos quartos, Gramado possui uma programação intensa. Todos os meses tem eventos na cidade que atrai turistas de vários cantos.

Você vai conferir os detalhes agora de quando ir à Gramado, de acordo com a nossa experiência.

Reserve com Nossos Parceiros

🎫 Ingressos para atrações com descontos: Brocker Turismo (clique aqui).

🏨 Os Principais Hotéis de Gramado: Booking (clique aqui).

✈️ Passagens Aéreas Baratas para POA: PassagensPromo (clique aqui).

🚗 Comparador de Preços para Aluguel de veículos em Gramado e Canela: Rent Cars (clique aqui).

Ao realizar sua reserva em algum dos parceiros acima, você ajuda a manter o site no ar – sem pagar nada extra. Se puder, faça sua reserva clicando nos links para nos ajudar.

Qual a Melhor Época para ir a Gramado na Serra Gaúcha?

Essa dúvida é muito comum e não existe uma resposta definitiva.

Algumas questões para considerar: se você quer aproveitar as melhores atrações da cidade ou se quer ir em uma época mais barata, por exemplo. Claro que tudo isso vai interferir em que época do ano ir.

Confira nossas dicas e decida pelo mês ideal.

espetáculo de natal
Espetáculo Natal Luz entre Outubro e Janeiro

Quais os meses são mais caros?

Fato é que existem meses que o custo fica mais caro, que é a época do inverno (alta temporada), Natal Luz, feriados e páscoa.

A chuva é bem distribuída ao longo do ano e não será ela que irá te incomodar. Já a sua escolha pelo frio, pode fazer a sua decisão ficar mais cara. Os meses de junho e julho são os mais caros.

Os  hotéis e restaurantes ficam lotados. Quanto mais frio, mais lotada fica a cidade.

É claro que, dependendo do evento no qual você pretende ir a Gramado, fica difícil escolher uma época mais em conta. A menos que você aproveite algum desconto.

Um bom exemplo disso é o Parque de neve Snowland, o único parque de toda a América Latina, com incríveis -5 °C na Montanha de Neve.

Se você sempre sonhou curtir um Natal nevado como na Europa e escapar do verão, a única época possível para fazer isso é no final do ano. Só procure chegar cedo para evitar filas imensas.

E é justamente esse o período mais caro de Gramado, pois acontece o Natal Luz, entre outubro e janeiro. A taxa de ocupação dos hotéis chega a marcar 92%. Já fizemos um post sobre este evento tão esperado e reluzente na cidade.

De antemão, já aviso! Se não gosta de multidão, de lugares cheios e um empurra-empurra, este não é o período mais indicado.

Vale uma ressalva, o Natal Luz possui programação entre outubro e janeiro. O mês que inicia e termina a festividade, é o mais tranquilo.

O feriado de páscoa, apesar de trazer muita gente para a cidade, ainda é uma época interessante para visitar Gramado. As temperaturas ainda não estão tão baixas e a média registrada fica em 15 °C. Não digo o mesmo do preço, pois este não muda.

Para quem curtir a cidade com o que ela tem de melhor, essa é a melhor época para ir a Gramado (inverno e fim de ano).

Quais os meses são mais baratos para viajar a Gramado?

Se tirar os feriados, Natal Luz, páscoa e inverno, os demais meses são interessantes para visitar a cidade. Vai depender do que te chama a atenção.

Em agosto, acontece o Festival de Cinema, um evento importante para a arte do Brasil, e a cidade costuma registrar um alto índice de ocupação.

Você vai pegar o restinho do frio e os preços começam a reduzir. É bom de se lembrar que a neve não está descartada. Já tiveram registros históricos de neve nos meses de agosto e setembro, bem no início da primavera.

A melhor época para ir a Gramado e economizar, é procurar pela baixa temporada, onde os preços costumam cair bastante e você encontra pacotes com preços mais acessíveis.

neve nas cidades gaúchas
Dia de neve nas cidades gaúchas

O que esperar da programação de Gramado?

Além dos eventos principais, Gramado consegue agradar a todos os turistas. Àqueles que gostam de esporte; de gastronomia; de boa música; de curtir com a família; de se sentir bem e feliz.

