Com uma cidade tão bela como Gramado para explorar, pode ser que você encontre alguns conflitos de agenda, pois há tanto para conhecer que fica difícil se organizar para aproveitar muito bem o tempo.

Quer uma dica? Aproveite o centro da cidade.

Há muitos lugares incríveis ao redor, ou em avenidas e ruas mais afastadas, mas é no centro de Gramado que você vai encontrar excelentes passeios, muitos deles gratuitos, nos quais está a essência da cidade e de toda a Serra Gaúcha.

Aliás, se você precisa de algumas dicas para aproveitar melhor o seu tempo e não atropelar seus passeios, saiba que fizemos um guia completo com 11 opções para acrescentar ao roteiro.

Lista com as Atrações no Centro de Gramado

Separamos as atrações, não por ordem de importância/preferência.

Mas por proximidade entre elas, para facilitar a organização do roteiro.

1. Avenida Borges de Medeiros

avenida borges de medeiros

Esta é a principal avenida da cidade e a mais movimentada também. Nela, estão diversos pontos turísticos, cervejarias, restaurantes, cafeterias e alguns pontos de encontro que valem a pena conferir, como você verá a seguir.

Com a arquitetura de Gramado à disposição de suas mais belas fotos, a Avenida Borges de Medeiros se transforma em um motivo a mais para conferir o centro da cidade. Não perca a oportunidade de se divertir por lá.

Endereço: o próprio, no centro da cidade.

Horário de funcionamento: aberto o tempo inteiro.

2. Palácio dos Festivais

palácio dos festivais em gramado

Este é um dos principais motivos por Gramado ser tão procurada em agosto, pois é quando costuma ocorrer o Festival de Cinema da cidade, o mais importante do país, que atrai produções e artistas nacionais e internacionais.

Localizado na avenida mais famosa da cidade, a programação se estende ao restante do ano, em todas as sextas e sábados, com filmes selecionados para os espectadores que passam por lá. Além disso, é muito bonito para tirar fotos.

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2697.

Horário de funcionamento: sextas, sábados e domingos, das 20:00 às 23:00 horas.

3. Rua Coberta

rua coberta

Outra queridinha de quem vai viajar a Gramado, a Rua Coberta é parada obrigatória, pois oferece uma série de atividades aos turistas que querem curtir o centro e podem ficar por lá tranquilamente.

Trata-se de uma rua de verdade, mas é fechada ao acesso a carros e, assim, permite que você aproveite a região.

Você pode comer em um dos restaurantes, ou passar parte da tarde em um dos cafés e lojas de chocolate. Que tal aproveitar para fazer compras? Há diversas lojas no local. Ou seja, é como se fosse uma galeria.

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2716.

Horário de funcionamento: aberto o tempo inteiro.

4. Igreja São Pedro

igreja de são pedro

A principal igreja da cidade traz consigo duas vantagens: sua história, que é uma excelente forma de conhecer a região, e a localização, também na Avenida Borges de Medeiros.

Foi inspirada no estilo romano de arquitetura e reformada em 1917, do jeito que a deixou como está até hoje.

Com tudo o que representa, é bem provável que você passe por ela enquanto estiver caminhando pelo centro de Gramado. Se quiser, dê um pulo em seu interior, algo que complementa a vista de sua arquitetura, belíssima. Além disso, fica muito bem nas fotos.

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2659.

Horário de funcionamento: segundas, das 18:30 às 20:00 horas; terças, quartas, quintas e sextas, das 07:00 às 20:00 horas; sábados, das 07:00 às 19:00 horas; e domingos, das 08:00 às 20:00 horas.

5. Fonte do Eterno Amor

fonte do amor eterno

A Fonte do Amor Eterno é a responsável por tornar a experiência dos casais em Gramado algo mais romântico, pois, além de ser baseada na Fontana de Trevi, em Roma, ela se tornou referência por ter, em seu entorno, centenas de cadeados com corações apaixonados em papel.

Localizada em um calçadão da cidade, é aqui que você vai encontrar as razões perfeitas para renovar os votos e tornar a vida do casal ainda mais especial. Afinal, quem não se encanta com uma linda história de amor à la Itália?

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2659.

Horário de funcionamento: aberto o tempo inteiro.

