Gramado em outubro: 10 bons Motivos para visitar a cidade nessa época

Em outubro, Gramado se torna uma das cidades mais belas que você poderia conhecer. Pois, no ápice da primavera, suas ruas, canteiros e edifícios estarão coloridos, como se ali estivessem todas as cores do mundo.

Pode parecer exagero, mas uma rápida olhada em uma foto da cidade durante essa época vai te provar o quanto sua beleza chama a atenção.

Além disso, ela começa a ser decorada para o Natal Luz, uma das principais atrações, que inicia em outubro e vai até janeiro, e conta com uma sequência de eventos em diversos locais. A beleza e a quantidade de atrações tornam a cidade ainda mais especial.

Para você curtir sua viagem à Serra Gaúcha, preparamos algumas super dicas sobre como aproveitar e o que fazer em Gramado em outubro.

IMAGEM PASSEIO

Vinícola Jolimont
  • Muito conhecimento para quem ama o assunto
  • Uma deliciosa degustação dos vinhos e sucos da vinícola
VER PREÇO →

Trem Maria Fumaça
  • Uma aventura incrível com duração de cerca de 1 hora
  • Oportunidade incrível de conhecer a cultura italiana e dos imigrantes
VER PREÇO →

Mundo de Chocolate
  • Todas as obras dentro do parque são feitas de forma artesanal
  • Foram usados mais de 30 toneladas de chocolate nas esculturas
Ver Preço →

Noite Alemã
  • Uma oportunidade excelente de provar a culinária alemã
  • É um marco da colonização alemã no Brasil
Ver Preço →

Reserve com Nossos Parceiros

🎫 Ingressos para atrações com descontos: Brocker Turismo (clique aqui).

🏨 Os Principais Hotéis de Gramado: Booking (clique aqui).

✈️ Passagens Aéreas Baratas para POA: PassagensPromo (clique aqui).

🚗 Comparador de Preços para Aluguel de veículos em Gramado e Canela: Rent Cars (clique aqui).

Ao realizar sua reserva em algum dos parceiros acima, você ajuda a manter o site no ar – sem pagar nada extra. Se puder, faça sua reserva clicando nos links para nos ajudar.

Como Aproveitar da Melhor Forma Gramado em outubro?

Dentre as 10 recomendações, tem gosto para todo mundo: parques naturais, alimentação, entretenimento e opção ótima para quem gosta de economizar.

Confira as dicas e veja se Gramado em outubro é para você.

Como escolher a melhor hospedagem

Escolher onde e como se hospedar em Gramado é uma tarefa complexa, mas divertida. Isso porque a cidade conta com ótimas opções, mas há pousadas muito bem estruturadas que podem te atrair.

Você pode escolher uma acomodação mais próxima do centro da cidade ou, se preferir, optar por um hostel, que além de estiloso tem leitos muito mais em conta.

Tudo vai depender do seu bolso, estilo e vontade. Se você vai viajar em família, um hotel pode ser a melhor opção. Se você vai viajar em casal e quer um lugar mais dinâmico, pense em uma pousada ou hostel.

Britânico Suítes e Hostel
Britânico Suítes e Hostel

Aproveite a baixa temporada em Gramado

Para curtir Gramado em outubro, que é baixa temporada, você pode aproveitar a região para se divertir nos diversos museus e atrações turísticas da Avenida das Hortênsias, como o Reino do Chocolate ou o Hollywood Dream Cars.

Saindo do centro, há diversos parques voltados à natureza ou com montanhas-russas para você soltar a adrenalina.

A cidade é ótima nessa época porque você não encontra tanta fila para comprar os ingressos das atrações que quer conhecer, além de não precisar reservar com tanta antecedência os restaurantes que quer experimentar.

Quanto custa para viajar a Gramado em outubro?

Viajar a Gramado pode sair em conta, dependendo da época que for conhece-la. Como você quer ir em outubro, saiba que vai encontrar uma cidade mais barata.

Os restaurantes já não têm filas de espera para conseguir uma mesa. Ao contrário: muitos deles fazem promoção para baratear almoços e jantares.

Os hotéis têm mais quartos, o que significa que a demanda estará ao seu lado, com possíveis ofertas de maior conforto por menor preço.

Desta forma, uma viagem que poderia sair em torno de R$ 3.300,00 por pessoa, considerando os gastos com alimentação, hospedagem, transporte e passeios por uma semana, pode ter seu valor final reduzido em até 40%: R$ 1.980,00 (estimativa).

Os parques e a natureza

Durante o dia, a temperatura de Gramado é quente, o que é perfeito para você curtir os parques no entorno da cidade.

Há diversas opções, como os que te levam aos mirantes, trilhas e cachoeiras, os quais oferecem vistas belíssimas da região e do quanto o meio ambiente ali é preservado.

Alguns exemplos são:

parque da ferradura vale a pena
Vista do Parque da Ferradura

Lago Negro

Dentre os passeios para aproveitar Gramado em outubro, o Lago Negro merece destaque.

De águas profundas e um verde escuro encantador, o Lago Negro reflete os pinheiros e as azaleias da região. É bonito no verão, mas igualmente incrível no outono.

O lago, que foi construído após um incêndio que destruiu a mata da região, hoje proporciona aos visitantes grandes momentos de conexão com a natureza e relaxamento. E para quem quer se divertir ainda mais, é só curtir os pedalinhos!

Não esqueça de conferir a previsão do tempo, já que se trata de um passeio ao ar livre e você não vai querer pegar chuva, certo?

As melhores roupas para usar em sua viagem

Para curtir o mês de outubro em Gramado, você poderá aproveitar um pouco mais suas roupas mais leves. Durante o dia, encontrará temperaturas chegando aos 25 °C, o que é um dia quente, em média.

