Se tem uma época em que a mágica acontece em Gramado, é em agosto que você vai ficar sabendo disso.

De fato, se você tiver a oportunidade de ir para lá, agarre-a e aproveite-a ao máximo!

Agosto é o ápice do inverno em Gramado, o que significa que o frio estará em todas as esquinas, te apresentando aos melhores restaurantes, casas de fondue e de chocolate

Enquanto isso, as roupas quentes e elegantes fazem parte do vestuário de quem caminha tranquilamente pela cidade.

Outra qualidade insuperável é a forma com a qual a cidade trata seus turistas, os quais se sentirão em um gigantesco abraço, de tão grande é o conforto nos restaurantes e hotéis da cidade durante o inverno.

Inclusive, esse aconchego traz lareiras, cafés ou chocolates bem quentes, e uma vontade de conhecer sempre mais.

Por isso, para te ajudar com as suas escolhas e te apresentar um pouco mais sobre como é Gramado em agosto, preparamos este guia com 9 dicas para curtir a cidade e explorar seu potencial ao máximo.

Como aproveitar Gramado em agosto e curtir a viagem

Para aproveitar muito bem Gramado em agosto e curtir a sua viagem, o primeiro passo que você precisa dar é se preparar para o frio, como você verá neste guia.

Mas não se preocupe! Nós também te apresentaremos as melhores formas de montar e organizar as suas malas.

Além do clima, você vai conhecer algumas dicas do que fazer por lá e explorar tanto o centro da cidade como a região inteira da Serra Gaúcha.

Essa é uma região que merece a sua atenção justamente por unir o útil ao agradável: passeios incríveis e românticos, comida deliciosa e camas confortáveis e quentinhas. Boa viagem!

IMAGEMPASSEIO

Vinícola Jolimont
  • Muito conhecimento para quem ama o assunto
  • Uma deliciosa degustação dos vinhos e sucos da vinícola
Ver Preço →

Parque Snowland
  • Um mundo de neve disponível para sua viagem
  • Único parque de neve indoor na América Latina
Ver Preço →

Noite Gaúcha
  • Ótima oportunidade de “mergulhar” na cultura gaúcha
  • Uma deliciosa opção para conhecer o famoso churrasco gaúcho
Ver Preço →

Como é o clima de Gramado em agosto?

O clima de Gramado em agosto é o que você já ouviu falar em todas as notícias sobre as maravilhas da cidade no inverno. É frio.

Às vezes, muito frio, pois a cidade está localizada no meio da serra, o que faz com que a umidade seja alta, além da própria altura em relação ao nível do mar.

Ou seja, se normalmente a cidade é fresca e tem ventos frios, no inverno ela é ainda mais gelada, possibilitando que você aproveite do jeito que sempre quis!

Roupas elegantes, quentes e confortáveis, enquanto suas diversas atrações são preparadas para esse mês gelado.

Como agosto é o ápice do inverno, é comum encontrar temperaturas máximas em torno dos 14 °C durante o dia, com ventos que tornam a sensação térmica por volta de 12 °C.

Isso significa que você vai, sim, precisar se preparar para tirar os casacos mais quentes do guarda-roupa.

À noite, o clima fica ainda mais frio, chegando muitas vezes a máximas de 7 °C, sendo possível encontrar mínimas em torno de 3 °C.

temperatura média em gramado durante o ano

Créditos: climate-data

O que levar e como organizar as malas para curtir o mês

Com o frio praticamente garantido durante sua estadia em Gramado em agosto, você vai precisar focar em organizar suas malas com calma, para caber tudo o que você precisa levar.

Ao montar as malas, tenha a certeza de que estará levando calças jeans e de tecidos quentes, como veludo, por exemplo, para suas saídas durante o dia.

Já para as noites, se preferir, opte por cortes clássicos de calças, ou vestidos com meia-calça, para garantir que não deixará o frio entrar por nenhuma brecha.

Durante o dia, como é bem provável que você esteja se movimentando bastante, indo de um ponto a outro da Serra Gaúcha, esteja com um casaco grosso, mas nem tanto.

Afinal, pode ser que você sinta calor, se estiver com uma peça pesada demais, e que, com isso, queira tirá-la e tomar friagem.

Pode parecer trivial, mas a friagem de uma serra pega despreparado quem não estiver acostumado ao clima e, assim, acaba com a sua viagem.

Para contornar essa situação, use agasalhos leves ou um pouco mais grossos durante o dia, mas deixe os casacos para a noite.