Se você gosta da natureza, experimente visitar a cidade entre a primavera e o verão. É época das hortênsias e a cidade fica linda, cheirosa e colorida.

Fevereiro é destinado ao carnaval. Tem opções para quem gosta de tranquilidade ou de agito. Na cidade, acontece o Gramado Fantasia, que já foi considerado pelo Guinness Book como o maior carnaval de salão do mundo.

Para os amantes do esporte, em maio é realizada a Ultramaratona Caminhos de Caravacchio. A maior prova da região Sul com 217 km em 2 dias. A largada da prova é em Canela e a chegada em Bento Gonçalves. As cidades vizinhas lotam nesta época. É esportista do mundo inteiro.

A cidade tornou-se expoente em realizar eventos de Quilt e Pachwork. Todo o ano é realizado o Festival Internacional e conta com palestras, cursos, feira, mostras e competição. É considerado um festival tradicional na América Latina.

Melhores eventos para quando ir a Gramado

Agora que você sabe qual a melhor época (ou épocas) para ir a Gramado, certamente quer conhecer os encantos dessa cidade situada na Serra Gaúcha, certo?

Além do Festival de Cinema,  há muitas belezas e locais a serem visitados. Afinal, você está em Gramado, a cidade mais europeia do Brasil!

Sabemos que já falamos sobre isso em outro artigo, mas vale ressaltar as atrações para quem curte agito ou tranquilidade. Vamos lá?

Festa da Colônia de Gramado

Essa é uma das festas mais autênticas na Serra Gaúcha. A festa reúne o que há de mais tradicional na cultura e gastronomia italiana, alemã e portuguesa.

Além da culinária colonial e de toda uma tradição e costumes preservados, há também a Cozinha Experimental da Colônia, que em parceria com o Senac e a Roseflor, oferece oficina culinária para os visitantes.

Ah, e não dá para chegar na festa e sair sem comprar os produtos típicos da colônia, como pãezinhos com linguiça e cuca alemã feitos no forno a lenha.

Vontade de experimentar? Então não deixe de conferir a temporada em Gramado da tradicional festa da colônia.

Ela geralmente acontece entre final de abril e meados de maio no Expogramado. Acompanhe as redes sociais do evento, pois costuma ter transporte gratuito saindo da Rua Coberta até a Expogramado.

festa da colonia gramado
Cidade decorada para festa colonial

Café Colonial

Já que mencionamos a gastronomia tradicional de Gramado, não poderíamos deixar de citar o espaço criado por Erni Cavichion.

Imagine chegar e encontrar uma mesa farta com a comida típica dos colonos?

Salames, massas, salsichas, frango à milanesa, bolos, pães diversos – certeza que você sentiu água na boca, não é?

Pois, é assim que funciona esse espaço dedicado à culinária italiana e alemã.

Ah! Eles atendem prontamente, e são mais de 80 variedades, incluindo comida vegetariana. Bom demais, hein?

Festival de Cinema de Gramado

Um bom cinéfilo não consegue passar por Gramado sem observar a imponência do prédio do Palácio dos Festivais.

É ali onde acontece o Festival de Cinema de Gramado, realizado desde 1973 no Rio Grande do Sul, e que se consolidou como um dos maiores festivais de cinema do Brasil.

Além de curtas e longas metragens, a atração também apresenta documentários, animações, debates entre diretores e atores, palestras e muito mais.

O prêmio principal é o troféu Kikito, considerado o “Deus da Alegria”, criado por Elizabeth Rosenfeld, que sempre incentivou o artesanato na cidade gaúcha.

Natal Luz

O evento que ocorre apenas entre outubro a janeiro é perfeito para quem ama um Natal com cara de inverno europeu, longe do calor das outras cidades.

A incrível decoração natalina indica o porquê do nome ser Natal Luz: são luzes para tudo que é lado, além de fogos de artifício!

Além disso, há papais noéis, duendes e bonecos de neve, um desfile de Natal e um popular show entre os turistas no lago Joaquina Rita Bier. Imperdível, não é?

