Lugares para Conhecer no RS

Lugares para Conhecer no RS: 18 Oportunidades para Conhecer no Sul do País!

Maior da Serra
Brocker Turismo
Referência em turismo e receptivo na Serra Gaúcha, com dezenas de atividades
PONTOS POSITIVOS:
  • Uma das maiores empresas de turismo da Serra Gaúcha
  • Diversas opções de entretenimento, ingressos e passeios PREMIUM.
Brocker Turismo - Passeios e Atrações com Bons Preços

Poderia ser um país, a “República Rio Grandense”, mas é o Rio Grande do Sul.

Com sua área de mais de 281 mil quilômetros quadrados, abençoados por uma exuberante natureza, o Rio Grande do Sul é, em extensão territorial, maior que o Reino Unido e que o Uruguai.

Vive-se muito – e muito bem – no RS, e sua gastronomia é peculiar. A média de vida dos gaúchos é de mais de 74 anos, considerada uma das maiores do Brasil.

Sua população está, em sua maioria, na zona urbana, ainda que o Rio Grande do Sul seja considerado um dos celeiros do país no que diz respeito ao agronegócio.

É o estado que geograficamente está mais ao sul do país e faz fronteira com a Argentina e o Uruguai, tendo ao seu nordeste a Serra Gaúcha com o Vale dos Vinhedos e as cidades de Gramado e Canela, verdadeiras preciosidades turísticas.

Neste post, vamos falar sobre alguns dos melhores lugares para conhecer no RS. Continue com a gente e boa viagem!

Rio Grande do Sul, belezas naturais e tradições gaúchas

Vamos conhecer um pouco deste estado que sempre encanta a quem vai visitá-lo e que deixa lembranças inesquecíveis em todos nós. Mas, antes, uma curiosidade super bacana!

Não fosse pelo Tratado de Santo Ildefonso, assinado pelos soberanos de Portugal e Espanha na cidade espanhola de mesmo nome, provavelmente todos os gaúchos estariam falando espanhol – visto que, até então, o domínio era espanhol, em sua maioria.

A disputa pelo território gaúcho era grande entre Portugal e Espanha. Somente com a assinatura do tratado, em 01 de outubro de 1777, é que as terras definitivamente ficaram com a coroa portuguesa.

1. Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul

Porto Alegre é uma grande e moderna cidade. É a capital do estado, com uma população de mais de um milhão e quatrocentos mil habitantes, segundo o último censo.

A cidade se iniciou no século XVIII, com a chegada ao local dos primeiros imigrantes açorianos, que aqui no Brasil criaram raízes.

Logo se juntaram a eles os imigrantes vindos da Alemanha e Itália, com seus costumes e comidas típicas. Hoje, em Porto Alegre, você poderá encontrar um restaurante para cada tipo de comida que se possa querer saborear.

Em menor número, no início do século XIX, chegaram imigrantes libaneses, africanos, espanhóis e poloneses.

Fazer um passeio pela cidade nos levará a conhecer, entre outras atrações, o Palácio Piratini, sede do governo do estado. Sua construção se iniciou em 1896 e só foi terminada 25 anos depois, no ano de 1921.

Toda a construção com arquitetura em estilo neoclássico foi feita com materiais importados e seu interior conta com várias pinturas do artista italiano Aldo Locatelli, contando aos visitantes a história de lutas e glórias do povo gaúcho. Um dos pontos altos a serem visitados em Porto Alegre.

Se você tiver tempo e quiser conhecer um pouco mais de Porto Alegre, aqui vão mais algumas dicas!

Casa de Cultura Mário Quintana. Em homenagem ao grande poeta gaúcho, a casa de cultura foi construída entre os anos de 1916 a 1933, com a finalidade de abrigar um hotel, na época, o hotel Majestic. Mário Quintana morou no edifício.

O prédio, com características monumentais, de duas alas, separado por um grande vão ao centro, tornou-se um ponto turístico e desperta a atenção dos que passam pelo centro histórico de Porto Alegre.

Ainda passando pelo centro histórico, além de poder apreciar as inúmeras edificações antigas de Porto Alegre, pode-se também visitar outros lugares, alguns pagos, outros gratuitos, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, a Praça da Alfândega, o Museu Histórico do Rio Grande do Sul, o Mercado Público, a Catedral Metropolitana e a Biblioteca Pública do Estado.

