Muitas atrações de Gramado se tornaram icônicas porque representam mais do que os produtos comercializados, e sim integrantes da história da cidade. Não é à-toa que a Fábrica e Loja de Cristais de Gramado está no topo dessa lista.

Com quase 20 anos de tradição, a história desse lugar começou, na verdade, na Itália, com um método de manuseio de cristais que ultrapassa os 1000 anos.

Assim, todo viajante que queira saber mais da cidade e de suas origens italianas precisa conhecer este lugar, cuja estrutura está preparada não só para contar histórias, mas também para demonstrar como os vidros são manuseados.

Quando estiver em Gramado, passe por aqui com a certeza de que vai sair do passeio com muita história para contar. Para te ajudar com isso, fizemos esta análise para te contar se a Fábrica e Loja de Cristais de Gramado vale a pena a visita.

Localização

🚗 Onde Fica

Cristais de Gramado fica na rodovia RS 115, km 36.

O horário de funcionamento é das 08:30 às 17:30 horas, todos os dias

📍 Lugares Próximos

  • Zoológico de Gramado (1,5 km);
  • Lago Negro (5,1 km);
  • Mina de Gramado (8,4 km)

O que é e como funciona?

Este é um lugar simplesmente imperdível, apesar de à primeira vista representar apenas o que seu título sugere: uma fábrica e uma loja. Mas os Cristais de Gramado são icônicos porque, além de belíssimos, trazem uma cultura milenar à cidade.

De origem italiana, a fábrica se instalou na cidade e ofereceu esta visita desde 2002, quando abriu as portas para quem quisesse conhecer melhor a produção de cristais de forma manual, com os mestres vidraceiros atuando diariamente na produção de peças cada vez mais bem trabalhadas.

A técnica surgiu na Ilha de Murano, em Veneza, na Itália, há cerca de 1000 anos.

Através do sopro e do manuseio repleto de técnica e cuidado, os formatos ganham vida à medida que, em poucos minutos, você tem uma matéria-prima transformada em mais que um produto, uma obra de arte.

Pode parecer exagero, mas acredite: assim que você conhecer este passeio, vai entender a perfeição aplicada aqui.

O que esperar e como aproveitar melhor?

Os artesãos moldam os vidros de forma tão natural que parece mais uma bem orquestrada peça teatral. Mas tudo o que você observar é real.

O acesso é para a fábrica, na qual você verá a produção, e também à loja, repleta de objetos chamativos, os famosos Cristais de Gramado.

Para aproveitar muito bem, siga o itinerário preparado por eles, o qual conta com o tempo certo para você viver esta experiência de fato.

Como visitar a Cristais de Gramado?

O primeiro passo para visitar a Cristais de Gramado e conhecer todo o trajeto é começar pela fábrica, a qual é aberta ao público e onde você verá ao vivo o processo de produção.

Em seguida, conquistado pela técnica milenar, você vai embarcar em uma divertida experiência pelo restante da fábrica, chegando à loja. Vai conhecer os hábitos e roupas de Veneza e, quem sabe, até mesmo tirar uma foto com as famosas máscaras do carnaval de lá.

Outro processo que você poderá observar é a criação de miniaturas em vidro, as quais são feitas na sua frente e, em seguida, disponibilizadas para compra. Nenhuma é igual à outra, pois o processo é artesanal, sendo este o principal encanto de assistir tudo tão de perto.

Ainda na fábrica, o processo de lapidação chama a atenção por apresentar a técnica minuciosa dos profissionais da área, que transformam o vidro em seus respectivos formatos, com entalhes e cortes únicos em outro processo artesanal.

Após observar boa parte da produção, você terá a oportunidade, em seguida, de personalizar uma peça do jeito que você quiser, com os entalhes e pinturas que lhe serão únicos. Sairá dali com uma peça sem igual no mundo.

Dentro do mesmo passeio, você poderá conhecer uma loja de joias com 24.000 exemplares, todos feitos ali, além de observar um processo de criação por impressora 3D, algo recente na Cristais de Gramado, culminando na grande loja que vai te chamar a atenção pela quantidade de peças.

confeccionando uma peçaOnde fica e qual é o horário de funcionamento?

Este passeio fica próximo a outros museus, como o Museu Ferroviário, e do Zoológico de Gramado também. Por isso, é recomendável que você faça seu itinerário na região na qual está localizado, assim você consegue aproveitar mais seu tempo.

Ele está na rodovia RS 115, km 36, dentro do município de Gramado.

Seu horário de funcionamento é das 08:30 às 17:30 horas, todos os dias. Apesar de ser uma fábrica e uma loja, o que teoricamente não atrairia muita gente, é justamente o contrário: este lugar é muito famoso e procurado porque representa muito bem a cidade.

A entrada é gratuita, então talvez seja necessário você agendar a sua visita, principalmente se estiver em mais pessoas.

Ah, uma dica: se estiver com o Bus Tour, essa é uma das paradas!

Cristais de Gramado vale a pena mesmo? Conheça os Prós e Contras

Muita gente pode viajar com o intuito de conhecer a natureza gaúcha e os diversos pontos turísticos e culturais de suas cidades, mas acaba deixando de lado os museus por achar que os passeios serão estagnados.

Esse é um erro comum…

Gramado oferece diversos museus interativos, e a Fábrica e Loja de Cristais de Gramado é um deles, pois acaba sendo mais que um lugar de produção de vidros e afins. A história da cidade está contada ali, assim como a da técnica aplicada, vinda diretamente da Itália.

Por outro lado, se você não curte passar algumas horas dentro de um local fechado, com a possibilidade de aprender um ofício tão antigo, talvez este passeio não seja tão interessante.

Veredito

Pode parecer um passeio bastante específico, que tem seu público, mas acredite: você vai se surpreender com a Fábrica e Loja de Cristais de Gramado.

Como o próprio nome diz, é uma fábrica que traz um método milenar, o que será feito na sua frente, enquanto as peças são produzidas. Há, inclusive, uma oficina que te mostrará como fazer uma miniatura.

Ou seja, é o tipo de lugar que você mergulha e acaba se divertindo mais do que o esperado.

Além disso, a história da cultura italiana é revisitada, então é bem provável que você se envolva, porque tudo o que a cidade tem traz consigo essa parte de sua colonização. E dos cristais, consequentemente.

É uma das opções de diversão “diferentes” que a cidade oferece. Mas, se você quer conhecer os mínimos detalhes, o passeio é bastante recomendado.

Quais são as atrações mais próximas da Fábrica e Loja de Cristais de Gramado?

As atrações próximas, são: Zoológico de Gramado (1,5 km); Lago Negro (5,1 km); Mina de Gramado (8,4 km).

Quais são os hotéis mais próximos da Fábrica e Loja de Cristais de Gramado?

As opções mais próximas, são: Pousada Rissi (1,5 km); Pousada Boschetti (0,4 km); Pousada Recanto da Natureza (1,8 km).

Quais são os restaurantes mais próximos da Fábrica e Loja de Cristais de Gramado?

Os restaurantes que estão próximos, são: Pizzaria Di Mangiarex (0,4 km); Restaurante Casa Figueira (3,5 km); PUG Burger (1,1 km).

Rafael

Rafael

Cristão. Amo videogames, boas séries medievais e claro, tirar um tempo para viajar! :-)

cidade-de-gramado

Quer Economizar Muito em Gramado?

A Tchê Ofertas oferece centenas de cupons de desconto para aproveitar as Melhores Atrações e Restaurantes com Preços Excelentes.

Aproveite por tempo limitado. Clique no botão abaixo agora.