Gramado em julho vale a pena? 9 motivos para visitar a cidade na Alta Temporada

É simplesmente a época em que Gramado está mais atraente. O ápice do inverno, que na Serra Gaúcha significa muito frio e roupas quentes. Ou seja, Gramado em julho é tudo de bom!

Se você vai conhecer Gramado no ápice da alta temporada, lembre-se que esta cidade tem poucos habitantes (pouco mais de 11 mil), mas recebe milhares de pessoas no inverno gaúcho.

Por isso, faça o seu planejamento. Vai passar lua de mel em Gramado? Melhor ainda! A cidade é muito romântica em julho, mas ainda assim você precisa se planejar.

Portanto, se você está se decidindo sobre qual é a melhor época para visitar Gramado, saiba que a cidade é sempre muito bonita e tem excelente infraestrutura. Em julho tem um charme a mais.

Para te ajudar no processo de escolha, preparamos 9 bons motivos para visitar Gramado na alta temporada.

Compre passeios com desconto na Tour Fácil

Os melhores passeios e atividades da Serra Gaúcha reunidas em um único local.

Tour Fácil - Passeios e Atividades em até 12x

Como aproveitar Gramado em julho da melhor forma?

Em outra matéria, falamos sobre os benefícios da baixa temporada – a cidade mais vazia se resume em mais comodidade e preços melhores. Em julho, não tem como você curtir o Natal Luz, por exemplo, mas há outras formas de curtir a cidade no friozinho típico do mês.

Agora quero te mostrar os benefícios de curtir Gramado em julho, durante a alta temporada. Confira o que fazer em Gramado nesse mês, cheque a previsão do tempo e se encante durante toda a viagem!

A beleza e a infraestrutura da cidade de Gramado, na Serra Gaúcha

A cidade é um deslumbre visual, com sua estrutura intimista, que te convida a ficar e tomar um café – ou vinho, o que for melhor para o seu gosto.

Os telhados íngremes convidam a rara geada, mas a expectativa é alta de quem passa por ali. Além disso, a cidade está preparada para receber turistas de todos os gostos: restaurantes, parques, transporte. Tudo muito bem administrado.

Tem mais: se você curte o frio à noite, não há cidade brasileira mais charmosa do que Gramado à noite. As ruas ficam movimentadas, o frio toma conta e as roupas se mostram mais quentes do que nunca.

Mais do que isso, é muito fácil se esquentar na noite gramadense: vinho, chocolate quente, café. O que vai pedir?

Bela Vista Café Colonial
Bela Vista Café Colonial

As atrações turísticas mais charmosas

A cidade é repleta de pontos turísticos gratuitos, perfeitos para conhecer em uma caminhada durante o dia, principalmente se estiver frio. Em julho, Gramado é predominantemente fria, então, melhor ainda!

Suas igrejas de arquitetura peculiar, os monumentos e as bandeiras que enfeitam a cidade, e até mesmo uma fonte dedicada ao vinho. Aliás, você vai encontrar diversos pontos turísticos relacionados à vinicultura.

Isso porque a cidade é considerada a capital do vinho nacional, o que lhe dá a importância e conhecimento para esbanjar atrações turísticas perfeitas para conhecer melhor a história de Gramado.

Além disso, a cidade conta com diversos parques temáticos, alguns relacionados à natureza, outros com brinquedos e atividades bastante únicos. Vale a pena conferir!

O frio e a possibilidade de neve em Gramado em julho

O frio do inverno gaúcho é rigoroso, e a cidade de Gramado, no alto da serra, tem fama de ser ainda mais fria, atraindo turistas de todos os cantos do país em busca de neve.

Não neva em Gramado, mas no inverno as geadas são recorrentes, o que torna a visão bastante atrativa para quem buscava uma paisagem branca.

No centro da cidade, por exemplo, a geada durante a noite pode ocorrer, sobretudo na madrugada. Se quiser esperar por ela, aproveite a estrutura da Rua Coberta e de seus restaurantes e bares. Perfeitos para se aquecer nesse clima!

A abundante natureza em seu entorno

Como Gramado pertence à Serra Gaúcha, ou seja, está em um circuito de cidades que estão em meio à serra e todo o verde disponível nela, você pode aproveitar a região para respirar fundo.

Sim, pois para muita gente a natureza fará toda a diferença, seja para dormir em meio ao silêncio, seja para curtir a vista de parques e observatórios. O mais importante é que você está em uma cidade que respeita a natureza.

parque da cachoeira
Parque da Cachoeira

Gramado em julho e o vinho gaúcho

Considerada a capital do vinho no país, a cidade também conta com suas vizinhas Garibaldi, Bento Gonçalves e Canela como grandes produtoras da bebida.

Se você estiver hospedado em Gramado, aproveite para conhecer as diversas vinícolas de seu entorno. O passeio pode lhe render bons conhecimentos na área, além de deliciosas degustações.

Outra forma de reunir vinho e turismo é um passeio de Maria Fumaça em Gramado, pois assim você tem à disposição a vista de toda a região, passeia em um trem de cerca de 100 anos e pode escolher a vinícola quem mais lhe atrair.

