O Castelinho Caracol é famoso na região pelo seu apfelstrudel com creme de nata: a verdadeira receita alemã. A casa foi construída no século XX entre 1913 e 1915 pelo senhor Pedro Carlos Frazen e sua esposa Luiza Sommer.

A construção é um verdadeiro castelo com 18 cômodos e resgata os costumes e tradição dos imigrantes alemães. Ela é feita em madeira araucária, que é um pinheiro típico da região com um processo chamado de encaixes e parafusos, não utilizando pregos.

Antigamente, a madeira recebia tratamento de imersão para que ela ficasse resistente e duradoura. O processo durou 6 meses e foi realizado na água do Arroio Caracol. Após a serragem e secura, ela foi utilizada na obra.

Não é de se estranhar que o castelinho demorou 2 anos para ficar pronto. São muitos os detalhes que acompanham a residência.

No primeiro pavimento ficam os quartos, sala de jantar, de música, o banheiro e a cozinha. No segundo pavimento, o quarto de costura onde as filhas de Pedro e Luiza cozinham.

Localização

🚗 Onde Fica

O Castelinho fica na Estrada RS – 466, Parque dos Pinheiros (também chamada de Estrada do Caracol), s/n – Km 03, Canela – RS, 95680-000.

Aberto diariamente. Funciona das 9h às 13h e das 14h20 às 17h30.

📍 Lugares Próximos

Quais são as atrações do Castelinho?

O Castelinho Caracol é um museu que resgata a tradição das famílias alemãs. Além da casa, há a cafeteria e o jardim externo (muito bem cuidado).

A visitação ao museu iniciou-se em 1985 e desde então ele se tornou um ponto turístico da cidade de Canela.

O castelo preserva os móveis e utensílios da época de seus moradores. As paredes estão intactas, mesmo depois de ter passado 100 anos.

Durante a visita, você se sente parte da família Franzen, entrando em sua intimidade. As fotos decoram as paredes e elevam a uma atmosfera bucólica.

Até as roupas de cama e banho são do século XX (todos muito bem conservados). É na Sala de Chá que são servidas as delícias da Cafeteria, o mesmo lugar em que a família Franzen se refugiava ao entardecer.

Curiosidades sobre o Castelinho

  • O local já foi cenário do filme de suspense: As Filhas do Fogo. Filme brasileiro de 1978, dirigido por Walter Hugo Khouri.
  • Já foi palco das cenas para a novela Vida da Gente, em 2011, pela TV Globo com as atrizes Marjorie Estiano e Nicette Bruno.
  • Na Sala de Música ainda consta o megafone sobre a mesa, o piano com partituras de Beethoven, um trompete e um rádio.
  • O forno a lenha é de 1915 e ainda está na ativa; assando as delícias da cafeteria.

Pago para entrar no castelo?

Sim. A visitação é paga. Para os adultos o valor é de R$ 10,00 e acima de 50 anos tem 50% de desconto. Criança até 10 anos não paga se estiver acompanhada dos pais.

O que os turistas sempre reclamam é que, mesmo se você for só na cafeteria experimentar o apfelstrudel, irá pagar para entrar no Castelinho.

É justificável, pois, a cafeteria é dentro da casa, na Sala de Chá, então, de qualquer maneira, acaba entrando na residência e conhecendo o castelo.

por dentro do castelinho

As delícias do Castelinho

Não é obrigatório, mas é uma experiência reveladora experimentar o doce servido na casa. Já fizemos um post com os melhores apfelstrudel de Gramado, e o Castelinho Caracol recebe sinceros elogios sobre a qualidade e sabor.

Ele é feito com a receita tradicional e assado no forno a lenha de 1915. É muita história em uma mesma forma. Deve ser por isso que o seu sabor é incrível.

O doce é acompanhado por sorvete de creme ou creme de nata, sendo que o último é o carro chefe da Casa. Se gostar muito, pode fazer a encomenda e levar para casa.

Onde Comprar os Ingressos para o Castelinho Caracol?

Viu as atrações e decidiu que o Castelinho Caracol vale a pena? Agora é a hora de garantir seus tickets com um preço diferenciado.

A TourOn é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades, 100% confiável.

Além de oferecer centenas de atrações diferentes, ela consegue um preço único e abaixo do mercado para você conhecer os principais passeios de Gramado – podendo ser pagos em até 12x.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos para alguns locais da cidade.

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 9 de julho de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

O Castelinho Caracol é Bom? Veja os Prós e Contras!

A região de Gramado e Canela oferece diversas atrações e sei que a dúvida sempre aparece quando vai planejar a agenda.

Confira uma relação do que vale a pena ou não para ter certeza que o passeio combina com você.

Pontos Positivos

  1. As obras e móveis estão intactos.
  2. O apfelstrudel é um dos melhores de Gramado.
  3. É uma viagem ao tempo na estrada que liga Gramado a Canela.
  4. Chá de maçã delicioso.
  5. Ônibus de turismo e Uber fazem o trajeto para o museu.

Pontos Negativos

  1. Só entra na cafeteria, se pagar o ingresso para a visitação do museu.
  2. Não é indicado para quem não gosta de museus/história.
  3. Fica distante do Centro de Gramado.
  4. Valor caro da cafeteria. Valor médio de um apfelstrudel é de R$ 30,00.
  5. Recebem em dinheiro. A máquina de cartão constantemente está sem sinal.

castelinho caracol vale a pena

Castelinho Caracol vale a pena mesmo?

Se você é daqueles que quando viaja gosta de conhecer a história e a cultura de um povo, o Castelinho é uma ótima pedida. É uma viagem ao tempo! É reconhecer a contribuição que imigrantes alemães tiveram no desenvolvimento do Sul do País.

Além do quê, é bonito de se ver um sonho concretizado. A 1.ª casa da família Franzen é pequena e simples (ela ainda está intacta e no complexo do Castelinho).

O senhor Pedro tinha um objetivo de trazer a Alemanha para mais perto das suas filhas e foi por meio da Casa, que ele aproximou os dois países.

Ao contrário, para quem não gosta de história nem adianta ir, pois, só irá ver relíquias. Com a ressalva do apfelstrudel, que vale a pena a visita só para experimentá-lo.

Precisa reservar a visita a Castelinho Caracol com antecedência?

Não precisa agendar a visita. O Castelinho abre diariamente das 9h às 13h e das 14h20 às 17h30.

Quais hotéis ficam perto de Castelinho Caracol?

Os hotéis mais próximo são: Oyo Hotel Hospedaria Provençal (2,8 km), Pousada Caliandra da Serra (4 km), Vila Suzana Parque Hotel (4,4 km) e Pousada Doce Canela (4,7 km).

Quais restaurantes ficam perto de Castelinho Caracol?

Os restaurantes mais próximos são: Restaurante Bistrô da Lu (5 km), Magnólia Restaurante Bar e Cinema (6,2 km), Borbulhassteakhouse (7,5 km) e Restaurante Mahari (10 km). Confira um guia com outros restaurantes aqui.

Nathalia Santana

Nathalia Santana

Sou escritora antes mesmo de ser Jornalista. Apaixonada por viagens, trago um pouquinho da minha experiência.

Deixe um comentário

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com