Por sua vez, leve gorros, cachecóis, luvas, meias grossas e botas, por exemplo, os quais podem te aquecer durante o dia ou tornar a sua noite ainda mais confortável.

Caso não tenha todas as peças, ou prefira comprar para levar, espere para chegar ao destino.

A Serra Gaúcha inteira tem diversas lojas de malhas e acessórios que podem te interessar.

Conheça as datas comemorativas para aproveitar ainda mais o mês de agosto

Em agosto, o clima frio em Gramado proporciona uma experiência única ao turista: curtir o inverno nessa cidade na época mais badalada do ano.

Além de haver diversos festivais, dentre eles os de chocolate, vinhos, pizzas, galetos e as famosas parrillas gaúchas, você também vai encontrar uma cidade encoberta pelo clima cinematográfico de um dos maiores eventos do país.

O Festival de Cinema de Gramado costuma ocorrer em agosto, e a cidade fica em polvorosa com a quantidade de cineastas e artistas perambulando por suas ruas, sobretudo no eixo composto por Avenida Borges de Medeiros e Rua Coberta.

Pesquise pela data do próximo festival e tente agendar sua viagem para essa época.

Apesar de ser um dos períodos mais caros do ano, vale a pena pelo glamour em que a cidade mergulha durante todo o mês. E o frio ajuda para isso também.

eventos em gramado

Festival de cinema em Gramado

O que comprar e onde ficam os melhores lugares de Gramado?

Fazer compras em Gramado durante o mês de agosto é um dos melhores atrativos da cidade, pois as lojas ficam repletas de itens de inverno, voltados para curtir o frio ou para decorar a sua casa.

As diversas malharias ficam abarrotadas de opções, as quais estão disponíveis nas peças de roupas aos acessórios. Mas, além disso, há botas e sapatos feitos por fabricantes locais, também distribuídos por lojas em toda a cidade.

Se você estiver procurando lembrancinhas e outros tipos de presentes para levar para casa, fique com os pontos de souvenires.

Além disso, há inúmeras opções de lojas de chocolate, vinho, queijos, geleias e outros produtos alimentícios feitos na região, de forma artesanal ou não.

A grande dica é que você sempre procure pelo comércio que fica entre a Avenida Borges de Medeiros e a Avenida das Hortênsias.

Essas são, de fato, as principais avenidas da cidade, nas quais estão a maior parte das opções.

Porém, nelas também está o eixo turístico, que tende a encarecer os produtos.

Avenida Borges de Medeiros: o charmoso centro da cidade

Por falar nela, a Avenida Borges de Medeiros é basicamente o centro da cidade, ligando diversas lojas, restaurantes, outros tipos de comércios e pontos turísticos uns aos outros.

Ao se hospedar em Gramado, você vai encontrar uma lista do que fazer nessa avenida, e é bem provável que passe por lá pelo menos três vezes durante o dia e três vezes durante a noite.

Em cada um de seus passeios, conhecerá um ponto diferente.

Não que esta avenida seja grande, mas ela é recheada de opções. E você precisa passear por lá com calma.

Nela, aproveite para conhecer o famoso Palácio dos Festivais, onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado, e a icônica Rua Coberta, perfeita para tomar um café ou chocolate quente, por exemplo.

avenida borges de medeiros

Avenida Borges de Medeiros em dia chuvoso

Como mergulhar nas vinícolas gaúchas

Outro grande atrativo de Gramado durante o mês de agosto é o mergulho que você pode fazer visitando as vinícolas da região serrana, que engloba outras cidades, como Garibaldi e Bento Gonçalves.

Há mais de 30 anos o Rio Grande do Sul se tornou produtor potente e reconhecido de vinho, tendo premiações em diversas partes do mundo.

De fato, a maioria de suas vinícolas está na região serrana e, se você estiver em Gramado, estará a poucos quilômetros delas.

Por isso, reserve um dia de sua viagem apenas para perambular pelas vinícolas.

Mergulhe em sua cultura, conheça os meios de produção e, é claro, deguste.

Caso esteja dirigindo, faça isso sem beber, mas não se preocupe: você pode levar para casa diversas garrafas, se quiser comprar.

Ou melhor: procure por um serviço de transporte ou uma excursão que te leve às vinícolas, como a Casa Aurora, Miolo e até mesmo as mundialmente famosas Chandon e Salton, por exemplo.

Quer ainda mais frio? Conheça o incrível parque Snowland

Estar em Gramado no inverno é gostar do frio, como você vai perceber logo nos primeiros momentos andando pela cidade.

