Para aproveitar a infraestrutura que Gramado tem a oferecer, tudo o que você precisa é de um pouco de tempo para pesquisar.

A cidade conta com tantas atividades e atrações turísticas o ano inteiro que fica difícil escolher qual é o melhor período para viajar por lá.

Entretanto, se tem algo que a cidade também oferece como diferencial, se é que ela precisa disso em meio a tudo o que já tem disponível, é a sua agenda de eventos, que abrange os mais diversos setores do mercado de consumo.

Ou seja, você tem eventos para conhecer e se aprofundar em algum assunto que seja de seu interesse, ou até mesmo fechar negócios. A cidade recebe dezenas de eventos todos os anos, o que resulta em milhares de turistas.

Não é à-toa que Gramado é um dos destinos mais queridos para quem quer conhecer o sul do país, assim como aproveitar suas raízes gaúchas e sua gastronomia que mistura ingredientes locais com o lado europeu.

Para te ajudar a escolher a melhor época para viajar, separamos uma lista para você conhecer os 12 melhores eventos em Gramado e curtir ainda mais a cidade.

Quais são os Melhores Eventos em Gramado?

Confira os 12 destaques da cidade.

SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado (maio)

O Salão Internacional do Couro e do Calçado, ou SICC, é um dos eventos mais respeitados e procurados de Gramado, pois recebe pessoas do mundo inteiro, que encontram na cidade um único ponto para visitar.

Há lançamentos e trabalhos feitos em couro e calçado, como o nome diz, e ele recebe tendências internacionais, o que é a mistura perfeita para quem trabalha com o material ou tem interesse na área.

Além disso, por ocorrer no mês de maio, tem o frio do meio do outono como distração para aproveitar a cidade e conhecer um pouco mais sobre a sua beleza e atrações turísticas, principalmente em suas noites.

Festival de Cinema de Gramado (agosto)

O Festival de Cinema de Gramado é o maior do segmento na América Latina, pois, além de receber dezenas de produções nacionais, também apresenta filmes de países da América do Sul e da Europa, em sua grande maioria.

Por isso, como ocorre em um dos meses mais frios do ano, a cidade fica aberta a este evento como o seu principal chamariz. Artistas do cinema passam pelo tapete vermelho no Palácio dos Festivais, enquanto o frio está abaixo de 10 °C.

Esta é a época perfeita para visitar a cidade, passear pelo centro junto das estrelas do cinema nacional, e aproveitar para tomar um vinho, seja em uma cantina ou conhecendo uma das vinícolas da região.

Festival de Cinema de Gramado

Festival de Cinema de Gramado

Feira do Livro de Gramado (julho)

Tradicional e chamativa por sua importância cultural, a Feira do Livro de Gramado ocorre no mês mais frio do ano, julho, quando a cidade está de portas abertas para turistas que querem conhecer seus diversos pontos turísticos.

Assim, o evento literário reúne desde o público tradicional até os visitantes que gostam de conhecer os lançamentos de livros, ou ainda ter a oportunidade de encontrar seu escritor favorito.

Além disso, a Feira do Livro conta com shows e apresentações culturais, como danças e teatro, o que torna o evento uma oportunidade perfeita para conhecer mais sobre a cidade e seus moradores.

X-Treme Run (outubro)

Para quem gosta de adrenalina, o X-Treme Run é um evento que sacode a poeira e atrai esportistas de todo o país para competir nesta corrida repleta de desafios.

Como acontece em outubro, a cidade de Gramado está no meio da primavera, com as noites frias e os dias quentes que atraem pessoas de todo o país para admirar tanto a competição quanto a região.

Se você é do tipo que adora correr e tem preparo físico para isso, que tal sair do lado de espectador e curtir o evento como um de seus corredores?

X-Treme Run

X-Treme Run

Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado (setembro)

Se a região inteira da Serra Gaúcha já é reconhecida por sua qualidade gastronômica, com certeza Gramado faz parte desse circuito, que já atrai milhares de pessoas todos os anos para experimentá-la.

São pratos típicos alemães, italianos, focados na culinária gaúcha e até mesmo doces romenos, como os apfelstrudels. Vale a pena experimentar cada um.

Quando o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado ocorre, no mês de setembro, a cidade recebe uma quantidade ainda maior de chefs e pratos típicos, os quais são apresentados ao público.

A cidade para, mas os turistas agradecem.

Volta ao Lago Negro (setembro)

O Lago Negro é simplesmente um dos pontos turísticos mais interessantes e belos da cidade. Ele foi criado na década de 40, por conta de um incidente trágico, mas nasceu ali a beleza do respeito do homem pela natureza.