Se você pretende fazer uma viagem à Serra Gaúcha, lembre-se de ir a Gramado na época de Natal. É uma excelente época porque também costuma ser as férias escolares da garotada.

2 acendimento das luzes natal gramado
Linda foto do show de acendimento

Mundo de Chocolate

Não tem nada mais aconchegante no frio que tomar um chocolate quente, concorda? Ainda mais se você puder degustar diversos tipos de chocolates.

Quando ir a Gramado, não deixe de dar uma passadinha na Avenida Borges de Medeiros e conferir essa fábrica, que também é um verdadeiro museu.

Ele é considerado o primeiro parque de chocolate da América do Norte e do Sul, com mais de 200 esculturas, como a Torre Eiffel, a Casa Branca e até a Esfinge do Egito.

Tudo é artesanal, mas não pense que você vai apenas se deslumbrar com as esculturas. Há também espaço no parque para saborear um belo brunch ou café da tarde. Imperdível!

Parque de neve Snowland

Lembra que falamos dele neste post? Snowland é um dos eventos mais incríveis da Serra Gaúcha e muito disputado, principalmente em altas temporadas.

Você vai se divertir na Montanha de Neve, a primeira montanha nevada no Brasil. Ela possui 120 metros e você pode praticar esqui ou snowboard.

Mas tenha em mente que o espaço, apesar de grande, não é o ideal para praticantes experientes desses esportes, acostumados com áreas ainda maiores da Europa.

E, caso você não tenha prática, vai com calma, viu? Acidentes acontecem, e mesmo com equipamentos que o próprio local empresta, é preciso cuidado para não transformar a viagem dos sonhos em pesadelo.

Há muitas outras coisas que você pode e deve experimentar no parque Snowland, como a patinação no gelo (na Vila Alpino), o flashmob, Tubing, espetáculos e a simulação de trenó e de esqui, além do Cinema 7D.

Outros pontos turísticos entre Gramado e Canela

A melhor época para ir a Gramado inclui também uma viagem por Canela, a cidade vizinha.

É possível se hospedar nos hotéis de Canela e economizar no passeio em Gramado. Mas não pense na distância porque, como foi dito, as duas cidades são vizinhas – e próximas!

Para transitar entre Gramado e Canela, vá de Bus Tour. Um ônibus cheio de conforto que faz paradas durante suas 9 horas de jornada.

Entre Gramado e Canela, há belezas de ambas as partes. Você pode aproveitar os encantos de Canela e conhecer o Parque Estadual do Caracol, é lá onde está situada a Cascata do Caracol.

Há também atrações para crianças, como o Parque Terra Mágica Floribal e o Alpen Park.

Com o Bus Tour, você também pode fazer suas compras e saborear os quitutes da culinária local. Mas não se esqueça que o ônibus tem hora para voltar para a estrada!

Bom, você deve estar se perguntando por que Canela entrou neste post se o seu interesse é quando ir a Gramado, certo?

Como mencionado, Gramado e Canela são bem próximas e você pode pagar por uma hospedagem mais em conta em Canela e, dessa forma, guardar dinheiro para Gramado.

Mas, não é só isso. É que com o Bus Tour você confere várias atrações ao longo da viagem entre Gramado e Canela na Serra Gaúcha. Super legal, né?

Mais dicas de quando ir a Gramado

Estamos chegando ao fim deste artigo, mas ainda há algumas atrações que são incríveis demais para você ignorar.

Se você curte música clássica, saiba que no mês de abril ocorre um evento repleto de música erudita, chamado de Gramado in Concert.

Tem também a Praça das Etnias, um local que preserva a arquitetura italiana, portuguesa e alemã.

Como fica ao lado da rodoviária, o movimento é bem grande, não só de turistas como também dos moradores de Gramado e Canela.

Muitos aproveitam para comprar pão ou cuca fresquinhos feitos por agricultores diversos, que se revezam para fazer os quitutes.

Outra atração que leva os moradores a sair de suas casas e que pode agradar turistas religiosos é o Gramado Aleluia.

Se você quer aproveitar a baixa temporada em Gramado, esse evento ocorre no período da Páscoa, então já fique de sobreaviso para quando viajar a Gramado.

