Como economizar em Gramado

Como Economizar em Gramado: 12 dicas práticas para gastar BEM menos!

Compre seus Ingressos
Só Ingressos
Referência em turismo e receptivo na Serra Gaúcha, com dezenas de atividades
PONTOS POSITIVOS:
  • Parcelamento para parques e jantares em até 10x sem juros
  • Antecipe seus ingressos, economize e evite perder tempo com filas gigantes!
Só Ingressos
Leitores do nosso site tem descontos!

Sendo um dos destinos mais procurados pelos turistas no Brasil, viajar para Gramado é o sonho de muitas pessoas. Porém, muitas vezes esse passeio dá a impressão de ser muito caro ou inacessível.

Apesar disso, saiba que é possível sim viajar para Gramado economizando. E, o melhor, sem perder nenhuma das experiências únicas que a cidade oferece!

Com isso em mente, preparamos este guia completo com ótimas dicas de como economizar em Gramado, para você aproveitar tudo o que quiser sem fugir do orçamento.

São dicas para quem está querendo aproveitar as férias com a família, viajar com o/a cônjuge para comemorar, ou mesmo curtir um momento consigo mesmo na região do vale dos vinhedos.

Anote as dicas que achar mais importante, estude as opções e marque mais esse ponto turístico no seu mapa de viagens!

Você já tem viagem marcada para Gramado?

Sim

Não

Conheça Gramado e a Serra Gaúcha

Cada dica mostrada abaixo te ajudarão a conhecer a cidade de Gramado e a região da Serra Gaúcha gastando pouco e sem perder o que de melhor o destino oferece.

Você precisará de tempo para fazer pesquisa de preços, principalmente pelos descontos em passagem e hospedagem. Mas saiba que, depois de todo esse trabalho, valerá a pena realizar o sonho de viajar com a família e amigos pela Serra Gaúcha.

Para começar: a alta temporada é MUITO mais cara que o normal.

1. Planeje sua viagem

Primeiramente, a principal dica na hora de qualquer viagem é fazer um bom planejamento, pesquisa e organização. Para a cidade de Gramado, não é diferente.

Para isso, tenha em mente qual o seu orçamento e o que deseja experimentar durante os passeios. Anote tudo e mantenha sob controle os gastos esperados, principalmente os inevitáveis como hospedagem, alimentação e transporte.

Outros gastos como passeios em parques e atrações turísticas, refeições em lugares específicos, presentes que pretende comprar para você e como lembrancinha para outras pessoas também devem ser calculados e colocados no plano.

Compare os valores com o que você está disposto a gastar e lembre-se de manter uma faixa de erro. Isso é importante não só para conseguir lidar com quaisquer imprevistos, mas também para gastar um pouco mais com algum mimo no final da viagem, caso sobre uma grana.

Além disso, vale ressaltar que Gramado não possui aeroporto próprio. Por isso, é preciso pegar um avião até Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e então ir para Gramado. A viagem entre as duas cidades não é longa ou cansativa, durando cerca de duas horas.

planejando a viagem

2. Compre passagens com antecedência

Essa já é uma velha estratégia dos apaixonados por viagens, e para Gramado funciona muito bem.

Passagens aéreas compradas em cima da hora são um perigo, pois você fica refém dos preços daquele momento, sem ter o que fazer.

Ao comprar com antecedência as passagens de todos que farão a viagem, é possível economizar muito dinheiro com promoções e os valores praticados em momentos específicos.

Além disso, você pode garantir as poltronas que preferir, tanto para você como também toda a família e amigos, e ter uma garantia maior de que a viagem será ótima desde o início.

3. Viaje fora da alta temporada

Cidades turísticas tendem a ser muito procuradas durante épocas específicas do ano. Essa alta demanda tende a deixar mais caro passagens, hospedagens e outros serviços.

Por isso, buscar esses passeios em outras datas é ideal para quem abre mão das atrações sazonais e economizar no processo.

Na cidade de Gramado, os períodos mais procurados são o mês de dezembro, graças ao Natal Luz, e o meio do ano, principalmente o mês de julho, graças ao inverno que está no seu ápice e a junção com o período de férias escolares.

Se para você esses motivos são dispensáveis, então tudo ótimo! Os períodos de baixa temporada durante o ano são tão bons quanto esses. Além dos preços mais acessíveis, você poderá aproveitar uma cidade mais tranquila.

Por outro lado, se estas atrações são o seu principal objetivo, não tema, tem como aproveitá-las também durante a baixa temporada.

Se quer ter a experiência do famoso frio de gramado, os meses de Junho e Agosto também oferecem temperaturas baixíssimas. E o Natal Luz se inicia na cidade desde o mês de Outubro e fica até depois do ano novo, em Janeiro!

dia de neblina em Gramado

4. Adquira pacotes de viagem

Outra dica valiosa que é muito utilizada pelos viajantes de plantão.

Pacotes de viagem podem te ajudar a economizar muito, principalmente para viagens coletivas, em casal ou com a família. Além disso, é possível garimpar belos descontos, fazendo deles uma opção ainda melhor.