Os restaurantes e a gastronomia local

Ir a Gramado em julho e não aproveitar a sua gastronomia é como ir à França e não comer queijo. A cidade tem grandes restaurantes, os quais podem ser apreciados por sua especialidade.

Galeterias, churrascarias, fondue, cantinas, pizzarias. Escolha e vá conhecer as delícias que a cidade de Gramado guarda muito bem em cada uma de suas cozinhas.

São chefs especializados em gastronomia brasileira, alemã, portuguesa, italiana, russa, francesa. Vários cardápios e influências passam pelas mesas da cidade, resultando em uma experiência deliciosa para você.

Para aproveitar o frio, vá aos restaurantes que possuem vista e aprecie seu prato com uma boa taça de vinho. Lembre-se de que você estará na cidade em alta temporada, ou seja, faça a sua reserva antes.

A fantástica fábrica de chocolate gaúcha para elevar a temperatura

Se Gramado é reconhecida pela qualidade de seus vinhos, ela também não deve nada por seus chocolates.

Ao contrário, pois há atrações que chamam ainda mais a atenção do que uma simples loja do doce. Não que isso seja ruim, pois você vai encontrar sabores deliciosos pelas ruas da cidade.

Há fábricas de chocolate que oferecem mais do que uma visita, e sim a interação para que você participe e compreenda o processo de transformação do cacau em um dos doces mais apreciados do mundo.

Aproveite, também, para conhecer novas combinações de chocolate e, principalmente, experimentar a versão em bebida gaúcha.

Florybal Chocolates
Chocolates Florybal

As roupas na rua e a moda nas lojas de Gramado em julho

Visitar Gramado em julho é uma ode à moda. A cidade exala roupas quentes e confortáveis, com seus visitantes usando as peças mais pesadas contra o frio.

O que muita gente não sabe é que a região da Serra Gaúcha também é reconhecida pela produção e comercialização de malhas. Ou seja, a cidade oferece diversas lojas com as malhas mais belas e confortáveis.

Se você vai a Gramado e quer ou precisa comprar algumas peças de roupa a mais, saiba que há até mesmo passeios especializados nisso.

O ápice do inverno e as memórias que ficam

Ao conhecer a cidade de Gramado, você vai encontrar uma série de oportunidades para curtir ainda mais os detalhes da região.

Seja ao conhecer alguém em sua hospedagem, na rua ou em alguma atração. Até mesmo porque estava procurando por um museu e descobriu um novo parque a ser visitado.

O ápice do inverno dá disposição para enfrentar o vento.

O mais interessante disso tudo é que você vai criar memórias para ficar por muito tempo na imaginação.

Fotografe, filme e respire Gramado. Seus parques, praças, atrações turísticas, passeios pagos, restaurantes e cafeterias. Tudo tem a característica do melhor do turismo gaúcho e o que ele tem a oferecer.

Quer Economizar nos Principais Restaurantes e Passeios da Cidade?

Com o Prime Gourmet, você consegue – de forma fácil e rápida.

O Prime Gourmet é um aplicativo de celular, que fez parceria com centenas de restaurantes e passeios da cidade para te oferecer apenas o melhor.

Basicamente funciona assim: A cada prato / ingresso comprado, você ganha outro (de igual ou menor valor). Ou seja, facilmente, você economiza 50% do custo que teria comprando tudo separadamente.

É uma excelente opção para quem está viajando em casal.

Atenção: Para ficar ainda melhor, os leitores do Mala Pronta Gramado ganham R$10 de desconto na aquisição com o cupom MALAPRONTA.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada com o cupom MALAPRONTA – e economize MUITO em sua viagem.

O que fazer em Gramado no mês de julho?

Em julho, a cidade de Gramado está passando por sua alta temporada. Para curtir melhor as atrações e restaurantes, é necessário fazer sua reserva com antecipação. Feito isso, chegou a hora de aproveitar sua viagem.

Gramado tem parques públicos e temáticos, restaurantes que englobam cantinas, pizzarias, fondue, galeterias e churrascarias; além disso, a cidade conta com o seu famoso vinho e o tão bom quanto chocolate.

Qual a temperatura de Gramado em julho?

A temperatura média na alta temporada é de 10 graus. Durante o dia ela pode chegar a 25 graus e, à noite, há épocas em que a cidade passa por invernos rigorosos de 2 graus.

O que vestir em Gramado em julho?

A melhor opção para vestir em Gramado é a roupa quente e pesada, como casacos com toucas, além de luvas e botas. Embaixo disso tudo, opte por uma confortável malha, que pode ser comprada na própria cidade, produtora e exportadora do tecido.

Tem neve em Gramado nessa época?

Não tem neve em julho, mas em muitos casos a cidade já passou por rigorosas geadas, que são diferentes porque, ao contrário dos flocos de neve, uma geada é como uma chuva composta por gelo.

Quanto se gasta para ir à Gramado?

Viajar para Gramado em alta temporada precisa de dois cuidados: planejamento de tempo e planejamento de dinheiro. A cidade estará em sua alta temporada, o que significa que os hotéis estarão cheios e as atrações turísticas também.

Além disso, tudo fica muito mais caro e, desta forma, você pode gastar em média R$ 250 por dia, incluindo alimentação e passeios, mas deixando de lado a hospedagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa rápida!

Vai para Gramado nos próximos 15 dias?