E então, já sabe quando ir a Gramado no Rio Grande do Sul?

Passar uma temporada em Gramado para curtir um outono ou inverno e suas baixas temperaturas é maravilhoso.

É uma Europa dentro do Brasil, com temperaturas que variam entre 0 graus (principalmente no mês de julho) e um pouco acima dos 20 graus a partir de outubro.

Seja para comemorar as férias escolares de seus filhos, para curtir um clima de romance ou fugir do verão das cidades mais quentes, Gramado é um dos destinos perfeitos para turismo.

Mas, veja bem, o importante antes de viajar para o seu destino escolhido é comprar os ingressos antecipadamente para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Conheça as atividades que os ingressos cobrem e os preços de cada um, para não levar um susto em seu passeio.

Aproveite os festejos, o aconchego da região durante o inverno e o Natal em um verão repleto de geadas.

Como você viu, há atrações em vários períodos durante todo o ano. Então, se considerar que a melhor época para ir a Gramado é em todos os períodos e, claro, você puder, conheça todas elas.

Pois Gramado tem arte, poesia, e amor.

O que mais exala na cidade é este clima amoroso e de troca de carinho entre família e amigos. Independente da época que for, a cidade irá te receber bem.

Ajuste a agenda e o bolso e vá vivenciar a experiência na cidade que é a mais europeia do Brasil.

Quer Economizar nos Principais Restaurantes e Passeios da Cidade?

Com o Prime Gourmet, você consegue – de forma fácil e rápida.

O Prime Gourmet é um aplicativo de celular, que fez parceria com centenas de restaurantes e passeios da cidade para te oferecer apenas o melhor.

Basicamente funciona assim: A cada prato / ingresso comprado, você ganha outro (de igual ou menor valor). Ou seja, facilmente, você economiza 50% do custo que teria comprando tudo separadamente.

É uma excelente opção para quem está viajando em casal.

Atenção: Para ficar ainda melhor, os leitores do Mala Pronta Gramado ganham R$10 de desconto na aquisição com o cupom MALAPRONTA.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada com o cupom MALAPRONTA – e economize MUITO em sua viagem.

Qual o período de alta temporada em Gramado?

A alta temporada é quando as temperaturas despencam e ficam na média de 10.u00ba, entre maio e agosto. É claro, que o pico de turistas na cidade se concentra durante o inverno nos meses de junho e julho.

Quais os meses mais frios em Gramado?

O mês mais frio do ano é julho. Época em que a temperatura fica próximo a 0 graus. É recorrente o clima de geada, porém não podemos dizer o mesmo que a neve, uma vez que é mais difícil de acontecer e prever.

Qual a época do ano que neva em Gramado?

É muito difícil nevar em Gramado e a meteorologia nem sempre acerta. Tem que ter muita sorte. A época mais propícia para a neve é em julho, com temperaturas baixas e umidade elevada, porém já houve registros entre agosto e setembro.

Quantos dias são necessários para conhecer Gramado e Canela?

De 3 a 5 dias é tempo suficiente para conhecer essas duas cidades. Se é a primeira vez e está com crianças, 5 dias são adequados para curtir uma viagem tranquila e sem contratempos - você pode conferir uma sugestão de roteiro aqui.

Quanto custa as atrações em Gramado?

Tem passeios que o ingresso começam a partir de R$10,00 como é o caso do Parque das Sequoias e o Le Jardin, e vai até R$ 250,00 como as atrações disponíveis no Natal Luz. Dependerá do que você deseja fazer na região.

Quanto se gasta para ir à Gramado?

Para 5 dias de hospedagem, na alta temporada, 1 casal com 1 filho, gasta-se em média R$ 1.800,00 e R$ 1.750,00 com alimentação e passeios. Depende também do nível da experiência que quer ter.

Neste valor, não está incluso transporte, o que vai depender de qual meio irá utilizar e de onde partirá.

Você pode ter sorte e encontrar pacotes que baratearão sua viagem. Você pode conferir mais detalhes sobre os custos de uma viagem para Gramado em outra matéria feita aqui no site.

Descubra como Economizar Até 50% em mais de 213 Estabelecimentos de Gramado e Canela