Em novembro Gramado está reluzente. O brilho do Natal está próximo, mas algumas noites continuam frias, o que proporciona um ar curioso à cidade.

Isso porque, durante o dia, você pode aproveitar ao máximo o calor, pois os dias costumam estar, em média, em 25 °C, o que facilita bastante, sobretudo para curtir os parques temáticos e os voltados à natureza.

Entretanto, as noites são frias, chegando a 10 °C facilmente, afinal, esta é uma cidade serrana. O bom disso tudo é que, durante a noite, você pode aproveitar os restaurantes e o agito do centro da cidade, vestindo sua melhor roupa.

Para você curtir Gramado ao máximo, então, preparamos um guia com 10 dicas do que fazer e onde ficar na cidade. Aproveite para planejar sua viagem e já garantir os ingressos do que quiser!

Como Curtir a cidade de Gramado em novembro?

Separamos ótimas opções para você conferir a cidade de Gramado em novembro. Vão desde boas opções de entretenimento até dicas de gastronomia que ficarão na memória por muito tempo.

Onde se hospedar para curtir o bom clima

A Serra Gaúcha conta com quatro cidades com excelente infraestrutura para você se hospedar. Em Gramado, por exemplo, os hotéis estão preparados para você, sua família e até mesmo seu animal de estimação.

Já se hospedar em Nova Petrópolis é uma excelente oportunidade para curtir o lado alemão da arquitetura e culinária da região. Por outro lado, os hotéis de Bento Gonçalves te reservam um clima italiano.

Como você pode perceber, cada cidade conta com suas particularidades na hora de se hospedar. As pousadas de Canela, por fim, completam a extensa lista de excelentes lugares que você tem para ficar em Gramado ou em seu entorno.

Vale ressaltar que algumas das cidades citadas não ficam tão perto de Gramado, mas dá para viajar tranquilo entre elas.

Serrazul Hotel

Serrazul Hotel, localizado no centro de Gramado.

Os melhores passeios gratuitos da cidade

Se você quiser conhecer mesmo Gramado em novembro, a melhor dica é bater perna pela cidade e se familiarizar com seus detalhes.

A cidade já estará enfeitada para o Natal, o que a deixará ainda mais charmosa. Além disso, você poderá desfrutar tanto dos dias quentes quanto das noites frias para mergulhar de cabeça nos passeios gratuitos de Gramado.

São praças com significados históricos e culturais, museus que te contarão um pouco mais sobre a região sul do Brasil, lagos e parques abertos para fazer um piquenique ou simplesmente admirar a vista e, é claro, igrejas tradicionais.

Prepare-se para o Natal Luz

Não é à-toa que muita gente procure Gramado fora do inverno: quem pensa que a cidade fica vazia, está muito enganado. Há um clima festivo em novembro que, além de contar com o agito, ainda faz a primavera ser ainda mais agradável.

Um dos eventos que marcam a cidade em novembro começa, na verdade, em outubro: o evento Natal Luz.

Trata-se de um evento de 80 dias, no qual a cidade fica completamente decorada, com atrações em todos os lados, perfeito para curtir em família.

Para curtir bem tanto durante o dia quanto à noite, é preciso saber como se vestir bem para o Natal Luz. Não é questão de requinte, mas sim de conforto. Assim você aproveita ainda mais!

espetáculo de natal

Espetáculo Natal Luz entre Outubro e Janeiro

O Espetáculo Korkavunturi vai te emocionar

Uma das atrações mais procuradas por quem vai a Gramado em novembro é o Espetáculo Korkavunturi.

Na época do Natal Luz, esse evento deixa a cidade ainda mais especial, mas ele também tem sua temporada no inverno. Ou seja, ele é muito procurado, então é preciso que você compre seus ingressos antes.

O espetáculo reúne música, teatro, dança e performances circenses, em uma peça voltada ao amor e à bondade das pessoas, o que como primeira impressão parece apenas para crianças, mas os adultos costumam se emocionar também.

Os melhores parques para curtir a natureza

O que não falta na região de Gramado é a natureza abundante e irretocável. Ao invés de explorá-la e desmatá-la, as cidades da Serra Gaúcha souberam respeitá-la e promover acesso através da preservação do meio ambiente.

Isso quer dizer que tanto em Gramado quanto nas cidades de seu entorno há diversos parques para você curtir a natureza.

Os parques mais próximos da mata virgem são: o Parque da Ferradura, Parque da Cachoeira e o do Caracol. São excelentes lugares para você ficar próximo de vistas espetaculares, cascatas, cachoeiras e trilhas.

Há, também, os mais voltados à observação e com infraestrutura mais acessível, sobretudo a quem tem mobilidade reduzida, como o Parque das Sequoias, o Parque de Lavanda e o Ecoparque Sperry.

