Muitas pessoas consideram viajar para a Serra Gaúcha apenas na época de frio, quando a alta temporada atrai milhares de turistas em busca de temperaturas baixas e, em alguns casos, festival de cinema.

Só que Gramado é muito mais do que uma bela e charmosa cidade gaúcha para ser visitada apenas no frio. Ao contrário disso, pois é no verão que muita gente se descobre deslumbrada com a cidade.

Ela se torna mais colorida, com as flores em seu estado máximo de graça, além dos dias quentes, que podem ultrapassar os 30 °C, e noites gaúchas mais frescas, ótimas para tomar uma boa taça de vinho ao som de música típica.

Para muitos, aliás, a alta temporada é considerada também no verão, pois a quantidade de turistas na cidade é muito grande. Felizmente, a cidade tem excelente infraestrutura, incluindo sua rede de hospedagem.

Para te ajudar a decidir se vale a pena viajar para Gramado em janeiro, separamos algumas boas recomendações para considerar.

Como Aproveitar Gramado em janeiro?

Separei 9 bons motivos para te ajudar a decidir pela viagem em janeiro. Confesso que aproveitar os espetáculos de Natal, são a minha maior motivação. Confira as dicas e veja se valem a pena para você.

A fama do Natal Luz e sua beleza por toda a cidade

De outubro a janeiro, o Natal Luz toma conta de Gramado. Trata-se de um evento que dura 80 dias, ou seja, tempo o suficiente para você aproveitar cada detalhe dele.

A cidade fica toda decorada com o estilo natalino, tornando-se referência nacional como uma das maiores comemorações sazonais do país.

Além disso, há desfiles, casa do Papai Noel, shows e espetáculos em diversos cantos da cidade, o que permite que você jamais perca a oportunidade de curtir, inclusive com as crianças, o final do espírito natalino em Gramado.

Conheça o Korvatunturi: um espetáculo inesquecível

Para acompanhar o espírito natalino, que tal conhecer o Korvatunturi, um espetáculo teatral que conta com música, dança e acrobacias circenses no palco.

A história é uma ode ao amor e à bondade, e o figurino, a direção de arte são shows à parte. Como não é uma peça que fica o ano inteiro em cartaz, mas sim por temporada, é em janeiro que ela termina.

Ou seja, você precisa garantir seu ingresso muito antes para não ter nenhum problema na hora de comprá-lo.

Espetáculo do Korvatunturi

Espetáculo do Korvatunturi

A melhor época para curtir a natureza

Visitar Gramado em janeiro tem suas vantagens. Além de não precisar usar roupas pesadas e quentes, você terá em seus dias o calor para curtir a natureza.

Como a cidade está em uma região serrana, a umidade do ar disfarça a alta temperatura, chegando a fazer frio na sombra. Ou seja, é ótimo para conhecer os parques da região.

Através das estradas de Gramado, você terá em suas mãos a entrada para conhecer trilhas, fazer rapel, admirar picos e mirantes, além de cânions, rios e muito verde.

O verão gaúcho é uma ótima oportunidade para curtir o sol em meio à natureza.

Divirta-se com os parques temáticos em Gramado

Há diversas atrações turísticas em Gramado que merecem a atenção por serem perfeitas para serem curtidas no verão.

Dentre elas, você vai conhecer parques com montanhas-russas, ou com estradas de paralelepípedo para você caminhar tranquilamente e admirar a natureza, mas com infraestrutura para toda a família.

Para tornar o passeio diferente, procure pelos dinossauros, mitos gregos, gigantes de pedra e homens em estátuas imponentes e cheias de história.

Tem de tudo no entorno de Gramado. Só não tem tédio.

Aproveitar esses parques em janeiro é ótimo porque os dias costumam ser ensolarados, o que garante maior disposição para curtir as árvores e suas sombras sem passar frio.

Uma taça de vinho, um gole de champanhe e uma caneca de cerveja

Nada melhor do que aproveitar um dia quente em Gramado para degustar uma taça de champanhe enquanto almoça o seu churrasco tipicamente gaúcho.

Que tal, então, aproveitar uma garrafa de vinho à noite para saborear a massa que escolheu, dentre tantas, em seu cardápio favorito da cantina que visitou.

