Nova Petrópolis é o tipo de cidade pacata que esconde diversos tesouros turísticos e gastronômicos.
De fato, todos esses tesouros são muito bem aproveitados por quem viaja até lá para descobrir.
A cidade é parte do circuito turístico que envolve a Serra Gaúcha, com o mesmo charme interiorano e arquitetura bávara, tendo em vista sua forte influência colonial provinda da Alemanha.
Desta forma, os pontos turísticos celebram a cultura local e a de seus países cujos imigrantes transformaram este pedaço de terra do Rio Grande do Sul em uma charmosa parada.
Assim, Nova Petrópolis é o local ideal para curtir o clima e aproveitar o turismo e a gastronomia da região.
É por isso que estar por lá não é esforço algum e, caso decida conhecer esta cidade, existe o lugar perfeito para você começar e compreender um pouco de suas origens: o Labirinto de Nova Petrópolis.
Localização
🚗 Onde Fica
O Labirinto Verde de Nova Petrópolis fica na Avenida 15 de Novembro, s/n
📍 Lugares Próximos
- Praça Adolfo Haas (0,5 km);
- Parque Aldeia do Imigrante (1,0 km);
- Cascata do Rasche (4,9 km).
O que é o Labirinto de Nova Petrópolis e como funciona?
Desde 1989, o Labirinto de Nova Petrópolis está na Praça das Flores, no centro da cidade, proporcionando uma parada divertida e curiosa em meio a beleza que se faz presente com o colorido do local.
Ideia de um dos moradores de origem alemã da cidade, Hans Hesse, o labirinto ganhou forma de cerca viva para tornar a praça e o centro do município mais interessante para quem por ali passa e, também, mais bonito para os próprios habitantes.
Construído com cerca de um metro de altura, o tal labirinto se faz como uma atração turística divertida, repleta de erros e acertos para quem quiser se aventurar por seus estreitos corredores.
Como a intenção não é de fato fazer ninguém se perder, sua altura permite que a pessoa refaça o caminho quantas vezes for necessário.
Isso significa que não tem idade para curtir essa parada e respirar o ar puro da Praça das Flores.
Aliás, a praça é outro atrativo, pois está sempre colorida com as flores de cada época do ano da região.
Assim, ela permite que o visitante consiga apreciar a vista com calma, relaxando da correria que pode ser uma viagem, podendo, inclusive, tirar várias fotos.
Como aproveitar ao máximo essa atração?
Com o tempo médio de vinte minutos no Labirinto de Nova Petrópolis, você poderá curtir esta parada de diversas formas.
Se estiver na cidade logo pela manhã, a primeira dica é que você tome um bom café colonial, se preparando para um longo dia de passeios, descansando na Praça das Flores antes de começar a perambular pela cidade.
Assim, você pode curtir o labirinto devagar, rindo de si mesmo enquanto precisa refletir sobre os erros e os acertos para sair dali.
Aliás, tais erros e acertos poderão ser refletidos em qualquer hora do dia que decida passar por ali, então a segunda dica é que você vá para o labirinto depois que o sol baixar um pouco, por volta das 16:30 horas.
Apesar de haver muitas árvores e sombras na Praça das Flores, se o dia não estiver frio é bem provável que o sol te incomode enquanto estiver pelo labirinto.
Caso contrário, o horário realmente não tem importância, então você pode ir quando achar melhor dentro de seu itinerário do dia.
Curtir o momento da viagem em Nova Petrópolis é como visitar um imenso parque, cujos moradores vivem em casas de brinquedo.
De fato, a cidade é chamada por muitos de jardim da Serra Gaúcha, pois o lado verde domina qualquer ângulo que você queira olhar.
Para aproveitar bem a sua parada por aqui, então, tudo vai depender de seu planejamento enquanto estiver em Nova Petrópolis.
Inclusive, há outras diversas atrações na cidade para você visitar, como o Parque Aldeia do Imigrante, mas isso não significa que o labirinto seja menos importante.
Ao contrário, ele fica em uma região que mais parece o cenário de um filme de magia que se passa em alguma pequena cidade da Alemanha.
A importância do Labirinto de Nova Petrópolis
Na Praça das Flores, antes de o Labirinto de Nova Petrópolis ser construído, havia apenas um campo de futebol informal.
De fato, a informalidade deixava os turistas afastados dessa região, pois era frequentada por crianças e adolescentes, sem pretensão turística alguma.
Porém, há mais de 30 anos, o lugar mudou de cara completamente, o que transformou o centro da cidade em um dos pontos iniciais ou finais para quem vai conhecê-la, seja por um dia ou por mais tempo.
Com as flores espalhadas por todos os lados e um curioso labirinto montado no meio da praça, as visitas se transformaram em parada obrigatória a qualquer turista que passe por Nova Petrópolis.
Isso faz jus ao apelido ganho diante das demais cidades da Serra Gaúcha.
Onde fica e qual é o horário de funcionamento?
Localizado no centro da cidade, o labirinto fica no centro da Praça das Flores, a qual está no seguinte endereço: Avenida 15 de novembro, s/n.
Como este é um dos principais pontos da cidade, caso não o encontre de primeira, basta perguntar a qualquer pessoa. Não há como errar.
Outra vantagem do labirinto é que ele fica em um espaço público, portanto, muito bem cuidado para que as pessoas possam visitá-lo tranquilamente, em qualquer hora, seja dia ou noite.
Por ser uma praça pública, não há valor de ingresso, pois o acesso é sempre gratuito.
Vale a pena conhecer o Labirinto de Nova Petrópolis?
O Labirinto de Nova Petrópolis é uma das principais paradas da área urbana da cidade, cuja estrutura voltada à arquitetura germânica se faz presente em diversas construções.
Inclusive, isso faz com que haja um lindo contraste entre as casas e as flores da praça.
Além disso, o labirinto por si só é curioso, uma vez que atiça a vontade de superar seus caminhos indo de um lado a outro com sucesso.
Por outro lado, vale lembrar que não é parada obrigatória, apesar de sua importância.
A cidade e seu entorno guardam atrações imperdíveis que também contam sobre a história de Nova Petrópolis e sua colonização europeia.
Veredito
Com certeza o Labirinto Verde de Nova Petrópolis vale a pena.
De fato, são espaços públicos abertos muito bem conservados, gerando um sentimento de bem-estar em todo mundo que passa por ali.
A vontade é de descansar, atravessar o labirinto e tirar inúmeras fotos para guardar um pouco daquela bela cidade de lembrança.
Quer Economizar nos Principais Restaurantes e Passeios da Cidade?
Com o Prime Gourmet, você consegue – de forma fácil e rápida.O Prime Gourmet é um aplicativo de celular, que fez parceria com centenas de restaurantes e passeios da cidade para te oferecer apenas o melhor.
Basicamente funciona assim: A cada prato / ingresso comprado, você ganha outro (de igual ou menor valor). Ou seja, facilmente, você economiza 50% do custo que teria comprando tudo separadamente.
É uma excelente opção para quem está viajando em casal.
Atenção: Para ficar ainda melhor, os leitores do Mala Pronta Gramado ganham R$10 de desconto na aquisição com o cupom MALAPRONTA.
Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada com o cupom MALAPRONTA – e economize MUITO em sua viagem.