Ainda em Porto Alegre, para quem gosta de grandes espaços ao ar livre, visitar o Parque Farroupilha, mais conhecido como o Parque da Redenção, é uma grande pedida. O Parque, que com seus 37,51 hectares que homenageiam a revolução Farroupilha, é um dos pontos turísticos mais lindos da capital do Rio Grande do Sul.

Aproveite também a gastronomia. Come-se muito bem no Rio Grande do Sul.

porto alegre fim de tarde
Foto: Ian Muniz (Flickr)

2. Gramado e Canela, destaques dentre as opções de lugares para conhecer no RS

Talvez por serem as mais conhecidas e as mais movimentadas por turistas, Gramado e Canela têm, merecidamente, seu destaque especial.

A distância que separa uma cidade da outra é de apenas sete quilômetros e a estrada que as liga mais parece uma movimentada avenida e, certamente, pelas facilidades, caso você visite uma, não deixará de visitar a outra.

As cidades têm distância aproximada de 120 quilômetros de Porto Alegre, pela BR 116 e depois a RS 373.

Não deixe de ver em Gramado o centro da cidade, com sua Rua Coberta, o Palácio dos Festivais e o Museu do Cinema. A fonte do amor eterno, a igreja São Pedro, a Rua Torta e o Lago Joaquina Rita Bier também são atrações que o turista não deve perder.

Conheça o Mini Mundo, onde réplicas dos mais famosos prédios do mundo são reproduzidos em miniatura em um espaço ao ar livre. No Mini Mundo, as crianças e os adultos se divertem igualmente.

Conheça os pórticos da cidade e o Lago Negro. O Lago Negro é um local especial, tanto para relaxar como para uma tranquila caminhada.

Os museus da avenida das Hortênsias e seu conteúdo são uma atração à parte.

O museu de cera Dreamland, apresenta grandes personagens da história e muitas celebridades esculpidas em cera, com uma perfeição impressionante.

Para quem aprecia motos e automóveis, a melhor alternativa é conhecer em Gramado as exposições de motos da Harley Davidson e carrões da Ferrari, além dos carros antigos que fizeram sucesso em suas épocas.

Um lugar digno de ser conhecido é o Ecoparque Sperry, com seus vinte hectares de Mata Atlântica, onde se pode encontrar três cursos d’água com cachoeiras, trilhas, cascatas e cânions.

Para quem gosta, as fábricas de chocolate e as cervejarias locais recebem sempre os visitantes de braços abertos. Experimente os deliciosos chocolates da região e deguste com moderação as cervejas fabricadas artesanalmente.

Em Canela, visite o parque Mundo a Vapor, museu interativo com histórias das máquinas em todo o mundo.

A igreja matriz de Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como a Igreja de Pedra, é uma construção de estilo neogótico que foi construída entre 1953 e 1987, e segue sendo uma das atrações principais em Canela.

O Parque do Caracol, com sua Cascata do Caracol e sua monumental queda d’água, é o principal cartão postal da cidade e um dos mais lindos pontos turísticos da região. O Parque do Caracol está situado em uma extensa área verde preservada.

Tem muita, muita coisa incrível para conhecer!

canela vista de cima natal

Mais da Serra Gaúcha

Outras lindas cidades da região, de atração turística tão importante como Gramado e Canela, também se destacam no roteiro da Serra Gaúcha.

As principais cidades vinícolas da região são: Caxias do Sul, Nova Prata, Bento, Garibaldi, Flores da Cunha, Antônio Prado, Nova Roma do Sul e Farroupilha, quase todas localizadas no Vale dos Vinhedos.

Se prepare para uma deliciosa degustação de vinhos e espumantes.

3. Caxias do Sul

Caxias do Sul é a segunda cidade em população no estado do Rio Grande do Sul, superada apenas por Porto Alegre. Um importante centro comercial, produtor de vinho na serra gaúcha.

4. Bento Gonçalves

É uma das cidades que oferece ao visitante um dos mais lindos cenários compostos por parreirais e construções das sedes das vinícolas. Bento Gonçalves é considerada a capital do vinho do Brasil.

Uma ligação ferroviária entre as cidades de Bento Gonçalves, localizada em pleno Vale dos Vinhedos e Garibaldi, é uma das atrações que fazem a alegria de adultos e crianças.