Eles oferecem preços em conta tanto para passagem aérea como para hotéis, e muitos ainda incluem atrações específicas ou passeios turísticos com guias. Ou seja, pacotes de viagem podem te ajudar na economia, no planejamento e ainda entregar muito valor como experiência na serra gaúcha!

Fique de olho nas agências de turismo e lojas online para conseguir as melhores ofertas de pacotes.

Conheça as atrações

Como parte do planejamento da viagem, pesquise bem as atrações disponíveis. Conhecer o que as cidades têm a oferecer é essencial em qualquer passeio.

Isso não só te ajudará a montar um bom roteiro e garantir a diversão de todos, mas também economizar bastante, ao escolher as melhores atrações certas para visitar.

Em Gramado, há uma série de atrações com variadas faixas de preço, inclusive gratuitas, como mostraremos logo mais.

Entre as pagas, existem opções incríveis para todas as idades.

Grupo Dreams

O passaporte do Grupo Dreams permite a você literalmente viver os sonhos, como promete o nome.

Ele garante o acesso a cinco atrações, dentre elas a Harley Motor Show para os apaixonados pelas icônicas motos Harley.

Caso você prefira carros, pode curtir os mais famosos veículos da história no Hollywood Dream Cars ou máquinas poderosas como Ferraris e Porsche no Super Carros.

Para as crianças e quem gosta de dinossauros, é possível visitar o Vale dos Dinossauros. Além disso, bonecos de cera incrivelmente realistas estão em exibição no Dreamland Museu de Cera, com figuras históricas e personagens diversos!

bustour passando por canela
Bus Tour saindo do ponto inicial em Canela

BusTour

Um passeio pela cidade em um ônibus de dois andares que oferece conforto e praticidade.

Com o BusTour você se desloca pela cidade de forma segura e tranquila, podendo descer nos pontos que tiver mais interesse e curtir o momento.

E mais: com o aplicativo da BusTour é possível acompanhar os veículos em tempo real. Como você pode pegar ônibus diferentes, pode curtir o lugar onde está e ir para outro em um próximo veículo!

SnowLand

O SnowLand é um dos mais famosos parques temáticos internos do Brasil, e que dá a você a chance de curtir neve em qualquer época do ano!

Lá é possível ter a experiência da neve de Gramado e praticar esportes diversos e curtir brincadeiras na neve.

Além disso, outros destinos como a Maria Fumaça, Museu do Perfume, a Fábrica de Chocolates Prawer, Reino do Chocolate, o Alpen Park, a Linha Bella, além de museus e parques diversos, oferecem passeios e opções divertidas para curtir.

Mas, atenção!

Devido à pandemia de Covid-19, algumas atrações podem ou não estar disponíveis, e em dias e horários específicos. Lembre-se de sempre conferir com os canais oficiais e de comunicação da cidade e de cada atração para tirar as dúvidas.

snowland

5. Adquira ingressos antecipados

Essa é uma das melhores formas de economizar com as atrações pagas que você não dispensa de jeito nenhum.

Muitos destes lugares permitem que você adquira ingressos antecipados por preços mais baratos que os da bilheteria. É uma bela forma de garantir seu lugar gastando pouco!

6. Aproveite as atrações gratuitas

Claro que o que não falta também na cidade de Gramado e região da Serra Gaúcha são atrações completamente gratuitas para você.

Essas te dão ainda mais opções durante o passeio e tudo sem pagar entradas. Para alcançar algumas, pode ser preciso pagar por transporte. Mas, dadas as várias opções disponíveis hoje, como ônibus urbanos ou os aplicativos de transporte, o custo benefício ainda faz valer a pena.

Gramado oferece uma variedade enorme de locais que você pode visitar com total economia como a Fábrica de Cristais, a Fonte do Amor Eterno e a Catedral de Pedra.

São localidades lindas e interessantes, que não só são carregadas de histórias e significados, mas dão a oportunidade de conhecer a cidade e a história da região e seu povo.

Além, claro, de complementarem a aventura por Gramado.

lago negro em gramado
Vista do Lago Negro

7. Hospedagem fora de Gramado

Uma ótima forma de aproveitar Gramado e a Serra Gaúcha gastando apenas o necessário é se hospedando em outras cidades que não a própria Gramado.

Ótimas opções, e com o preço bem mais em conta, são as cidades de Canela, Nova Petrópolis, Três Coroas e São Francisco de Paula, todas elas cidades da região das Hortênsias.

Estas cidades oferecem hotéis locais como opção de hospedagem mais em conta para quem não dispensa o café da manhã.

E não apenas isso, mas por serem todas na região da Serra Gaúcha e próximas, o trajeto entre elas não levam mais que 10 a 20 minutos.

Isso faz desta dica uma das mais importantes para você que planeja passar um tempo em Gramado.

Apesar da necessidade de deslocamento, o trajeto é curto e é uma ótima forma de observar o caminho e as belezas ao seu redor, revisar o planejamento do dia ou apenas curtir o momento com música ou um bom livro.

