dados numeros e estasticas sobre gramado

Dados sobre o Turismo em Gramado: Números e Estatísticas

A cidade de Gramado é uma das cidades preferidas dos turistas brasileiros. Situada no estado do Rio Grande do Sul, na chamada Serra Gaúcha, ela conta com cerca de 36,500 habitantes, segundos dados do IBGE.

Conhecida pela sua influência de colonos alemães do século XIX, oferece diversas lojas de artesanato, chocolaterias e um dos principais festivais de cinema do Brasil.

O Museus Medieval em Gramado, a Avenida Borges de Medeiros em Gramado, o SnowLand e o Minimundo, são as atrações mais conhecidas e também mais procuradas da cidade.

natal luz gramado programacao
A cidade de Gramado é uma das cidades preferidas dos turistas brasileiros. Situada no estado do Rio Grande do Sul, na chamada Serra Gaúcha, ela conta com cerca de 36,500 habitantes, segundos dados do IBGE.

Conhecida pela sua influência de colonos alemães do século XIX, oferece diversas lojas de artesanato, chocolaterias e um dos principais festivais de cinema do Brasil.

O Museus Medieval em Gramado, a Avenida Borges de Medeiros em Gramado, o SnowLand e o Minimundo, são as atrações mais conhecidas e também mais procuradas da cidade.

Fontes: IBGE e Prefeitura de Gramado

Top 5 cidades brasileiras mais procuradas por turistas

Segundo uma pesquisa realizada no ano de 2019 pelo Ministério de Turismo, estas são as cinco cidades mais procuradas por turistas brasileiros nos meses de junho e julho:

Ainda aparecem no Top 10 Porto Seguro, Ipojuca, São Paulo, Salvador e Campos do Jordão. A pesquisa foi realizada entre duas mil agências de turismo espalhadas pelo Brasil.

Fonte: Ministério do Turismo

1.
Fortaleza

2.
Maceió

3.
Natal

Find a space that suits you and your work.

4.
Gramado

5.
Rio de Janeiro

economia local gramado

Economia local de Gramado

O turismo na cidade gera mais de R$ 1,5 bilhão anualmente para a economia local, o que significa cerca de 86% do Produto Interno Bruto (PIB).

As empresas também aquecem a economia municipal, com destaque para as mais de 100 empresas no setor de móveis, 19 fábricas de chocolate, além de malharias e construção civil, que também é considerada uma das mais rentáveis de Gramado.

Outro destaque fica por conta da agroindústria, sendo uma fonte importante de emprego para imigrantes italianos e alemães, em sua maioria. Entre as principais produções, estão o mel, a geleia, vinho, queijo e pães.

Fontes: Pioneiro e Prefeitura de Gramado

1,5 Bilhão para economia local
19 fábricas de chocolate
+100 empresas setor de móveis

Visitantes de Gramado

Gramado recebe cerca de 6,5 milhões de turistas ao ano, com maior fluxo de turistas durante os meses de maio e agosto, meses do inverno brasileiro, e no Natal.

A Serra Gaúcha recebe milhares de turistas anualmente, mas não são apenas Gramado e Canela que recebem visitantes. A Serra é dividida em três regiões: Região Gaúcha e Cânions, Região Alemã e Região Italiana.

A Região Gaúcha conta com as cidades Bom Jesus, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes, além dos cânions do Itaimbezinho, Fortaleza e Malacara. É a região da cultura do gaúcho, formada da miscigenação da fronteira com a Argentina e o Uruguai.

A Região Alemã conta com Gramado e Canela, as principais cidades turísticas da Serra Gaúcha. Conta com influência muito forte dos imigrantes que vieram do norte da Alemanha.

E a Região Italiana conta com as cidades Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi e Caxias do Sul, caracterizada pela imigração italiana da região do Vêneto. A região é famosa pela produção do vinho, além da gastronomia, especialmente, massas.

Fontes: Pioneiro e Wine Locais.

Rede Hoteleira

Gramado continua em plena expansão. A cidade continua recebendo novos hotéis e pousadas, totalizando mais de 200 unidades por toda a cidade, além dos luxuosos spas.

A cidade conta hoje com 27 mil leitos entre hotéis e pousadas, um aumento significativo em apenas 6 anos (de 2013 a 2019), que contava com cerca de 11,5 mil leitos.

A taxa de ocupação dos hotéis e pousadas de Gramado ultrapassam os 90% em três períodos do ano, durante a Páscoa, no famoso Festival de Cinema de Gramado e no Natal Luz.

O Feriado de Páscoa inicia na quinta-feira e se estende até o domingo de Páscoa, onde a cidade conta com diversas atrações e festividades, sobretudo, com chocolates. A Taxa de ocupação passa dos 90%.

O Festival de Cinema de Gramado é um dos eventos culturais mais importantes do Brasil. Realizado durante o mês de agosto, a cidade recebe grande número de turistas e a taxa de ocupação também é alta.

E o Natal Luz de Gramado, durante todo o mês de dezembro, é a época do ano que a cidade recebe mais turistas, chegando aos 100% da taxa de ocupação. Muitos turistas procuram hospedagem em cidades vizinhas, como Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula.

Fontes: Jornal do Comércio e Viva Gramado

Perfil Viajante

Gramado é uma cidade que chama muita atenção nos períodos de Páscoa, Dia dos Namorados, em agosto no Festival de Cinema e também no Natal, o maior destaque da cidade.

Porém, a cidade da Serra Gaúcha oferece festivais e atrações durante o ano todo, como o Gramado in Concert e o Carnaval, em fevereiro, Chocofest e a Festa da Colônia entre abril e maio.

A cidade conta também com Amor Gramado e Estação Gramado, dos meses de maio a julho, e o Festival de Cultura a Gastronomia, durante o mês de setembro.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Turismo, através da Central de Informações Turísticas, 43% dos visitantes de Gramado são gaúchos, 36% catarinenses, 9% paranaenses e 7% paulistas.

Público

59% eram casais, 16% famílias com crianças, 14% viagem com amigos e 9% famílias com jovens.

Idade

A média de idade de viajantes em Gramado são de jovens, 49% de pessoas entre 25 e 34 anos e 30% de 35 a 44 anos.

Locomoção

88% preferiram viajar para a cidade com o próprio carro, 6,4% através de automóveis alugados e 6,4% a pé.

Hospedagem

84% do público preferiu se hospedar em hotéis. A média de permanência na cidade é de 3 a 4 dias. 58% do público viajou para a cidade em feriados.

R$

Um viajante econômico, gasta em torno de 128 reais por dia em Gramado. Os que optam por mais conforto, aproximadamente 330 reais por dia e, no padrão luxo, cerca de 750 reais.

Fonte: CVC e Portal Gramado News

Antes de viajar, dê uma olhada na temperatura de Gramado de acordo com cada época do ano, para ficar mais fácil de organizar suas malas.

Este conteúdo foi útil?

Compartilhe!