Assim que o trem parte, puxado por uma Maria Fumaça, uma trupe de cantores e músicos que imitam os imigrantes italianos surge para animar a todos os turistas que estão a bordo. É muita festa, alegria e descontração.

igreja em Bento Gonçalves

5. Flores da Cunha

Flores da Cunha é considerado o maior produtor de uvas e vinhos do Brasil. Imigrantes italianos vindos principalmente do norte da Itália se estabeleceram na região.

6. Farroupilha

Farroupilha está localizada na região central da Serra, ocupando o lugar da terceira maior cidade da região.

Conheça em Farroupilha a Vinícola Perini, o santuário do Caravaggio, o parque Salto Ventoso, a cachoeira do Salto Ventoso, a Cave Antiga, a Casa de Cultura Farroupilha, entre outras atrações.

7. Garibaldi

Garibaldi é considerada a capital brasileira do espumante.

As vinícolas de Garibaldi formam o chamado Vale dos Vinhedos. Tem atrações super especiais, mas, chama muito a atenção a “arte do vidro”, na Vidraria Madelustre, onde se pode acompanhar a técnica de fabricação de artefatos de vidro, através do sopro, denominada técnica de Murano. Esta vale mesmo a pena conferir.

Vinhos de qualidade também são produzidos aqui.

Conheça em Nova Prata a Cascata da Usina, a paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, a praça da Bandeira e a gruta Nossa Senhora de Lourdes, suas vinícolas, entre outras atrações.

Conheça em Antônio Prado o Museu Municipal, a Casa de Artesanato e o centro histórico com o maior acervo de arquitetura italiana no Brasil, com 48 edificações localizadas na região da área central da cidade. A produção de vinhos é de excelente qualidade.

Em Nova Roma do Sul, visite a ponte de ferro, as balsas união, o cachoeirão, a vinícola De Bastiani e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, as piscinas naturais, entre outras atrações.

maria fumaça
Trem Maria Fumaça em Garibaldi

8. São Miguel das Missões

O sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo em São Miguel das Missões, que você pode conhecer no Rio Grande do Sul, abriga o Museu das Missões, tendo sido inaugurado em 1940, abrigando em um lugar especial e único as obras sacras missioneiras.

Tem também certos fragmentos arquitetônicos missioneiros.

O museu de São Miguel das Missões foi projetado pelo arquiteto Lúcio Costa.

9. Monte Belo do Sul

É uma das cidades localizadas na região do Vale dos Vinhedos. A dica é, entre outras, visitar seus vinhedos, mas você também vai comer muito bem, pois a cidade dispõe de ótimos restaurantes. Todo o vale pode ser admirado sobre mirantes especiais instalados pela prefeitura local.

Visitar e conhecer no Rio Grande do Sul, uma tanoaria, e ver de perto como se fabricam os tonéis, é algo que o turista pode acompanhar. São duas na cidade.

10. Vale do Paranhana

É composto por seis cidades ao longo do rio Paranhana, que você pode conhecer no Rio Grande: Três Coroas, Taquara, Parobé, Riozinho, Rolante e Igrejinha. Cada uma delas tem sua vocação turística própria, com passeios distintos.

Três Coroas se destaca pelo turismo de aventura, sendo que apresenta ao visitante muitas trilhas e várias modalidades deste tipo de esporte. Há também um templo budista que recebe visitantes de vários locais do mundo.

Taquara nos oferece uma das melhores gastronomias coloniais da região.

Parobé tem tudo de cultural e turismo para a área rural.

Para relaxar e descansar, visite Riozinho e Rolante.

Um excelente turismo de compras você vai poder fazer em Igrejinha.

11. Parque das Laranjeiras

Gosta de aventuras? Então este é um dos passeios ideais para você.

Considerado o maior parque de aventuras do sul do Brasil, aguarda você com tirolesa, rafting, rapel e mountain bike.

Sua localização é na cidade de Três Coroas, em sua área rural.

parque das laranjeiras três coroas
Créditos: Sabrina Frasson (Flickr)

12. Parque estadual do Turvo

É um parque de proteção ambiental total, suas visitas e passeios só podem ser realizadas mediante agendamento prévio. Está localizado no município de Derrubadas, no Rio Grande do Sul, em sua parte noroeste, onde faz divisa com o estado de Santa Catarina, junto ao rio Uruguai e divisa com a província argentina de Misiones.

Sua principal e mais interessante característica é possuir uma cachoeira horizontal com mais de mil e oitocentos metros de extensão.

13. Caçapava do Sul

Muito procurada pelos alpinistas, a Pedra do Segredo fica a uma distância de cinco quilômetros da cidade.

