Home » Onde comer em Gramado? » Doces do Rio Grande do Sul

Doces do Rio Grande do Sul: 6 delícias para você provar

Está no Rio Grande do Sul e quer provar algo além do típico churrasco e dos vinhos? Pois saiba que o estado também conta com doces típicos deliciosos! 

Não se preocupe! Não precisa pesquisar nada mais sobre quais são os doces mais típicos. Preparei uma seleção bem completa para guiar suas experiências gastronômicas na capital e na serra.

Economize em Gramado
Prime Gourmet Club
INGRESSOS E REFEIÇÕES COM 50% DE DESCONTO. Você paga 1 e leva 2.
PORQUE USAR:
  • Válido nos principais restaurantes e atrações de Gramado e Canela
  • Use o cupom MALAPRONTA e ganhe R$10 de desconto
  • Você compra tudo com 50% de desconto
Economize em Gramado
Sua Viagem 50% Mais Barata! Use o cupom MALAPRONTA.

6 dos melhores doces típicos do Rio Grande do Sul

Cuca

Se você for ao Rio Grande do Sul, não pode deixar de provar um dos doces mais famosos do local!

Aliás, tão famoso que mesmo em São Paulo e outros estados já é normal encontrá-lo nas padarias. Mas, confesso que nunca são tão bons quanto a verdadeira cuca gaúcha!

O que é uma cuca?

A cuca é um tipo de bolo trazido por imigrantes alemães para o Brasil.

Apesar de termos falado que é um bolo alemão, não é um bolo muito convencional. Ela possui um formato mais achatado, uma cobertura inconfundível por causa de sua doçura e crocância e a textura é bem diferente de um bolo!

Como e quando comer?

Alguns dos sabores mais tradicionais da cuca gaúcha são uva, goiabada, leite condensado e chocolate.

Nossa recomendação: prove desse doce delicioso em uma refeição colonial ou no famoso lanche da tarde dos gaúchos. Com um bom leite ou chocolate quente, uma chuvinha leve e o frio típico do sul, não tem como não se apaixonar.

doce cuca
Créditos: Antonello! (Flickr)

Arroz doce

O arroz doce pode ser requisitado não apenas pelos gaúchos, mas por outras regiões do Brasil. Acontece que ele é bastante popular.

No entanto, o prato é muito marcante para os gaúchos principalmente considerando o valor que o Rio Grande do Sul atribui às culturas dos imigrantes.

Um doce com muita história

Curiosamente, o arroz doce foi trazido para o Brasil pelos portugueses. Contudo, ele não nasceu em Portugal.

As origens do arroz doce parecem estar na Ásia, e embora não se saiba com certeza é provável que a receita tenha se originado na Pérsia, onde o arroz cozido em leite era adoçado com mel e aromatizado com especiarias. 

O que vemos aqui é que um dos mais tradicionais doces gaúchos tem uma história relativamente longa. Além disso, quando a história passou por Portugal, ganhou um ingrediente muito valorizado pela gastronomia gaúcha: a canela.

O arroz com toque do Sul

Por fim, algo que torna o doce do Rio Grande do Sul singular é o preparo com leite de vaca. Em outras regiões do país, ele é preparado com leite de coco. Portanto, o sabor é diferente.

Assim sendo, ainda que já tenha provado o sabor nordestino, dê uma chance para a versão gaúcha. Garantimos que os toques que demos à nossa versão a deixaram deliciosa.

Sagu

Até aqui falamos bastante sobre o impacto da imigração europeia na América Latina. No entanto, vale ressaltar que nem todos os deliciosos pratos que fazem parte da gastronomia do Rio Grande do Sul foram importados de outros países.

A história do sagu de vinho é um exemplo claro da originalidade e criatividade dos sabores gaúchos.

O sagu de vinho é dos gaúchos!

Essa receita é nossa, apesar de a mistura de mandioca com vinho ser de autoria de dois imigrantes alemães! Assim, para provar do delicioso sabor das bolinhas cozidas com vinho, é bom estar no Rio Grande do Sul!

