Gramado no inverno: Guia Completo com Dicas, Programas e Atrações 

Maior da Serra
Brocker Turismo
Referência em turismo e receptivo na Serra Gaúcha, com dezenas de atividades
PONTOS POSITIVOS:
  • Uma das maiores empresas de turismo da Serra Gaúcha
  • Diversas opções de entretenimento, ingressos e passeios PREMIUM.
Brocker Turismo - Passeios e Atrações com Bons Preços

Se você é da turma que adora um friozinho, já deve ter ouvido falar da cidade da Serra Gaúcha do Rio Grande do Sul conhecida como Gramado.

É conhecida como a “Suíça brasileira” devido ao seu clima ameno mesmo no verão, a arquitetura das casas e prédios ao estilo europeu e os comes e bebes típicos de cidades que têm o frio como principal atrativo: muitos cafés, fondues, chocolates quentes e outras delícias.

Apesar de raro, é em Gramado que o brasileiro tem a possibilidade de ver neve sem precisar viajar milhares de quilômetros.

Portanto, se você ainda não visitou Gramado, certamente já deve ter cogitado fazer uma viagem por lá e literalmente sentir na pele o clima da cidade.

Mas, como todo marinheiro de primeira viagem, deve alimentar algumas dúvidas. Por exemplo, como é Gramado no inverno?

Já adiantamos aqui que neve é coisa rara, mas não quer dizer que não faça frio suficiente para fazer qualquer brazuca se imaginar no Pólo Norte.

O que você deve esperar em Gramado e Canela? Quais roupas utilizar? Quais são os meses mais frios e mais suaves em Gramado? E o que tem para fazer por lá, especialmente no inverno?

Vamos responder todas essas questões neste artigo. Se você está planejando encarar o inverno em Gramado, não deixe de pegar todas as nossas dicas para aproveitar o melhor da viagem e não passar por perrengues.

Confira!

Guia Completo para Transformar sua viagem para Gramado e Canela em um Sonho Inesquecível

.

Apenas R$37

(+ 7 bônus)

O quão frio é Gramado e Canela durante o inverno?

Por falta de noção, muitas pessoas ficam intimidadas na hora de preparar suas malas para enfrentar Gramado no inverno.

Ou acabam exagerando mais do que o necessário, ou fazem pior: subestimam o clima da cidade e precisam torrar o dinheiro reforçando o armário para suportar a Serra Gaúcha.

Abaixo, explicamos direitinho para você como é o inverno em Gramado e também o clima da cidade nas outras estações do ano inteiro.

O termômetro de Gramado no inverno

O inverno em Gramado ocorre de junho a setembro.

O clima, de modo geral, é moderado, no entanto, entre junho e agosto, a temperatura pode dar uma bela caída e fazer os turistas andarem bem coladinhos sem ousar deixar mais que os olhos expostos às rajadas de vento.

Mas, de quantos graus estamos falando?

Os termômetros nesta região da Serra Gaúcha costumam ficar entre os 7 °C e os 17 °C. Ou seja, na pior hipótese, ou melhor, sendo um fã do gelo, você enfrentará temperatura abaixo dos 10 °C.

Gramado no inverno neva?

Neva, entretanto, como dissemos, não é algo frequente. Quando acontece, nessa ocasião, o termômetro pode gelar ainda mais.

É possível que chegue a temperaturas negativas. Mas, o que muita gente não sabe – por isso é pega desprevenida – é que se a neve não é frequente, não se pode dizer o mesmo de chuva.

Muitos dias na cidade gaúcha amanhecem sob neblina. A umidade é constante no inverno em Gramado, por isso é vital levar um casaco que seja resistente à água. Lembre-se sempre: deverá se proteger de frio e umidade.

temperatura em gramado
Não cai neve com tanta frequência na cidade!

Do inverno para o outono

Certamente, o período de inverno em Gramado é o mais disputado, é alta temporada, por isso não será difícil você enfrentar dificuldades para conseguir uma vaga em um hotel ou nos locais mais visitados da região.

Se isso ocorrer, não precisa adiar todos os seus planos, porque frio é o que não falta na Serra Gaúcha. Mesmo em estações que não são frias em outras regiões do Brasil, o clima não dispara no município.

No outono, por exemplo, que ocorre de março a junho, a temperatura varia mais do que no inverno, mas o friozinho não deixa de dar as caras principalmente no período de maior charme de Gramado, o noturno, com todas as suas luzes e comércio fervilhante e caloroso.

As manhãs são frias no outono. Durante a tarde, a temperatura sobe um pouco, mas cai novamente conforme anoitece.

No verão e na primavera, a variação continua presente, mas claro que mais favorável à turma do calor, ainda que não chegue aos pés do calor do nordeste, por exemplo.

Não é o melhor programa para quem curte um friozinho regado a chocolate quente, não é mesmo?

