Canela é uma daquelas cidades que chamam a atenção porque se parecem com cenários de filme. Suas construções são tão especiais quanto planejadas, o que proporciona uma bela visão ao visitante que chega e se surpreende.

Passear pela cidade lhe trará excelentes memórias, cada uma de um jeito especial, mas todas que se encaixarão em suas melhores fotos. A exemplo disso está a Catedral de Pedra, um marco da cidade de Canela.

Ela é a principal igreja da cidade, e começou a ser construída em 1937, tendo seu projeto finalizado somente em 1987. Foram muitos anos para conseguir chegar à perfeição, mas ela foi alcançada.

Seu nome oficial é Catedral Nossa Senhora de Lourdes, mas o nome turístico pegou porque desde 1955 foi definido que ela seria coberta por basalto. Em 1982, o piso também foi feito de tal material.

Ou seja, esta é uma catedral especial justamente porque tudo nela tem um significado e, partindo do princípio de que sua construção resultou em um edifício belíssimo, é claro que esta é uma parada obrigatória de quem visita à cidade.

Localização

🚗 Onde Fica

A Catedral de Pedra está localizada na Praça da Matriz, 69, no centro da cidade.

Suas missas ocorrem da seguinte forma: Segunda a sexta: 18:30 horas; Terça: 07:00 horas; Sábado: 18:00 horas; Domingo: 08:00, 10:30 e 18:00 horas. O show de luz ocorre todos os dias, às 20:00, 21:00 e 21:45 horas.

📍 Lugares Próximos

Como aproveitar a beleza da Catedral de Pedra em Canela?

Com a idealização de seu projeto feita pelo cônego João Marchezzi, a igreja conta com uma torre de 65 metros e 12 sinos de bronze, trazidos da Itália, dispostos em sua estrutura.

Considerada a padroeira de Canela, Nossa Senhora de Lourdes é a titular desta que é uma das igrejas mais belas da região, com suas cores acinzentadas e seu interior completamente voltado à arte sacra.

No altar da Catedral de Pedra, há uma escultura da Santa Ceia feita pelo artista plástico Julio Tixe, o que resulta em uma das mais belas vistas de uma igreja, e olha que há grande concorrência para isso.

Seus vitrais são coloridos e harmônicos, com imagens compostas em vidro de diferentes contrastes para simbolizar tanto a padroeira de Canela quanto as mensagens passadas por ela.

Para completar a experiência de quem vai visitá-la, desde 2010 ela passou por uma cuidadosa implantação de luzes em seu exterior, que se iluminam à noite e tornam sua visão um verdadeiro show.

Aliás, na época do Natal Luz em Gramado, milhares de turistas visitam a Catedral de Pedra para apreciar sua iluminação à noite.

Onde Comprar Ingressos para Atrações?

Vai visitar a cidade e quer economizar na compra de ingressos?

A TourOn é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades, 100% confiável.

Além de oferecer centenas de atrações diferentes, ela consegue um preço único e abaixo do mercado para você conhecer os principais passeios de Gramado – podendo ser pagos em até 12x.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos para alguns locais da cidade.

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 12 de julho de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

A Catedral de Pedra é Boa? Veja os Prós e Contras sobre o Passeio!

A Catedral de Pedra é um marco histórico e religioso em Canela, pois a cidade passou a se desenvolver em seu entorno, por isso ela está na Praça da Matriz.

Sua importância se deve à colonização italiana, desta forma a religião católica ganhou traços que hoje atraem milhares de visitantes todos os anos. Será que vale a pena conhecer a Catedral de Pedra de Canela?

Para te ajudar com essa questão, separei alguns prós e contras para você considerar a visita.

Pontos positivos

  1. Foi construída praticamente com a cidade, então sua importância histórica e cultural é grande;
  2. A arquitetura a difere de qualquer outra igreja, sobretudo por sua estrutura em pedras de basalto;
  3. Seu interior é belíssimo, o que ganha pontos para qualquer visitante que queira admirar um pouco de arte;
  4. O show de luzes à noite torna sua visita ainda mais inesquecível.

Pontos negativos

  1. Muita gente pode se desinteressar por conta de ser uma atração basicamente histórica e religiosa. Aliás, muita gente pode não querer conhecer esta igreja por conflitos religiosos, afinal, é uma igreja católica;
  2. Se arte não é o seu forte, provavelmente você vai passar menos de cinco minutos em seu interior;
  3. Pode ser que você a considere esta apenas mais uma igreja dentre tantas da Serra Gaúcha.
show de luzes

Show de Luzes na Catedral. Créditos: Francisco Aragão (Flickr)

Catedral de Pedra em Canela vale a pena mesmo?

A não ser que você deteste arte, cultura e história, o que é estranho para quem vai visitar a Serra Gaúcha, a Catedral de Pedra de Canela é uma atração e tanto.

Ela abraça a história da cidade, mostra arte sacra de forma belíssima e ainda conta com um show de luzes todos os dias à noite, o que a deixa ainda mais interessante.

Ou seja, esta é uma atração que merece ser apreciada tanto de dia quanto à noite. De dia, por conta de suas cores e de seu interior; à noite porque ela literalmente dá um show ao visitante.

Quais são os restaurantes próximos da Catedral de Pedra?

Os restaurantes próximos da Catedral de Pedra são: Ristorante Dile Valduga (0,6 km), Gulla Restaurante (0,2 km) e Restaurante Casa da Maria (0,6 km).

Quais são os hotéis e pousadas próximos da Catedral de Pedra?

As opções próximas da Catedral de Pedra são: Pousada das Araucárias (0,5 km), Chalé do Aconchego (1,6 km) e Hotel Montebelluna (2,2 km).

Denis

Denis

Sou apaixonado por turismo e cinema, crítico de cinema e publiquei um livro sobre intercâmbio em Londres. Quer conhecer o mundo? Eu te levo!

Deixe um comentário

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com