Entretanto, por se tratar de uma época primaveril, a noite de Gramado é mais fria, caindo cerca de 15 graus em média, ou seja, esteja bem agasalhado para curtir o frio.

Assim, você pode montar sua mala com uma bermuda, por exemplo, mas leve calças e blusas, como jaquetas e sobretudos, pois você terá temperaturas baixas o suficiente para usá-las.

Se quiser poupar espaço na mala, você pode alugar roupas de frios em alguma das lojas de aluguéis em Gramado (o preço não é barato – mas os clientes do Prime Gourmet tem desconto!).

Dica: veja dicas práticas para economizar em Gramado.

Como se divertir no centro da cidade de Gramado em outubro?

centro de Gramado oferece diversas atividades para você fazer durante seu tour em outubro. Além do início do Natal Luz, que disponibiliza diversos shows e encenações pela cidade, há a tradicional Avenida Borges de Medeiros.

É nela que estão diversas lojas de chocolate, restaurantes, cafés, o Palácio dos Festivais, a Praça das Etnias e a Rua Coberta.

Ou seja, você tem à sua disposição uma cidade completa: somente em seu centro você tem atividades para fazer o dia inteiro.

Comece seu dia com um café da manhã, aproveite para bater perna e conhecer a estrutura das calçadas e quadras da região, nas quais há lojas de malhas, couro e acessórios.

Almoce em um dos restaurantes e passe um tempo na Rua Coberta, na Rua Torta e curtindo os detalhes de Gramado. O restante do dia terá tudo para ser ainda melhor!

rua torta
A famosa Rua Torta: ponto de muitas fotos na cidade.

Experimente uma pizza em Gramado

Ir a Gramado e não experimentar uma pizza é pecado para os descendentes de italianos que por ali estão.

Há diversas opções somente no centro da cidade, além de tudo o que seu entorno oferece. As pizzarias costumam oferecer excelente infraestrutura a quem busca conforto, aconchego e, é claro, um delicioso pedaço.

Mais do que isso, muitas delas oferecem cartelas de vinhos, os quais podem combinar com o sabor de sua pizza favorita. Que combinação gostosa!

Como conhecer as vinícolas gaúchas

Por falar em vinho, é em outubro que as vinícolas estão no seu ponto mais interessante, pois a luz da solar torna a vista simplesmente espetacular.

Há diversas vinícolas, as quais você pode visitar com agendamento prévio ou não.

Há um jeito ainda melhor de conhece-las: com um passeio de Maria Fumaça. Assim você conhece o meio de transporte que por tanto tempo serviu como única forma de chegar de Gramado a Porto Alegre.

Vinícola Stopassola
Vinícola Stopassola

As melhores fábricas de chocolate são destaque entre as atrações de Gramado

Outra atração que a cidade não esconde são as fábricas de chocolate. Qual? Várias. Gramado abriga diversas fabricantes, uma melhor que a outra.

Muitas delas oferecem mais do que uma loja com deliciosos chocolates, mas um passeio completo regado a tudo o que o doce representa, como é o caso do Mundo de Chocolate.

Por isso, que tal escolher a fábrica de chocolate que mais te interessa e passar algumas horas em um mundo doce, com aroma agradável? Finalize seu dia, é claro, com um bom chocolate quente.

Visite o parque Snowland

Sem dúvidas, ir à Gramado e não conhecer o Snowland é como “ir à Roma e não ver o Papa”.

O parque de neve, que proporciona emoções o ano todo, tanto no inverno quanto em outras estações, é um dos passeios mais concorridos e uma das principais atrações de Gramado.

Para acessar a montanha de neve, o local fornece roupas impermeáveis, como calças, casacos e botas, mas elas não aquecem. Então, é importante que você esteja com uma roupa adequada para não passar frio.

O local fica sempre lotado, então, é bom se planejar e comprar seus ingressos com antecedência para aproveitar o clima e as diversões do Snowland.

Aproveite a Noite Alemã em Gramado em outubro

Uma das grandes tradições da Serra Gaúcha é a Noite Alemã, que oferece excelente relação entre custo-benefício para você se divertir e comer muito bem.

Trata-se do Restaurante Torquês, que tem, em um evento de cerca de 4 horas de duração, a missão de te alimentar e te fazer rir.

O riso vem à toa, no formato de empatia e participação das danças e músicas típicas da Alemanha.

Já a comida, é de cair o queixo: são dois buffets completos, um com pratos típicos alemães e gaúchos, e outro com o incrível café colonial, que aqui conta com mais de 130 opções. Para quem curte gastronomia, é literalmente um prato cheio.

Ou seja, é para fechar sua viagem com chave de ouro!

E se você precisa de mais dicas para alta temporada ou baixa temporada sobre o que fazer em Gramado e Canela, é só acessar o Mala Pronta Gramado e se preparar!

Onde Comprar os Ingressos para Gramado com Desconto?

Viu todos os detalhes e decidiu quais passeios irá fazer? Agora é a hora de garantir seus tickets com um preço diferenciado.

Para garantir os seus passeios com o melhor preço, recomendamos a Brocker Turismo. A maior e mais confiável agência de Gramado e Canela.

Você economiza nos ingressos e tem a garantia de não dar chance pro erro de cair em uma fraude.

Além de contar com toda a assistência de um time preparado e que conhece a região a fundo.

Atenção: Reserve seus ingressos com antecedência para não correr o risco de ficar sem entrada para os dias da sua viagem.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – e economize MUITO em sua viagem.

Descubra como Economizar Até 50% em mais de 213 Estabelecimentos de Gramado e Canela