Como se vestir para o inverno em Gramado, na Serra Gaúcha?

Para você, a experiência só será completa na alta temporada de inverno, sem a qual não se sentirá visitando de fato essa importante e histórica cidade da Serra Gaúcha? Ok, muitos têm o mesmo pensamento, afinal, se o atrativo é o frio, tem que ir a Gramado no frio!

Isso nos leva à questão das roupas. Qual deve ser o tamanho do seu “arsenal”? O que não pode faltar para a sua segurança e conforto no inverno em Gramado?

Primeiro, você deve ter ciência da sua sensibilidade ao frio. Só você terá essa resposta a partir de sua experiência com o clima.

Precisa se perguntar para si mesmo: você se sente bem no inverno? Ele te incomoda? Você precisa de roupas mais pesadas e em maior quantidade que a maioria de seus amigos e familiares?

Se a resposta for sim, então trate de acrescentar uma ou duas peças a mais para as dicas que fornecemos a seguir sobre a vestimenta adequada para Gramado no inverno.

Primeira camada

Sim, o modo mais apropriado para enfrentar as temperaturas baixas e, por vezes, até com neve, é usar camadas de roupa.

Para a primeira camada, recomendamos uma roupa térmica. Esse vestuário é capaz de reter o calor corporal. Ela é necessária para temperaturas abaixo de 8 ºC. Por isso, é importante consultar as condições do tempo na cidade antes da viagem para ficar preparado.

Existem vários modelos de roupa térmica. A ideal é a do tipo super térmica, pois o seu material não é transpirável e não causa superaquecimento e elevação repentina do termômetro.

Segunda camada

A segunda camada é mais convencional e óbvia, e certamente já fazia parte de suas considerações a respeito do tema. É aqui que deve colocar a blusa e a calça de frio. Também é nesta parte que ocorre a inclusão das botas.

Terceira camada

A terceira camada é aquela que fecha o look e a proteção contra o inverno rigoroso de Gramado. É o momento para colocar o seu casaco estiloso e outros acessórios que sejam do seu agrado.

Nossas dicas de acessórios são gorro e cachecol, os principais. Use luvas se sentir muito frio nas mãos, mas, caso não goste de usá-las e não sinta tanto frio nestas extremidades, não tem problema, até porque você tem os bolsos dos casacos para reforçar a proteção quando preciso.

Onde Comprar Roupas de Inverno em Gramado

O que fazer em Gramado no inverno? Quais as melhores atrações?

Quais são os pontos turísticos de Gramado que não podem faltar no tour de qualquer turista interessado em desfrutar do melhor da cidade?

Seguem as nossas dicas de paradas obrigatórias para qualquer turista procurando o que fazer durante o inverno em Gramado.

Festival de cinema

Para os que gostam de frio e cinema, sem dúvida, a melhor época para visitar Gramado é agosto, mês em que ocorre o famoso Festival de Cinema de Gramado.

A principal premiação de cinema do país conta com a presença ilustre de vários artistas e exibição dos principais filmes brasileiros lançados no último ano inteiro.

Cinema, pipoca e inverno é uma combinação deliciosa, não é mesmo?

O festival ocorre em um local que é uma atração à parte por abrigar vários eventos, o Palácio dos Festivais, localizado na Av. Borges de Medeiros. O palácio é palco não só do festival, como também do museu do festival.

Ainda é o ponto central do show de acendimento de luzes do Natal Luz e também da bilheteria para o evento.

Em frente ao palácio, foi criado o Caminho das Estrelas, uma adaptação da famosa calçada da fama de Hollywood.

Rua Coberta

Se você adora circular por centros comerciais populosos, ricamente decorados e repletos de restaurantes, cafés e lojas, com certeza a Rua Coberta é um destino que precisa estar no seu roteiro de viagem. Ela fica localizada bem no centro de Gramado e reúne tudo o que foi citado.

É neste local que você vai sentir a energia da cidade em sua estação mais quente – em termos de turismo, claro.

Quer saborear deliciosos cafés, ótimos chocolates com ingredientes únicos e levar lembranças da sua lua de mel, da viagem em família, para você e para os amigos?

Esta rua é o local perfeito, pois lojas e restaurantes é que não faltam.

rua coberta gramado
A maravilhosa Rua Coberta

Café Colonial

Bem, se o seu lance é café mesmo, uma possibilidade que você não pode deixar de conhecer é o Café Colonial (confira boas recomendações), estabelecimento que une o melhor da gastronomia italiana e alemã, ativo desde 1984.

Experimente um mundo de aromas e sabores perfeitos de serem provados na gelidez do inverno.

O local não fica em Gramado, mas em uma cidade bem do ladinho, Canela, tanto que é comum vários turistas se hospedarem nela quando não encontram vagas nos hotéis de Gramado.

