Gramado com Crianças: 16 Atrações Imperdíveis para seus Filhos

Viajar proporciona uma das melhores sensações do mundo: a de explorar. Conhecer novos lugares, aproveitar o lado turístico de cidades inteiras e, ainda por cima, ter a possibilidade de fazer tudo isso em família.

Por outro lado, viajar com as crianças, pode se transformar em um desafio e transformar aquela viagem dos sonhos em algo bem cansativo – e não estamos falando do cansaço de ir de um ponto turístico a outro

Se não houver preparo por parte dos pais e atrações que não sejam voltadas aos baixinhos, a viagem poderá ser inesquecível, mas por motivos nem sempre dos mais agradáveis.

Mas, se você está planejando sua viagem para Gramado e curtir o melhor da Serra Gaúcha, não precisa entrar em desespero.

A cidade tem diversas atrações para a criançada e é uma ótima opção para levar os filhos durante as férias escolares.

Como você sabe, Gramado e Canela são destinos turísticos famosos. As cidades da serra gaúcha ficam a pouco mais de 120 quilômetros de Porto Alegre e são conhecidas por tudo o que oferecem.

Lá, encontramos belezas naturais e arquitetônicas e ambientes temáticos como o Parque Terra Mágica Florybal, o Vale dos Dinossauros, o Mundo a Vapor e o Mundo do Chocolate. Como você pode perceber, aproveitar Gramado com crianças não é nada difícil.

Quem quer curtir o frio independente da estação do ano, pode visitar o Snowland. E os apaixonados por carros ainda têm o privilégio de  se sentar num carro de Fórmula 1…

E o mais legal de tudo isso: os passeios são perfeitamente adaptáveis ao bem-estar de toda família!

Então, prepare as malas, separe os joguinhos eletrônicos e compre os ingressos, pois agora você vai conhecer as 16 atrações para curtir Gramado com as crianças.

IMAGEM PASSEIO

Parque Snowland
  • Um mundo de neve disponível para sua viagem
  • Único parque de neve indoor na América Latina
VER PREÇO →

Mini Mundo
  • Um mundo real, reproduzido em miniaturas muito realistas
  • Atração SUPER indicada para crianças, mas que todos amam
Ver Preço →

Mundo a Vapor
  • Museu interativo com história das máquinas em todo o mundo
  • Possibilidade de conhecer mais das máquinas que dominavam o mundo em decadas passadas
VER PREÇO →

Mundo de Chocolate
  • Todas as obras dentro do parque são feitas de forma artesanal
  • Foram usados mais de 30 toneladas de chocolate nas esculturas
Ver Preço →

Parque Florybal
  • Tema original, com mistura de mitologias e culturas
  • Ambiente bastante espaçoso, pronto para receber muitas pessoas, com ótima estrutura
VER PREÇO →

Vale dos Dinossauros
  • Entrada temática, ao estilo Jussaric Park
  • Local calmo, arborizado e com uma ótima lojinha de souveniers
VER PREÇO →

Dreamland
  • Conheça esculturas que parecem os famosos reais
  • Museu semelhante ao de grandes cidades pelo mundo
VER PREÇO →

Guia Completo para Transformar sua viagem para Gramado e Canela em um Sonho Inesquecível

.

Apenas R$37

(+ 7 bônus)

Serra gaúcha: o que fazer em Gramado com Crianças?

Preparamos uma lista com ótimas sugestões para seus filhos se divertirem nos passeios em Gramado. A diversão começa já na chegada por quem vai pela RS 115, porque o pórtico de Gramado é parada obrigatória para fotos!

Há opções de todos os tipos sobre o que fazer em Gramado com crianças. Boa parte delas tem cobrança de ingressos, mas sempre vale a pena.

Outras atrações podem ser feitas totalmente de graça, bastando apenas explorar as ruas da sempre bem decorada Gramado.

E como os passeios à cidade costumam vir acompanhados de outro à cidade vizinha, temos dicas também de diversão em Canela com crianças.

Confira as atrações. Se tiver alguma boa sugestão, é só deixar nos comentários.

1. O boneco de neve em Snowland

família se divertindo no Snowland

Snowland é a prova de que há neve no Brasil, mas nem sempre ela não cai do céu!

Como assim? Em Gramado, há um parque temático chamado Snowland, o único parque fechado de toda a América Latina com neve.