6. Praça das Etnias

praça das etnias

Um pouco mais distante, mas ainda no centro de Gramado, a Praça das Etnias reúne bandeiras e construções que homenageiam os colonizadores de Gramado, provindos da Itália e Alemanha, em sua grande maioria.

Além de belíssimas, cada lugar conta uma história diferente.

Outro motivo que faz muitas pessoas se apaixonarem pelo lugar é a oferta de produtos artesanais, que vão dos alimentos aos objetos para a casa, os quais também contam com a influência das famílias imigrantes que vivem na região há décadas.

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1848.

Horário de funcionamento: aberto o tempo inteiro.

7. Casa do Colono

casa do colono

Na mesma Praça das Etnias, existe um lugar ainda mais especial para encontrar o resultado do trabalho artesanal dos imigrantes: a Casa do Colono.

Esta é mais uma construção que faz com que os turistas se aglomerem para conseguir levar para casa embutidos, pães, mel, vinhos e tantas outras guloseimas.

E, se você visitar a praça aos sábados, próximo à Casa do Colono estarão duas feiras, uma de artesanato e outra de comidas típicas, o que torna toda a visita ainda mais interessante.

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, s/n.

Horário de funcionamento: das 09:00 às 17:30 horas.

8. Mini Mundo

maquete no mini mundo

O que uma mistura das cidades mais famosas do mundo pode gerar?

Com certeza um belo cenário, algo que você confere no Mini Mundo, espécie de parque temático e museu ao mesmo tempo, o qual conta com uma gigantesca maquete que inclui, também, um esboço de Gramado e região.

Para se divertir, planeje sua ida com tempo, pois você vai querer conferir os detalhes, os quais tornam a experiência encantadora.

Por mais que pareça algo trivial, esta é o tipo de atração que surpreende. Por isso, não pense em passar apenas uma hora ou duas, pois vai se arrepender.

Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291.

Horário de funcionamento: das 09:00 às 17:00 horas.

9. Lago Joaquina Rita Bier

Lago Joaquina Rita Bier

Com uma das histórias de maior respeito em toda a região, o Lago Joaquina Rita Bier traz consigo a história da divisão de terreno que começou no século XIX e que, com o passar dos anos, foi responsável por permitir que a região fosse populada.

Apesar de pequeno, é um ótimo local para bater um papo, encontrar pessoas queridas, caminhar em seu entorno e, na época do Natal Luz, acompanhar os shows e atividades relacionadas que ocorrem por lá.

Endereço: Rua Leopoldo Rosenfeld, 919.

Horário de funcionamento: aberto o tempo inteiro.

10. Praça Leopoldo Rosenfeldt

praça Leopoldo Rosenfeldt

Famosa por abrigar a rótula das bandeiras de todos os estados brasileiros, esta praça é como um portão de entrada aos visitantes de todo o mundo que passam pela cidade.

Localizada no centro de Gramado, merece uma foto sua com as bandeiras ao fundo – ou com a réplica gigante de um Kikito.

Florida e bem cuidada, foi revitalizada há pouco tempo, o que a deixou ainda mais especial para ser aproveitada como um verdadeiro cartão de visitas. Além disso, a importância de sua rótula se deve pela fama da cidade de acolher bem a todos.

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1989.

Horário de funcionamento: aberta o tempo inteiro.

11. Espetáculo Korvatunturi

Espetáculo do Korvatunturi

Espetáculo do Korvatunturi

Eis um espetáculo que não é parecido com nada que você já viu porque foi escrito, produzido e é apresentado focando em contos natalinos voltados aos brasileiros, sem a costumeira viagem ao Polo Norte.

O Espetáculo Korvatunturi torna a experiência natalina ainda mais interessante em Gramado, o que indica a qualidade desse espetáculo, que envolve teatro, música e dança em uma performance que trata bem o meio ambiente.

Endereço: Rua São Pedro, 663.

Horário de funcionamento: das 10:00 às 21:00 horas.

Finalizamos a lista de atividades no centro de Gramado. Se quiser outras sugestões, você pode verificar nossa sessão de entretenimento.

Rafael

Rafael

Cristão. Amo videogames, boas séries medievais e claro, tirar um tempo para viajar! :-)

cidade-de-gramado

Quer Economizar Muito em Gramado?

A Tchê Ofertas oferece centenas de cupons de desconto para aproveitar as Melhores Atrações e Restaurantes com Preços Excelentes.

Aproveite por tempo limitado. Clique no botão abaixo agora.