Sem contar que Canela conta com outros atrativos que estimulam os turistas a considerarem a hospedagem no município espontaneamente.

Mini Mundo

Seguindo com as dicas de atrações turísticas de Gramado no inverno para visitantes, recomendamos o Mini Mundo.

Trata-se de um parque temático, um local que reúne cidades em miniatura.

Certamente, será um ótimo passeio para levar as crianças, caso seja um passeio em família.  Com certeza, elas vão ficar encantadas com as réplicas fiéis de prédios de várias partes do mundo.

E os adultos também costumam babar. O trabalho de recriação é incrível e a sensação de se sentir um gigante em meio a monumentos tão conhecidos é sensacional.

O parque Mini Mundo fica em Gramado mesmo, na Rua Horácio Cardoso, 291.

Saiba mais sobre o parque Mini Mundo aqui.

Praça das Etnias

Prosseguindo com as dicas de turismo em Gramado para visitantes, a Praça das Etnias também fica localizada na Av. Borges de Medeiros, bem próxima ao centro do município.

No espaço, foram feitas réplicas de três casas. Estas casas representam os povos que colonizaram Gramado.

Por isso, há uma casa com arquitetura italiana, a Casa do Colono, uma que representa o estilo e a cultura alemã e outra com arquitetura portuguesa.

Há no local, também, uma quarta casa, esta feita de pedra, onde se comercializam passeios de agroturismo.

O movimento na Praça das Etnias é sempre intenso, porque fica ao lado da rodoviária, por isso, é comum se ver junto a turistas fotografando o ambiente e moradores de Gramado e da cidade vizinha, Canela.

Todos gostam de ir até o local para saborear os pães e cucas saídos quentinhos do forno e produzidos pelos moradores de regiões do interior que se revezam a cada dia para produzir e comercializar suas iguarias.

O espaço conta também com outras opções, como feirinhas, lojas de artesanato e trilhas para caminhadas com belas paisagens ao fundo.

praça das etnias em gramado
Praça das etnias

Mundo do Chocolate

Dando continuidade às dicas de férias de inverno em Gramado, chocolate.

Eis algo que combina com o inverno, chocolate, e se você também acha uma ótima combinação e acredita que o ponto alto da estação é se confortar com um delicioso e fumegante chocolate, temos uma atração perfeita para você: o Mundo do Chocolate.

Como o nome indica, se trata de um parque temático de chocolate. Neste espaço, você encontra esculturas feitas artesanalmente com chocolate maciço.

Prepare-se para se deparar com reproduções da Torre Eiffel, Casa Branca e mais 198 obras que, no total, equivalem a 30 toneladas de chocolate.

Os detalhes e o aroma que exalam são arrebatadores.

No local, há outras opções de lazer, como a mini fábrica, na qual você pode se aventurar como chef por um dia.

Além de, claro, os visitantes poderem fazer uma saborosíssima degustação dos chocolates.

Sequência de fondue

Encerrando as dicas de férias de inverno em Gramado, continuamos na gastronomia para indicar a sequência de fondue.

O fondue se trata de um prato de origem suíça que ficou famoso ao combinar perfeitamente com jantares românticos e dias chuvosos e friorentos do inverno.

A sequência de fondue funciona assim: rodadas de diversos pratos para serem degustados e combinados com outros ingredientes.

Primeiro, vem à mesa o fondue de queijo. Esse fondue se trata de uma grande panela com queijo derretido para poder mergulhar pedaços de batata, pão e até de goiabada.

Depois desse fondue, vem o de carnes. Aqui, o fondue é composto por lascas de gado, porco e frango. Todos são fritos na hora para serem misturados a molhos especiais.

Por fim, tem o fondue de chocolate. Uma calda quente em panela que exala aroma inebriante. Para saborear essa delícia, usa-se biscoitos, frutas e marshmallow.

A sequência de fondue é servida em vários lugares de Gramado, principalmente em restaurantes, e a preços variados.

Onde Comprar os Ingressos para Gramado com Desconto?

Viu todos os detalhes e decidiu quais passeios irá fazer? Agora é a hora de garantir seus tickets com um preço diferenciado.

Para garantir os seus passeios com o melhor preço, recomendamos a Brocker Turismo. A maior e mais confiável agência de Gramado e Canela.

Você economiza nos ingressos e tem a garantia de não dar chance pro erro de cair em uma fraude.

Além de contar com toda a assistência de um time preparado e que conhece a região a fundo.

Atenção: Reserve seus ingressos com antecedência para não correr o risco de ficar sem entrada para os dias da sua viagem.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – e economize MUITO em sua viagem.

Créditos foto em destaque: Ricardo Tonet (Flickr)

Descubra como Economizar Até 50% em mais de 213 Estabelecimentos de Gramado e Canela