Trata-se de um dos parques temáticos mais visitados de Gramado. Para se ter uma ideia, no período pré-pandemia o Snowland chegava a receber até um milhão de visitantes por ano.

O local ocupa uma área de 16 mil metros quadrados. A “neve”, claro, é o grande atrativo – há uma montanha com mais de oito mil metros quadrados que permitem as mais diversas atrações -, mas não é a única.

É possível descer as ladeiras geladas sobre uma boia – e há, claro, a voltada para as crianças.

A pista de patinação é uma das mais buscadas no Snowland em Gramado, permitindo aos mais experientes praticar patinação no gelo e proporcionando algumas boas risadas com os tombos dos menos afeitos aos patins.

Como se isso já não bastasse, você também consegue levar as crianças à neve com toda a segurança que o parque pode proporcionar, além de levá-las a atividades como snowboard e esqui, sempre supervisionadas por monitores e profissionais.

No Snowland, você encontra o boneco de neve para tirar uma foto em família e garantir que a lembrança de suas férias foi congelante. Excelente para aproveitar a criançada com atividades físicas!

Bons locais para fotos com os pequenos, aliás, é o que não falta. A Caverna do Yeti e a Oficina do Tio Urso são dois pontos indispensáveis para quem quer um registro de Gramado com crianças.

Ah, e já que falamos no Snowland, vale citar também seu “primo” de Canela, o Mundo Gelado. Quem sabe você não leva as crianças nos dois para comparar…

2. Onde está o limpador de chaminés no Mini Mundo?

atração no mini mundo

Quem vai a Gramado com crianças não tem como deixar o Mini Mundo fora do roteiro. Trata-se de uma das atrações mais encantadoras aos pequenos entre todos os passeios que a cidade proporciona.

É fascínio para todo mundo, mas os mais novos vão se sentir gigantes no Mini Mundo, local que proporciona uma maquete gigantesca com diversos pontos turísticos do mundo inteiro.

É como se toda a estrutura de uma metrópole, com carros, ônibus, trem, táxis, casas, prédios, praças, árvores e tudo o que uma cidade grande tem, estivesse à disposição na proporção 1:18.

Além disso, no Mini Mundo você consegue andar com a criançada entre um ponto e outro da cidade, reparando nos detalhes, distraindo as crianças (e a si mesmo) com o preciosismo deste lugar.

O Mini Mundo conta, ainda, com seus pequenos habitantes, que hoje ultrapassam 2000 pessoas. Por isso, eis o grande desafio: onde está o limpador de chaminés? Leve seus filhos a procurar!

3. As incríveis máquinas do Mundo a Vapor

maquete linha férrea

Na RS 235, entre Gramado e Canela, um parque temático nos mostra que a história de máquinas a vapor não precisa ser algo maçante para os mais novos. O Mundo a Vapor está aí para comprovar.

Eles contam com uma infraestrutura que proporciona a sensação de estar em um museu e, ao mesmo tempo, em uma fábrica. Desta forma, há interação com diversas atividades para se fazer.

Que tal ver uma Maria Fumaça funcionando de perto? Uma pequenina fábrica de papel?

Tudo feito a vapor neste local que tem, ainda por cima, infraestrutura ideal para quem foi a Gramado com crianças.

É um passeio que traz conhecimento e diversão, despertando a curiosidade e, ainda por cima, saindo com brindes de suas pequenas fábricas a vapor.

4. Esculturas do Mundo do Chocolate

mundo de chocolate

Criança e chocolate são uma combinação perfeita. Aliás, qualquer pessoa e chocolate combina, então os baixinhos vão gostar ainda mais de um lugar que conta com dezenas de esculturas de chocolate maciço.

Assim é o Mundo do Chocolate, que conta com peças como o Cristo Redentor, Torre Eiffel e as barcas de Veneza feitas de chocolate, chegando a pesar quase uma tonelada em alguns casos.

Aliás, no total são 30 toneladas de chocolate distribuídas em esculturas preciosas, repletas de detalhes, com o inegável aroma tomando conta do ambiente, que, vale lembrar, é frio.

As crianças vão se divertir ao descobrirem que um mundo de chocolate está à disposição delas para ser visitado e, no final da visita, é claro, degustado em uma imperdível loja.