Em seu entorno, no mês de setembro, ocorre a Volta ao Lago Negro, uma corrida que atrai dezenas de pessoas porque é admirável ficar por ali e torcer por alguém com o parque ao fundo.

Por outro lado, participar desse evento pode interessar os turistas mais corajosos. Você fica de qual lado?

Volta ao Lago Negro

Volta ao Lago Negro

Natal Luz (de outubro a janeiro)

Este é um dos eventos mais procurados tanto de Gramado, quanto da região sul inteira do país. Pois, além de muito bem estruturado, sua duração chega aos 80 dias, começando em outubro e terminando em janeiro.

Durante o Natal Luz, você vai encontrar um show de luzes aqui, um desfile de Natal ali, shows e atrações infantis e muita decoração, que deixa a cidade ainda mais atraente.

Caso você tenha dúvida do que fazer em Gramado no Natal Luz, saiba que a cidade conta com uma lista imensa de atividades. É um evento em Gramado interessante para toda a família.

Carnaval (fevereiro ou março)

Muitas pessoas pensam que Gramado é uma cidade que é boa para ser visitada no frio, mas é claro que o verão por lá é tão bom quanto. O que ninguém espera é que a cidade seja reconhecida por seu carnaval.

Gramado conta simplesmente com o maior carnaval de salão do mundo. Tendo em vista o tamanho desse evento em outras cidades brasileiras, é um feito e tanto.

Além disso, há bloquinhos nas ruas para animar a galera mais festeira, que curte aproveitar as músicas dançando e se divertindo fantasiada ou não. Esse é um dos eventos em Gramado que são indispensáveis.

Carnaval de salão em gramado

Carnaval de salão em gramado

Festa da Colônia (abril ou maio)

A importância que as cidades gaúchas dão para sua colonização é muito grande, sobretudo quando descendentes dos imigrantes fazem parte da cidade até hoje. Em Gramado não é diferente.

A Festa da Colônia é um evento que ocorre em abril ou maio, e que reúne diversas danças, músicas, peças, desfiles e culinárias típicas, o que no caso é dos alemães e dos italianos, em descendência majoritária em Gramado.

Se você pretende viajar para lá nesse período, certifique-se de qual será a semana exata em que ele ocorrerá, pois, será mais uma chance para você conhecer as raízes da cidade e degustar pratos deliciosos.

Festival de Turismo de Gramado (de outubro a janeiro)

Gramado já ganhou diversos prêmios como o melhor destino ou o mais interessante a ser visitado no Brasil. Não é à-toa que a cidade reúne tantos turistas, até mesmo de outras nacionalidades, durante o ano inteiro.

Para celebrar a importância de seu lado turístico, o Festival de Turismo de Gramado, que ocorre entre os meses nos quais há o Natal Luz na cidade, ou seja, entre outubro e janeiro, é uma atração à parte.

Você conhece diversos outros destinos, se aprofunda na região da Serra Gaúcha e tem a oportunidade de conhecer passeios muitas vezes desconhecidos pela grande maioria.

Festival de Turismo de Gramado

Festival de Turismo de Gramado

Noite dos Namorados (junho)

Durante a Noite dos Namorados, Gramado fica simplesmente irresistível. Esse é um evento que ocorre na data mais romântica do ano, em junho, e que atrai turistas que querem aproveitar ainda mais a cidade.

São restaurantes que oferecem uma programação diferenciada para os casais, os quais já encontram atrações bastante românticas, como é o caso do Jardim do Amor.

Assim, além da gastronomia, você pode aproveitar a cidade para conhecer seus passeios com outro olhar, uma forma intimista e, em consequência, ainda mais apaixonante.

Páscoa em Gramado (março ou abril)

É claro que, para uma cidade na qual há tanta excelência em chocolate, com fábricas que já chamam a atenção por suas estruturas e pela variedade de produtos, a Páscoa é um dos eventos em Gramado que funcionam como uma atração à parte.

A cidade fica toda enfeitada, com os coloridos decorando desde sua entrada até suas praças, parques, restaurantes e calçadas. Assim, o aroma do cacau processado e transformado parece alcançar a todos que estão por lá.

Para tornar a visita ainda mais agradável, as fábricas de chocolate de Gramado oferecem diversos produtos exclusivos da época, com seus aromas, sabores e texturas ainda mais especiais.

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Vai passear pela Serra Gaúcha e quer economizar nos passeios?

A TourOn é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades, 100% confiável.

Além de oferecer centenas de atrações diferentes, ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios de Gramado – podendo ser pagos em até 12x.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos para alguns locais da cidade.

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 21 de setembro de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.