Ou seja, a natureza está à sua disposição para ser observada, preservada e admirada. Quer uma dica extra? Vá à tarde, para aproveitar o calor e o pôr do sol. Será inesquecível.

parque da cachoeira

Famoso parque da Cachoeira.

As compras de Natal na Avenida Borges de Medeiros

A Avenida Borges de Medeiros é o centro de Gramado, ou melhor, sua avenida principal. Isso quer dizer que, ao caminhar por ela, você vai encontrar diversos pontos principais da cidade, como lugares para fazer compras.

Em novembro, diversas lojas, sobretudo as malharias, entram em promoção para liquidar a coleção do inverno e da primavera. Desta forma, você pode bater perna pela avenida, entrar em algumas lojas e levar para casa peças em promoção.

Por outro lado, há lojas de grifes e de acessórios no mesmo local, além de cafeterias e chocolaterias, as quais podem fazer parte de seu passeio para descansar as pernas e curtir a paisagem.

Os museus de Gramado ficam vazios em novembro

Como novembro ainda é considerado um mês de baixa temporada, pois está entre uma estação cheia e outra, você vai encontrar os melhores museus da cidade mais vazios do que o costume.

Apesar de muita gente visitar Gramado em novembro, não é época de enfrentar fila nas bilheterias. Aliás, mesmo que estejam vazios, a melhor dica para comprar sua entrada é pela internet.

Lugares como o Museu Medieval, o Museu de Cera Dreamland e o Hollywood Dream Cars são excelentes nessa época. Divertidos, intrigantes e memoráveis – perfeitos para tirar fotos.

museu medieval

Museu medieval na avenida das Hortênsias.

Onde comer bem de manhã na cidade

Um dos grandes prazeres de acordar em Gramado é saber onde tomar um bom café. A cidade tem em um de seus pontos fortes a gastronomia e isso fica evidente quando você a experimenta.

O melhor da cidade é que, se você não acordar a tempo para um café da manhã, pode experimentar um de seus deliciosos cafés coloniais, ainda mais porque há opções fora de Gramado, como em Nova Petrópolis.

Os buffets costumam ter dezenas de opções de pães, doces, tortas, salgados, embutidos, frios, pratos típicos e bebidas. Para você se alimentar muito bem e começar o dia com o pé direito.

Coma muito bem na Noite Gaúcha

Tradição do Rio Grande do Sul, a Noite Gaúcha se transforma em um dos eventos mais procurados, de acordo com a região do estado. Em Gramado, ela é feita pelo restaurante Garfo e Bombacha.

Para curtir esta experiência, você pode comprar seu ingresso e ir por conta ou com uma van. Chegando lá, vai entrar em uma espécie de galpão, mas muito confortável e repleto de decoração que te remete aos pampas.

O primeiro passo é ter uma aula sobre como usar e tomar um bom chimarrão. Em seguida, ao encontrar o seu lugar, o jantar começa. Um buffet gigantesco e o churrasco ao lado.

Há, também, um show com danças e músicas regionais, com apresentador para alegrar a plateia e convidá-la a participar. Com certeza é uma experiência inesquecível.

A melhor forma de conhecer a cidade inteira

Gramado e Canela se conectam de uma forma especial, que as remete às cidades mais famosas do mundo e proporcionam a você uma experiência divertida: o BusTour.

Esse é aquele ônibus vermelho, que passa por 41 paradas entre uma cidade e outra para te apresentar os principais pontos turísticos, além de te oferecer um pouco de sua história.

Vale a pena experimentar o passeio. Se você já queria conhecê-lo, que tal uma passagem para três dias, que te dá o direito de descer e subir quantas vezes quiser?

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Vai passear pela Serra Gaúcha e quer economizar nos passeios?

A TourOn é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades, 100% confiável.

Além de oferecer centenas de atrações diferentes, ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios de Gramado – podendo ser pagos em até 12x.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos para alguns locais da cidade.

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 10 de julho de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

Como é o clima de Gramado em novembro?

Em novembro, a cidade de Gramado tem o clima ameno, com dias mais quentes do que o visto no mês anterior, por conta da chegada do verão, mas com noites frescas, podendo ser frio.

Durante o dia, temperaturas em torno de 25 graus. À noite elas chegam a 15 graus.

O que vestir em Gramado no mês de novembro?

Em novembro, sua mala para Gramado precisa ter roupas variadas. As mais confortáveis, leves e frescas para você usar durante o dia, que é quente, com calçados para caminhar bastante.

As noites são frescas, podendo fazer frio, o que é recomendável que você leve roupas um pouco mais quentes, como calças, camisas e blusas leves.

Denis

Denis

Sou apaixonado por turismo e cinema, crítico de cinema e publiquei um livro sobre intercâmbio em Londres. Quer conhecer o mundo? Eu te levo!

Deixe um comentário

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com