Se está em Gramado com crianças e a ideia é fazer uma doce viagem pelo mundo, a dica é não deixar de passar pelo Mundo do Chocolate!

5. Os pedalinhos de caravelas do Lago Negro

paisagem em gramado

O Lago Negro, em Gramado, é um dos lugares mais procurados por casais que querem passar o dia regados a romance.

O parque onde fica o Lago Negro em Gramado foi reflorestado nos anos 1950. Seu responsável foi um homem chamado Leopoldo Rosenfeldt, que importou da região da Floresta Negra da Alemanha – seu país de origem -, mudas de árvores que foram plantadas em torno do lago.

Mas se você pensa que vai encontrar somente casais no Lago Negro, está enganado.

Isso porque a estrutura do parque é perfeita para passar a tarde, por exemplo, fazendo um piquenique em família. Se precisar de sanitários, ele está logo ali, no restaurante local.

Além disso, há pedalinhos em formato de caravelas, o que vai deixar as crianças animadas para ajudar a pedalar pelo Lago Negro e alcançar um mundo de descobertas em plena cidade de Gramado. Vale muito a visita!

Em frente ao lago, há ainda a Alemanha Encantada, um parque inspirado em contos dos Irmãos Grimm. Vale muito a pena conhecer para quem está em Gramado com crianças, não é mesmo?

6. As aventuras do Parque Terra Mágica Florybal

atração mitologia grega no Florybal

Esta é uma atração cuja visita será de quase um dia inteiro, pois, no Parque Terra Mágica Florybal você vai encontrar excelente infraestrutura para distrair e divertir as crianças por muito tempo.

Tem, por exemplo, o Território dos Dinossauros e o Voo de Pterodáctilo, atrações voltadas ao período dos gigantes que habitaram a Terra.

Não é só de passado que vive esse parque. Há a parte mitológica, com o Gigante Semeador te dando as boas-vindas, além dos Homens de Pedra e do setor de Mitologia Grega.

A Casa da Fada, Teatro de Palco e o Cinema 7D, entre tantas outras atrações, vão deixar suas crianças se divertindo e conhecendo um mundo novo, repleto de curiosidades! Essa é uma atração indispensável para quem quer curtir Gramado com crianças.

7. A volta ao passado no Vale dos Dinossauros

dinossauros brigando

Quem não assistiu a Jurassic Park e se encantou com um mundo possivelmente habitado por dinossauros? Essa é a sensação do Vale dos Dinossauros.

A entrada é como a do filme, com uma estrutura de 6 metros te dando as boas-vindas. Há trilhas arborizadas e repletas de surpresas, com várias espécies em seus cantos, todas elas admirando os turistas que por ali passam.

É um passeio curto, mas vale muito a visita para as crianças se lembrarem de que, um dia, viram dinossauros em uma viagem em família.

8. O aconchego da Rua Coberta no centro

rua coberta gramado

A Rua Coberta não é uma atração exclusiva para crianças, mas é um excelente local para levá-las e, ainda assim, se divertir também.

Isso porque o local, uma rua de verdade, mas com cobertura, com cerca de 100 metros, está repleto de lojas, bares, restaurantes, cafeterias, malharias e lojas de chocolate.

Por isso, a Rua Coberta é um excelente passeio para você parar, seja durante o dia ou à noite, com a criançada para descansar, curtir um lanche ou um chocolate quente. Quem sabe, tomar um café da manhã ou aproveitar uma refeição sem precisar reservar um restaurante.

Há um pequeno espaço para as crianças se distraírem, mas nunca é bom deixá-las a sós.

9. As maravilhas brasileiras do Gramado Zoo

tucano no gramado zoo

O zoológico de Gramado, ou Gramado Zoo, é um dos lugares do segmento mais interessantes de todo o país, pois foi planejado e construído para ser conceito.

Ele é repleto de conceitos. As jaulas, por exemplo, proporcionam a visão ao visitante através de vidros, ao invés de grades, além de deixar os animais muito mais à vontade.

Além disso, há a possibilidade de agendar uma visita à noite e conhecer os hábitos de diversos animais noturnos.

Independente de qual horário escolha para ir, saiba que este é um zoológico focado na fauna brasileira, ou seja, nada de girafas e elefantes. Aqui há onças, jacarés, cobras, antas e vários animais encontrados no gigantesco Brasil.

