O Castelinho Caracol é famoso na região pelo seu apfelstrudel com creme de nata: a verdadeira receita alemã. A casa foi construída no século XX entre 1913 e 1915 pelo senhor Pedro Carlos Frazen e sua esposa Luiza Sommer.

A construção é um verdadeiro castelo com 18 cômodos e resgata os costumes e tradição dos imigrantes alemães. Ela é feita em madeira araucária, que é um pinheiro típico da região com um processo chamado de encaixes e parafusos, não utilizando pregos.

Antigamente, a madeira recebia tratamento de imersão para que ela ficasse resistente e duradoura. O processo durou 6 meses e foi realizado na água do Arroio Caracol. Após a serragem e secura, ela foi utilizada na obra.

Não é de se estranhar que o castelinho demorou 2 anos para ficar pronto. São muitos os detalhes que acompanham a residência.

No primeiro pavimento ficam os quartos, sala de jantar, de música, o banheiro e a cozinha. No segundo pavimento, o quarto de costura onde as filhas de Pedro e Luiza cozinham.

Localização

🚗 Onde Fica

O Castelinho fica na Estrada RS – 466, Parque dos Pinheiros (também chamada de Estrada do Caracol), s/n – Km 03, Canela – RS, 95680-000.

Aberto diariamente. Funciona das 9h às 13h e das 14h20 às 17h30.

📍 Lugares Próximos

Quais são as atrações do Castelinho?

O Castelinho Caracol é um museu que resgata a tradição das famílias alemãs. Além da casa, há a cafeteria e o jardim externo (muito bem cuidado).

A visitação ao museu iniciou-se em 1985 e desde então ele se tornou um ponto turístico da cidade de Canela.

O castelo preserva os móveis e utensílios da época de seus moradores. As paredes estão intactas, mesmo depois de ter passado 100 anos.

Durante a visita, você se sente parte da família Franzen, entrando em sua intimidade. As fotos decoram as paredes e elevam a uma atmosfera bucólica.

Até as roupas de cama e banho são do século XX (todos muito bem conservados). É na Sala de Chá que são servidas as delícias da Cafeteria, o mesmo lugar em que a família Franzen se refugiava ao entardecer.

Curiosidades sobre o Castelinho

  • O local já foi cenário do filme de suspense: As Filhas do Fogo. Filme brasileiro de 1978, dirigido por Walter Hugo Khouri.
  • Já foi palco das cenas para a novela Vida da Gente, em 2011, pela TV Globo com as atrizes Marjorie Estiano e Nicette Bruno.
  • Na Sala de Música ainda consta o megafone sobre a mesa, o piano com partituras de Beethoven, um trompete e um rádio.
  • O forno a lenha é de 1915 e ainda está na ativa; assando as delícias da cafeteria.

Pago para entrar no castelo?

Sim. A visitação é paga. Para os adultos o valor é de R$ 10,00 e acima de 50 anos tem 50% de desconto. Criança até 10 anos não paga se estiver acompanhada dos pais.

O que os turistas sempre reclamam é que, mesmo se você for só na cafeteria experimentar o apfelstrudel, irá pagar para entrar no Castelinho.

É justificável, pois, a cafeteria é dentro da casa, na Sala de Chá, então, de qualquer maneira, acaba entrando na residência e conhecendo o castelo.

por dentro do castelinho

As delícias do Castelinho

Não é obrigatório, mas é uma experiência reveladora experimentar o doce servido na casa. Já fizemos um post com os melhores apfelstrudel de Gramado, e o Castelinho Caracol recebe sinceros elogios sobre a qualidade e sabor.

Ele é feito com a receita tradicional e assado no forno a lenha de 1915. É muita história em uma mesma forma. Deve ser por isso que o seu sabor é incrível.

O doce é acompanhado por sorvete de creme ou creme de nata, sendo que o último é o carro chefe da Casa. Se gostar muito, pode fazer a encomenda e levar para casa.

Onde Comprar os Ingressos para o Castelinho Caracol?

Viu as atrações e decidiu que o Castelinho Caracol vale a pena? Agora é a hora de garantir seus tickets com um preço diferenciado.

A TourOn é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades, 100% confiável.

Além de oferecer centenas de atrações diferentes, ela consegue um preço único e abaixo do mercado para você conhecer os principais passeios de Gramado – podendo ser pagos em até 12x.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos para alguns locais da cidade.

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 23 de setembro de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

O Castelinho Caracol é Bom? Veja os Prós e Contras!

A região de Gramado e Canela oferece diversas atrações e sei que a dúvida sempre aparece quando vai planejar a agenda.

Confira uma relação do que vale a pena ou não para ter certeza que o passeio combina com você.

Pontos Positivos

  1. As obras e móveis estão intactos.
  2. O apfelstrudel é um dos melhores de Gramado.
  3. É uma viagem ao tempo na estrada que liga Gramado a Canela.
  4. Chá de maçã delicioso.
  5. Ônibus de turismo e Uber fazem o trajeto para o museu.

Pontos Negativos

  1. Só entra na cafeteria, se pagar o ingresso para a visitação do museu.
  2. Não é indicado para quem não gosta de museus/história.
  3. Fica distante do Centro de Gramado.
  4. Valor caro da cafeteria. Valor médio de um apfelstrudel é de R$ 30,00.
  5. Recebem em dinheiro. A máquina de cartão constantemente está sem sinal.

castelinho caracol vale a pena

Castelinho Caracol vale a pena mesmo?

Se você é daqueles que quando viaja gosta de conhecer a história e a cultura de um povo, o Castelinho é uma ótima pedida. É uma viagem ao tempo! É reconhecer a contribuição que imigrantes alemães tiveram no desenvolvimento do Sul do País.

Além do quê, é bonito de se ver um sonho concretizado. A 1.ª casa da família Franzen é pequena e simples (ela ainda está intacta e no complexo do Castelinho).

O senhor Pedro tinha um objetivo de trazer a Alemanha para mais perto das suas filhas e foi por meio da Casa, que ele aproximou os dois países.

Ao contrário, para quem não gosta de história nem adianta ir, pois, só irá ver relíquias. Com a ressalva do apfelstrudel, que vale a pena a visita só para experimentá-lo.

Ainda procurando atividades para seu roteiro? Recomendamos que conheça o lindo Parque do Caracol.

[faq]