Além disso, estas cidades possuem belos atrativos também, baixas temperaturas para quem gosta e formam um ótimo destino turístico.

Três Coroas, por exemplo, além do preço bacana na hospedagem, te dá a oportunidade de visitar o Chagdud Gonpa Khadro Ling, maior Templo Budista Tibetano da América Latina.

Caso você realmente queira ganhar tempo e ficar em Gramado, vale a pena dar uma olhada no guia dos bairros da cidade.

A dica é: evite a Rua Coberta, pois as hospedagens encarecem bastante, é possível encontrar opções com melhor custo-benefício um pouco mais distante.

8. Caminhe pela cidade

Agora vale a pena lembrar que a visita é à cidade de Gramado. Então não se esqueça de aproveitar a cidade!

As ruas de Gramado não cobram ingressos, e é nestes momentos que você pode relaxar e conhecer lugares interessantes, pessoas diferentes e aproveitar o famoso frio de Gramado. Se der a sorte de ver a neve, melhor ainda! Aproveite para brincar um pouco neste evento único para nós, brasileiros.

É agora também que você tem a chance de encontrar ótimas oportunidades de economizar em outras áreas da sua viagem.

9. Compre presentes únicos

Ao passear pela Avenida Borges de Medeiros, a Rua Torta e outras atrações urbanas de Gramado, aproveite para conhecer as lojas e fazer suas compras em lugares diferentes.

Todo tipo de artesanato local e produtos diferentes estarão à sua disposição nos balcões e vitrines. Surpreenda quem ficou em casa com presentes diferentes e interessantes, que trazem um pouco de Gramado consigo.

Há muita lembrancinha tradicional pra levar pra casa.

Restaurante Ita Brasil

10. Encontre restaurantes acessíveis

Fato é que alimentação em cidades turísticas envolve um elevado gasto. Afinal, é a culinária tradicional e famosa do lugar oferecida por quem sabe fazer.

Mas, se você estiver com energia e disposição para caminhar um pouco e, principalmente, deixar de lado os restaurantes famosos e jantares mais caros, pode encontrar belas pérolas.

Vale a pena conhecer os bairros longe do centro e os restaurantes menores, que oferecem comida feita com muito sabor e carinho. Isso te dará a experiência de provar o famoso fondue ou o café colonial por preços mais acessíveis.

Além disso, é possível encontrar vários restaurantes de self-service, buffet livre e fast food na cidade. Apesar de não muito tradicionais, são uma boa opção para economizar, principalmente no final da viagem, ou para garantir um almoço completo para todos do grupo.

Eles são ótimas opções para comer bem e gastar menos.

11. Faça uso de cupons de desconto, ótima forma de como economizar em Gramado e Canela

Os cupons de desconto.

O que seria a vida de um mochileiro sem eles? Aqui a dica é essa: use e abuse dos cupons de desconto!

Seja antes ou durante a viagem, fique de olho em sites de compras coletivas que te mostram cupons de desconto ativos e os disponibiliza para você. Na Serra Gaúcha e Gramado, por serem locais turísticos famosos, existem muitas formas de obter descontos e economizar.

Por mais que separados eles pareçam pouco, ao final da viagem, e o acúmulo de despesas, os 5% ou 10% de cada um representa uma economia enorme. Inclusive nos restaurantes mais tradicionais, localizados na Rua Coberta.

Caso não queira usar nossos cupons, alguns sites de compras coletivas que usamos são o Laçador de Ofertas e o Tchê Ofertas.

Chateau de La Fondue
Com cupons, é possível receber descontos em deliciosos fondues.

12. Construa um roteiro, mas deixe margem para tempo livre

Por fim, além de escolher o destino, ficar de olho no preço da passagem aérea, pesquisar bons hotéis e restaurantes e coletar cupons de descontos, não se esqueça de traçar um roteiro do passeio.

Quando bem construído, ele pode ajudar e muito na economia durante a visita a Gramado.

Ele serve para você traçar as rotas com inteligência e assim fazer melhor uso do transporte, o que ajuda a economizar ainda mais. Será o seu guia pessoal de como economizar em Gramado.

Mas não se esqueça de, principalmente, curtir a viagem! Nada substitui a curiosidade e a vontade de se divertir. Deixe momentos livres para simplesmente conhecer Gramado, tirar fotos e explorar um pouco. São estes momentos que ficarão marcados na memória.

Onde Comprar os Ingressos para Gramado com Desconto?

Viu todos os detalhes e decidiu que o passeio vale a pena? Agora é a hora de garantir seus tickets com um preço diferenciado.

A Brocker Turismo é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências na Serra Gaúcha, 100% confiável.

Além de oferecer centenas de atrações diferentes, ela consegue um preço único e abaixo do mercado para você conhecer os principais passeios de Gramado – podendo ser pagos em até 12x.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos para alguns locais da cidade.

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 8 de maio de 2021.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

cidade-de-gramado

Quer Economizar Muito em Gramado?

A Só Ingressos oferece os ingressos das melhores atrações da Serra Gaúcha.

Garanta descontos e evite filas!