Trata-se, sem dúvida, de um ótimo passeio para quem for a Gramado com crianças.

10. As peças engraçadas do Museu de Cera Dreamland

presidentes americanos no Dreamland

Se existe um lugar em Gramado no qual as crianças vão ficar de boca aberta, é o Museu de Cera Dreamland.

Isso porque a curiosidade despertada por personagens da realidade (ou não), vão ficar na memória delas.

Há personalidades do cinema, da música, da política e da história. Muitas delas as crianças não vão conhecer, mas outras tantas, sim. Há, também, personagens que vão cativar.

Shrek, Mulher-Gato, Homem de Ferro, Avatar, Peter Pan, Harry Potter. Alguns dos exemplos que levarão as crianças a encherem seu celular de fotos e vídeos. Também vão garantir boas risadas.

11. Deliciosas lojas de chocolate

reino do chocolate

É impossível conhecer Gramado sem apreciar o chocolate produzido na região. São diversas marcas, em locais estratégicos da cidade, como a Avenida Borges de Medeiros, repletas de lojas.

Além das lojas, há pontos como o próprio Mundo do Chocolate, mas também há o Reino do Chocolate, uma atração que traz a riqueza do doce aos detalhes de um verdadeiro castelo construído para as crianças.

Além do Reino do Chocolate, a nossa sugestão é visitar ao máximo as dezenas de lojas que oferecem o produto. Afinal, em geral eles oferecem um pedacinho para degustação. Não tem como não curtir tudo isso, não é mesmo?

Por isso, vale muito a pena levar os baixinhos para conhecer diferentes lojas, pois cada uma delas traz uma curiosidade. Uma deliciosa atividade para curtir Gramado com crianças.

12. Aldeia do Papai Noel

bonecos de neve
Bonecos de neve na Aldeia do Papai Noel

A Aldeia do Papai é onde fica o lar do Bom Velhinho na América do Sul.

É o único parque temático do Brasil aberto o ano todo dedicado ao Papai Noel.

Instalada em uma área com 90 mil metros quadrados, a casa do Papai Noel tem quarto, escritório para ele receber as cartinhas, cozinha, sala de jantar e outros cômodos, todos devidamente decorados.

A Fábrica de Brinquedos ocupa um pavilhão com bonecos eletrônicos, urso gigante, a primeira máquina de fazer bolinhas de Natal do Brasil, um mirante para o Vale do Quilombo e uma lanchonete.

E é claro que as atrações não param por aí. Na Aldeia do Papai Noel encontramos a Pirâmide de Natal, o Chalé dos Ursos, carrossel, a aconchegante Praça da Neve, que conta com neve artificial, chafariz, coreto, presépio com bonecos eletrônicos e oratório. Para guardar os veículos, temos também a garagem do Papai Noel.

Ah, e para garantir um passeio completo, há um trenzinho que percorre todos os caminhos do parque.

13. Natal Luz

natal luz

Quem vai à serra gaúcha no fim do ano não pode deixar de acompanhar este evento. Afinal, o Natal Luz de Gramado é talvez a celebração da época mais famosa do Brasil.

O evento existe há 35 anos e se prolonga por mais de três meses, entre outubro e dezembro.

Além de boa parte da cidade se iluminar – por iniciativa dos próprios moradores -, são feitas uma série de eventos.

A decoração começa já pela famosa Av. das Hortênsias. Em 2020, eles foram totalmente abertos ao público devido às restrições a lugares fechados por causa da pandemia, mas em circunstâncias normais há cobrança de ingressos.

O Natal Luz faz com que ruas do centro de Gramado se transformem em uma verdadeira vila natalina. Aliás, a Praça das Etnias é transformada na Vila de Natal. As crianças em Gramado também podem ir à casa do Papai Noel, passar pela Rua das Renas e fazer inúmeras fotos pelos mais diversos pontos, todos decorados ao ar livre.

14. Alpen Park

alpen park

Esse é um dos clássicos passeios em que a desculpa é levar os filhos, mas que servem, na verdade, para matar a vontade de diversão e infância também dos pais.

O Alpen Park é um parque de diversões com algumas das atrações mais desejadas por quem ama diversão e adrenalina.

A Montanha Russa do Alpen Park, por exemplo, é a maior em aço do Rio Grande do Sul. Ela tem 438 metros de extensão e 15 metros de altura no seu ponto mais alto, atingindo velocidade média de 55 km/h.