Esse prato tem uma textura de creme e é muito docinho. Trata-se de uma ótima sobremesa para provar depois de um churrasco gaúcho.

Ah, e não se esqueça de pedir o seu creme de baunilha, geralmente é servido em cima da taça.

sagu
Créditos: Rodrigo Gressler (Flickr)

Ambrosia

Entre os doces típicos do Rio Grande do Sul, não poderia deixar de citar a ambrosia.

A história do manjar dos deuses dos gaúchos

Feita com doce de leite e ovos, a história da ambrosia nos leva para a Grécia Antiga. Aparentemente, esse doce era considerado uma espécie de “manjar dos deuses”, pois dava  imortalidade a quem comia dele.

Da Grécia, vamos para Portugal e, de Portugal, para o Rio Grande do Sul por meio da história da imigração.

Não podemos garantir imortalidade, mas garantimos muito prazer para quem prova o prato. É um dos doces mais valorizados do Estado, geralmente servido como sobremesa.

Novamente, se tiver a chance de provar um churrasco do Rio Grande do Sul, escolha a ambrosia como sobremesa. A combinação cai super bem!

Chimia

A gastronomia gaúcha é influenciada pela culinária dos imigrantes. O termo “chimia” deriva de “Schmier” alemão, e esse doce é uma representação perfeita do significado desse termo, pois é um prato bem cremoso.

De modo geral, o sabor e a textura da chimia lembram uma geleia. Esse é um carro chefe do lanche da tarde gaúcho. Sem chimia na mesa de uma vovó gaúcha, algo fica faltando.

Se você estiver fazendo uma viagem rápida por Porto Alegre ou pela serra gaúcha, é possível comprar o doce para levar para casa.

Enquanto a maioria das delícias gaúchas é feita para ser apreciada na hora, a chimia é embalada, o que significa que você pode saboreá-la quando quiser, inclusive, quando voltar de viagem.

chimia
Créditos: Feijão com Vegemite (blog)

Cueca virada

Por fim, eu não poderia deixar de citar a deliciosa cueca virada! É um doce trazido para o Rio Grande do Sul pelos imigrantes portugueses, cujo sabor vai muito bem com uma bebida quentinha. Talvez um leite quente?

A massa crocante e polvilhada com açúcar desse prato faz muito sucesso como um dos doces típicos do Rio Grande e vale a pena experimentar.

Onde comer doces típicos do Rio Grande do Sul na Serra Gaúcha?

Se tiver a chance de passear pela serra, recomendo uma refeição colonial no Gramado Café Colonial, em que poderá provar muitas receitas da gastronomia alemã.

Além disso, não deixe de provar o sabor das cucas do Filó Café no Vale dos Vinhedos e as delícias doces da Casa da Velha Bruxa em Gramado.

Quer Economizar nos Principais Restaurantes e Passeios da Cidade?

Com o Prime Gourmet, você consegue – de forma fácil e rápida.

O Prime Gourmet é um aplicativo de celular, que fez parceria com centenas de restaurantes e passeios da cidade para te oferecer apenas o melhor.

Basicamente funciona assim: A cada prato / ingresso comprado, você ganha outro (de igual ou menor valor). Ou seja, facilmente, você economiza 50% do custo que teria comprando tudo separadamente.

É uma excelente opção para quem está viajando em casal.

Atenção: Para ficar ainda melhor, os leitores do Mala Pronta Gramado ganham R$10 de desconto na aquisição com o cupom MALAPRONTA.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada com o cupom MALAPRONTA – e economize MUITO em sua viagem.

Rafael Querido
Rafael Querido

31 anos, esposo da Lenise e pai do Josué. Estive em Gramado por 3x (viagem em casal, com filho e à trabalho) e desde 2020, criei o MPG para ajudar turistas a conhecerem a região e aproveitar tudo sobre a cidade. Orgulhosamente, posso dizer que já recebemos mais de 7 milhões de acessos aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Indo para Gramado?

Além dos conteúdos aqui, criamos conteúdos exclusivos no Instagram de até 60 segundos.

Se organize com rapidez e agilidade.

Quer receber o melhor conteúdo no Instagram?