Neste local podemos encontrar três importantes cavernas. A caverna Percival Antunes, a Caverna da Escuridão e a caverna que tem por denominação Salão das Estalactites.

O Forte Dom Pedro II fica na zona norte da cidade e suas paredes têm em média um metro de largura.

As pessoas também procuram conhecer Caçapava do Sul pela cascata do Salso, que fica a oito quilômetros do centro da cidade.

14. São Francisco de Paula

As pessoas vão a passeio para este município do Rio Grande do Sul principalmente por seus encantos naturais que, entre eles, se destacam: o Parque das Cachoeiras, a barragem do Blang, a floresta nacional de São Francisco de Paula, entre outras atrações, grandes experiências que definitivamente valem a viagem.

são chico rs

15. Cânion Fortaleza

Localizado no município gaúcho de Cambará do Sul, o Cânion Fortaleza é, sem a menor sombra de dúvida, uma das mais emocionantes experiências que um ser humano pode ter, em termos de natureza exuberante. Não há, em lugar algum no mundo, paisagens tão exuberantes e uma vista como a que encontramos por aqui.

Algo que merece ser destacado e que nem todos sabem é que Cambará do Sul, onde está  o Cânion Fortaleza, fica a apenas 114 quilômetros de Gramado, no parque nacional da Serra Geral, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Assim, pode ser feito como um passeio opcional das pessoas que visitam Gramado. Possibilidade de pelo menos três importantes trilhas, hein?

Com esta super atração em seu município, Cambará do Sul é uma das cidades que merecem ser colocadas no roteiro de sua viagem ao Rio Grande do Sul.

Ao conhecermos o Rio Grande do Sul, vamos nos deparar, em suas regiões, com uma grande diversidade de paisagens, destinos e temas culturais que vão desde a rica história até a modernidade das tecnologias aplicadas ao agronegócio.

Temos ainda a destacar a Lagoa dos Patos, uma extensa laguna com 265 quilômetros de comprimento e que abrange um grande número de municípios no estado, a Ilha dos Lobos, situada no município de Torres e que serve de refúgio para a vida marinha.

16. Parque da Guarita

Localizado no município de Torres, no Rio Grande do Sul, essa é sua principal atração. Permanece aberto durante todo o ano e se trata de um local onde os visitantes podem fazer trilhas, praticar o surfe ou simplesmente curtir uma linda praia.

Para tudo há cobrança de ingressos para o parque, exceto para os moradores do município de Torres.

O Parque da Guarita, com suas formações rochosas, teve seu nome recentemente mudado para Parque Estadual da Guarita José Lutzenberger.

17. Carlos Barbosa

Com o nome homenageando o governador durante a velha república, Carlos Barbosa tem em sua sede a fábrica da Tramontina, no Rio Grande do Sul. Ficou conhecida como a capital do futsal devido às conquistas alcançadas pelo time local nesta modalidade de esporte.

Em Carlos Barbosa opera um trem, chamado de trem do vinho, com o qual se pode fazer um passeio sendo tracionado por uma máquina a vapor.

carlos barbosa

18. Morro Reuter

Pequeno município da região serrana, com pouco mais de cinco mil habitantes, onde setenta por cento vivem na zona urbana e trinta por cento na zona rural.

Gostou desses incríveis lugares para conhecer no Rio Grande do Sul?

O Rio Grande do Sul é um dos mais lindos estados brasileiros, conhecer só vai contribuir para a nossa boa cultura.

Venha conhecer o Rio Grande do Sul! Boa viagem e até a próxima.

Quer Economizar nos Principais Restaurantes e Passeios da Cidade?

Com o Prime Gourmet, você consegue – de forma fácil e rápida.

O Prime Gourmet é um aplicativo de celular, que fez parceria com centenas de restaurantes e passeios da cidade para te oferecer apenas o melhor.

Basicamente funciona assim: A cada prato / ingresso comprado, você ganha outro (de igual ou menor valor). Ou seja, facilmente, você economiza 50% do custo que teria comprando tudo separadamente.

É uma excelente opção para quem está viajando em casal.

Atenção: Para ficar ainda melhor, os leitores do Mala Pronta Gramado ganham R$10 de desconto na aquisição com o cupom MALAPRONTA.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada com o cupom MALAPRONTA – e economize MUITO em sua viagem.

Descubra como Economizar Até 50% em mais de 213 Estabelecimentos de Gramado e Canela