Outra de suas famosas atrações é o Alpen Motion, o primeiro cinema 4D da América Latina.  Ele é composto por seis projetores e seis computadores que criam os efeitos visuais incríveis. Ao todo, o cinema 4D conta com 50 lugares, dos quais 40 com movimento das poltronas.

15. Bondinhos Aéreos Parques da Serra

passeio de bondinho

O clima europeu de Gramado ganhar um aspecto ainda maior nos Bondinhos Aéreos Parques da Serra. Eles foram trazidos da Suíça e, com cabine fechada, comportam até seis pessoas. É garantia de segurança e diversão para toda a família.

O passeio tem início na Estação Central. Enquanto espera sua vez, o visitante pode tomar um cafezinho na lanchonete, comprar lembranças nas lojinhas, ou, simplesmente, apreciar a bela paisagem a partir de um mirante – que permite observar a famosa Cascata do Caracol, em Canela.

Aliás, vale também visitar Canela com crianças. O parque fica próximo à RS 466, conhecida como Estrada do Caracol, e a esticadinha até a cidade vizinha sempre vale a pena.

Mas, como dizíamos, a cada passeio três bondinhos saem da estação central. A primeira parada é a Estação Animal, que conta com uma trilha ecológica com 210 metros de extensão. Lá, o visitante conhece árvores nativas e aprendem um pouco mais sobre os animais da fauna da região.

Outra atração desta Estação Animal é o espaço “Esculturas que Falam”, onde os visitantes interagem com pequenas esculturas de madeira, fazendo com que elas reproduzam o som de determinados animais. Certamente uma diversão para os pequenos, não é mesmo?

16. Pizzarias Temáticas – Toca da Bruxa e Hector

pizzaria hector gramado

Gramado e Canela oferecem muitas opções gastronômicas, mas quando a fome bater entre as crianças em Gramado, a dica é ir a alguma pizzaria temática da cidade.

Uma das mais conhecidas é a Toca da Bruxa – que, como o nome sugere, é decorada de maneira encantadora com motivos de bruxas.

Mas uma pizzaria em especial ganhou rápido o gosto dos turistas. Inaugurada em 2019, a Hector é ambientada na saga Harry Potter.

O ambiente conta com livros com feitiços, poções, varinhas e criaturas mágicas, tudo muito similar a uma escola de magia presente nos filmes da saga.

É claro que seus filhos vão amar!

Onde Comprar os Ingressos para Gramado com Desconto?

Viu todos os detalhes e decidiu quais passeios irá fazer? Agora é a hora de garantir seus tickets com um preço diferenciado.

Para garantir os seus passeios com o melhor preço, recomendamos a Brocker Turismo. A maior e mais confiável agência de Gramado e Canela.

Você economiza nos ingressos e tem a garantia de não dar chance pro erro de cair em uma fraude.

Além de contar com toda a assistência de um time preparado e que conhece a região a fundo.

Atenção: Reserve seus ingressos com antecedência para não correr o risco de ficar sem entrada para os dias da sua viagem.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – e economize MUITO em sua viagem.

O que é recomendado para crianças de 3 anos?

As crianças de 3 anos podem aproveitar Gramado curtindo as fábricas de chocolate, os museus interativos, como o Mundo a Vapor, e o playground da Rua Coberta.

O que é recomendado para crianças de 2 anos?

As crianças de 2 anos podem aproveitar Gramado desde a Rua Coberta, até o Mini Mundo, Parque Florybal e Vale dos Dinossauros.

O que fazer com bebê em Gramado?

Quem tiver um bebê e viajar a Gramado encontrará diversos passeios mais amenos, como caminhar pelo centro da cidade, conhecer a Rua Torta, as igrejas e praças, e descansar na Rua Coberta.

Onde comer em Gramado com crianças?

Há diversos lugares para levar as crianças para comer, sem que elas fiquem entediadas, que são os restaurantes e lanchonetes das atrações mais interativas, como o Mini Mundo, Hollywood Dream Cars, Harley Motor Show, Mundo de Chocolate, Reino do Chocolate e os cafés coloniais e sorveterias de Gramado.

Descubra como Economizar Até 50% em mais de 213 Estabelecimentos de Gramado e Canela