Mas, caso você queira temperaturas ainda mais baixas, existe uma solução muito divertida chamada Snowland.

Esse é um parque de diversões completamente voltado ao mundo gelado, pois, dentro dele, tudo é encoberto por neve ou esculpido e gelo.

Aliás, para se divertir por lá, vai precisar entrar com uma roupa própria para temperaturas negativas e, caso não tenha, poderá alugar a sua.

Dentro de Snowland, você vai esquiar, fazer bonecos de neve e até mesmo curtir o interior de iglus.

Tudo para te lembrar que o inverno de Gramado é rigoroso, mas pode ser ainda mais caso você esteja acostumado ao calor do restante do país.

diversão no parque de gelo Gramado

Parque de Neve: Snowland

Coma muito bem com a fantástica Noite Gaúcha de Gramado

Como a cidade é famosa por suas infinitas opções de lugares gastronômicos, você também vai encontrar a fama de todos eles em um só restaurante, mais conhecido como Noite Gaúcha.

Isso te apresentará uma verdadeira viagem ao mundo cultural e gastronômico do Rio Grande do Sul.

Em outras palavras, a Noite Gaúcha é uma churrascaria, chamada Garfo e Bombacha.

Ela é composta por gigantescas fileiras de mesas e cadeiras, com um palco em um dos lados.

Nele, você vai assistir, após o jantar, a apresentações culturais, envolvendo música e dança com roupas típicas do sul do país.

Mas, antes disso, vai desfrutar de um jantar inesquecível.

Você vai poder se servir um bufê enorme, com muitas saladas e pratos quentes.

Mas, o que vai chamar a sua atenção, além das opções deliciosas de sobremesas, são as carnes gaúchas.

Como você sabe, elas são o forte da região, e seu preparo, conhecido como parrilla, típico também na Argentina e no Uruguai.

São, de fato, de dar água na boca: a carne assa lentamente sobre a brasa, protegida para não perder seus sulcos, mantendo o sabor completo de cada corte.

A experiência dura em torno de três a quatro horas, mas vale a pena em qualquer época do ano.

No frio, quando o apetite é maior, esse é o lugar certo para ir.

Além de Gramado: conheça a Rota Romântica

Existe um jeito de tornar a sua viagem a Gramado durante o mês de agosto ainda mais especial: se aventurando pela famosa Rota Romântica.

Não é um passeio em si, mas sim uma experiência que vai além do turismo.

É de fato um eixo que vai de um ponto a outro do Rio Grande do Sul, partindo de Porto Alegre e chegando até Gramado, ou vice-versa, de carro.

Enquanto você está na estrada, vai poder admirar toda a paisagem da Serra Gaúcha.

Ali, você admirará seus imensos vales e folhas caindo sobre o asfalto, o que parece um cenário de cinema.

Mas, além disso, a parada em cada cidade merece pelo menos um dia de descanso e curtição.

Encontre uma hospedagem que, independente do preço, possa te oferecer infraestrutura para descansar, mas perambule pela cidade conhecendo seus pontos turísticos e gastronômicos.

Com a experiência completa da Rota Romântica durando cerca de 10 dias, sua viagem se tornará ainda mais rica, repleta de experiências diferentes e inesquecíveis.

rota romântica

Rota Romântica até Gramado

Gostou das nossas sugestões para curtir Gramado em agosto?

Se, por um acaso, você ainda não encontrou as atividades que gostaria, dê uma olhada no nosso guia com as atrações de Canela e Gramado.

Onde Comprar os Ingressos para Gramado com Desconto?

Viu todos os detalhes e decidiu que o passeio vale a pena? Agora é a hora de garantir seus tickets com um preço diferenciado.

A Brocker Turismo é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências na Serra Gaúcha, 100% confiável.

Além de oferecer centenas de atrações diferentes, ela consegue um preço único e abaixo do mercado para você conhecer os principais passeios de Gramado – podendo ser pagos em até 12x.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos para alguns locais da cidade.

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 26 de novembro de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

Rafael

Rafael

Cristão. Amo videogames, boas séries medievais e claro, tirar um tempo para viajar! :-)

cidade-de-gramado

Quer Economizar Muito em Gramado?

A Brocker Turismo é a maior empresa de turismo da Serra Gaúcha, com diversos passeios e ingressos com preços incríveis.

Aproveite preços promocionais por tempo limitado. Clique no botão abaixo agora.