Durante a tarde, a sensação de uma cerveja artesanal gaúcha descendo e refrescando sua garganta pode ser acompanhada por salgados típicos da região. Se preferir, com o galeto assado na hora.

Tudo isso é uma vantagem de visitar Gramado em janeiro. O calor permite o conforto de estar à vontade enquanto come e bebe devagar, apreciando o frescor do vinho, champanhe ou cerveja.

Cantina de Vícolos

Um pedacinho da Itália em Gramado na Cantina de Vícolos

Experimente um sorvete em Gramado e visite um café colonial

Bater perna pela Avenida Borges de Medeiros é dar-se a oportunidade de conhecer o lado colorido de uma cidade pronta para o inverno.

Isso quer dizer que o calor faz bem a Gramado. A cidade fica mais bonita, o que combina com o caminhar até um de seus bistrôs e provar o sorvete mais diferente que você encontrar no cardápio.

No dia seguinte, permita-se conhecer um dos cafés coloniais da cidade. São alimentações generosas, com o toque italiano e alemão no cardápio, o que chega a conter mais de 100 variedades de alimentos.

Generoso e delicioso.

Admirar o pôr do sol e fazer um piquenique no Lago Negro

Com os dias quentes e de céu limpo, a natureza parece tornar Gramado mais verde. Se você quiser aproveitar essa sensação sem sair da cidade, vá visitar o Lago Negro.

É um dos lugares mais bonitos dentro do perímetro urbano. Ele nasceu na década de 40 e hoje é frequentado por famílias em busca de um espaço para fazer piquenique, e de casais em lua de mel.

Isso porque o pôr do sol no Lago Negro é simplesmente impecável. As árvores ao fundo, o lago no meio e o sol dando adeus a um belo dia que acabou.

Para completar, tem pedalinhos em formato de cisne e de caravela para tornar a experiência mais romântica ou divertida. Tudo vai depender de seu propósito.

fim de tarde no lago negro

Final de tarde no Lago Negro.

O conforto de vestir-se bem e curtir o clima quente em Gramado

Ao contrário da mala que você poderia preparar para conhecer Gramado no inverno, em janeiro a cidade contribui para você ter um verão inesquecível.

Para isso, nada de casacos pesados ou botas e echarpes para te proteger do vento. Os dias são quentes e pedem bermudas, shorts, camisetas e tênis para caminhada.

À noite, apesar de fresca, é muito raro que faça muito frio. Leve apenas uma blusa mais quente, mas mangas compridas com tecido fino te ajudam a montar o look perfeito para o verão em Gramado.

Dica de ouro: aproveite o BusTour para explorar

Durante os dias quentes, em muitos deles você não vai ter energia para enfrentar o sol e bater perna pela cidade. Muito menos para sair de carro toda hora.

Que tal aproveitar a estrutura que o BusTour tem a oferecer? É o bom e conhecido ônibus vermelho de dois andares, como há em diversas cidades do mundo.

Aqui, ele faz um trajeto cobrindo 41 paradas entre Gramado e Canela, o que é perfeito para você subir e descer quantas vezes quiser, além de aproveitar os dias claros para ficar no andar de cima.

É uma boa pedida para aproveitar a cidade de Gramado em janeiro ao máximo.

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Vai passear pela Serra Gaúcha e quer economizar nos passeios?

A TourOn é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades, 100% confiável.

Além de oferecer centenas de atrações diferentes, ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios de Gramado – podendo ser pagos em até 12x.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos para alguns locais da cidade.

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 10 de julho de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

Como é o tempo em Gramado em janeiro?

O tempo em janeiro em Gramado é bastante ensolarado, com chances de chuva no decorrer do mês. Isso significa que a temperatura costuma ficar alta, entre 30 graus ou mais, o que é ótimo para curtir os parques de seu entorno.

O que levar na mala para Gramado em janeiro?

Como a cidade de Gramado tem um verão tão escaldante quanto seu inverno é congelante, é recomendável que você leve roupas leves em sua mala, para curtir os passeios mais voltados à natureza, e aproveitar o sol em uma região serrana, bastante úmida.

Denis

Denis

Sou apaixonado por turismo e cinema, crítico de cinema e publiquei um livro sobre intercâmbio em Londres. Quer conhecer o mundo? Eu te levo!

Deixe um comentário

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com